Iniciar sessão ou registar-se
    • ABLC
    • 23 outubro 2009

     # 1

    Boa Tarde!

    O meu nome é Maria e tenho algumas (muitas) dúvidas em relação à compra de imóveis. Agora, como chegou a minha vez de comprar, gostaria de partilhar com todos a minha história e saber as V/opiniões...

    Na minha 1ª visita a um dado imóvel T3 (no inicio do ano), fui informada que a casa custaria cerca de 172 mil €. À cerca de 2 meses, voltei a visitar a mesma casa e o construtor informou-me que já me fazia 155 mil €, mas que tirava todos os extras que a casa tinha (cozinha equipada; A/C's e painel solar). Quando finalmente me decidi, levei os meus pais para tentarmos negociar a "coisa", o construtor começou por nos mostrar a casa e disse logo que tinha havido um engano por parte do sócio no valor dado (155 mil €) e que a casa em questão era 165 mil €. Informou-me que conseguia vender a casa por 165 mil € e que tinha pessoas interessadas no imóvel, só estaria à espera do OK do crédito, no entanto uma vez que se tinham enganado, iam assumir essa diferença. Quando nos sentámos para negociar os pormenores, os meus pais disseram que me iam ajudar com cerca de metade do valor da casa, o que para mim era uma mais valia, pois não teria de pedir tanto dinheiro de empréstimo. Eu pedi que me fizessem um tecto falso (o construtor disse que tinha um custo de 850€) e que esse "extra" me fosse oferecido. Em caso afirmativo, faríamos logo a reserva com um sinal. Ficaram de me dar uma resposta.
    No dia a seguir, telefonaram a dizer que iam suportar o "engano" dos 155 mil € e o tecto falso, mas teria de lhe dar um sinal de 75 mil €!!!

    Para mim, isto é surreal! Tinha na ideia dar um sinal de 5 mil €, no máximo 10 mil €...nunca de 75 mil €! Nunca pensei que um tecto falso me custasse tanto dinheiro...

    Agradeço que me digam qual a V/opinião! Eu gosto imenso da casa e gostaria muito de ficar com ela, no entanto nem eu nem os meus pais gostaram da forma como este assunto se desenvolveu e as proporções que tomou. Dizem que os construtores se aproveitaram da situação e que não devemos dar tanto dinheiro por uma reserva...
  1.  # 2

    Eu.... teria cuidado.... muito cuidado.
    • eu
    • 23 outubro 2009

     # 3

    Alguns conselhos básicos:

    -A conversa do construtor é uma treta típica. Essa história de haver outro interessado é do mais batido que existe. Nesta fase, faça o mesmo jogo dele e não mostre demasiado interesse no imóvel.

    -IMPORTANTE: não faça o negócio à pressa, verifique todos os pormenores;

    -EXTREMAMENTE IMPORTANTE: verifique se a casa está hipotecada a algum banco.

    -IMPORTANTE: se fizer algum acordo com o construtor relativamente a obras a mais, faça um acordo ESCRITO. Nunca, mas nunca, acorde verbalmente seja o que for, nem que seja um parafuso.

    -IMPORTANTE: não lhe dê mais que 5000 euros de sinal. NUNCA lhe dê 75000 euros de sinal.

    Maria, tenha muito cuidado. Essas atitudes do construtor são muito suspeitas...
    • ABLC
    • 23 outubro 2009

     # 4

    Olá, Boa Tarde!

    Utilizadores "mafgod" e "eu", agradeço os V/comentários! :)
    Como consigo saber se a casa está hipotecada a algum Banco? Onde me posso deslocar para saber essa informação?

    Tanto eu como os meus pais tinhamos pensado em 5000 €...nunca mais do que isso! Poderia abrir uma excepção para 10 mil €, não mais do que isso...

    Gosto muito da casa, mas tenho receio...não sei até que ponto são pessoas sérias!
  2.  # 5

    Boas

    Não dê 75 mil euros de sinal, a sitios em que isso é o preço de uma casa.

    Isso de ter outro comprador como ja foi dito so serve para o presionar a compra a casa e a fazer o que ele quer.
  3.  # 6

    O Portal Gestão deixa-lhe as melhores dicas para o ajudar nessa decisão.


    "Não compre casa se não tiver a certeza que fica no mesmo sítio durante um período de tempo significativo, digamos, pelo menos dez anos. Claro que isto depende largamente da fase da vida em que se encontra: carreira, relações familiares, alterações na envolvente, podem comprometer a estabilidade durante alguns anos e, se for assim, a propriedade de uma casa não é para si, pelo menos por enquanto. A paciência é uma grande virtude, nestes casos.

