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  1.  # 21

    Curioso! Na sexta-feira fui levar o carro do meu filho para carregarem o AC. Ele foi à oficina na parte de manhã para saber se faziam o serviço e quanto custava. Foi-lhe dito que custava 49,90€. Quando o fui levantar chego à caixa para pagar e pedem 69,90€. Reclamei, argumentando que tinham dado o preço de 49,90€. Foram ver ao computador e tal e coisa e sim, tem razão, está em promoção e paga 49,90€. Paguei, mas nem um pedido de desculpas! Fiquei revoltado com esta atitude.
    Cada vez tenho mais receio de ir a uma qualquer oficina de reparação automóvel.
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    • 19 julho 2020

     # 22

    Colocado por: pcspinheiro
    Auto Progresso, na zona da Adémia.


    Por curiosidade, pode partilhar o valor total da conta ?
  2.  # 23

    Sim essa do carregamento foi outra... Costumava lá carregar o AC mais ou menos de 2 em 2 anos e tinha sempre por volta de 400g. Desta vez em que não estava lá a ver o serviço dizem que não tinha gás nenhum e cobraram os 700g completos, quando eu tinha carregado há 1 ano. E nem foi o compressor que avariou porque nesse caso podia haver fugas grandes, foi só a bobine eléctrica. Eu é que decidi trocar o compressor porque tinha 20 anos e o rolamento tinha começado a chiar. Muito do gás devia lá estar porque quando falhou de repente ainda refrescava bem. São aldrabões, é o que é! Mas ninguém vê o que fazem e ninguém pode comprovar nada do que dizem...
  3.  # 24

    Passou uns trocos de 180€, tendo eu fornecido as peças (menos uns o-rings).
    Vou ver que orçamento me dão na Opel para ver se posso usar isso como argumento na reclamação.
  4.  # 25

    Não, segundo a minha esposa as 4 horas foi "inventado" na hora quando a sra da secretaria perguntou para fora ao mecânico (provavelmente dono) quanto tempo tinha sido. Não foi com base em tempos de base de dados nenhuma...
  5.  # 26

    Concessionários das marcas, não colocam peças fornecidas pelos cliente.
  6.  # 27

    Colocado por: VarejoteConcessionários das marcas, não colocam peças fornecidas pelos cliente.

    Tal como eu faria se tivesse uma oficina.
    O cliente quer comprar as peças? ele que as monte.
  7.  # 28

    Não foi num concessionário, e era o que teria feito caso não estivesse em teletrabalho e com 2 crianças em casa. Já fiz trabalhos bem mais complicados, a única questão era o gás e o plano inicial era ir lá só para tirarem o gás, eu reparar em casa e voltar para recarregar, como se de um simples carregamento se tratasse, apenas desfasado no tempo entre esvaziar e voltar a encher o sistema. Mas como era complicado gerir, a esposa andava a assar no carro e me tinham dito de boca que era "uma horita" decidi assim. Não me venham desculpar estes aldrabões só porque o cliente levou a peça! Não queriam fazer o trabalho, não faziam. Ninguém os obrigou, mas não podem inventar horas de mão de obra para sugar os clientes. Isso no meu dicionário chama-se roubar. Eu quando marquei o serviço disse logo que levava as peças, não foi surpresa nenhuma. E a 33€ + iva/hora já são muito bem pagos, digo eu!
  8.  # 29

    Colocado por: pcspinheiroPosso sempre pedir cotação do mesmo trabalho á Opel como argumento como contra eles, só me lembrei agora. Os vossos comentários ajudaram!


    Respondi sobre as peças, em relação a este comentário.

    Concessionário não monta peças fornecidas pelo cliente.
  9.  # 30

    Ok, percebi e tem razão. Mas se me derem um orçamento discriminam peças e mão de obra. Pelo menos sempre fizeram quando o carro era mais novo e o levava lá. Agora com 20 anos e sendo a mecânica simples, faço quase tudo eu, menos correia de distribuição. E pelo que vejo nem é nenhum bicho de 7 cabeças, mas sem elevador é mais complicado...
  10.  # 31

    Os concessionários nos orçamentos descriminam sempre mão de obra e material separados, mas o valor da mão de obra é para montagem de material fornecido por eles, até pode levar só os valores de mão de obra, para reclamar com a outra oficina, mas irão alegar que esses valores de mão de obra, são com fornecimento da material e sem material fornecido por eles o orçamento não tem validade, porque o concessionário não instala peças fornecidas pelos clientes.

    E por norma mão de obra com material fornecido pelo cliente, fica sempre mais caro.

    Portanto o melhor é esquecer e não ir lá mais, porque vai fazer queixas e perder tempo para nada.
  11.  # 32

    O pior tratamento que lhes pode dar é deixar de ser cliente.
    • Nelhas
    • 20 julho 2020 editado

     # 33

    Do que li não existe base para protestar independentemente de ser justo ou injusto.
    Primeiro nunca devia ter lá deixado o carro para intervenção sem um orçamento enviado ou dado oficialmente.
    Depois aceitava ou não.
    Ao colocar o veiculo e mandar arranjar ou reparar sem orçamento encontra-se dessa forma sujeito ao preço final prestado.
    Numa oficina, sem relação de confiança anterior, discutir-se negócios de boca?

