Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    Instalei uma extensão eletrica, que vai da minha janela (nas trazeiras) até à minha garagem individual, por forma a ter corrente na mesma. o dito cabo está ligado a uma tomada normal (240V e 20A)estando apenas amarrado dentro na janela e na garagem, sem que tenha feito qualquer furo nas paredes. O cabo passa, para além disso, por dentro de um tubo anelado para melhor protecção. Por fim, refiro que a tomada a que está ligado o cabo, é comandada por Wifi, por forma a ter corrente apenas quando me encontro na dita garagem para fazer bricolage. O condominio do prédio tem uma palavra a dizer, ou não? por se tratar de uma área que não é comum!
    Será que me é permitido?
    Obrigado
    • size
    • 16 julho 2020

     # 2

    Colocado por: Manuel Fernandes O condominio do prédio tem uma palavra a dizer, ou não? por se tratar de uma área que não é comum!
    Será que me é permitido?
    Obrigado


    Depende, se no trajecto desse tubo e cabo utilizou a fachada, ou alguma parte comum do condomínio.
    Onde se encontra a garagem ?
  2.  # 3

    E a garagem não tem electricidade?
  3.  # 4

    A garagem não tem electricidade!
    Junto foto para melhor avaliação.
      foto de baixada.jpg
  4.  # 5

    Aproveite e faça também uma tirolesa 😂
  5.  # 6

    Não incomoda ninguém.. Deixe lá

    Desligue é a tomada dentro de casa quando não usar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Fernandes
    • zed
    • 16 julho 2020

     # 7

    Pode incomodar pela estética e perigo para os veículos mais altos (pesados). O que se resolvia com um poste do lado da garagem.

    Por outro lado se todos fizessem igual havia de ficar "bonito". E anda aqui o pessoal em Lisboa a tentar que os operadores retirem os casos de telecomunicações das fachadas.. :)

    Mas provavelmente não isto que queria ouvir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Fernandes
    • size
    • 16 julho 2020 editado

     # 8

    À partida e em rigor, é um a instalação eléctrica ilegal, perigosa, que pode ser posta em causa pelo condomínio.
    Deve tirar isso...
    Concordam com este comentário: zed
  6.  # 9

    Pois, mas o que eu precisava de saber é se há algum impedimento legal.
  7.  # 10

    Até o condomínio o chatear deixe estar..

    Estranho é as garagens nao terem electricidade.

    Nao tem lâmpadas na garagem?

    Da lâmpada faz uma tomada..
  8.  # 11

    A garagem tem as ligações eléctricas no sítio, a baixada é que não, nem contador!
    Quanto à administração do condomínio: dizem que não faz parte das partes comuns, logo não é com eles.Só há um condómino que está incomodado!
  9.  # 12

    Ou seja, para a EDP as garagens não existem.
  10.  # 13

    Posso sempre pedir à EDP para colocar um contador, só que é tanta a burocracia e custos de projecto e sei lá que mais que nem vou por aí!
    • size
    • 16 julho 2020 editado

     # 14

    Colocado por: Manuel FernandesPois, mas o que eu precisava de saber é se há algum impedimento legal.

    Presumo, que nenhum electricista certificado, não assumiria a responsabilidade da legalidade dessa ligação eléctrica, pelo menos pela falta de segurança que oferece.

    Vamos supor, que por acção dos efeitos do vento, esse cabo acaba por se cortar junto à placa da garagem, cai no chão, ou fica pendurado na fachada e uma criança, ou adulto, lhe toca na ponta e morre ?

    Quem será responsável pelo sinistro, o condomínio ou você ?
  11.  # 15

    Se tem ligações elétricas e não tem baixada nem contador, isso não está legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Fernandes
  12.  # 16

    Se o cabo partir, embora seja pouco provável pq tem uma protecção e a baixada é grossa, eu estou lá para resolver o problema; se eu não estiver, não tem corrente!
    • size
    • 17 julho 2020 editado

     # 17

    Colocado por: Manuel Fernandes
    Se o cabo partir, embora seja pouco provável pq tem uma protecção e a baixada é grossa, eu estou lá para resolver o problema; se eu não estiver, não tem corrente!


    Protecção em suporte de cabo de aço ? Duvido.
    Em termos de prevenção e absoluta tranquilidade nos seus vizinhos, ou terceiros, isso vale zero. Se morrer alguém, está lá para resolver o problema ?

    Por isso, deve continuar a questionar ; - haverá algum impedimento legal ?
  13.  # 18

    Está aqui o impedimento legal...

    CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO EDP, ENDESA etc. (igual para todos)

    1.3 1.3 É vedado ao Cliente utilizar a energia elétrica e/ou o gás natural fornecidopara uso distinto daquele para que foi contratado, não podendo ainda ceder, alienar ou colocar à disposição de terceiros qualquer dessas energias.

    ENDESA

    Este Contrato é pessoal e intransmissível, devendo o Cliente ser o utilizador efetivo da energia fornecida e não podendo utilizá-la em lugar distinto do contratado, nem cedê-la, aliená-la ou colocá-la à disposição de terceiros.

    Portanto basta algum vizinho fazer denúncia ao seu fornecedor de energia ou EDP distribuição, para retirar a "tirolesa" e ainda por cima levar uma coima.
  14.  # 19

    Porquê ?

    É o proprietário da garagem, não está a usar a luz no vizinho
    Concordam com este comentário: Manuel Fernandes
  15.  # 20

    Fiquei esclarecido!
    Obrigado a todos pelas opiniões.
 
0.0178 seg. NEW