Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, espero que estejam todos bem devido ao que se esta a passar mundialmente.
    Preciso de ajuda, tanto arquitetura, como empreiteiros, empresas pladur, empresas que instalem tectos sanduíche, electricidade, para reconstrução de casa antiga de pedra em Canelas, Vila Nova De Gaia, obra já começou mas parou, pois a pessoa que la andava so fez cagada da grande já foi gasto por volta de 20.000€.
    Quem me podem aconselhar por estas bandas, preciso de ideias e saber se dá para aproveitar algo que ja tenha sido feito, eu a meu ver aproveitava ao máximo materiais que foram utilizados e começava de novo estou desesperado e revoltado.
  2.  # 2

    meta fotos de como estava antes, como está agora, e os desenhos de arquitectura se puder.
  3.  # 3

    Não tenho fotos nenhumas, a pessoa que lá andou não fez nada como eu queria desde o início so andou la a comer material e dinheiro.
    Mas descrevo a casa como era, construção antes de 1950 irregular com 2 pisos(caves em terra para salgar enchidos) parte central da casa era ao nível do solo, paredes de pedra +-60cm juntas em (estuque) acho eu que é assim que se diz, antigamente era uma casa com 3 senhorios(ilha), telhas e as paredes interiores foi tudo para aterrar as 2 ditas caves para ficar casa térrea. O tal senhor, (faz tudo e não faz nada de jeito) fez-me paredes interiores e divisões em tijolo de 7 todas tortas, com placas xps por trás para isolação términa, telhado sanduíche normal todo mal cortado e instalado em estrutura metálica que enfim se chover chove la dentro ou se vier vento (e tudo o vento levou) resumindo mandei parar porque não tinha sido nada disso que eu queria e é uma casa que quero para futuro.
    Eu acho que para ter uma noção so mesmo alguém por estas bandas que queira passar e ver o que se pode fazer ou reaproveitar ou então recomeçar do 0 que é o que penso que seja melhor.
  4.  # 4

    Colocado por: ClioIImeta fotos de como estava antes, como está agora, e os desenhos de arquitectura se puder.


    Colocado por: Cmbt85Não tenho fotos nenhumas, a pessoa que lá andou não fez nada como eu queria desde o início so andou la a comer material e dinheiro.
    Mas descrevo a casa como era, construção antes de 1950 irregular com 2 pisos(caves em terra para salgar enchidos) parte central da casa era ao nível do solo, paredes de pedra +-60cm juntas em (estuque) acho eu que é assim que se diz, antigamente era uma casa com 3 senhorios(ilha), telhas e as paredes interiores foi tudo para aterrar as 2 ditas caves para ficar casa térrea. O tal senhor, (faz tudo e não faz nada de jeito) fez-me paredes interiores e divisões em tijolo de 7 todas tortas, com placas xps por trás para isolação términa, telhado sanduíche normal todo mal cortado e instalado em estrutura metálica que enfim se chover chove la dentro ou se vier vento (e tudo o vento levou) resumindo mandei parar porque não tinha sido nada disso que eu queria e é uma casa que quero para futuro.
    Eu acho que para ter uma noção so mesmo alguém por estas bandas que queira passar e ver o que se pode fazer ou reaproveitar ou então recomeçar do 0 que é o que penso que seja melhor.
  5.  # 5

    Nao têm projetos ? nem uns rabiscos !!
  6.  # 6

    a primeira coisa a fazer é chamar um arqº e ver o que foi feito e explicar o que pretendia. e pedir nem que seja um esboço (nao sei se a obra necessita de ser licenciada ou não, mas desconfio que sim!!) .

    só deve partir para a obra depois de a coisa estar planeada e desenhada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cmbt85
  7.  # 7

    Colocado por: Cmbt85Preciso de ajuda


    O que o antonylemos disse, convém em primeiro lugar procurar um(a) arquiteto(a).

    Será o profissional mais indicado para lhe informar dos procedimentos necessários para as obras que pretende. Ao fazer essa consulta provavelmente nem terá qualquer custo (digo eu).

