Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Picareta
    O pessoal que anda no forum não adjudica chave na mão, por isso é que anda aqui no forum, mas uma moradia com tudo definido no inicio da obra faz-se em 12 meses, se trabalharem muito devagarinho.

Todos os orçamentos que tive, eram chave na mão, e nenhum em 12 meses.
  2.  # 162

Colocado por: F.SantosEm 3 meses consegue fazer isto em alvenaria?

Consigo, já fiz obras bem maiores em menos tempo.
    Uma semana para fundações, mais uma semana para a betonagem do tecto do R/C e mais uma semana para betonar a laje de cobertura, como vê, em 3 semanas faz-se a estrutura de uma moradia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ci03016
  3.  # 163

Colocado por: Picareta
    Consigo, já fiz obras bem maiores em menos tempo.
    Uma semana para fundações, mais uma semana para a betonagem do tecto do R/C e mais uma semana para betonar a laje de cobertura, como vê, em 3 semanas faz-se a estrutura de uma moradia.

Sim, e depois tem que esperar um mês ou mais para tirar cofragens, esperar a estrutura "assentar" e só depois começa a fazer paredes.

Só depois é que faz isolação...ou seja, em 3 meses dificilmente conseguirá fazer o que com este sistema faz no mesmo tempo. Isto é indiscutível.
  4.  # 164

Colocado por: F.SantosSim, e depois tem que esperar um mês ou mais para tirar cofragens, esperar a estrutura "assentar" e só depois começa a fazer paredes.

Segundo o regulamento posso retirar o escoramento das vigas aos 21 dias, a cofragem das lajes pode ser retirada ao fim de 7 dias, pelo que ao fim de uma semana posso começar a fazer paredes, ou melhor, logo após betonar a laje de cobertura posso começar a assentar tijolos no R/C

Colocado por: F.SantosSó depois é que faz isolação...

Isso não sei o que é.
  5.  # 165

COnsegue mas não faz. Hoje em dia muito menos, em que a mão de obra é desdobrada por não sei quantas obras.
    Adiante

F Silva, é "isolamento" e não "isolação".
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, snob
  6.  # 166

Colocado por: PicaretaSegundo o regulamento posso retirar o escoramento das vigas aos 21 dias, a cofragem das lajes pode ser retirada ao fim de 7 dias, pelo que ao fim de uma semana posso começar a fazer paredes, ou melhor, logo após betonar a laje de cobertura posso começar a assentar tijolos no R/C

E você acha mesmo que isto fica em condições utilizando estes tempos? Que não vai ter problemas futuros fazendo desta forma?

Colocado por: PicaretaIsso não sei o que é.

Isolamento, capoto, XPS, EPS....seja lá o tipo que for usar e queira chamar.
  7.  # 167

Colocado por: JotaPF Silva, é "isolamento" e não "isolação".

É Santos, não Silva.

Isolação: 1. Acto de isolar ou de se isolar. Sinónimo geral: Isolamento.
    Concordam com este comentário: Exodus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  8.  # 168

Colocado por: JoelMO maior da aldeia...

Se você percebesse alguma coisa de obras, sabia que é muito fácil fazer a estrutura de uma moradia em 3 semanas.
  9.  # 169

Colocado por: Picaretaé muito fácil fazer a estrutura de uma moradia em 3 semanas.

Se no método tradicional usar a mesta técnica que nestes métodos alternativos não é nada difícil.
    Aliás mesmo cumprindo todas as boas práticas, se contabilizar o tempo efetivo de trabalho aquilo não é mais de 12 meses. Esquecemo-nos é que é habito no método tradicional haver muitos períodos de interrupções
  10.  # 170

Colocado por: F.Santos

É Santos, não Silva.

Isolação: 1. Acto de isolar ou de se isolar. Sinónimo geral: Isolamento.
    Concordam com este comentário:Anonimo1210
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP

Entendo a expressão como aplicada a um contexto diferente, mas agradeço a explicação. Conseguiu, pelo menos, criar-me a dúvida. Peço desculpa pela troca no nome. Respondi de cabeça, sem ir confirmar.
  11.  # 171

Colocado por: zedasilvase contabilizar o tempo efetivo de trabalho aquilo não é mais de 12 meses.

Se eu contabilizar o tempo efetivo de trabalho, neste momento tenho 15 dias de obra até o momento, contando o desaterro. Nenhum DO conta o tempo de obra pelo tempo efetivo trabalhado, e sim o tempo corrido como os intervalos que acontecem por n situações.

