Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estamos na fase de projecto da nossa moradia e queríamos a nossa sala e cozinha em open space.

    No entanto ao que parece a Câmara da Mealhada não autoriza, sendo que é obrigatório existirem 2 divisões distintas.

    No nosso projecto temos uma parede e a porta no sitio onde vai ficar posteriormente a ilha da cozinha, sendo que iremos fazer a mesma em pladur para depois partir. Claro está que teremos de gastar dinheiro na parede e na porta desnecessariamente.

    A pergunta é a seguinte :alguém por aqui teve este problema? Se sim como contornou gastando o mínimo possível?

    (Não é hipótese não ter open space no final. Já é assim que vivemos actualmente e não prescindimos)

    Obrigada pela atenção
    •  
      marco1
    • 12 julho 2020 editado

     # 2

    o seu arquiteto que veja bem isso

    Em Anadia, Cantanhede por exemplo nunca vi tal
    alias em tempos tambem tinham essas manias mas já há muito tempo que não exigem isso
    importa é se tem janela propria e área segundo o RGEU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  2.  # 3

    Marco,

    Sim, em Anadia, Cantanhede, Coimbra e tudo o que existe à volta do concelho da Mealhada é autorizado. Na Mealhada não.

    É mesmo o Arquiteto que o diz, além de eu também já saber de antemão.

    Agora que não faz sentido, não faz é se me vou meter nisto é para ter o que quero, logo que faça sentido pelo que terei de arranjar forma de contornar...

    Custa estar a gastar dinheiro numa parede e porta que vou destruir 😔

    Aqui está a planta do RC
      IMG-20200326-WA0009.jpeg
  3.  # 4

    vai.me desculpar mas como o meu colega não está identificado, acho essa planta muito fraquinha, é certo que até está mais ou menos bem distribuída mas com "desenho muito fraco
    pode perfeitamente dividir isso á base de paineis fixos e de correr, portanto trabalho de carpintaria que fácilmente de tira fora

    outra coisa tambem é que não faz muito sentido da cozinha não poder sair diretamente para a zona da churrasqueira
    assim como ter uma mesa dentro da cozinha tendo uma ali logo ao lado, quanto muito uma bancada para refeições rápidas
    veja tambem essa lareira de canto, hoje em dia há soluções mais agradáveis.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  4.  # 5

    Marco,

    Muito obrigada pela sua opinião. Este ainda é um dos esboços iniciais, mas a churrasqueira já não está no projecto. A cozinha em L foi uma exigência minha para poder ter armários e um frigorífico americano. Onde vê a mesa é suposto ser a ilha com 4 bancos altos. A mesa que ali está nunca vai existir.

    O recuperador ser de canto também foi outra exigência nossa. Queremos que esteja na sala mas sem atrapalhar.

    Quer o que queremos para a sala quer para a cozinha já é aquilo que temos actualmente e que funciona muito bem para nós. Não foi o colega que fez a planta fraquinha. Foi o cliente que a exigiu assim. 😊 Ele até me apresentou 3 plantas diferentes de casa só de RC e de casa de 2 andares. Optamos por 2 andares porque queremos muito espaço exterior sendo que quisemos 1 quarto no RC para mais tarde quando já não pudermos subir escadas esquecer os 2 quartos de cima 😊. Assim como também não quisermos nenhuma suite mas temos 3 wcs completos. Manias.

    Actualmente tomamos os pequenos almoços na ilha todos os dias. Almoço e jantar na mesa. É assim que queremos manter.

    O que eu queria mesmo era não gastar dinheiro desnecessário em algo que vou partir ainda antes de me mudar definitivamente 😊

    Esboço do 1 Andar que só ocupa a zona da sala como se fosse um bloco em rectângulo em cima :
      IMG-20200406-WA0005.jpg
  5.  # 6

    o que está fraco não é a vossa ideia entenda, mas sim o desenho
    mas pronto não vale a pena crucificar
    essa separação para a camara não tem nada que saber faze-la de forma a que fácilmente isso seja em open no futuro, penso que o arquiteto deverá conseguir isso sem que implique obras e gastos futuros
    olhe uma certa vez em tempos idos até bastou fazer uns pequenos bochechos nas laterais e o engenheiro da camara lá deixou seguir.
    quanto á lareira seja de frente seja de canto ficaria melhor no lado inverso no canto da cozinha, ou seja mais no miolo da casa, em termos térmicos ficaria melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  6.  # 7

    Colocado por: marco1o que está fraco não é a vossa ideia entenda, mas sim o desenho
    mas pronto não vale a pena crucificar

    Fraquinho em que termos?