    Aqui no fórum tem uma lista de membros assíduos, onde consta o próprio antonylemos, procure por "Arquitectura" neste link: https://bit.ly/2OGizJc

    Também lhe poderia sugerir o directório da Ordem dos Arquitectos (neste link: https://bit.ly/2Bg567W), onde bastaria pesquisar pelo seu concelho, mas não sugiro porque quem montou o directório achou que seria interessante andar a clicar em cada nome individualmente a ver se tem lá um contacto e sem especificar a área de actuação. Em sua defesa, está melhor do que o directório para procurar engenheiros, embora para isso é só tropeçar em alguém...

    Fora de brincadeiras, sugiro abrir um novo tópico com assunto do género: Arquiteto(a) para reconstrução de casa antiga em Vila Nova de Gaia, com certeza irá receber diversos contactos.

    Tinha ideia de haver um site específico para pesquisar arquitetos na área de projeto, mas não o estou a encontrar, pode ser que mais alguém ajude entretanto.

    É lamentável a situação que lhe aconteceu, desejo melhor sorte.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cmbt85
  8.  # 8

    Colocado por: PedroTeixeiraEng. Ao fazer essa consulta provavelmente nem terá qualquer custo (digo eu).


    Humm. Pensa mal. E, diga me lá, uma pessoa vive do quê? Essa visita ao local e conhecimento técnico que é debitado durante a visita tem custos, ainda por cima, normalmente tem duração superior a uma hora, muito facilmente.
    Ou quando vai ao médico ou ao advogado, deslocando-se ao escritório / consultório deste para pedir um conselho ou opinião, também é de borla...

    Ainda me surpreende, sinceramente, as pessoas acharem que os técnicos destas áreas da construção civil, tenham de se predispor a este tipo de exploração. Mas pior é alguns destes mesmos técnicos se disporem a isto, não valorizam o seu tempo e conhecimentos.
    Concordam com este comentário: imo, zedasilva, cpneves68
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cmbt85
  9.  # 9

    O ideal é começar mesmo do zero, até porque se não tem nada de projectos (e muito menos aprovados), pode correr o risco de passar aí a fiscalização e embargar a obra..e depois, "nem pau, nem bola".

    Envie-me um mail para [email protected] que eu passo-lhe o contacto do nosso arquitecto, que actua nesse concelho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cmbt85
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasHumm. Pensa mal.


    Colocado por: PedroTeixeiraEngAo fazer essa consulta provavelmente nem terá


    seja como for não será muito e tem de ser visto como um investimento e nao uma despesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cmbt85
  11.  # 11

    Obrigado a todos, acho que vou mesmo começar do 0, arranjar um arquiteto, e passar pela gaiaurb a ver o que posso e não posso fazer.
  12.  # 12

    Isto é o único desenho que eu fiz, só para terem uma ideia+-
      IMG-20200626-WA0000.jpeg
  13.  # 13

    Mas como a família está a aumentar vou ter que aumentar a casa também, ainda tenho algum terreno onde dá até para fazer uma outra casa.
    Mais uma vez obrigado a todos, agora vou é tentar entregar as coisas às pessoas certas, e fazer tudo direito e como quero é a melhor opção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, PedroTeixeiraEng
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosseja como for não será muito e tem de ser visto como um investimento e nao uma despesa.

    Exactamente... Um investimento por parte do cliente....Mas ainda há os que pensam que os técnicos têm de fazer o favor de lá ir, na eventualidade de lhe ser atribuído trabalho...
    Concordam com este comentário: Cmbt85
  15.  # 15

    é de te verem com essas bicicletas todas como um arquitecto anda de bicicleta mais cara que um carro KKKKKKKKKKKKKKKKK
  16.  # 16

    Colocado por: M.....é de te verem com essas bicicletas todas como um arquitecto anda de bicicleta mais cara que um carro KKKKKKKKKKKKKKKKK


    Nalguns casos vou à obra de bicicleta... A ver se têm pena de mim...
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas

    Nalguns casos vou à obra de bicicleta... A ver se têm pena de mim...


