Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia
    Efectuei uma venda de um carro pessoal há 3 anos e desde essa data não consegui fazer com que o actual dono passasse os documentos para o seu nome.
    Na altura fui ingénuo e confiei na palavra da pessoa, até porque era um mecânico da própria citroen onde ia regularmente, mas acontece que após inúmeras conversas, sempre adiou a situação.
    Entretanto confesso que até me esqueci da situação, até ao momento em que tive que pagar novamente o IUC.
    Sei que os valores do IUC não o vou receber, mas preciso mesmo de resolver esta situação, até pq nem sei se ele já o revendeu ou não.

    Sei que já não vale a pena conversar pessoalmente com ele, por isso estou a pensar em lhe enviar um SMS a perguntar pela situação actual dos documentos e caso não responda, enviar outro SMS a avisar de que irei proceder ao abate do carro e documentos. Desta forma fica escrito o que irei fazer, para mais tarde não haver conflitos.

    Gostava de saber opiniões de pessoas mais experientes nestes casos, de forma a poder lidar da melhor forma possível com esta situação, que me desagrada imenso, pois é triste lidar com pessoas deste tipo.

    Obrigado pela vossa ajuda
    • size
    • 14 julho 2020

     # 2

    Faça queixa `as autoridades, para o carro seja apreendido...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 3

    Vá a policia.

    E junte provas da venda por exemplo declaração de venda assinada com data
    • SMBS
    • 14 julho 2020

     # 4

    Pode ir ao IMTT pedir para dar baixa do veículo.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 5

    Na altura e porque havia algum laço comum, o comprador ficou com os documentos para efectuar a troca dos nomes e até hoje não fiquei com nada em minha posse, que hipótese terei de resolver esta situação?
    • SMBS
    • 14 julho 2020

     # 6

    No IMTT resolvem-lhe isso. Pode é ter de pagar alguma coisa.
  4.  # 7

    vá à Policia e peça a apreensão do veículo, se a policia não conseguir apreender o veículo pode dar baixa da matricula e com isso deixar de pagar o IUC do veiculo.

    existem prazos minimos entre cada uma destas coisas, mas na policia ajuda-o. Icrível é como deixou isto andar 3 anos sem fazer nada.
  5.  # 8

    Pauloagsantos, tem toda a razão, grande parte deste tempo estive fora e desleixei-me neste assunto

    Ainda assim gostava de resolver este assunto dando um prazo para que ele resolva a situação, dai ter pensado em lhe enviar um SMS com um prazo, findo o qual darei baixa da matricula do carro. Será boa ideia este meu procedimento?
  6.  # 9

    SMS!?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 10

    Colocado por: CarlosSoaresAinda assim gostava de resolver este assunto dando um prazo para que ele resolva a situação, dai ter pensado em lhe enviar um SMS com um prazo, findo o qual darei baixa da matricula do carro. Será boa ideia este meu procedimento?


    mas ainda dá o beneficio da duvida ao bandido? é ir já hoje à psp pedir a aprensão do veiculo.
  8.  # 11

    enquanto a viatura estiver em seu nome e se for cometida alguma infracção grave e na sua impossibilidade de indicar o condutor, a responsabilidade primaria é sua, por exemplo se for apanhado num radar é sobre si que vai recair a multa e a sanção assessoria.

    ontem já era tarde para dar baixa da matricula da viatura.
  9.  # 12

  10.  # 13

    se ele nao se preocupou em cumprir qual o seu problema em cancelar e vamos ver se nao terá mais chatices ,portagens ,coimas ,etc
  11.  # 14

    Em que mês é que esse carro costuma ir à inspecção?
  12.  # 15

    • smst
    • 15 julho 2020

     # 16

    Colocado por: RicardoPortoMeta a matrícula no sitehttps://www.asf.com.pt/isp/Templates/Atendimento/PesquisaVeiculoSeguro.aspx?FRAMELESS=false&NRNODEGUID=%7B09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098%7D&NRORIGINALURL=%2FNR%2Fexeres%2F019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692%2Ehtm&NRCACHEHINT=Guest

    E veja se tem seguro ao menos.

    Vá a polícia da sua residência já amanhã

    Ia sugerir o mesmo, saber se a viatura tem seguro através so site indicado. Pode experimentar várias datas para tentar saber qual foi o ultimo seguro que teve. Através do seguro consegue saber quem é o "actual proprietário", e exigir-lhe a passagem do carro e o pagamento de todos os impostos que ele já devia ter pago.
    Caso não exista qualquer seguro desde que vendeu o carro,a unica hipotese é dar baixa do carro no IMT (tem custos) e o cancelamento apenas se torna defenitivo após 6 meses do pedido (tem de ir novamente ao IMT).
  13.  # 17

    Colocado por: smstAtravés do seguro consegue saber quem é o "actual proprietário"
    Isso é que era bom.
  14.  # 18

    Colocado por: smsta unica hipotese é dar baixa do carro no IMT (tem custos)


    tem custos mas nada de mais, penso que são de 50 euros.

    o meu pai vendeu um carro a um desses compradores que colocam papeis nos vidros dos carros por 100€, felizmente assinaram o papel de transmissão de propriedade e ele ficou com cópia do cartão de cidadão do comprador.

    no entanto o comprador nunca colocou os papeis para efectivar a transmissão de propriedade e começaram a aparecer as multas das portagens, as multas dos sinais vermelhos, as multas dos maus estacionamentos, etc. Felizmente o meu pai não pagou multa nenhuma, porque ficou com uma copia do papel de transmissão de propriedade e copia do cartão de cidadão do comprador, tanto a PSP como a Brisa aceitaram isso como justificação que não era o meu pai o "dono" do carro.

    mas depois teve que ir á PSP pedir a apreensão do veiculo, esperar 6 meses e depois dar baixa da matricula, nessa altura o carro já estava numa sucata devido a um acidente. Anda pagou 50 euros por tudo, mas os 50€ de "lucro" não deram para as chatisses e para os cabelos brancos.

    por isso mexasse. o problema não vai resolver-se sozinho. 1º passo pedir a apreensão do veiculo na PSP, esperar 6 meses e depois o 2ª passo é dar baixa da matricula no IMT. e rezar para que não aparecem multas em seu nome
    • RCF
    • 15 julho 2020

     # 19

    Colocado por: RicardoPortoVá a policia.


    Colocado por: pauloagsantosvá à Policia e peça a apreensão do veículo,

    A Polícia nada tem a ver com o assunto.
    Deve sim, pedir a apreensão da viatura no IMT, para regularização de propriedade.
    O IMT irá introduzir nas bases de dados (partilhadas com todas as Polícias) a viatura para apreensão.
    Para além disso, fica com um comprovativo em como já diligenciou a regularização da situação.
    Pagar o IUC é mau, mas pior poderá ser se tiver de pagar coimas…
    • RCF
    • 15 julho 2020

     # 20

    Colocado por: SMBSPode ir ao IMTT pedir para dar baixa do veículo.

    Não é dar baixa do veículo, é pedir a sua apreensão.
    até porque, para dar baixa, teria de entregar os documentos e comprovativo de entrega da viatura em local autorizado para abate.
 
0.0194 seg. NEW