Iniciar sessão ou registar-se
    • ANPS
    • 15 julho 2020 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Gostava de saber se poderei obter uma estimativa de custo de construção de uma moradia térrea ou então rc+1 com uma área total até 160m2 (já com garagem incluída), em alvenaria, num terreno com 750m2 (15 de frente por 50 de profundidade). Possivelmente, o restante terreno será metade relvado e a outra em patio. Será necessário erguer muros a toda a volta.

    Supondo que o terreno permita pelo menos uma área de 100m2 de implantação, deixo aqui as áreas que tínhamos em mente.

    ==Dimensões ponderadas (R/C)==
    Sala 40m2 (estar e jantar) virada para o jardim
    Cozinha 12m2 (em conceito open-space com a sala, com área reservada para lavandaria)
    Lavandaria 4m2 (junto à cozinha)
    WC serv. 4m2 (possivelmente junto à lav. ou hall)
    Hall entrada 4m2
    Garagem 36m2 (2 carros)

    ==Dimensões Ponderadas (1°Andar)==
    Suite 1 (22m2) 16m2 + 6m2 wc
    Suite 2 (20m2) 14m2 + 6m2 wc
    Escritório (10m2)
    Hall vão escadaria (8m2) (se possível com armário)


    A construção terá lugar na zona de Vila Nova de Gaia central, não costeira.

    O objetivo seria não ultrapassar o nosso plafond de 270k.
    Estipulamos arranjar um terreno (possivelmente já escolhido) no máximo até aos 40k sobrando assim 230k para o restante. Destes 230k, 10k seriam para o projeto de arquitetura e especialidades. Dos 220k remanescentes, possivelmente 10k daria para cobrir taxas camarárias e outros impostos (falando sem qualquer tipo de conhecimento na matéria, na esperança que alguém me ajude e corrija) ficando 200k para a construção total da casa mantendo os últimos 10k para derrapagens ou outra eventualidade. Os materiais utilizados não precisam de ser de topo, podem ser algo entre o médio e o médio-alto. Se no meio disto sobrar alguma coisa, adorava instalar um cesto de Basketball para o meu filho.
    A nível de climatização, estou dividido entre aquecimento central, ar condicionado ou bomba de calor. Não sei o que se usa atualmente nem custos de aplicação inerentes a cada um. Opiniões serão bem vindas. (note-se que para o terreno em questão, não tenho cobertura de gás natural). A disposição solar é nascente na frente da casa, e poente nas traseiras(jardim).
    A garagem seria parte integrante do edifício habitacional, com acesso direto pelo interior, não havendo necessidade de qualquer tipo de anexo ou destaque desta.

    Tenho ainda outras duas questões que gostava de colocar ao fórum, na esperança que me possam ajudar também.

    1. No caso de necessitar de lotear este Terreno, qual seria o primeiro passo a dar para os devidos efeitos burocráticos, e qual seria o custo envolvido (aproximadamente)

    2. Caso o terreno permita os dois tipos de construção (Térrea ou R/C+Andar) qual seria a opção menos dispendiosa para a mesma área de 160m2?


    Posto isto, toda a vossa ajuda e sugestões serão bem vindas, e estarei disponível para responder a qualquer questão do fórum que facilite a conclusão deste debate.

    Desde já, agradeço a disponibilidade de cada um.
    Cumprimentos,
    ANPS
  1.  # 2

    Terreno com 15x50...por 40.000? (qual é o senão que esse terreno tem?!?)
    O preço de construção rondará os 1000€/m2 (sem iva) e sem arranjos exteriores (esses muros de que fala não estarão incluídos neste preço), portanto a verba de que dispõe em princípio dará (julgo que mesmo se ficar com o terreno na íntegra (os 15x50) dará)

    Percebo o que diz de lotear (teria de ficar com dois lotes de 7,5m de frente), mas atenção que lotear é caro.
    Mas nesse caso, apenas ficaria com moradia(s) de duas frentes (nascente/poente), o que é francamente pior.

    Na minha opinião pessoal, uma moradia térrea tem mais sapatas e mais m2 em lages, do que uma moradia em dois pisos, mais concentrada, logo mais dispendiosa...mas tem a haver com uma questão pessoal, de ter uma moradia mais acessível, não subir escadas, tem a haver com a sua questão pessoal de encarar a casa em que irá viver.