    Vais na pasteleira do tio Manuel para ver se têm pena de ti ......
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasHumm. Pensa mal.


    Agradeço a sua opinião e fez bem em corrigir que não me expressei corretamente.

    Eu quis dizer que uma visita de um técnico [provavelmente] não teria custo para o Cmbt85, não para o técnico (este de certeza que a vai ter).

    Percebi agora que passei a ideia errada, que esqueci-me de sugerir que a consulta seria para ele pedir uma proposta de honorários para elaborar os serviços necessários.


    Continuando a fugir ao tópico:

    Sou realmente da área, mas penso que ter um custo não quer dizer que não vá ser pago. Eu não cobro este tipo de visitas, mas incluo-as como custo indireto nas propostas que faço.

    Estou longe de me auto explorar e desvalorizar o meu tempo e serviço, que já tenho mais que idade para isso, embora infelizmente eu ainda jogue numa liga muito abaixo da dos médicos e dos advogados...
  19.  # 19

    Colocado por: PedroTeixeiraEngSou realmente da área, mas penso que ter um custo não quer dizer que não vá ser pago. Eu não cobro este tipo de visitas, mas incluo-as como custo indireto nas propostas que faço.


    Pois, são maneiras de ver diferentes.

    Tb já pensei assim. Mas a idade ensinou-me que no final se sai explorado... Saldo negativo. Portanto ganhei juízo.
    Ilustrando a situação, você gasta( pensa que investe) teoricamente 200 ou 300€ em tempo, deslocação e conhecimentos... Para eventualmente lhe ser adjudicado um serviço de 500 a 2000€...
    Pois isso não dá. Não dá para viver disto, assim.

    Claro que poderei equacionar de borla, se... Essa visita potencialmente me permita apresentar uma proposta de um trabalho que pode ser interessante/ desafiador ou que poderá vir a ser muito bem cobrado.

    Mas normalmente não é isso que acontece... Ou usam a informação que foi discutida e amanham-se... Ou acabam por utilizar a minha informação técnica, mas arranjam outrem, 20% mais barato ou porque sim...
    Concordam com este comentário: zedasilva, PedroTeixeiraEng
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasPois, são maneiras de ver diferentes.


    Concordo consigo, exceto que não acho que são maneiras de ver diferentes, acho que estamos a ver da mesma forma.

    Também não vou a todas e sei que deu um exemplo amplificadamente negativo.

    Na perspetiva do cliente, pode sempre encontrar alguém que esteja mais aliviado do trabalho e acho que é uma boa forma de angariar trabalho. Apesar que sabemos que em 99% dos casos é o preço que conta, nesta situação infelizmente o Cmbt85 vai dar algum peso à qualidade e à atenção ao cliente.

    Se eu fosse arquiteto, morasse/trabalhasse perto e estivesse com pouco trabalho (nenhuma verifica), amanhã já estava a ligar ao Cmbt85 a prestar esclarecimentos de como o processo de desenrola na Gaiurb, a solicitar mais informações da obra dele e a ficar à disposição se ele ou algum amigo/familiar precisar de apoio que eu estou disponível para avaliar. Depois é que vêm as contas para ver se é vantajoso ir lá visitar ;)

    Voltando ao tópico:


    Colocado por: Cmbt85agora vou é tentar entregar as coisas às pessoas certas, e fazer tudo direito e como quero é a melhor opção.


