Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir um pátio na frente da minha moradia o qual irá ficar com cerca de 80 metros quadrados e cuja água da chuva irá ser recolhida num canal dotado de grelha galvanizada a ser colocado mais ou menos na zona central do dito pátio, para onde irão ser deixados os caimentos.

    A água recolhida na grelha e respectivo canal irá ser canalizada através de um tubo de PVC para a parte traseira da casa, numa distância de cerca de 14 metros e com aproximadamente 25 cm de caimento / desnível.

    O construtor que me está a fazer o serviço pretende colocar uma grelha com cerca de 120 MM de largura e um tubo de descarga da água de 75 MM; pessoalmente, e dada a área do pátio, parece-me que essa grelha e principalmente o tubo de descarga terão um diâmetro insuficiente para a água a recolher nas alturas em que chova mais.

    E o problema é que, caso a água se acumule no pátio, existe o risco de a mesma galgar a soleira da porta cuja cota está a apenas cerca de 4 CM acima do nível do pátio, quando finalizado.

    Assim, e como não tenho qualquer experiência e conhecimentos nesta matéria, gostaria de perguntar aos utilizadores experientes deste fórum, qual a respectiva opinião e se acham que esse diâmetro do condutor de descarga será o indicado ou se o mesmo terá que ser outro. E qual?

    Desde já muito obrigado pelas vossa ajuda!

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Esse tubo deverá ser tratado como coletor e o diametro mínimo são 110mm que aliás é o diametro dos canais de drenagem

    Deveria colocar um canal larg100xalt180mm com saída horizontal

    veja o site da ulma

    https://www.ulmaarchitectural.com/pt-pt/canais-de-drenagem/solucoes/canais-pendente-trafego-ligero-urban
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silversteel
  3.  # 3

    Muito obrigado pela sua resposta, Sr. Ricardo. Vou seguir as suas indicações. É mesmo uma grelha destas que eu preciso de colocar no pátio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  4.  # 4

    Colocado por: Silversteelssim, e como não tenho qualquer experiência e conhecimentos nesta matéria, gostaria de perguntar aos utilizadores experientes deste fórum, qual a respectiva opinião e se acham que esse diâmetro do condutor de descarga será o indicado ou se o mesmo terá que ser outro. E qual?

    Não me quero tornar repetitivo. mas tendo autores de projecto, nomeadamente das redes de aguas de esgoto e pluviais, deverá assessorar-se dessa mesma pessoa para efectuar o calculo e prescrição do que for aconselhado para a situação em causa.
  5.  # 5

    E para onde ira essa agua ? espero que para todo o lado menos para os esgotos .
  6.  # 6

    Colocado por: M.....E para onde ira essa agua ? espero que para todo o lado menos para os esgotos .


    Isso é muito bonito, mas para onde esgotam essas águas?
    No meu caso a casa não tem caleiras para recolher a água do telhado, escoando tudo para o chão. O chão tem pendentes que levam a água para o jardim e dispersa lá.

    Como o telhado é de 4 águas, umas delas (na traseira) escoa para um sitio onde não havia grande forma de escoar para o jardim, foi feito um tubo que ligava à caixa de esgoto e como aquilo escoava tudo para vala não havia problema.

    Quando obrigaram a meter saneamento (ia ser feita fossa, mas entretanto passou o saneamento) não se ia estar a alterar a pendente de um área com 30m2 (mais, porque a água teria de dar a volta à casa para chegar ao jardim), ficou (e continua) a escoar para o saneamento..
    Se fossem águas limpas ia para o poço, mas tem sempre lixo e detergentes que se usa para limpar o chão e afins..ia despejar isso para a terra? ou vai melhor no esgoto?

    Quando os anexos levarem caleira já vai escoar essa para o poço, mas a da casa mantém-se a ir para o saneamento..

    Quando não existe outro sitio para onde escoar como fazem ?
  7.  # 7

    Colocado por: SS1128Quando não existe outro sitio para onde escoar como fazem ?

    Tem de ser previsto um poço de infiltração... por exemplo.
  8.  # 8

    Mesmo o escoamento de pátios e afins vai para esse poço absorvente?
    Se sim, onde está a "protecção ambiental"?
    Usa-se produtos de limpeza e afins a lavar pátios e depois vai tudo para a terra?