    O que são bochechos?

    A lareira nós pedimos naquela parede, mas ainda não está fechada a hipótese de alterar de local...
    Assim como não gosto da passagem para o corredor do quarto do rc ser mesmo à frente da porta do WC e ainda estamos a pensar bem nas janelas... 🙄
  7.  # 8

    proencinha

    como é obvio não vou ponto a ponto pois isso de desenho é o todo que se tem de ter mão no dimensionamento , a propria proencinha tem duvidas, veja bem por exemplo todo aquele nó funcional entre os sofás mesa escada e cozinha, não acha algo ali pouco fluido, será que vai circular bem? é que se está a fazer uma casa de raiz isso merece que fique bem
    essa questão da cozinha precisar tambem de parede para coisas ao alto não inviabiliza que não possa ter passagem para o alpendre onde tem ou teria a churrasqueira
    mais do que eu estar aqui a remendar aqui e ali deve a proencinha ver bem os cicuitos funcionais que o espaço tem e aferir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  8.  # 9

    Colocado por: ProencinhaEsboço do 1 Andar que só ocupa a zona da sala como se fosse um bloco em rectângulo em cima


    Coisa mais manhosa.

    Faça logo as is privativas e com espaço. Isso não tem lógica alguma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  9.  # 10

    Colocado por: ProencinhaAqui está a planta do RC


    Isso não está fraco... Está fraquissimo.. Faço das palavras do marco1, as minhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  10.  # 11

    Colocado por: ProencinhaA pergunta é a seguinte :alguém por aqui teve este problema? Se sim como contornou gastando o mínimo possível?

    Respondendo à questão inicial, isso na câmara da Mealhada parece que funciona exactamente assim infelizmente. O que sempre ouvi comentar é exactamente uma parede de pladur que vai ser arrancada ainda antes de habitar a casa. É triste mas é assim.
    O que acho (mas posso estar enganado) é que não se coloca porta. Faz-se só a parede que separa as divisões, mas a passagem é aberta. Tenho um amigo que está mesmo para começar a construir, vou perguntar-lhe o que é que ele fez em relação a isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas

    Isso não está fraco... Está fraquissimo.. Faço das palavras do marco1, as minhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Obrigada pela sua opinião mas não temos is privadas porque não queremos. Não gostamos.

    Quanto ao resto, está como nós pedimos, para aproveitar o espaço o melhor possível numa casa que não vai ser muito grande porque não queremos uma casa muito grande. Queremos uma casa pequena. Hoje somos 4, amanhã somos 2. Dispenso andar perdida numa casa enorme só com 2 gatos pingados lá dentro, como está até já ultrapassa ligeiramente a área que pretendíamos. Embora o terreno tenha 650 m2 é rectangular sendo mais largo à frente que é a norte, e vai afunilando para trás. Tem a vantagem de ser plano. Ainda tenho de deixar bastante à frente para cumprir o alinhamento o que encurta a área do jardim atrás e a nossa ideia é ter o mais possível de espaço exterior para quando eu já não sair de casa porque estou demasiado velha ter o jardim para me entreter com flores.

    Embora possa ter um lapso ou outro no desenho é o que pretendemos, sendo que ainda poderá levar uma ou outra alteração no RCH. O primeiro andar está como pedimos.

    A minha questão aqui era mesmo a parede que sou obrigada a construir e não queria, mas parece que me vou ter de confirmar.

    De qualquer forma o meu obrigada pelos comentários.
  12.  # 13

    Colocado por: Bruno.Alves
    Respondendo à questão inicial, isso na câmara da Mealhada parece que funciona exactamente assim infelizmente. O que sempre ouvi comentar é exactamente uma parede de pladur que vai ser arrancada ainda antes de habitar a casa. É triste mas é assim.
    O que acho (mas posso estar enganado) é que não se coloca porta. Faz-se só a parede que separa as divisões, mas a passagem é aberta. Tenho um amigo que está mesmo para começar a construir, vou perguntar-lhe o que é que ele fez em relação a isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Se me conseguisse saber isso seria fantástico 😊 Obrigada 😊
  13.  # 14

    Colocado por: Proencinhamas não temos is privadas porque não queremos. Não gostamos.