    Mas isso o ideal seria introduzir já um arquitecto ao barulho, para o ajudar na viabilidade de construção nesse terreno que já tem escolhido...o meu arquitecto ajudou-me nessa altura inicial e em boa hora, senão eu teria optado mal. Também vamos construir em Gaia, pelo que se precisar do contacto dele, envie-me um mail ([email protected])
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
    • RCF
    • 15 julho 2020

     # 3

    Colocado por: ANPSmoradia térrea ou então rc+1 com uma área total até 160m2 (já com garagem incluída),

    160m2 pode ser curto. Especialmente se for em 2 pisos e incluindo garagem.
    Não se esqueça que as paredes também ocupam área, bem como as zonas de circulação.
    De qualquer forma, é contar com o custo de €1000 a €1200 por m2, para construção. Depois, mais €10000 a €15000 para projeto e licenças.
    • ANPS
    • 15 julho 2020 editado

     # 4

    Colocado por: econom.pedroTerreno com 15x50...por 40.000? (qual é o senão que esse terreno tem?!?)

    Presumo que nenhum. Existe já uma moradia ao lado do referido terreno, e pela inclinação dá para ver que o terreno tera que ter um socalco. Depois, fica numa rua secundária. Depois por nao estar loteado, e nao ter cobertura de gas natural. Talvez seja por estas razoes, acredito.

    O preço de construção rondará os 1000€/m2 (sem iva) e sem arranjos exteriores (esses muros de que fala não estarão incluídos neste preço), portanto a verba de que dispõe em princípio dará (julgo que mesmo se ficar com o terreno na íntegra (os 15x50) dará)

    Ia sempre ficar com os 15x50. Sao 3 terrenos juntos, ou seja 45m de frente por 50m de profundidade, separados em 3 de 15x50. Estava a pensar em €1000 já com IVA. Assim sendo, o preço irá para os 193k... o que poderá ficar ali muito no limite. Tenho que repensar.

    Na minha opinião pessoal, uma moradia térrea tem mais sapatas e mais m2 em lages, do que uma moradia em dois pisos, mais concentrada, logo mais dispendiosa...mas tem a haver com uma questão pessoal, de ter uma moradia mais acessível, não subir escadas, tem a haver com a sua questão pessoal de encarar a casa em que irá viver.

    Ok, faz sentido em relação às sapatas. Talvez opte entao pelo R/C + 1.

    Mas isso o ideal seria introduzir já um arquitecto ao barulho, para o ajudar na viabilidade de construção nesse terreno que já tem escolhido...o meu arquitecto ajudou-me nessa altura inicial e em boa hora, senão eu teria optado mal. Também vamos construir em Gaia, pelo que se precisar do contacto dele, envie-me um mail

    Sim. Tenho uma arquiteta de confiança que me tratará do projeto.

    Obrigado pelo input econom.pedro. Bem haja.
    • ANPS
    • 15 julho 2020

     # 5

    Colocado por: RCF
    160m2 pode ser curto. Especialmente se for em 2 pisos e incluindo garagem.
    Não se esqueça que as paredes também ocupam área, bem como as zonas de circulação.
    De qualquer forma, é contar com o custo de €1000 a €1200 por m2, para construção. Depois, mais €10000 a €15000 para projeto e licenças.


    Eu vivo atualmente num apartamento que tem 76m2. 160m2, será o paraíso :)
    Fiz a conta 160m2 pela área interior, sem contar com as paredes. Não sei se este é o método correto de pensar, mas foi como pensei. Algo que a minha arquiteta poderá ajudar também.
    Sim, eu estava a contar com um preço até €1000 m2 (já com IVA incluído), talvez consiga. Pensamento positivo :)
    O preço para projeto + Licença na camara, a minha arquiteta orçamentou em €7200 uma vez que a moradia tem menos de 200m2, fora especialidades. Estas, ficam mais €3200. Ou seja, €10400 para projeto de arquitetura, mais licença na camara mais especialidades. Parece-lhe um preço adequado?

    Muito obrigado pelo comentário RCF.
    Cumprimentos
  2.  # 6

    Colocado por: ANPS O preço para projeto + Licença na camara, a minha arquiteta orçamentou em €7200 uma vez que a moradia tem menos de 200m2, fora especialidades. Estas, ficam mais €3200. Ou seja, €10400 para projeto de arquitetura, mais licença na camara mais especialidades. Parece-lhe um preço adequado?


    Portanto, se percebi bem:
    Arquitectura + Taxas Câmara = 7.200€
    Especialidades = 3.200€

    ...é de aproveitar, porque só de licenças/taxas na Câmara vai pagar cerca de 5.000€ ...se ela já incluiu isso no orçamento dela, o problema é dela. (?!?)
  3.  # 7

    Colocado por: ANPSO preço para projeto + Licença na camara, a minha arquiteta orçamentou em €7200 uma vez que a moradia tem menos de 200m2,

    O que tem a licença da camara a ver com o preço dos projectos!?
    O valor com projectos é uma coisa, o valor com taxas camarárias e/ou outras, é outra coisa. não tem de misturar.