    Eu até tenho "sorte" e vivo numa zona mais alta, o que me dá capacidade no poço para absorver às aguas que irei enviar para lá, mas tenho colegas meus que vivem uns 200m mais à frente (e 4m mais abaixo) que no inverno têm o nível freático super alto (à poços na zona q no inverno ficam com a água até ao topo..e nas terras junta água à superfície). Esses só para o saneamento ou para a estrada (que é como ele tem).

    Aliás, à um sitio aqui perto que junta sempre água e meteram as bombas do saneamento lá..no inverno até se ouve a água a escoar para lá...

    Não planeiam as coisas como deve de ser, quando abriam tinham metido águas pluviais e saneamento, estava resolvido, mas não, meteram saneamento e agora andam a partir tudo em alguns sítios para meter pluviais na estrada porque junta água..se rasgam por zonas, para onde vai essa água pluvial? Rede de esgotos..
  9.  # 9

    Colocado por: SS1128Mesmo o escoamento de pátios e afins vai para esse poço absorvente?

    Sim são pluviais...
    Quanto á questã ambiental, isso ultrapassa-me. Se tem preocupação não use desse tipo de detergentes.

    Se o poço não dá, é fazer um sistema com bombagem.
  10.  # 10

    Colocado por: SS1128Mesmo o escoamento de pátios e afins vai para esse poço absorvente?
    Se sim, onde está a "protecção ambiental"?
    Usa-se produtos de limpeza e afins a lavar pátios e depois vai tudo para a terra?

    Se tem assim tanta preocupação com o ambiente não use esses produtos de limpeza no patio, apenas uma mangueirada com uma vassoura chega bem.

    O que não faz sentido e encaminhar essa água para ser tratada em ETARs, é que além do tratamento dessa água, a ETAR estaria também a tratar a agua da chuva, isso é inaceitável.
    Concordam com este comentário: M.....
  11.  # 11

    Pessoalmente não uso nada disso, é com o jacto e segue, porque vai maioritariamente para o jardim e depois dava cabo do relvado, mas diria que 90% do pessoal que vejo lava com detergentes (e alguns bem agressivos para tirar a ferrugem dos cimentos..) e siga para a terra.

    Depois claro, está a água toda estragada..
    Questionei isto porque com tanto regulamento ambiental e regrinhas de eficiência energética, continua-se a mandar descargas poluentes para o solo..

    Eu estou longe de ser o gajo mais ambientalista mas faz-me confusão que o "caminho" oficial seja despejar para a terra água que pode estar contaminada.

    Óbvio que água recolhida no telhado não faz sentido ser mandada para o esgoto, agora em pátios e afins..

    Quanto ás ETARs..tenho uma aqui a 2km e no verão quando o riacho que passa ao lado fica com pouca água, cheira pouco a tratamento, mas isso são outros 500.
  12.  # 12

    Colocado por: SS1128

    Isso é muito bonito, mas para onde esgotam essas águas?
    No meu caso a casa não tem caleiras para recolher a água do telhado, escoando tudo para o chão. O chão tem pendentes que levam a água para o jardim e dispersa lá.

    Como o telhado é de 4 águas, umas delas (na traseira) escoa para um sitio onde não havia grande forma de escoar para o jardim, foi feito um tubo que ligava à caixa de esgoto e como aquilo escoava tudo para vala não havia problema.

    Quando obrigaram a meter saneamento (ia ser feita fossa, mas entretanto passou o saneamento) não se ia estar a alterar a pendente de um área com 30m2 (mais, porque a água teria de dar a volta à casa para chegar ao jardim), ficou (e continua) a escoar para o saneamento..
    Se fossem águas limpas ia para o poço, mas tem sempre lixo e detergentes que se usa para limpar o chão e afins..ia despejar isso para a terra? ou vai melhor no esgoto?

    Quando os anexos levarem caleira já vai escoar essa para o poço, mas a da casa mantém-se a ir para o saneamento..

    Quando não existe outro sitio para onde escoar como fazem ?


    O que esta a fazer é proibido por lei , se um dia forem fazer um teste de fumo poderá ter mesmo que refazer isso tudo, as ETARs não têm capacidade para tantos litros de agua.
  13.  # 13

    Colocado por: SS1128Pessoalmente não uso nada disso, é com o jacto e segue, porque vai maioritariamente para o jardim e depois dava cabo do relvado, mas diria que 90% do pessoal que vejo lava com detergentes (e alguns bem agressivos para tirar a ferrugem dos cimentos..) e siga para a terra.

    Depois claro, está a água toda estragada..
    Questionei isto porque com tanto regulamento ambiental e regrinhas de eficiência energética, continua-se a mandar descargas poluentes para o solo..

