Iniciar sessão ou registar-se
    • Anton2
    • 22 julho 2020 editado

     # 1

    Bom dia
    O nosso vizinho quer construir uma cozinha ao longo do muro de vedação entre as duas moradias, o que irá aumentar a altura do muro de 1,70 para 2,80. Será sem licenciamento camarário. Nós estamos preocupados porque para além de criar sombra no nosso pátio, teremos uma chaminé, esgotos, etc, sem estarem legais e mesmo ao lado do nosso pátio, que usamos com frequência. Para além de que achamos que a obra (ilegal) pode desvalorizar a nossa casa. Como resolver sem criar uma guerra com o vizinho?
    Obrigado
  1.  # 2

    Falar a bem com o vizinho, e por o seu ponto de vista e ao mesmo tempo afirmar que serão tomadas as medidas necessárias para impedir tudo o que saia fora da legalidade.
    Antes tem de se assegurar que o seu vizinho não pode mesmo fazer e licenciar a pretensão.

    Se o seu vizinho quer fazer isso à sua revelia, sem consideração pelos seus direitos e em perfeita ilegalidade porque ha de se rebaixar.
    Há guerras e guerras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  2.  # 3

    Veja é se não tem telhados de vidro..se tiver tudo direitinho é falar com ele, se não resolver, fazer denúncia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
    • Anton2
    • 22 julho 2020 editado

     # 4

    Ele quer construir acima dos 2,2mt e da cércea do r/c, subindo o muro para 2,80mt , e encostar o novo anexo ao muro de meação (que penso não ser permitido por lei). Quer subir o muro à esquerda até ao cume do anexo existente, e por lá uma cozinha (com chaminé, águas, etc)
      D7F25722-1259-45DC-B14F-8F2772A2719A.jpeg
    • size
    • 22 julho 2020

     # 5

    Colocado por: Anton2 Para além de que achamos que a obra (ilegal) pode desvalorizar a nossa casa. Como resolver sem criar uma guerra com o vizinho?



    E os anexos já existentes, seu e do seu vizinho, estão legalizados ?
  3.  # 6

    Colocado por: size


    E os anexos já existentes, seu e do seu vizinho, estão legalizados ?


    Sim, foram feitos juntamente com a casa nos anos 70, fazem parte das plantas originais.
  4.  # 7

    Colocado por: Anton2

    Sim, foram feitos juntamente com a casa nos anos 70, fazem parte das plantas originais.

    Mas claro o seu vizinho tinha logo de meter uma chapa manhosa na cobertura e remover a telha cerâmica.... Já tou a ver que tem vizinho daqueles que gosta de ir fazendo barracas...
    Concordam com este comentário: Anton2
  5.  # 8

    Acho piada aos vossos anexos -são de estrutura partilhada. se um parte do seu lado, o outro, cai do lado dele...
    Concordam com este comentário: SS1128, Anton2
  6.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas claro o seu vizinho tinha logo de meter uma chapa manhosa na cobertura e remover a telha cerâmica.... Já tou a ver que tem vizinho daqueles que gosta de ir fazendo barracas...


    Aquilo parece ter pouca queda, talvez tenha sido por isso, ou pela questão térmica.

    De qualquer forma, olhando para isso, procurava falar com ele, se fizer aquilo mais ou menos integrado no que ai está, mais vale deixar fazer. Se denunciar vai ter um inimigo ai para o resto do tempo que ai viver. Ainda fica com um favor para cobrar..

    Não sei em que "ambiente" reside, mas aqui nas vilinhas o fulano que fez denúncia fica sempre mal visto e não é só pelo alvo da denúncia. Quando fiz as obras cá em casa, houve logo vizinhos a dizer que o velhote da casa ao lado tinha a mania de fazer denúncias (mesmo do que é legal), mas que agora era pacifico porque já tinha falecido...e adorei quando me disseram "aqui todos temos coisas ilegais, por isso ninguém faz queixa"..