    Lembre-se que os custos de transacção relacionados com a compra ou venda de uma casa, podem destruir facilmente as mais-valias que eventualmente tenha conseguido com um negócio anterior. O Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (antiga SISA), o Imposto do Selo, as comissões das mediadoras imobiliárias, as comissões bancárias (no caso de recorrer a crédito à habitação), os emolumentos das Conservatórias, o custo da escritura, o Imposto sobre os Bens Imóveis (IMI) atingem facilmente dezenas de milhares de euros. Para uma simulação completa de casos reais, use o nosso fórum. Assim, a regra será não comprar nem vender até que seja estritamente necessário, pois vai acabar por perder dinheiro se vender cedo de mais.
    Procure uma casa que possa realmente pagar. A regra de ouro neste caso consiste em comprar uma casa no valor de duas vezes e meia o rendimento anual líquido do seu agregado familiar. Por exemplo, se o rendimento anual líquido do seu agregado familiar é de € 60.000, não compre uma casa com um valor superior a € 150.000. Mas para ter a certeza dos seus cálculos é melhor fazer as contas numa das nossas calculadoras ou esclarecer as suas dúvidas através do fórum.
    As prestações da casa não devem exceder trinta e cinco por cento do seu rendimento mensal líquido.
    Compre numa boa localização, isto é, perto de boas escolas, transportes, lojas, serviços, perto de tudo. Na maior parte das boas localizações, este conselho deve ser seguido mesmo que não tenha filhos com idade de ir à escola porque quando chegar a altura de vender, vai descobrir que as melhores zonas são uma prioridade para muitos potenciais compradores, o que ajuda a subir os preços do seu imóvel. As boas zonas nunca desvalorizam.
    Procure ajuda profissional. Apesar de a Internet fornecer um acesso infindável de imóveis à venda, a maior parte dos bons negócios são feitos através de uma imobiliária. Procure sempre as mediadoras imobiliárias mais credíveis e experientes no mercado.
    Investigue bem os preços antes de fazer uma oferta. A sua primeira oferta deve ser baseada na tendência de preços das casas semelhantes vendidas na vizinhança. Por isso, antes de licitar, analise as vendas de casas semelhantes nos últimos três meses. Se as casas tiverem sido vendidas a menos dez por cento do preço pedido, deve fazer uma licitação doze a quinze por cento abaixo do que o vendedor está a pedir.
    Contrate um avaliador independente, preferencialmente alguém com experiência em avaliações de casa na zona onde quer comprar. O dever do avaliador consiste em apontar eventuais problemas que possam necessitar de reparações dispendiosas a longo prazo. Numa decisão tão importante como a compra de uma casa, o custo de um avaliador independente pode ser o investimento mais proveitoso que alguma vez realizou".
    Fonte:http://www.portal-gestao.com/financas/1486-comprar-casa.html#
    • ABLC
    • 23 outubro 2009

     # 7

    Esqueci-me de referir que, aquando das negociações, questionei a possibilidade de efectuarmos a escritura em Janeiro, uma vez que iria poupar um ano de contribuição autárquica. O construtor disse-me que não haveria problema em fazermos a escritura em Janeiro. Quando me ligou no dia seguinte, disse-me que me estava a pedir esse valor de sinal, em parte porque tinha solicitado a escritura para o ano...

    Não sei se terá alguma influência ou se me está só a "mandar areia para os olhos"...ehehe!
    • jma
    • 23 outubro 2009

     # 8

    se assinar um CPCV em novembro (falta uma semana) é perfeitamente normal prevêr a escritura 60 dias depois - janeiro... nalguns casos, com os bancos a complicar (avaliações, aprovações, papelada, etc), até é a queimar!!, portanto, quase que nem vale a pena mencionar janeiro, é só prever no CPCV um prazo de 60 ou 90 dias para a realização da escritura e nem lhe mostrar que dá importância a este aspecto...
    mas não dê 75 mil euros... e caso assine o CPCV exige fazer logo os registos provisórios em seu nome....
  4.  # 9

    Conselho, fuja do construtor e procure outra casa, por mais que goste dela e pensa que não vai encontrar nenhuma como essa.

    Há algo de muito errado, primeiro havia outro interessado na casa, depois engano no valor da venda por um dos sócios.
    Depois oferecem o tecto falso (!), tendo outro comprador em vista.
    Retiram 17K€ ou 7K€ do valor mas em contrapartida tiram:
    os extras que a casa tinha (cozinha equipada; A/C's e painel solar)
    não será obrigatório o painel solar nessa casa....?
    Então e se tiram, onde vão colocar as coisas (nomeadamnete o painel, na casa deles?)?
    Se não o tem colocado, é pq provavelmente são obrigados e assim, vendem a casa sem este custo.
    E se der o sinal a um dos sócios, e este fugir com o dinheiro, como é, o outro vai assumir o erro também?