    Deixo-lhe alguns conselhos que julgo serem interessantes na fase de projeto e que espero que o ajudem:

    1- Solicitar 2 ou 3 propostas de honorários para os projetos de arquitetura e engenharia/especialidades;

    2- Solicite propostas que incluam:

    2.1 - Fase de estudo prévio (onde indiquem o que vai ser considerado nos projetos, tais como soluções construtivas e sistemas técnicos para os quais não tenha opinião formada, e uma estimativa orçamental prévia simples de, pelo menos, arquitetura e estabilidade - é muito normal só descobrir o preço da obra quando está tudo licenciado e vai consultar construtores);

    2.2 - Fase de licenciamento (para aprovação na câmara - normalmente é esta a única fase que está considerada);

    2.3 - Fase de execução dos projetos à parte, onde inclua pelo menos:

    2.3.a) elaboração de condições técnicas, mapas de trabalhos e quantidades, e estimativas orçamentais de arquitetura e especialidades (para depois o ajudar a comparar os orçamentos dos construtores);

    2.3.b) projeto elétrico, senão só lhe apresentam a ficha eletrotécnica para licenciamento (regra geral, para moradias unifamiliares não se atinge a potência elétrica para a câmara lhe exigir o projeto);

    2.3.c) projeto de ventilação e exaustão de fumos compatibilizado com o projeto de esgotos/águas residuais, especialmente se tiver mais do que um piso (quase nenhuma câmara solicita este projeto para licenciamento);

    2.4 Plano de saúde e segurança à parte (a câmara vai solicitar quando for pedir o alvará de construção);

    3- Não se guie apenas pelo valor, analise a qualidade das propostas (o que está incluído, o que não está, apresentação, etc. - isto pode dizer alguma coisa de como vai ser a qualidade dos projetos)

    4- Das propostas que lhe interessar, solicite um currículo ou lista de trabalhos de toda a equipa técnica, especialmente se já fizeram trabalhos para o seu município (não se esqueça dos engenheiros, que nunca ninguém pergunta por eles)

    5- Vai ter de contratar um diretor de fiscalização da obra que o vai representar perante o construtor durante a sua execução. Se mais tarde não for obrigado pela câmara na altura de pedir o alvará de construção, contrate-o na mesma. Considere-o um custo / seguro / tradutor junto do construtor para a fase da construção da casa:

    5.1- Solicite contactos desde já (no fórum ou aos arquitetos que consultar, p.ex.), peça propostas de honorários para também o auxiliar a analisar os projetos, além do acompanhamento da obra.

    5.2- Para obra vai ter de contratar um coordenador de segurança, se possível tente conciliar com a mesma função do fiscal, que pode compensar para ter um acompanhamento mais regular.

    5.3- Os projetos devem ser analisados, pelo menos, na fase de estudo prévio e na fase de licenciamento antes de os submeter na câmara - é muito importante verificar os projetos enquanto estão a ser elaborados, tanto em termos de conteúdo, como de possibilidade de otimização (daí a estimativa inicial no estudo prévio), que depois de licenciados e pagos pode/vai ter implicações a nível de honorários do projeto - a maioria vai-lhe dizer que o trabalho está feito e pago, a partir daí são alterações ao projeto.

    5.4- Deve ser realizada também uma verificação/compatibilização entre todos os projetos, coisa que devia ser feita pelos projetistas, mas que eu diria que em 95% dos casos poucos se importam com isso (acho que estou a ser otimista). Especialmente e dependente caso a caso pela complexidade: soluções de impermeabilizações, estrutura implantada sobre a arquitetura (atenção a vigas salientes das lajes), ventilação com águas residuais e dimensionamento de courettes/ductos, ventilação de desvão sob o piso térreo se existir, águas residuais com águas pluviais (curiosamente feitas normalmente pelo mesmo técnico), soluções do projeto térmico e do acústico (mais crítico em edifícios multifamiliares), implantação de todas as redes no interior/exterior e dimensionamento da posição dos contadores.

    Pode parecer muito, e é, mas o investimento da construção é também muito. Normalmente os donos de obra percebem mais de mecânica auto e mesmo assim são enganados na oficina. Se cuidar bem desta fase de projeto é mais de meio caminho andado para não ter dores de cabeça mais tarde e custa-lhe muito menos do que os eventuais deslizes que podem vir a acontecer.

    Melhor sorte nesta próxima fase.
 
0.0225 seg. NEW