    E é a verdade, todos sabemos dos podres uns dos outros e por isso ninguém se queixa.

    Anyway, isto tudo para dizer que considere bem antes de fazer queixa, não que não esteja no seu direito, mas pode causar mais problemas que os que resolve..
    Concordam com este comentário: Anton2
  7.  # 10

    As minhas principais preocupações em relação ao novo anexo do vizinho são:
    - a altura excessiva do muro de meação (cria bastante mais sombra no meu lado do pátio)
    - chaminés (vai ser uma cozinha)
    - pelo facto de não ser legal, possíveis futuros problemas com esgotos, caimento de águas.
    - consequente desvalorização da minha casa
  8.  # 11

    Colocado por: Anton2possíveis futuros problemas com esgotos, caimento de águas.

    Isso não tem de se preocupar, o homem concerteza que ligara os esgotos á sua rede domestica existetne. e as pluviais, , sendo uma agua, irão para o terreno dele. certo?


    Colocado por: Anton2a altura excessiva do muro de meação

    Colocado por: Anton2pelo facto de não ser legal,

    Aqui sim, tem matéria importante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
    • Anton2
    • 22 julho 2020 editado

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas claro o seu vizinho tinha logo de meter uma chapa manhosa na cobertura e remover a telha cerâmica.... Já tou a ver que tem vizinho daqueles que gosta de ir fazendo barracas...
    Concordam com este comentário:Anton2


    Sim, o novo anexo terá igualmente uma chapa manhosa e uma chaminé manhosa...enquanto que a actual cozinha tem chaminé para o telhado
  9.  # 13

    Sinceramente, não vejo qualquer problema na dita construção. Só que não o faça no muro de meação, pois esse é dos dois.

    De resto, qual o problema do vizinho fazer uma cozinha? Chaminé? Águas? Saneamento? Nada que lhe diga respeito.
  10.  # 14

    legalmente não pode haver uma chaminé mais baixa que a sua casa num raio de 10m...
    é ler o Ar. 113 do RGEU.
  11.  # 15

    diga ao vizinho, para querendo fazer que o faça do lado oposto ( continuando o anexo existente em direcção ao fundo do logradouro)... Assim...não prejudica ninguém.
  12.  # 16

    Colocado por: ANdieselSinceramente, não vejo qualquer problema na dita construção. Só que não o faça no muro de meação, pois esse é dos dois.

    De resto, qual o problema do vizinho fazer uma cozinha? Chaminé? Águas? Saneamento? Nada que lhe diga respeito.
    Não leu o que o Anton2 escreveu, só pode.
  13.  # 17

    Colocado por: ANdieselDe resto, qual o problema do vizinho fazer uma cozinha? Chaminé? Águas? Saneamento? Nada que lhe diga respeito.


    Colocado por: Pedro Barradaslegalmente não pode haver uma chaminé mais baixa que a sua casa num raio de 10m...
    é ler o Ar. 113 do RGEU.

    Fora outras questões legais que se possam levantar... como areas máximas de construção, de impermeabilização, outras regras urbanísticas para o local em causa que não saibamos.
  14.  # 18

    Eu não deixava fazer para além da sombra que a altura do muro vai fazer, vai desvalorizar a propriedade do anton2, só para o vizinho ficar com duas cozinhas uma para a semana e outra para o fim de semana.
  15.  # 19

    Colocado por: sognimEu não deixava fazer

    Isso já é um assunto para a entidade licenciadora ;)
  16.  # 20

    Se o vizinho tivesse intenção de ir à Câmara e fazer tudo legalmente eu não teria problema nenhum, porque sei que estaria tudo conforme a lei, preservando os interesses de ambas as partes. Ora só levantei esta questão porque sei que o vizinho não tem intenção nenhuma de ir à câmara pedir informações, muito menos para comunicar ou pedir licença para construir.
 
0.0215 seg. NEW