    Quando as suas afirmações de ser só 4 parafusos ou uma hora, ou eu fazia, etc.
    Com todo o respeito não fazem sentido nenhum.
    Ao pedirmos a uma mecânico, pedreiro , engenheiro, mulher a dias ou o que seja para prestar um serviço, devemos deixa-los prestar esse serviço.
    Não podemos pedir o serviço e depois discutir o preço com base no ser muito fácil ou difícil.

    Se foi caro? Claro.
    Se foi enganado? Talvez.

    Mas o erro foi seu ao aceitar um serviço sem um orçamento enviado de forma oficial e que sele um acordo para intervenção.
    Ao faze-lo sujeita-se.
    Quanto a questão do preço, é simples

    Não é ilegal nem proibido que um mecânico ou pedreiro queira cobrar 7000 euros hora pelo seu trabalho.
    Está no seu direito se entende que o mesmo vale isso.
    Concordam com este comentário: Nasa1989, rjmsilva, eu, hangas, jorgealves
    • hangas
    • 20 julho 2020 editado

     # 34

    Colocado por: pcspinheiroPassou uns trocos de 180€, tendo eu fornecido as peças (menos uns o-rings).


    Colocado por: NelhasSe foi caro? Claro.
    Se foi enganado? Talvez.


    Será que foi?
    Parece-me um valor razoável para o serviço, independentemente das horas.

    Eu curiosamente também tenho que trocar o compressor do meu (BMW E46) - o verão passado foi um martirio - e o orçamento na bomcar era uns 150€ para a mão de obra mais 1200 do compressor. E no E46 o compressor sai facilmente por baixo do carro.


    Por isso passei lá a pedir uma segunda opinião e foram impecáveis a ajudar a perceber se era mesmo o compressor ou não.
    Por isso estou a pensar levar um compressor aqui do UK (Custa-me umas 150£ um OEM novo e umas 20£ um usado) e marcar para o montarem lá.


    Estou mais preocupado é com os prazos, porque enquanto lá estive assisti a dois clientes a queixarem-se que o carro ainda não estava pronto e que sempre que ligavam diziam que era "amanha" há já vários dias. E preciso que o serviço seja feito no dia combinado. Pois preciso do carro para ir de ferias e não quero passar as ferias em casa à espera do carro.


    Por isso parece-me um valor razoável, mas já agora, quando souber o valor na marca partilhe aqui.

    Mas também compreendo que o valor da mão de obra não é só de desapertar um compressor e apartar o outro. É preciso vazar o sistema, reciclar o gás, voltar a encher, purgar o ar.
    A máquina faz isso tudo sozinha, possivelmente, mas a máquina também custou dinheiro.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • hangas
    • 20 julho 2020 editado

     # 35

    Colocado por: VarejoteE por norma mão de obra com material fornecido pelo cliente, fica sempre mais caro.


    É normal, a margem nas peças ronda os 25-30%. Se o cliente levar o material têm que ir buscar essa margem (ou parte dela) a outro lado.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 36

    Colocado por: hangasa margem nas peças ronda os 25-30%

    Mais.. pelo menos 100%, do que tenho pesquisado/ comparado. por exemplo amortecedores... compressores a/c, kits distribuição, alternadores...
    Concordam com este comentário: hangas, RicardoPorto
  13.  # 37

    Isso é o mesmo que ir a um restaurante, e pagar caro por uma comida que se pode muito bem fazer em casa.
    Concordam com este comentário: Varejote
    • hangas
    • 20 julho 2020 editado

     # 38

    Colocado por: Pedro BarradasMais.. pelo menos 100%, do que tenho pesquisado/ comparado. por exemplo amortecedores... compressores a/c, kits distribuição, alternadores...


    As vezes não é margem, mas também não sei que raio de fornecedores eles usam.
    Uma vez tive uma "discussão" por causa de uma peça que eles custava uns 500Eur e online da mesma marca (BEHR HELLA) e com garantia custava uns 120.
    Parecia mesmo que me estavam a ir ao bolso, mas mostraram-me em backoffice quando é que lhes custava.

    Pior, para eles a peça vinha de espanha e tinha um prazo de entrega de 10dias, e nesses sites (portugueses) estava em stock com entrega em 24h.

    Mas os procedimentos e contratos deles não lhes permitiam comprar a peça nesses fornecedores. Enfim.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 39

    Para um serviço bem feito as 4 horas não são descabidas.
    É como mudar velas, normalmente são 20 minutos, isto quando não andam à volta de uma delas 1 ou 2 horas para não danificar nada.
    Ir lá retirar o gás, levar para casa e reparar você? Sabe do que está a falar, ainda por cima com gás.
    Mudar um compressor, com tudo o que tem associado, fazer vácuo ao sistema, colocar gás, testar, verificar se está tudo OK, 4 horas não é descabido.
    Ainda tem sorte ter uma oficina que lhe deixa levar as peças. Eu conheço mecânicos que muitos serviços não lhos fazem sem ser com peças originais e não é você que as leva.
    Aliás eu no meu carro, tudo o que é material eléctrico é original, nem vale a pena meter outras marcas.
  15.  # 40

    Colocado por: Nasa1989Isso é o mesmo que ir a um restaurante, e pagar caro por uma comida que se pode muito bem fazer em casa.

    Eu diria que é o mesmo que ir ao restaurante e levar o bife para o chef cozinhar.
 
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