    Se pesquisar pelo forum verifica que o valor médio para os projectos de Licenciamento de arquitectura e especialidades, incluindo o lev. topografico rondam os 6000e+ IVA...
    Concordam com este comentário: skypt
  4.  # 8

    Colocado por: econom.pedroé de aproveitar, porque só de licenças/taxas na Câmara vai pagar cerca de 5.000€

    Ou não... Aqui, são menos de 100€!!!
    • RCF
    • 16 julho 2020 editado

     # 9

    Colocado por: ANPSEu vivo atualmente num apartamento que tem 76m2. 160m2, será o paraíso :)

    Mas, se aos 160m2 retirar a área da garagem (20m2?) e a área das escadas (+/-15/20m2), se a casa tiver 2 pisos, não é assim tanto… (mas, dá).

    Colocado por: ANPS€10400 para projeto de arquitetura, mais licença na camara mais especialidades. Parece-lhe um preço adequado?

    Sim
  5.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Ou não... Aqui, são menos de 100€!!!

    Aqui meter o projeto na câmara custou-me 90€, fazer alterações no projeto custou 140€ 😂
  6.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Ou não... Aqui, são menos de 100€!!!


    Eu deduzi que o ANPS estava a falar de Licenças para levantar o Alvará de Construção (já depois de ter tudo aprovado), não aquelas licenças de início de projecto, apenas para o apreciar...estamos a falar do mesmo, Pedro Barradas?
  7.  # 12

    ainda pior... o que tem essa licença a haver com apreciação de projectos NADA. nem deve estar afecta a honorários, é um autentica parvoíce.. e se a camara decide mudar o regulamento de taxas e o que custava 30, passar a custar 3000!?
    Mas aqui também é menos de 100€ uma licença de construção para habitação 12meses.
    Concordam com este comentário: econom.pedro
  8.  # 13

    Concordo, por isso é que disse que o facto dela ter incluído isso "era problema dela"...se para o ano se lembram de aumentar taxas, ela já está a sofre na pele (neste caso, no bolso dela ;)
  9.  # 14

    Colocado por: rjmpiresAqui meter o projeto na câmara custou-me 90€, fazer alterações no projeto custou 140€ 😂

    Aqui uma extensão de prazo de construção por 6 meses, custou quase tanto como a licença inicial para 12 meses...
  10.  # 15

    Colocado por: ANPS


    A nível de climatização, estou dividido entre aquecimento central, ar condicionado ou bomba de calor. Não sei o que se usa atualmente nem custos de aplicação inerentes a cada um. Opiniões serão bem vindas.




    Não sei preços, só me pronuncio com a parte prática - ar condicionado! Dá para tudo, aquece no inverno e refresca no verão, coisa que tanto a bomba de calor como aquecimento central nada fazem. E quando está mesmo quente não há ventoinha que nos safe... Modulos independentes em vez da estação central, porque se avaria a estação, avaria tudo...
  11.  # 16

    Colocado por: Dichan

    Não sei preços, só me pronuncio com a parte prática - ar condicionado! Dá para tudo, aquece no inverno e refresca no verão, coisa que tanto a bomba de calor como aquecimento central nada fazem. E quando está mesmo quente não há ventoinha que nos safe... Modulos independentes em vez da estação central, porque se avaria a estação, avaria tudo...


    Mas viu onde na NETFLIX esse filme ?
  12.  # 17



    Mas viu onde na NETFLIX esse filme ?


    ... Na casa dos meus sogros que toda a vida tiveram ar condicionado, em todas as divisões?
  13.  # 18

    Colocado por: Dichan

    ... Na casa dos meus sogros que toda a vida tiveram ar condicionado, em todas as divisões?


    E bomba de calor ainda aquece a agua quente sanitária ........e ja existe algumas que faz vmc simples fluxo , 01.08.2020 19.10 na netflix da a reportagem .
  14.  # 19

    Se fosse eu, optaria por reduzir o tamanho da sala para 28m2, e acrescentaria um quarto/escritório (10m2) e em vez de uma WC social, optaria por um WC, no minimo com duche (6m2). Nunca se sabe!! Imagine que parte um pé? Ou para o futuro, quando já não tiver saude para andar a subir e a descer escadas?
    Na cozinha ou na zona de lavandaria, veja se consegue encaixar uma despensa!
    Tente aproveitar (se possível) o vão da escada para arrumos (por exemplo para o aspirador)

    Quanto ao 1º Andar, se fosse eu:
    Suite 1 (22m2) 12m2 + 6m2 wc + Closet 4m2 (é uma mais valia)
    Suite 2 (20m2) 14m2 + 6m2 wc
    Escritório (10m2)
    Hall vão escadaria (8m2) (se possível com armário)
 
0.0232 seg. NEW