    Não faz sentido isso do não gostar... Ainda por cima. 2 quartos, 2 IS.
    NESSE CASO UMA IS, deve chegar e os quartos e Is com áreas e layout como deve ser.


    Já agora, por curiosidade profissional, pois não é nada comum. Porque razão não gostam de is privativa? Ainda para mais só servem esse piso e quartos.
    Concordam com este comentário: Picareta, daniel010
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  14.  # 15

    Pedro Barradas,

    Olá,
    são 3 quartos. E 3 wcs. O quarto de baixo neste momento vai ser para o meu filho mais velho que tem 16 anos e faz imenso barulho com a playstation quando está de férias e como por isso acorda mais tarde fica até às tantas. Neste momento o quarto dele é em frente ao meu e se bem que o obrigo a desligar por volta da meia noite, tenho de me levantar pelo menos 3 vezes até que isto aconteça de facto. Sinceramente acho que não é justo para ele, mas para mim que não consigo dormir com o mínimo ruído, também não.
    Por isso, até que ele "vá à vida dele" o que estimo que ainda demore alguns anos ( escola, faculdade, etc) ele fica com o quarto debaixo. O WC é comum a todo o andar, é o WC das acessibilidades até porque vou colocar a escada para o andar de cima como uns degraus na parede, não roubando grande espaço em baixo.

    No futuro, quando já me custar subir escadas, este será o nosso quarto e esqueço que existe o andar de cima.

    O andar de cima tem um quarto para nós agora é outro para a minha filha. 1 dos WC será partilhado por mim e por ela de manhã e o outro fica para o pai. Isto tem uma razão muito prática que se prende apenas porque nós nos despachamos mais depressa que ele. Para ter uma ideia ele levanta se 45 minutos mais cedo de manhã do que nós para não atrapalhar. Não queremos andar acima e abaixo para tomar banho de manhã pelo que é mais prático termos 2 wcs em cima, mesmo que sejam pequenos.

    Não gosto de is privadas porque acordo com o abrir de uma torneira ou o toque no interruptor para acender a luz. Tudo me acorda, até um alfinete a cair no chão. Esta noite acordei com o barulho do meu filho a fechar o cortinado... Já por causa disso, se um deles vai ao WC durante a noite vai ao WC que está mais distante e tem o cuidado de apenas ligar as luzes do espelho já que as do tecto estão ligadas à ventoinha que imediatamente me acorda. Se acordo tenho imensa dificuldade em voltar a dormir. Quando isto acontece chega ao ponto de dormir apenas uma hora nessa noite... Isto não é de hoje, sempre foi assim, desde miúda. Já tive is privada na 3 casa que comprei (já comprei 5, sendo que a 5 está toda remodelada por mim e tinha a vendido numa semana em Fevereiro. Desisti da venda por causa do covid) e odiei a experiência. Tanto assim que deixou de ser utilizada. À noite era porque já estava na cama, de manhã era porque ainda estava a dormir...

    São gostos e opiniões. Eu não gosto nem quero, mas percebo o porquê de toda a gente querer. 😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Não quero ser chato nem pôr em causa o trabalho de colegas meus, mas isso precisa de uma volta tão grande...porque razão tem dois halls no r/c e não aproveita o hall de entrada para fazer o acesso a quarto e casa de banho? este é um exemplo apenas...parece que alguém andou a brincar com o tetris mas não conseguiu que as peças encaixassem...e peço desculpa pela frontalidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
    • Sira
    • 13 julho 2020 editado

     # 17

    Colocado por: ProencinhaSão gostos e opiniões. Eu não gosto nem quero, mas percebo o porquê de toda a gente querer


    Antes de mais deixe-me agradecer por ter "exposto" aqui a vossa vida para explicar uma curiosidade que acho que muitos de nós tínhamos.