    Dica: não compre a casa apenas com o coração, use a razão. Pense de cabeça fria.
  5.  # 10

    Vai recorrer a crédito bancário?
    Se sim, pondere bem a entrega do sinal sem a aprovação do crédito por parte da instituição bancária.
    •  
      FD
    • 23 outubro 2009

     # 11

    Qual o valor de sinal que se deve dar?

    O menor possível. Eu aponto para 1% a 2% do valor da casa, com um mínimo de 2.500€.

    Leia o caso (recente aqui no fórum) de alguém que também acreditou no construtor e, passado 1 ano, ainda não tem casa: https://forumdacasa.com/discussion/7132/problemas-na-compra-de-casa/

    Colocado por: ABLCGosto muito da casa, mas tenho receio...

    Gosta mais da casa ou do dinheiro que lhe custou a si e aos seus pais a ganhar?

    Faça assim:
    Propõe dar 2.500€ de sinal agora e fazem a escritura no prazo de um mês (salvaguarde-se dos atrasos do banco e da marcação da escritura!). Se esse prazo for ultrapassado por sua culpa (ou de alguém da sua parte - banco por exemplo), compromete-se a dar mais 2.500€ de sinal (ou outro valor) por cada mês de atraso. Isso pagará todas as despesas que os construtores possam estar a ter por não terem a casa vendida.

    Se aceitarem, muito bem, se não, avance para outra. Não se mostre desejosa de comprar a casa porque assim está a dar-lhes todos os trunfos para fazerem de si o que quiserem.
    Se recusarem, neste contexto, é porque devem ter qualquer coisa "fisgada". Ninguém recusa uma venda a concretizar num mês por causa do valor do sinal.

    Desde quando é que a casa está à venda?

    Essa opção de poupar um ano de contribuição autárquica é irrealista face ao risco que corre em dar mais dinheiro de sinal.
    É preferível pagar 500€ (se for tanto) de IMI (a contribuição autárquica já não existe) do que dar 75.000€ de sinal.
    • jma
    • 23 outubro 2009

     # 12

    mas FD, com os atrasos normais nestas coisas, dificimente escritura num mês! ainda para mais se puder arrastar um bocadinho as coisas e "culpar o banco"... já agora, se o prédio for novo, não se esqueça também de ver primeiro/pedir cópia da licença de utilização..
  6.  # 13

    Colocado por: A. MadeiraA regra de ouro neste caso consiste em comprar uma casa no valor de duas vezes e meia o rendimento anual líquido do seu agregado familiar. Por exemplo, se o rendimento anual líquido do seu agregado familiar é de € 60.000, não compre uma casa com um valor superior a € 150.000.
    Há aqui algo que me escapa, não sei o valor médio dos vencimentos, mas admitamos que um casal tem de vencimento liquido (após impostos) de 2000€, então só deveriam de comprar algo por 2,5 x 14 x 2000 = 70.000€!
    Para valores na ordem dos 100.000€ de compra, deveriam de receber por mês, liquido, 100.000 / 2,5 / 14 = 2857€, ou seja, por mês, mais de 3500€ brutos!

    Acho que ninguém segue esta regra de ouro.... ;-)
  7.  # 14

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: A. MadeiraA regra de ouro neste caso consiste em comprar uma casa no valor de duas vezes e meia o rendimento anual líquido do seu agregado familiar. Por exemplo, se o rendimento anual líquido do seu agregado familiar é de € 60.000, não compre uma casa com um valor superior a € 150.000.
    Há aqui algo que me escapa, não sei o valor médio dos vencimentos, mas admitamos que um casal tem de vencimento liquido (após impostos) de 2000€, então só deveriam de comprar algo por 2,5 x 14 x 2000 = 70.000€!
    Para valores na ordem dos 100.000€ de compra, deveriam de receber por mês, liquido, 100.000 / 2,5 / 14 = 2857€, ou seja, por mês, mais de 3500€ brutos!

    Acho que ninguém segue esta regra de ouro.... ;-)


    É pouco provavel visto que com esse ordenado apostava numa casa com o dobro ou mais do preço neste caso cerca de 200 mil/220 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hfviegas
    •  
      FD
    • 23 outubro 2009

     # 15

    Colocado por: jmamas FD, com os atrasos normais nestas coisas, dificimente escritura num mês! ainda para mais se puder arrastar um bocadinho as coisas e "culpar o banco"... já agora, se o prédio for novo, não se esqueça também de ver primeiro/pedir cópia da licença de utilização..

    Se os pais da ABLC lhe vão dar metade da casa (dinheiro vivo), o banco pouco deve atrasar...
    A avaliação e o estudo são feitos em pouco mais de 2 semanas. Utilizando o CasaPronta no banco (já é possível) e se tudo estiver OK com a casa, acho viável 1 mês para escritura.
    Mas como disse, é preciso salvaguardar-se (perguntar e obter prazos escritos) do banco e do prazo para marcação da escritura.

