Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    É o seguinte, a minha mãe à alguns anos mudou-se com o namorado para uma casa arrendada. Algum tempo depois, eles acabaram por se separar.
    O contrato da casa, fatura da água e do gás ainda está em nome do ex-namorado mas eles nunca iniciaram um contrato de eletricidade..
    A relação deles não era a "mais sáudavel", digamos assim, sendo que ela foi praticamente obrigada a praticar este esquema ilegal, que não tem outro nome.
    Já estive a investigar os diversos assuntos relacionados mas não encontrei nada concreto.. Antes de envolver advogados para procedermos a algum tipo de ação face a isto, achei melhor talvez perguntar nos diversos foruns se existe alguem que saiba algo relacionado com este assunto.

    Agradeco desde já a todos os que puderem ajudar e realmente também fiquei chocado ao saber isto..
  2.  # 2

    E a sua mãe vive nessa casa arrendada? O contrato está em nome de quem?
  3.  # 3

    Colocado por: goncaacostamas eles nunca iniciaram um contrato de eletricidade..
    Não será fácil obter alguma ajuda se não contar a história toda.
    O que quer dizer com a afirmação acima?
    A sua mãe separou-se mas ainda vive na casa ou não?
    A casa tem eletricidade ou não?
    Durante os "alguns anos" quem pagou a conta da eletricidade? Não vai dizer que nunca niguém pagou...!?
    E qual é o esquema ilegal que refere?
  4.  # 4

    Sim, porém o contrato continua em contrato do ex-namorado como titular. É tudo pago a horas sem nada em atraso. A situação da electricidade é a única coisa a "estragar" ..
    A casa tem eletricidade mas não existe contrato.
    Não houve nenhum pagamento da conta de eletricidade, é ésse "o esquema ilegal"..
  5.  # 5

    Colocado por: goncaacostaSim, porém o contrato continua em contrato do ex-namorado como titular. É tudo pago a horas sem nada em atraso. A situação da electricidade é a única coisa a "estragar" ..
    A casa tem eletricidade mas não existe contrato.
    Não houve nenhum pagamento da conta de eletricidade, é ésse "o esquema ilegal"..


    Mas não nos diz quem é que está a pagar as facturas da electricidade. Às tantas, estarão a ser debitadas na conta bancária do ex-namorado da sua mãe.

    Não pode argumentar que o contrato não foi iniciado, tanto que a casa está a ser abastecida de energia, do mesmo modo que está a ser abastecida de água e gás com contratos em nome do ex-namorado da sua mãe.

    O que a sua mãe deve fazer, é ir junto das empresas, munida do contrato de arrendamento, onde constará como outorgante, e solicitar a alteração dos contratos para o nome dela.
  6.  # 6

    Mas qual contrato qual carapuça. Os fornecedores querem lá saber em nome de quem está o contrato, querem é que a energia seja paga e não roubada.
    Se a casa tem eletricidade e consumo (segundo diz há vários anos) e nunca houve pagamento nenhum a um fornecedor/comercializador, o que estão a fazer é utilizar a baixada para roubar energia por meio de uma ligação direta. Só assim é possível este episódio.
    É esta a verdade ou o "esquema ilegal" é ainda mais rebuscado?
    Meu caro, se continua com meias histórias é bem possível que fique a falar sózinho.
    • size
    • 9 julho 2020 editado

     # 7

    Colocado por: goncaacosta

    O contrato da casa, fatura da água e do gás ainda está em nome do ex-namorado mas eles nunca iniciaram um contrato de eletricidade..
    A relação deles não era a "mais sáudavel", digamos assim, sendo que ela foi praticamente obrigada a praticar este esquema ilegal, que não tem outro nome


    Em que considera a ilegalidade ?
    Estar a casa a consumir energia roubada, sem passar pelo contador ? Será muito grave..

    Tem duvidas disso ?
    Confira se o contador da casa está ou não a contar e venha aqui solicitar ajuda para isso ...
  7.  # 8

    Se a sua mãe ainda tiver por lá algumas faturas do gás e da água, penso nem ser preciso o contrato de arrendamento. Na luz seria o mesmo. Basta muitas vezes a última fatura. Agora se é uma puxada ilegal não há faturas e é melhor regularizar isso o quanto antes, tais como estabelecer um contrato com um comercializador de eletricidade, processo durante o qual é ativada a ligação de energia ao contador e ver com um eletricista como é que está a conseguir energia e rectificar isso.
  8.  # 9

    Sim penso que seja uma puxada.
    Daí ter dito que não existe nenhum contrato de eletricidade.
    Para todos os efeitos, realizando um novo contrato de arrendamento em nome da minha mãe e iniciar logo de seguida um contrato de luz, será que poderia "resolver" a situação?
  9.  # 10

    Colocado por: goncaacostaSim penso que seja uma puxada.
    Daí ter dito que não existe nenhum contrato de eletricidade.
    Para todos os efeitos, realizando um novo contrato de arrendamento em nome da minha mãe e iniciar logo de seguida um contrato de luz, será que poderia "resolver" a situação?


