Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    "Durante anos, os centros de inspecção deixaram passar carros mais poluentes apesar do investimento para os controlar estar feito. Faltava o enquadramento legal, que (só) demorou seis anos a chegar. Condutores habilidosos e empresas “criativas” cometiam uma ilegalidade, retirando o filtro de partículas, operação que uma directiva europeia de 2014 visava impedir, mas a que o IMT só agora deu enquadramento legal. Quem o afirma é a Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel, que confirma que o equipamento já existe, só não podia era ser utilizado para determinar se o filtro de partículas lá estava e a funcionar como previsto. À falta de uma lei actual, circularam em Portugal veículos mais poluentes do que no resto da Europa, expondo no processo a população a uma maior quantidade de partículas cancerígenas."

    https://observador.pt/2020/07/09/portugal-aceita-carros-mais-poluentes-que-a-europa/
    https://observador.pt/newsletters/auto/inspeccao-automovel-vai-passar-a-cacar-quem-retira-filtro-de-particulas/
  2.  # 2

    Tanto carro que vai para a sucata..
    Mas acho que fazem bem..isso era a regra e não a excepção..
    E há que comprar novos que eu preciso de trabalho :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Finalmente!! Esta medida só peca por tardia.
    Concordam com este comentário: eu, ClioII, Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo12122020para a sucata?? Explique lá isso sff?


    A PSA andou a por filtros de partículas em carros para aí desde 2003/2004..
    Quem os tirou duvido que compense andar a por novamente.

    Carros mais recentes claro que compensa colocar, mas esses já velhos duvido muito...então com o aumento da procura nem imagino o preço..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo12122020sabe como funcionam as vesturias em Portugal???!!!


    Não queria ir por esse caminho, mas claro que normalmente 50 paus remove qualquer irregularidade..tinha colegas que o carro nem saia de casa...mas duvido que a generalidade da população faça isso.
    • eu
    • 9 julho 2020

     # 6

    Colocado por: SS1128Quem os tirou duvido que compense andar a por novamente.

    Hoje em dia há filtros de partículas relativamente baratos, já não custam 1500€ como há uns anos atrás.
  6.  # 7

    E como é que se sabe se o carro tem ou não, isto a título particular.
    • eu
    • 9 julho 2020

     # 8

    Que modelo é e de que ano?
  7.  # 9

    O carro tem, é uma C5 HDI de 2010. Eu estava a perguntar como se sabe se alguma vez foi retirado o FP já que comprei o carro em 2a mão
    • eu
    • 9 julho 2020

     # 10

    Colocado por: LMGuerreiroEu estava a perguntar como se sabe se alguma vez foi retirado o FP já que comprei o carro em 2a mão

    É preciso ver se o FAP está no sítio e se não foi aberto para tirar o miolo.

    Em princípio, qualquer mecânico vê isso em 5 min.
 
0.0144 seg. NEW