Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Gostaria de ter opiniões sobre tratamento de portas, portadas e janelas exteriores em madeira.

    Num caso, a pintura ou verniz actual está a estalar/escamar de modo muito irregular e várias partes estão queimadas do sol. Obviamente, as partes mais expostas ao sol ou à chuva estão em pior estado. Penso tratar-se de alguma madeira exótica e parece densa, e não é tratada há muitos anos.

    Qual o produto a aplicar? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo?

    Assim, como devo proceder em termos de lixamento/decapação e pintura/envernizamento? Especificamente, quanto ao lixamento: que tipo de lixa usar e até que ponto (de 'acabamento') se deve levar esse lixamento, nomeadamente, uma uniformidade de cada peça? Ou é isto dispensável e pode se aplicar directamente o verniz ou a velatura?

    Noutro caso, trata-se de uma porta que penso ser de pinho, virada a norte e de frente para o mar, de onde recebe muita humidade. A porta apresenta algumas manchas, no sentido da cor actual já não ser homogénea, mas não muitas manchas nem muito marcadas.
    Qual o produto a aplicar neste caso? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo? Agradecia também informação sobre como devo proceder em termos de tratamento antes de pintura / envernizamento. Ou pode se aplicar directamente o verniz ou a velatura? Não sei que produto está aplicado.

    Finalmente, no caso de umas portadas de pinho, que produto aplicar? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo? As portadas não estão escamadas, não têm manchas, nem grande perda de cor, mas algumas estão viradas a sul e junto ao mar. Penso que ao longo do tempo terão levado verniz, velatura e mesmo óleo. Algumas ultimamente receberam velatura mas em parte parece ter formado uma película. Como proceder ao tratamento da madeira antes da pintura ou envernizamento?

    Agradecia também alguma sugestão de produto que, simultaneamente, possa ser aplicar nos segundo e terceiro caso acima pois tratam-se de pequenas áreas.

    Obrigado
    Sebastião
  2.  # 2

    se procurar pelo fórum, vai ver que é mIs ou menos concensual que o verniz não será uma ao solução, com o tempo (e o sol) acabara por estalar.

    procure também a opção com óleos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: D Sebastiao
  3.  # 3

    Obrigado pelo comentário

    Perguntei pelos vernizes, pois há quem defenda que sejam mais 'fortes'

    E combinar velatura com óleo uns anitos mais tarde (1? 2? 3?)

    Os venizes ficam para madeiras em interiores ou estão para acabar?
  4.  # 4

    Aplique Oleo é rápido e de fácil manutenção !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: D Sebastiao
  5.  # 5

    Têm que remover esses vernizes ,comece por tentar com palha de aço , não use espatulas ou raspadores ( como não sabe , risca a madeira toda), isole os vidros e vá lixando, arranje lixa de diversos grãos ( uma de cada), para ver qual a que mais lhe convém e depois va comprar o que necessitar , para aplicar óleo depois de tudo limpo, uma meia de vidro , é so fazer uma boneca e aplicar o óleo , veja a marca BIOFA .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: D Sebastiao
 
0.0107 seg. NEW