Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Sou novo no fórum e gostaria de colocar uma questão relativamente a sistema de AC recentemente instalado em minha casa aproximadamente 1 semana.
    É um sistema Mono Split LG. Faz uns barulhos estranhos, tipo uns estalos. Faz ligado ou desligado. Não consigo perceber se é mesmo da unidade interior ou se vem dos tubos. O tipo de som faz lembrar água ou ar (é difícil perceber). Nao faz sempre,o que ainda é mais estranho. Parece-me que se intensifica quando há mais vento. Tentei adicionar um ficheiro de som aqui com um pequeno exemplo, mas não consegui.
    Já falei com a empresa que fez a instalação mas eles dizem que têm que ouvir para saber o que é (o que compreendo) mas ainda nao foi possivel passarem cá.
    Sei que é uma pergunta difícil, mas alguém tem ideia do que seja?

    Muito Obrigado desde já

    Jorge
  2.  # 2

    Mande lhes o ficheiro de som por e. Mail.
  3.  # 3

    Olá Pedro,

    Obrigado pela resposta.
    Já enviei vários exemplos de várias alturas, desde a primeira noite (no dia da instalação)
    Vieram cá uma tarde, mas claro, nessa altura não fez barulho nenhum :(
    E eles dizem que têm que têm que estar no local quando o barulho acontece.

    Já agora, se alguem souber. O facto de haver dias ventosos, pode causar algum tipo de barulho nas unidades interiores ou tudos?

    Obrigado
  4.  # 4

    O sistema de tubos é estanque, com exceção do tubo de esgoto.
    Mas se você diz que faz sempre, nada tem a ver com o vento.
    Não será dilatação do plástico com o calor expelido pela máquina?
  5.  # 5

    Olá Rui

    Obrigado pela resposta.
    Não faz sempre. Dá-me a sensação que se agrava com o vento. Não sei se será coincidência ou não.
    Os sons não me parecem de dilatação(penso eu que seriam talvez mais parecido com pequenos estalos)
    Estes sons parecem um misto de gotas e ar - pode parecer um pouco ridículo esta explicação, mas não é fácil explicar :)
    Imaginemos que nos tubos se criassem pequenas bolhas de ar - isto é possível de acontecer numa instalação?....atenção não sei se isto é sequer possível....

    Já esteve um dia sem fazer quase nada e depois a noite, foi a noite inteira.

    Mas caso seja dilatação, passa com o tempo?

    Obrigado mais uma vez
  6.  # 6

    Pode o sistema não ter sido purgado...não ter sido feito vácuo.
    Viu a montagem? Os técnicos ligaram alguma bomba à máquina exterior após a montagem?
  7.  # 7

    É no tubo de esgoto da unidade interior, sopre devagar na saida do tubo (se estiver acessivel) e veja se replica o barulho, convem ter uma pessoa a ouvir
  8.  # 8

    Obrigado Rui e Ivo

    @Rui, Sim vi a montagem. No final eles ligarem uma bomba a máquina exterior sim.

    @Ivo, ok vou experimentar. Se por acaso replicar o barulho, há alguma coisa que se possa fazer?

    Obrigado.
  9.  # 9

    Então quer dizer que fizeram vácuo ao sistema antes de abrir o gás, pelo que à partida deverá ter a ver com o que o Ivo disse.

    Faça o teste. Coloque o resultado e se possível uma foto da saída do esgoto.
  10.  # 10

    Obrigado.
    Vou testar e depois coloco aqui os resultados e as fotos.

    Jorge
  11.  # 11

    Fiz o teste sugerido pelo Ivo e quando sopro, de facto ouviu-se um som muito semelhante. Não é um som contínuo de sopro, mas como se tivessemos a soprar numa palhinha num copo de água - é normal?
    Não sei se este exemplo da palhina faz sentido, mas foi o que me pareceu :)
    Não sei se é no mesmo local onde costumo ouvir.