    Eu estou longe de ser o gajo mais ambientalista mas faz-me confusão que o "caminho" oficial seja despejar para a terra água que pode estar contaminada.

    Óbvio que água recolhida no telhado não faz sentido ser mandada para o esgoto, agora em pátios e afins..

    Quanto ás ETARs..tenho uma aqui a 2km e no verão quando o riacho que passa ao lado fica com pouca água, cheira pouco a tratamento, mas isso são outros 500.


    Você hoje têm solos em cidades que estão mais poluídos , são autênticos barris de pólvora na qualidade do ar . Em paris o solo esta tão poluído , que ja é proibido matar os ratos com veneno , andam a mata-los com gelo , actualmente é uma das capitais no mundo com o solo o mais poluído que existe, e com a maior praga de roedores também.
  14.  # 14

    Colocado por: M.....

    O que esta a fazer é proibido por lei , se um dia forem fazer um teste de fumo poderá ter mesmo que refazer isso tudo, as ETARs não têm capacidade para tantos litros de agua.


    Aqui não fazem desses testes..aliás, nem as caixas limpam..esta abri-a eu ao fim de 12 anos..e teve de ser com calor e marreta. Agora está debaixo da rampa do carro (que é removível).

    Mesmo que testassem isso não saia fumo lá no buraco, tem 8 ou 9 caixas pelo caminho, saia o fumo todo :)

    Eu compreendo que não seja "legal" e que as ETARs não tenham capacidade de escoamento se toda a gente fizer o mesmo, mas para isso deviam fazer projectos como deve de ser, meter bombas que ficam submersas no inverno deve ser bem pior que os meus 30m2 de área a escoar por um tubo.
  15.  # 15

    Colocado por: SS1128

    Aqui não fazem desses testes..aliás, nem as caixas limpam..esta abri-a eu ao fim de 12 anos..e teve de ser com calor e marreta. Agora está debaixo da rampa do carro (que é removível).

    Mesmo que testassem isso não saia fumo lá no buraco, tem 8 ou 9 caixas pelo caminho, saia o fumo todo :)

    Eu compreendo que não seja "legal" e que as ETARs não tenham capacidade de escoamento se toda a gente fizer o mesmo, mas para isso deviam fazer projectos como deve de ser, meter bombas que ficam submersas no inverno deve ser bem pior que os meus 30m2 de área a escoar por um tubo.



    Va visitar uma !!
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não me quero tornar repetitivo. mas tendo autores de projecto, nomeadamente das redes de aguas de esgoto e pluviais, deverá assessorar-se dessa mesma pessoa para efectuar o calculo e prescrição do que for aconselhado para a situação em causa.


    A água recolhida pelo canal e tubo de drenagem irá ser canalizada para as traseiras da moradia e daí para a rua que é para onde estão também ir as águas pluviais recolhidas pela caleira das traseiras, as quais caiem para o passeio interior e daí para a estrada, através do portão.

    Se os serviços municipais não cobrassem o que considero um exagero pelo ramal de águas pluviais (cerca de 1.200 € + IVA), então optaria por ligar a um ramal de águas pluviais.

    Em relação à sugestão do Sr. Pedro Barradas para consultar um autor de projecto, especializado em rede de águas de esgoto e pluviais, devo dizer que não conheço nenhum e, mesmo que conhecesse, provavelmente não se justificaria a despesa de estar a pagar um projeto desse tipo, quando apenas estou a fazer um pátio na frente da moradia, que aliás, já não está a ficar propriamente barato...

    Aos restantes participantes, obrigado pelos vossos comentários e sugestões.
  17.  # 17

    Então está a fazer obras sem licenças?

    Deixe lá.. Tem sorte de não obrigarem a ligar o ramal
  18.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoEntão está a fazer obras sem licenças?

    Deixe lá.. Tem sorte de não obrigarem a ligar o ramal


    A casa já está construida à mais de 30 anos, foi aprovada e emitida a licença de habitabilidade com os condutores das caleiras a descarregar as águas pluviais para os passeios existentes nos logradouros da moradia; não são passeios exteriores, na via pública. Agora, o que estou a fazer é apenas aumentar a área do passeio existente, no logradouro da frente da casa e canalizar a água recolhida para outro local, neste caso, para as traseiras.

    Não sabia que era preciso tirar-se uma licença para apenas se aumentar o passeio existente no logradouro da casa...
  19.  # 19

    Se está a alterar a área impermeável é..
 
0.0241 seg. NEW