    Se me permite uma sugestão, não querendo ter suites, porque não deixar de forma a que facilmente passe a ter? Assim, se quiser vender essa (também), faz umas obras simples (tipo abrir uma porta onde agora é parede e fechar a porta actual) e vai certamente valorizar mais o imóvel ter duas suites do que 2 quartos + 2 WC ;)

    Porque efectivamente a grande maioria gosta.
    Concordam com este comentário: daniel010
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  16.  # 18

    Colocado por: Sira

    Antes de mais deixe-me agradecer por ter "exposto" aqui a vossa vida para explicar uma curiosidade que acho que muitos de nós tínhamos.

    Se me permite uma sugestão, não querendo ter suites, porque não deixar de forma a que facilmente passe a ter? Assim, se quiser vender essa (também), faz umas obras simples (tipo abrir uma porta onde agora é parede e fechar a porta actual) e vai certamente valorizar mais o imóvel ter duas suites do que 2 quartos + 2 WC ;)

    Porque efectivamente a grande maioria gosta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Esta casa já não será para vender. É a casa onde penso morrer. Portanto mesmo que isso não venha a acontecer farei a casa a pensar unicamente em mim e na minha família. Mais uma vez, o Arquiteto bem tentou fazê lo. Eu não quis por todos estes motivos e condição também que impus foi que todos os quartos tivessem sempre 14 m2. Nada menos que isso. Para que em todos caiba uma cama de casal e que também caiba uma cama desdobrável para hóspedes. De vez em quando tenho amigos que vêm ficar connosco que têm filhos pequenos. Um dia os meus filhos terão filhos pequenos. Todos terão onde dormir. 😊

    Sinceramente quando remodelei o meu apartamento há 4 anos e parti paredes para ficar com sala e cozinha em open space, parti a lareira e fiz uma nova de canto em pedra com recuperador, fechei o logradouro que tenho nas traseiras e coloquei relva foi com a intenção de não vender. Mas o miúdo cresceu e nós percebemos que esta casa não era para a velhice. Temos escadas que teríamos que subir com compras à frente do prédio que embora seja apenas de 2 andares o RC tem a altura de um 1 andar à frente, o quarto do miúdo é o mais pequeno e muito embora lá tenha uma cama de 1.40 de largura com a secretária, PC, TV etc é pequeno e nem pensar em pôr lá uma cama desdobrável para um neto um dia... O logradouro embora seja um espaço agradável onde temos uma pequena piscina de superfície e churrasqueira é pequeno e fica no outro extremo, bem longe da sala e da cozinha... Enfim, comprei o terreno na rua que quis, com as características que queria que até já tinha muros e portões feitos. E sinceramente, porque esta casa foi feita "à minha imagem" pensei ter dificuldade em vender. O que é certo é que sem qualquer agência, tive 5 visitas numa semana e tinha 3 compradores para a casa. Por isso, e sendo que antes desta vendi 4, uma no Cacém e 3 em Vialonga, sendo que só na primeira e na terceira pouco mudei por serem a estrear acho que se vier a vender esta casa, o que não creio, também se venderá como se venderam as outras.

    Lá está, são gostos. Não são os gostos de todos, mas nem todos gostamos do amarelo e não é por isso que ele deixa de existir 😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves, Sira
  17.  # 19

    Colocado por: Rafael FortesNão quero ser chato nem pôr em causa o trabalho de colegas meus, mas isso precisa de uma volta tão grande...porque razão tem dois halls no r/c e não aproveita o hall de entrada para fazer o acesso a quarto e casa de banho? este é um exemplo apenas...parece que alguém andou a brincar com o tetris mas não conseguiu que as peças encaixassem...e peço desculpa pela frontalidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Porque a casa não pode vir toda mais para a frente para começar, pela limitação do alinhamento, e porque eu quero mesmo esta zona de entrada separada. É aqui que terei uma delimitação de privacidade (detesto entrar numa casa directamente para a sala) e onde terei as sapateiras de parede que tenho hoje no meu actual hall de entrada bem como um aparador com despeja bolsos...
    Mais uma vez, este hall de entrada foi uma exigência minha. 😊
  18.  # 20

    proencinha

    penso que a escada ficaria melhor invertendo o sentido ou seja o arranque da mesma estar virado para a zona de estar para não obrigar a que precise de utilizar a passar ao lado da mesa.
    depois lá em cima é fácil ajeitar a chegada, basta puxar para "baixo" ( orientação da planta) o corpo da escada
    toda a zona social ganhava outra vida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
 
0.0211 seg. NEW