Por exemplo, eu estive a espera de material de França no mês de agosto (por causa das férias) 3 semanas...
  12.  # 172

Colocado por: JotaPPeço desculpa pela troca no nome. Respondi de cabeça, sem ir confirmar.

No problem.
  13.  # 173

Colocado por: F.SantosNenhum DO conta o tempo de obra pelo tempo efetivo trabalhado

Claro que não, para o DO o que interessa é quando lhe entregam a obra.
    O que eu queria dizer é que se os construtores do chamado método tradicional adotarem as mesmas técnicas construtivas e de gestão de obra dos construtores dos métodos alternativos, a diferença de tempo não é muito significativa.
    Aqui o problema é basicamente a gestão. Temos como gestores das empresas do chamado método tradicional profissionais para quem a gestão de tempos é algo que não dominam.
    Nas empresas do chamados métodos alternativos temos gestores para quem o tempo é a principal prioridade.
  14.  # 174

Colocado por: Anonimo1210Você é DO ou é promotor?

Sou DO.
  15.  # 175

Colocado por: zedasilvaAqui o problema é basicamente a gestão. Temos como gestores das empresas do chamado método tradicional profissionais para quem a gestão de tempos é algo que não dominam.
    Nas empresas do chamados métodos alternativos temos gestores para quem o tempo é a principal prioridade.

E não tem gestão porque não querem pagar por profissionais para fazerem este trabalho. Simples assim.
  16.  # 176

Acabei recentemente uma casa com método tradicional em 9 meses, e ainda tive que esperar que a EDP retirasse um posto de transformação para poder finalizar a obra.
    Tenho outra que anda em construção à 7 anos e parece que está para continuar!
  17.  # 177

Para quem gosta de pensar em produtividade na construção, procurem por Lean Construction. Pode ser usada em qualquer método construtivo, pois é apenas uma questão organizacional e de gestão de obra. Tenho pena que mudar mentalidades seja muito difícil em Portugal, mas não há problema, Espanha é já aqui ao lado, para um empreiteiro do norte de ES fazer uma obra no Porto é bem mais perto que fazer uma obra em Madrid...

Antes de usarmos LC, fazíamos uma loja de 2000 m2 em 15 semanas, atualmente 5 a 7 semanas, e ainda acabam antes de terminar o prazo :)
    Concordam com este comentário: andrezo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Exodus, Telhado
  18.  # 178

Colocado por: F.SantosE não tem gestão porque não querem pagar por profissionais para fazerem este trabalho

Para isso tinham primeiro que valorizar a gestão.
    Não nos podemos esquecer que a grande maioria destas empresas é gerida por pessoas de baixa formação.
    • RUIOLI
    • 17 setembro 2020 editado

# 179

Colocado por: Anonimo1210Não me diga que já fazem kaizen nas obras também...

5S...

Sim, fazem KAIZEN, nas outras obras é mais KAI ZÉ :)

É tão giro a malta arrumar/ limpar a obra antes de ir almoçar e de ir embora ao fim do dia... são hábitos que se ganham.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrezo
  19.  # 180

Colocado por: RUIOLIPara quem gosta de pensar em produtividade na construção, procurem por Lean Construction. Pode ser usada em qualquer método construtivo, pois é apenas uma questão organizacional e de gestão de obra. Tenho pena que mudar mentalidades seja muito difícil em Portugal, mas não há problema, Espanha é já aqui ao lado, para um empreiteiro do norte de ES fazer uma obra no Porto é bem mais perto que fazer uma obra em Madrid...

Antes de usarmos LC, fazíamos uma loja de 2000 m2 em 15 semanas, atualmente 5 a 7 semanas, e ainda acabam antes de terminar o prazo :)

LC que veio de LP (Lean Production) é um conceito muito velho....se não me falha a memória isto nasceu no Japão na fábrica da Toyota ou Honda.

Qualquer processo produtivo industrial, inclusive o da construção, pode aplicar o conceito, que nada mais é que a boa gestão dos diversos processos, encomendas, mão-de-obra, etc...Gestão do tempo, basicamente; eliminar os gargalos produtivos e minimizar os tempos de paragens.

Pena que na construção, este conceito de gestão (e estou a falar aqui de obras pequenas, como moradias), seja muito difícil de aplicar, já porque para uma construtura de grande porte com esses princípios não lhe interessante do ponto de vista financeiro a realização deste tipo de obra.

Para obras maiores não vemos, salvo exceções, um dia sequer sem um trabalho estar sendo executado.
    Concordam com este comentário: RUIOLI

0.0674 seg. NEW