Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,
    Adquiri um terreno para construção de moradia que apresenta uma fonte de água no inicio do mesmo.
    Esta fonte não é mais do que um tubo que vem de um poço vizinho.
    Tenho esse tubo num extremo do terreno, e queria aproveitar a água para o outro extremo, sendo que existe uma distancia de 100 metros e um aclive de cerca de 5% entre estes.
    Qual será a melhor solução?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: MisterPJDEsta fonte não é mais do que um tubo que vem de um poço vizinho.
    certifique-se que ao comprar o terreno se também adquiriu o poço e a água do poço.

    caso contrário vai-se meter numa alhada tremenda se canalisar a àgua.
    haver um cano, ou mesmo um poço no seu terreno nao quer dizer que seja seu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
    • Sira
    • 13 julho 2020

     # 3

    Colocado por: antonylemoshaver um cano, ou mesmo um poço no seu terreno nao quer dizer que seja seu.


    Como assim? Se eu comprar um terreno com um poço lá no meio, esse poço pode ser de outra pessoa?
  3.  # 4

    Colocado por: Sira

    Como assim? Se eu comprar um terreno com um poço lá no meio, esse poço pode ser de outra pessoa?


    Mas como é referido, a agua vem de um poço vizinho.. depreendo que não faça parte do lote que o MisterPJD comprou.
    Assim sendo, poderá ser apenas o excedente de agua que está por ali a passar em tubo, seja para desperdício ou para usufruto a jusante.
    No entanto a situação terá que ser discutida antes.. poderá ater estar descrito que no terreno passa linha agua, ou que há serventia para tal.. (?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  4.  # 5

    Sim, o poço não é do meu lote.
    O antigo proprietário era dono de um amplo terreno que depois loteou. Como ele queria aproveitar a água do poço, colocou um tubo até ao agora meu lote, para rega. Essa água que chega ao meu terreno pelo tal tubo será um excedente do poço que vai para desperdício. A certidão do registo não faz nenhuma referência à água...

    O meu objectivo passa por aproveitar essa água para rega no terreno, e gostaria de saber a melhor forma de o fazer.
    Obrigado
  5.  # 6

    Colocado por: MisterPJDSim, o poço não é do meu lote.
    O antigo proprietário era dono de um amplo terreno que depois loteou. Como ele queria aproveitar a água do poço, colocou um tubo até ao agora meu lote, para rega. Essa água que chega ao meu terreno pelo tal tubo será um excedente do poço que vai para desperdício. A certidão do registo não faz nenhuma referência à água...

    O meu objectivo passa por aproveitar essa água para rega no terreno, e gostaria de saber a melhor forma de o fazer.
    Obrigado


    Se eu tivesse uma fonte de água assim, fazia uma charca, poça ou lago.
    Alem de aproveitar a agua aí armazenada, criava um ecossistema novo e fantástico, que até ajuda no controlo de pragas da horta (sapos, etc)
    Concordam com este comentário: ruicarlov
  6.  # 7

    Colocado por: MisterPJDO meu objectivo passa por aproveitar essa água para rega no terreno, e gostaria de saber a melhor forma de o fazer.
    Obrigado
    Faça um depósito subterrâneo com anéis de betão por exemplo e depois pode canalisar. Aproveite para lá também as águas pluviais das caleiras. Agora a qq momento o seu vizinho pode retirar o tubo e aí pronto é dinheiro desperdiçado, pelo menos as águas pluviais pode sempre aproveitar.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  7.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Faça um depósito subterrâneo com anéis de betão por exemplo e depois pode canalisar. Aproveite para lá também as águas pluviais das caleiras. Agora a qq momento o seu vizinho pode retirar o tubo e aí pronto é dinheiro desperdiçado, pelo menos as águas pluviais pode sempre aproveitar.
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MisterPJD


    Daí ter sugerido uma charca, o investimento é próximo de zero se tiver vontade, um carro de mão e umas pás e enxadas:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
    • Sira
    • 13 julho 2020

     # 9

    Colocado por: miguelcristovaoMas como é referido, a agua vem de um poço vizinho.. depreendo que não faça parte do lote que o MisterPJD comprou.


