Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: AnaAlvesleiga em matéria de construção, pretendo aventurar-me em projetos de reabilitação ou construção de raiz, para investimento
    Ana, retive esta sua passagem que me parece deve merecer a sua melhor ponderação. Porquê? Porque numa só frase praticamente percorre o 8 a 88 do espectro da construção para particulares, e com a sua inexperiência de leiga na matéria, o que será importante numa fase inicial será decidir em que zona de atuação pretende focar mais a sua atenção, ou seja:
    Uma coisa é pretender entrar na atividade de construção de raiz pura e dura.
    Outra variante seria a reconstrução de edifícios já existentes (com ou sem transformação)
    Finalmente existem obras mais ligeiras de remodelação maioritariamete em interiores, mas também exteriores.

    Na minha opinião são 3 grandes sub-áreas do mundo da construção que têm algumas exigências comuns em termos de especialidades, mas em crescendo de exigência a nível de estrutura/envergadura/complexidade, consoante se vai deslocando para a área da construção de raiz.

    Em qualquer das áreas, definir também se tenciona "meter as mãos na massa", acompanhar presencialmente as obras, ou se pretende que alguém faça essa parte operacional por si, ficando a Ana apenas no papel de DO e/ou investidora.
    Colocado por: AnaAlvesIsto tudo para perguntar onde posso aprender por onde começar e que passos preciso dar em cada etapa.

    Colocado por: AnaAlvesUma espécie de check-list que fosse um GPS que permitisse aprender as bases para poder comunicar com os técnicos na mesma linguagem

    Em função deste seu raciocínio, e não tendo qualquer experiência ou formação académico/profissional na área, a escolha do nicho afigura-se-me importante pois significa a diferença entre mergulhar de cabeça no mundo da construção pura e dura (onde ninguém nasce ensinado e uma parte considerável do conhecimento é adquirido na prática) ou adotar uma posição periférica que lhe permita ir gradualmente ganhando esses conhecimentos e confiança antes de se habilitar a processos mais complexos. Chamemos-lhe um estágio de crescimento dentro da atividade:)

    De outra forma, entrar de chofre na atividade, mesmo baseada nos mais evoluídos manuais que existam, tem tudo para ser um fiasco.

    Espero ter ajudado e continue a percorrer os tópicos deste fórum, pois há trocas de conhecimento muito interessantes e importantes que aqui ocorrem.
    E vá dando notícias. Não se deixe esmorecer:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Guilhermi
 
0.0094 seg. NEW