Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Gostaria de saber a vossa opiniao relativamente a algumas alterações estruturais num apartamento do meu prédio.

    CONTEXTO PASSADO:
    - o prédio tem mais de 30 anos
    - houve um desvio ilegal de uma conduta de águas residuais. De vez em quando sente-se mau cheiro (em alturas de muito calor) e vê-se o que parece ser esgoto a querer sair do chão. Ninguém está preocupado, só eu.
    - há uns anos houve uma senhora que apanhou Legionella numa altura em que nem saía de casa. Os seus canos e o seu cilindro eram relativamente novos.
    - outro casal de idade teve pneumonia, uns anos depois a senhora (adoentada) foi embora uns tempos, quando regressou (óptima) em poucos dias estava com infecçao respiratória.

    CONTEXTO PRESENTE (desde o início a pandemia até agora):
    - a água vira e mexe sai castanha da torneira.
    - durante o lockdown apercebi-me que a minha roupa a secar na marquise cheirava a comida depois de seca e a casa de vez em quando também cheirava mal quando os vizinhos de baixo cozinhavam.
    - ficou tudo doente. Foram detectadas 2 bactérias multiresistentes que geralmente indicam presença de água contaminada. Ainda nao conseguimos acabar com elas... A médica indicou que o delegado de saúde deveria ser informado.
    - decidi vender o meu apartamento e andei na net a ver por quanto vendem na zona. Tropecei no do vizinho à venda e descobri: 1) que ele mandou uma parede inteira abaixo na garagem e roubou o espaço que havia por baixo das escadas (virou "arrumos"). 2) ele alterou a cozinha e mudou o fogao e o lava-loiças de parede, logo o exaustor nao está ligado à chaminé do prédio porque a mesma fica noutra parede.

    QUESTÕES:
    1) ter um exaustor que nao está ligado a nada é legal? Isso nao mexe com a ventilaçao da casa? Agora raramente cozinham, imagino que para a casa estar bem para ser vendida... Quando o comprador comprar e descobrir pode anular o negócio?
    2) eu acho que o empreiteiro nao teria fechado um espaço que pudesse ser vendido... O novo comprador pode ser obrigado a subir a parede? E se for parede mestra?
    3) hipoteticamente falando se mandasse analisar a água e detectasse qualquer "coisita" existiria alguma obrigaçao legal de informar os outros proprietários? Disse legal, nao moral. Moral neste prédio nao existe, é gente especial.

    Obrigado
  2.  # 2

    sobre as suas questões 1 e 2:
    1) não é ilegal ter um exaustor ligado a nada, no fim não está a fazer a 'exaustão' dos vapores e sim uma recirculação do ar com filtragem apenas. É menos eficiente mas nada ilegal.
    2) suponho que a parede que foi mandada abaixo não era estrutural, mas você pode clarificar esta questão observando a planta do prédio (solicitando-a na câmara municipal). Se não for estrutural, não há qualquer problema em mandá-la abaixo se estiver dentro da fração.
  3.  # 3

    Colocado por: dmartinssobre as suas questões 1 e 2:
    1) não é ilegal ter um exaustor ligado a nada, no fim não está a fazer a 'exaustão' dos vapores e sim uma recirculação do ar com filtragem apenas. É menos eficiente mas nada ilegal.


    Isso não é verdade.
    As outras questões... Não entendi nada.
  4.  # 4

    A exaustão de fumos é, obviamente, obrigatória.
    Informem a camara/empresa das águas do local sobre o que é referido, juntando a maior quantidade de dados possível.

    Colocado por: dmartinssobre as suas questões 1 e 2:
    1) não é ilegal ter um exaustor ligado a nada, no fim não está a fazer a 'exaustão' dos vapores e sim uma recirculação do ar com filtragem apenas. É menos eficiente mas nada ilegal.
    2) suponho que a parede que foi mandada abaixo não era estrutural, mas você pode clarificar esta questão observando a planta do prédio (solicitando-a na câmara municipal). Se não for estrutural, não há qualquer problema em mandá-la abaixo se estiver dentro da fração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
    • Mnel
    • 28 setembro 2020

     # 5

    Se eu comprasse um apartamento com esses problemas muito sérios e viesse a descobrir que o vendedor sabia da sua existência e tinha-nos ocultado essa informação, faria todo o possível por cancelar a venda e incluiria inclusive um pedido de indemnização através de um processo legal. Penso que o comprador tem um ano para denunciar uma compra neste caso.
    Se acha que a culpa foi do seu vizinho e das suas obras, pode usar isso a seu favor e exigir-lhe que corrija a origem dos problemas. Caso contrário informará qualquer potencial ou efetivo comprador desse problema e ele correrá o risco de não conseguir vender a sua propriedade ou mesmo de lhe apresentarem um pedido de indeminização.

    Mas isso sou eu :-)
 
0.0119 seg. NEW