    Na ausência de uma fatura de luz, o contrato de arrendamento serve para pedir um contrato com uma comercializadora. Mas também necessita de saber qual o CPE (código do ponto de entrega) da morada da instalação, o que pode saber ligando para a EDP Distribuição. Se não estou em erro, existe um número alternativo ao 808 que é 210016336.

    Mas mesmo com contrato deve ser preciso corrigir a instalação se esta estiver ligada directamente à rede e não ao contador.
  10.  # 11

    Colocado por: goncaacostaPara todos os efeitos, realizando um novo contrato de arrendamento em nome da minha mãe e iniciar logo de seguida um contrato de luz, será que poderia "resolver" a situação?
    Se desligarem a puxada antes, a EDP até pode nem dar conta(se o contador não estava a contar).
    Agora o que a sua mãe e/ou o namorado fizeram e ainda fazem, basicamente é gozar com quem trabalha todos os dias e paga os seus impostos. Com quem abdica de qualidade de vida para poder pagar as suas conta de modo a manter a máquina que é a sociedade a funcionar, estimulado por pensar que os impostos que paga servem para minorar desigualdades.

    Fartinho de chico-espertos. Enquanto ser Humano não desejo mal nenhum à sua mãe e espero que resolvam a situação da melhor maneira para ela (o senhor descreve-a como vítima, mas a qualquer momento ela poderia ter revertido a situação, mas gastar luz sem pagar sabe bem). Enquanto cidadão estimo muito é que alguém apanhe uma multa valente. Até concordo que a EDP nos rouba todos os dias, mas a solução não pode passar nunca por viver à margem da lei.
  11.  # 12

    Concordo plenamente consigo. Fiquei chocado quando soube de tal situação, mas é como disse inicialmente, a relação não era a mais saudável e como inicialmente foi feito logo esta ilegalidade, depois ela acabou por também ter medo de reportar a situação.

    Penso que o contador esteja a contar mesmo com a puxada.

    E sendo sincero, apesar de ser minha mãe, penso que uma multa era justo, o problema é caso não fique pela multa.
  12.  # 13

    Provavelmente colocaram o fusível e siga.

    Mas se já não está com o companheiro, o melhor é falar com o senhorio para fazer contrato em nome dela e a partir daí fazer contrato de água, luz e gás.

    P.s convém retirar o fusível.

    O ex-namorado ainda mora no imóvel?
  13.  # 14

    Colocado por: goncaacostaPenso que o contador esteja a contar mesmo com a puxada.
    Então isto pode vir a dar problemas, porque ao fazer o novo contrato a leitura do contador não vai bater (imagino que guardem registro uma vez que são lacrados).

    De qualquer forma se contrato de arrendamento não está em nome da sua mãe, e todos os outros contratos continuam em nome do ex ela pode sempre alegar desconhecimento da ilegalidade, no entender dela as contas eram pagas por ele. Isto é teoria, na prática tem aí um belo berbicacho. Boa sorte.
  14.  # 15

    Se o contrato nunca teve em nome dela, nem nenhum serviço, se a EDP der conta das leituras, primeiro vão tentar imputar ao proprietário(senhorio) e o senhorio vai responder que em xx/xx/xx, fez contrato de arrendamento com o "ex-namorado", que se entendam com ele.
  15.  # 16

    Colocado por: VarejoteSe o contrato nunca teve em nome dela, nem nenhum serviço, se a EDP der conta das leituras, primeiro vão tentar imputar ao proprietário(senhorio) e o senhorio vai responder que em xx/xx/xx, fez contrato de arrendamento com o "ex-namorado", que se entendam com ele.


    Nem mais. E as multas são pesadas!

    Ela que faça contrato em nome dela e vá a EDP solicitar novo contrato.

    Ilegal, puxada, fusível, que não toque em nada e faça-se de burra

    Senão não lhe chegam 1000€ para a multa e a luz que consumiu


    E novos contratos de agua e gás
  16.  # 17

    Afinal a minha mãe está como 2ª titular do contrato, mas as faturas água e gás estão em nome do seu ex-namorado.
    Para todos os efeitos, iremos contactar o advogado e ver as melhores opções para resolver isto e iniciar os papeis para o novo contrato de arrendamento e contratos de água e gás.

    Muito obrigado pela vossa ajuda!
  17.  # 18

    Para quê gastar dinheiro com advogado em questão tão simples ? para complicar ?

    -Solicitar ao senhorio a formalização de um novo contrato de arrendamento, em nome da sua mãe, dado a separação conflituosa verificada com o ex-companheiro .
    - Com base nesse novo contrato, regularizar os contratos de água, gás e energia, conforme já foi dito.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, Varejote
  18.  # 19

    E fazer-se de desentendida achacando todas as responsabilidades ao verdadeiro e único culpado, o dito cujo.
    Guarde o advogado para quando cair o 1. óbus (se cair).
  19.  # 20

    Se era 2a titular vai ser convidada a pagar metade e não pode dizer que desconhecia a situação.

    Vá meter luz à EDP rapidamente e prepare a carteira.
 
0.0225 seg. NEW