    Eu percebi que, neste caso, o poço não está no terreno do MisterPJD, só queria perceber o comentário do antonylemos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  8.  # 10

    Colocado por: Sira

    Eu percebi que, neste caso, o poço não está no terreno do MisterPJD, só queria perceber o comentário do antonylemos...


    Antigamente os direitos da agua ficavam escritos, terá sido por aí..?
    • Sira
    • 13 julho 2020

     # 11

    Colocado por: miguelcristovaoAntigamente os direitos da agua ficavam escritos, terá sido por aí..?


    Pois não faço ideia... Nós comprámos um terreno com poço, que não estava licenciado, e tivemos de o fazer para obter o licenciamento do nosso projecto de construção. Eu tratei de tudo com a APA mas nunca sequer me ocorreu que poderia não ser nosso!

    Pode ser que o antonylemos ainda passe por aqui a esclarecer :)
  9.  # 12

    Se o poço do vizinho tem água a mais significa que tem água quase ao nivel do solo não? faça um poço na zona mais baixa do seu terreno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  10.  # 13

    Colocado por: dedaoSe o poço do vizinho tem água a mais significa que tem água quase ao nivel do solo não? faça um poço na zona mais baixa do seu terreno
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MisterPJD


    E depois o outro vizinho pensa o mesmo e lá se vai a veia hidrográfica.
    Tem que ser pedida autorização e identificado local onde pretende, bem como identificar poços vizinhos.
    Penso haver distancias mínimas a cumprir.
    Concordam com este comentário: antonylemos, dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MisterPJD
  11.  # 14

    Colocado por: HAL_9000Faça um depósito subterrâneo com anéis de betão por exemplo e depois pode canalisar. Aproveite para lá também as águas pluviais das caleiras. Agora a qq momento o seu vizinho pode retirar o tubo e aí pronto é dinheiro desperdiçado, pelo menos as águas pluviais pode sempre aproveitar.
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MisterPJD


    Pela informação que tenho o tubo deita água o ano todo... será que haverá forma de aumentar a pressão da água para a distribuir pelo terreno sem construir o depósito?
    Queria minimizar o investimento pois amanhã o dono do poço poderá encerrar o tubo...
  12.  # 15

    Colocado por: Sira
    Como assim? Se eu comprar um terreno com um poço lá no meio, esse poço pode ser de outra pessoa?
    pode.

    por exemplo cá em casa temos água de um furo (poço) de está num terreno de um primo meu. é obvio ele nao tem qualquer direito sobre essa àgua. para isso teria de ma comprar. nem sequer pode mexer nele sem pedir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  13.  # 16

    Colocado por: MisterPJDO meu objectivo passa por aproveitar essa água para rega no terreno, e gostaria de saber a melhor forma de o fazer.
    ou seja, se um dia o dono da água decidir desviar esse excedente você nao tem nada a dizer sobre isso.

    pela sua descrição, você não tem direito a essa àgua.
  14.  # 17

    Colocado por: dedaofaça um poço na zona mais baixa do seu terreno
    atenção que isso pode ser ilegal fazer.
    Concordam com este comentário: dedao
  15.  # 18

    Colocado por: MisterPJDerá que haverá forma de aumentar a pressão da água para a distribuir pelo terreno sem construir o depósito?
    sim, compra o poço ao dono e assim aproveita a àgua toda.. como disse acima, essa àgua para todos os efeitos não é sua. de hoje para amanha o dono retira o tubo e você nada tem a ver com o assunto. para ter mais pressão necessita de mais àgua.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 19

    volto a dizer, cuidado nisto de mexer em aguas dos outros.. mexer em água é como mexer no lume
  17.  # 20

    Quer dizer, tenho um tubo a deitar água no meu terreno, que não é meu nem fui eu que o coloquei.
    Não posso aproveitar essa água que sai de lá? a água não é minha, percebo... mas não a posso utilizar?
 
0.0234 seg. NEW