    É sempre possível, flexibilizar esses prazos e valores, por exemplo, se vir que 2.500€ não é viável, proponha 3.500€/45 dias.

    Os construtores só precisam de dinheiro vivo e rápido (liquidez) pelas seguintes razões:
    -> pagar aos fornecedores
    -> pagar aos empregados/estado/segurança social
    -> pagar ao banco os juros

    Se devem aos fornecedores, aos empregados, ao estado ou à segurança social é porque a saúde financeira não é boa. Se a saúde financeira não é boa, é preciso cuidado ao comprar um imóvel novo por causa da garantia.
    De resto, a única necessidade premente que existe é a do pagamento de juros ao banco. E para isso, o sinal indicado chega e sobra.

    Se a casa está à venda pelo menos desde o início do ano, com aquelas condições não se devem armar em esquisitos.
    • jma
    • 23 outubro 2009

     # 16

    FD, só não atrasa se ela não quiser, se ela for interessada em atrasar, o que parece ser, pode ter a certeza que consegue que o banco "arraste" o processo até ao ínicio de janeiro... e olhe que esses prazos que aponta parecem-me muito optimistas.. mesmo tendo muita pressa..
    e nem sabemos se o construtor tem tudo em dia! Licenças, Ficha Técnica, etc... ainda há-de atrasar pela parte do construtor... olhe, eu escriturei a minha sem qualquer pressa da minha parte e com alguma pressa do construtor (como é normal) e por causa dele a escritura foi adiada 2 vezes... num total de mês e meio após a primeira data apontada.. que por sua vez foi 4 meses após o previsto no CPCV... como já lá estava, quanto mais tarde começasse a pagar ao banco, melhor ;)
    Quanto ao CPCV, parece-me que até 10.000 é razoável, é claro que para quem compra, quanto menos melhor!
    • ABLC
    • 23 outubro 2009

     # 17

    Olá a Todos!

    Obrigada pelas respostas...
    Relativamente a algumas opiniões já "postadas":

    O utilizador mafgod diz: não será obrigatório o painel solar nessa casa....?
    Segundo o que os construtores me informaram, não são obrigados a deixar o painel solar, pois essa lei saiu depois...Eu já desconfio de tudo... como posso saber se efectivamente são obrigados a colocá-los?

    Utilizador eu: Como consigo saber se a casa está hipotecada a algum Banco? Onde me posso deslocar para saber essa informação?

    Utilizador Dina_Maria: Vou recorrer a crédito bancário, pois os meus pais vão financiar com metade do valor. Se o T3 efectivamente for vendido pelos 155 mil €, vou pedir cerca de 80 mil € à Banca.

    Utilizador FD: a casa está à venda desde que iniciaram a obra (o ano passado). No entanto só este ano é que a fui visitar, ainda estava na fase de acabamentos :). À cerca de 2/3 meses que está totalmente pronta.

    Obrigada!
    Mariazinha
  8.  # 18

    Bom, vou falar como comprador e como vendedor que sou nesta fase da minha vida.

    O Construtor da moradia que eu adquri pediu-me 10% o valor da casa como sinal na assinatura do CPCV, valor que aceitei, e até achei correcto. Obviamente que fiz bastantes alterações no CPCV que me foi poposto, pois achei (eu e a minha advogada) que não me estava a proteger o suficiente.

    Na venda da minha casa, a proposta que fiz aos compradores quando eles me questionaram o que eu pretendia, foi também de 10%, e eles aceitaram ... bem não ficou bem nos 10% pois não era valor redondo :)

    Eu acho que tem de existir bom senso, e sentir as pessoas que estão à nosa frente no negocio. Alguem que me pedsse 50% do valor da casa, teria de ser alguem que aceitasse algumas clausulas simpáticas no CPCV escritas por um advogado muito competente, que o colocaria no sitio. Obviamente que 75k€ é um exgero de sinal ... sinal como o nome indica é um ... sinal.

    Tal como já disseram, estamos a 2 meses de janeiro, ou seja, não é por 2 meses que ele vai à falência. se quisesse apenas fazer escritura uns 6 meses após CPCV, então até aceitaria que ele pedisse 5%/10% de sinal, e um reforço após algum tempo, mas nunca valores a rondar os que menciona.

    Hugo
  9.  # 19

    Se eu ganhasse 60.000 ano gastava uns 20.000 ano juntava 40.000 e ao fim de 4 anos comprava uma casa de 160.000 a pronto, que contas mais ridiculas.
  10.  # 20

    Gosta mais da casa ou do dinheiro que lhe custou a si e aos seus pais a ganhar?


    Claramente, gosta mais da casa - então se vai trocar o dinheirinho pela casa..
 
0.0227 seg. NEW