    Uma outra coisa que posso testar é quando tiver a fazer barulho, tapar o tubo de esgoto e ver se pára de fazer. Como tanto faz ligado como desligado, acho que não haverá problema em testar desligado.

    Anexei as fotos. Uma das fotos consegue-se ver a distância da unidade interior do escritório para o local onde estão as unidades exteriores, caso ajude.
    Eu tenho duas unidades Mono Split. O som começou por acontecer apenas na unidade da sala. Esta noite, já depois de ter feito o post, fez tb na unidade do escritório.

    Muito obrigado
      escritorio.jpg
      20200711_123753.jpg
      20200711_123749.jpg
  12.  # 12

    Experiente fazer um pescoço de cavalo no tubo de esgoto para sifonar, coloque água para fazer fecho hídrico e experimente
  13.  # 13

    Provavelmente algures aí na calha o tubo está plano ou ligeiramente a subir, o que provoca esse fenômeno, o tubo de esgoto deve ter uma pendente por todo
  14.  # 14

    Obrigado Ricardo e Ivo

    Então aquele barulho quando sopro não é normal, certo?
    A única solução é rever a instalação do tubo de esgoto na calha?

    @Ricardo, não sei se há tubo de esgoto suficiente para fazer o pescoço de cavalo. Pelas fotos acha que é possível?
    Quando diz colocar para fazer fecho hídrico, é colocar o tubo num recipiente com água?
    Peço desculpa pelas perguntas básicas, mas sou completamente novato neste tipo de coisas :)
  15.  # 15

    É dobrar o tubo em U e colocar um copo de agua. E já não passa ar
  16.  # 16

    Ok obrigado Ricardo.
    À pouco a título de curiosidade quando estava a fazer barulho experimentei tapar o tudo de esgoto (O AC estava desligado ) e deixou de fazer. Realmente parece que o problema vem dali. E explica um pouco o aumento do barulho quando há mais vento.
    Será que o tubo de esgoto ficou mal colocado?
    De qualquer maneira será sempre da responsabilidade do instalador, corrigir certo?

    Obrigado mais uma vez.
  17.  # 17

    Experimente colocar o tubo do esgoto noutro sítio e experimente, parece que o barulho poderá vir quando a ventoinha da unidade exterior está em funcionamento.
    • Ivo F.
    • 11 julho 2020 editado

     # 18

    Colocado por: jcataA única solução é rever a instalação do tubo de esgoto na calha?


    Sim

    Colocado por: jcataÀ pouco a título de curiosidade quando estava a fazer barulho experimentei tapar o tudo de esgoto (O AC estava desligado ) e deixou de fazer. Realmente parece que o problema vem dali.


    se mergulhar a ponta do tubo dentro de uma garrafa de água por ex o barulho desaparece, se quiser resolver o problema tem que colocar o esgoto a descer. o pessoal gosta das calhas niveladas, porém o esgoto sai na parte mais baixa do a'c logo não existe espaço para fazer uma pendente adequada.

    seja como for esse problema apenas surge em situações especificas que é quando o tubo de esgoto acumula em algum ponto (não tem que ser por todo) quase a totalidade de água, e qualquer movimentação da agua fecha o tubo, e é ao abrir novamente que faz o barulho. se é que me fiz entender.
  18.  # 19

    Concordo com as conclusões atrás referidas no entanto alerto que colocar o tubo dentro de um recipiente ou fazer dupla sifonagem leva a que o esgoto deixe de fazer a sua função, a solução passa por rever o percurso que o tubo faz no interior da calha e fazer um único sifão no ponto vertical mais baixo do mesmo e o mais afastado possivel da unidade interior.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  19.  # 20

    Obrigado Ovelheiro, Ivo e Jorge e a todos.
    Foi uma preciosa ajuda para conseguir perceber o problema.

    Vou ter que falar com a empresa que instalou para rever o tubo de esgoto, uma vez que isto está assim desde a instalação.
    Mas com a vossa ajuda já tenho mais informação para lhes passar.

    Um abraço a todos.
    Jorge
 
0.0216 seg. NEW