Iniciar sessão ou registar-se
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 1

    boa tarde, necessitava da vossa ajuda por favor.

    Quais os requisitos que uma habitação tem de ter para que tenha uma licença de habitabilidade?

    Tenho em vista aquirir uma moradia nova através da remax que tem por finalizar as cozinhas, casas de banho e colocar quadros electricos ( todas as divisoes tem saneamento e instalações electricasfeitas mas faltam as loiças tanto na cozinha como nas casas de banho ( logo o preço esta bastante mais baixo)). Foi-me dito pela imobiliaria que poderia ser feito um credito a habitação + obras para aquirir e acabar estas divisões pois a casa possui a licança de habitabilidade e certificado energetico.

    Ao dirigir-me a alguns bancos foi-me questionado a veracidade desta licença de habitação pois a casa não está em condições de ser habitada.

    A minha duvida é: será que a avançar com o credito à aquisição + obras posso a vir a ter problemas de ser chumbado pelo avaliador? ou ha bancos que permitem esta situação.

    Obrigada a quem conseguir ajudar
  1.  # 2

    Colocado por: mikipois a casa possui a licança de habitabilidade e certificado energetico.

    Não pode!
    Só com as obras todas concluídas pode pedir licença de utilização.
    Antes de se preocupar com o credito preocupe-se em saber como está a licença de construção e se o construído corresponde ao licenciado.
    Porque das obras terem sido interrompidas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miki
  2.  # 3

    Colocado por: mikiois a casa possui a licança de habitabilidade e certificado energetico.

    hummm.. será mesmo!? já viu?
    eu duvido disso tudo.. tome cuidado.

    Chama-se Licença de Autorização de utilização (LAU), além do CE, também tem a FTH, é que sem isso tb não faz escritura.
    Realtivamente às instalaçõe selectricas.. se não estão acabadas.. será que consegue alguem para finalizar iso e certificar a instalação? e o ITED, cumpre? .. etc. e o gas? Tome atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miki
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 4

    Pois foi o que eu pensei.

    Basicamente o que faltou por completar foi mesmo as loiças das casas de banho, os moveis da cozinha e os quadros electricos. Tem chão, instalações electricas ( tomadas e interruptores) esgotos saneamento tudo pronto.

    O construtor adoeceu gravemente e acabou por falecer. A esposa prefere vender assim a casa mais barata com isto por acabar do que estar a invistir no que falta.

    O que mais estranhei foi mesmo a imobiliaria me garantir que a casa tem todos os documentos necessários ao credito a habitação.
  3.  # 5

    Colocado por: mikiO que mais estranhei foi mesmo a imobiliaria me garantir que a casa tem todos os documentos necessários ao credito a habitação.

    e até poderá ter... vê-se de tudo Actualmente...
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 6

    quem tratou de toda a documentação foi a imobiliaria. A sra também não percebe nada disto.

    Assim sendo nunca conseguiria o credito a habitação pois não?
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 7

    desculpe a pergunta mas o que é a FTH? não estou mesmo nada dentro deste assunto
  4.  # 8

    Sem alvará de utilização, nenhum banco empresta, porque nem sequer pode fazer escritura.

    A imobiliária que mostre o alvará de utilização, se por acaso tiver, vai à câmara municipal confirmar a veracidade.
  5.  # 9

    Ela não percebe, mas ela que lhe faculte ou mostre a Licença de utilização, se a tem...
    A FTH é a Ficha Técnica de Habitação, é mais ou menos como o cartão de cidadão da moradia.
  6.  # 10

    FTH - ficha Técnica da Habitação
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 11

    o alvará de utilização existe. já o tenho comigo. Agora como o obtiveram é que eu não sei. Pensei que ao adquirir um credito para aquisição+obras nao teria problemas pois como a casa esta inacabada a avaliação dada seria no fim das obras feitas. Agora já não tenho tanta certeza como funcionará
  7.  # 12

    Vai à câmara e pede certidão do alvará de utilização.

    Assim confirma que tem mesmo LAU e mostra ao banco, depois logo se vê.
  8.  # 13

    Se ainda não tem quadros elétricos como é que tem alvará de utilização.
    Tem a certeza que é mesmo alvará de utilização e para essa moradia?
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 14

    zedasilva pois eu não faço ideia como tem. Sim é. Quando fui ver a casa questionei a imobiliaria sobre quem tratava ao qual me responderam que ja tinha. Eu estranhei e pedi. E a licença está aqui comigo. Foi passada para uma casa sem agua luz e com loicas por montar.. tem os sistemas electricos e de saneamento mas não está em condições de ser habitada
  9.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Não pode!
    Só com as obras todas concluídas pode pedir licença de utilização.
    Antes de se preocupar com o credito preocupe-se em saber como está a licença de construção e se o construído corresponde ao licenciado.
    Porque das obras terem sido interrompidas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miki


    Pode!
    • miki
    • 20 julho 2020

     # 16

    Colocado por: M.....

    Pode!



    Pode explicar-me como?
  10.  # 17

    Colocado por: miki


    Pode explicar-me como?


    Voçê têm ou não tem licença ?
  11.  # 18

    Foi passada quando essa licença?
    Atenção que caso se prove ter havido termos de responsabilidade falsos a licença deixa de ser válida
    • miki
    • 20 julho 2020 editado

     # 19

    M....... A casa tem licença sim. Mas tem validade numa avaliação de um credito a habitação? é que houve bancos que me disseram que em caso de avaliação o eng não vai avaliar a casa por não estar acabada.


    Zedasilva foi passada ha 4 meses. Eu acredito que possa ter sido algum "favorzinho" entre a imobiliaria e a camara
  12.  # 20

    Avaliar, avalia... Mas fica anotado no relatório. Normalmente isso não é muito benéfico para o comprador. Pode comprometer o crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miki
 
0.0205 seg. NEW