Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 27 julho 2020 editado

     # 41

    Unical na egomes caldeira com aspecto mais clean e com saida de fumos na parte traseira para ficar oculta
      X2072foto1-1X_kon1-white-caldaia-condensazione-condensing-boiler-unical.jpg
    • SrR
    • 27 julho 2020

     # 42

    Riello na sanitop
  1.  # 43

    Boa tarde,

    Vou aproveitar o tópico para colocar alguns dúvidas que, se esclarecidas, também poderão auxiliar o autor do tópico.

    Tenho andado a ler sobre aquecimento central por radiadores e tem sido comum encontrar informação que, além de por vezes não ser perceptível para quem não domina o assunto, parece-me até contraditória...

    Li algures que as caldeiras de condensação a gás natural são tão mais eficientes quão mais baixa for a temperatura a que a água tiver de andar no sistema. Como tal, deverão ser associadas a sistemas que trabalhem a baixa temperatura, como o piso radiante (sistema que à partida e pela ordem de valores que vou lendo por aqui está, para já, afastado das possibilidades para o meu caso).

    Porém, li que existem radiadores de baixa temperatura, mas não consegui perceber se o radiador de baixa temperatura é um tipo de radiador mais caro que um dito "normal" ou se a diferença entre baixa e alta temperatura está relacionada com o dimensionamento da rede; isto porque li que para ter determinada temperatura ambiente, mantendo uma baixa temperatura da água, os radiadores serão os mesmos que os de um sistema "convencional", mas terão de ter mais elementos.

    É mesmo assim? E a ser verdade, que percentagem adicional de elementos estamos a falar?
  2.  # 44

    Colocado por: mandrongoBoa tarde,

    Vou aproveitar o tópico para colocar alguns dúvidas que, se esclarecidas, também poderão auxiliar o autor do tópico.

    Tenho andado a ler sobre aquecimento central por radiadores e tem sido comum encontrar informação que, além de por vezes não ser perceptível para quem não domina o assunto, parece-me até contraditória...

    Li algures que as caldeiras de condensação a gás natural são tão mais eficientes quão mais baixa for a temperatura a que a água tiver de andar no sistema. Como tal, deverão ser associadas a sistemas que trabalhem a baixa temperatura, como o piso radiante (sistema que à partida e pela ordem de valores que vou lendo por aqui está, para já, afastado das possibilidades para o meu caso).

    Porém, li que existem radiadores de baixa temperatura, mas não consegui perceber se o radiador de baixa temperatura é um tipo de radiador mais caro que um dito "normal" ou se a diferença entre baixa e alta temperatura está relacionada com o dimensionamento da rede; isto porque li que para ter determinada temperatura ambiente, mantendo uma baixa temperatura da água, os radiadores serão os mesmos que os de um sistema "convencional", mas terão de ter mais elementos.

    É mesmo assim? E a ser verdade, que percentagem adicional de elementos estamos a falar?


    Sim, a caldeira só condensa se se atingir determinados pressupostos na temp. principalmente a de retorno. Numa instalação que esteja pensada para delta T maiores p ex 80/60 uma caldeira destas nem aproveita a condensação.

    Em relação aos emissores térmicos,
    Radiadores tradicionais alumínio ou aço pode sobredimensionar 30+% e aproveitar o sistema trabalhar a temp mais baixa.
    Convectores com ou sem ventilação tb aproveitam muito bem baixa temperatura, e têm vantagem de que um destes tem w/m2 superior. É pesquisar os manuais técnicos e fazer contas, muitas contas.

    Mas ainda há muito mais considerações, que necessidades energética têm a casa, isolamentos, perdas térmicas etc, tudo conta para se tomar decisões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  3.  # 45

    Até me enganei, é watt/m3 porque há convectores mais finos e mais grossos, altos/baixos e largura. Digamos que se adaptam mais ao espaço que se querem inserir.
    O €/W também é mais caro do que os radiadores de alumínio.
    No fundo, tem que perder tempo a pesquisar marcas e depois consultar os catálogos e ver qual precisa para cada divisão da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
    • eu
    • 27 julho 2020 editado

     # 46

    Colocado por: mandrongopiso radiante (sistema que à partida e pela ordem de valores que vou lendo por aqui está, para já, afastado das possibilidades para o meu caso).

    O PRH com caldeira de condensação não fica assim tão caro como isso.

    Os preços estratosféricos que são mostrados aqui são normalmente de PRH com bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  4.  # 47

    Colocado por: eu
    O PRH com caldeira de condensação não fica assim tão caro como isso.

    Os preços estratosféricos que são mostrados aqui são normalmente de PRH com bomba de calor.

    É mais caro mas muito melhor, clean e confortável. Trabalha a temp muito menores o que faz que seja mais poupado. Se for uma renovação poderá ser mais complicado aplicar.
    Em relação ao preço é mais caro do que uma solução de radiadores de alumínio ou aço, mas se se for comparar com convectores ou ventilo-convectores XPTO, em perspectiva já se pode dizer que não é tão caro como isso.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 48

    Colocado por: eu
    O PRH com caldeira de condensação não fica assim tão caro como isso.

    Os preços estratosféricos que são mostrados aqui são normalmente de PRH com bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mandrongo


    Neste momento, não há disponibilidade financeira para esse investimento, mas já vi esse sistema e é espetacular. Terá de ser a melhor solução ao preço mais baixo - excluindo, desde logo, pellets, lenha ou ar condicionado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 49

    Colocado por: LrLisboa

    Sim, a caldeira só condensa se se atingir determinados pressupostos na temp. principalmente a de retorno. Numa instalação que esteja pensada para delta T maiores p ex 80/60 uma caldeira destas nem aproveita a condensação.

    Em relação aos emissores térmicos,
    Radiadores tradicionais alumínio ou aço pode sobredimensionar 30+% e aproveitar o sistema trabalhar a temp mais baixa.


    Poderá então dizer-se que um sistema de radiadores normais alimentados por caldeira de condensação a gás natural é um investimento baixo, mas que tem consumos elevados? E que em situações destas (alta temperatura) será preferível gastar um pouco mais numa caldeira a pellets, recuperando investimento a curto/médio prazo no consumo?

    Ou então, se a opção for o gás natural, colocar radiadores com mais elementos, o que não encarece muito e depois recuperar o investimento rapidamente com consumos mais baixos.
    • SrR
    • 28 julho 2020

     # 50

    Isso se a instalação o permitir
  7.  # 51

    Como assim, SrR? Será uma instalação nova. Mesmo assim pode não ser possível fazê-lo?
  8.  # 52

    Colocado por: eu
    O PRH com caldeira de condensação não fica assim tão caro como isso.

    Os preços estratosféricos que são mostrados aqui são normalmente de PRH com bomba de calor.


    Não tinha sido opção que tivesse equacionado. Consegue ter um aquecimento confortável e uniforme com um investimento inicial menor.

    E para o cenário que apresentou não me parecem consumos exagerados tendo em conta a área e a temperatura ambiente. E isto, com uma caldeira em conta. Se extrapolar para o meu cenário e apontar para uma temperatura ambiente mais baixa, é tentador...
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 53

    Colocado por: mandrongo

    Poderá então dizer-se que um sistema de radiadores normais alimentados por caldeira de condensação a gás natural é um investimento baixo, mas que tem consumos elevados? E que em situações destas (alta temperatura) será preferível gastar um pouco mais numa caldeira a pellets, recuperando investimento a curto/médio prazo no consumo?

    Ou então, se a opção for o gás natural, colocar radiadores com mais elementos, o que não encarece muito e depois recuperar o investimento rapidamente com consumos mais baixos.


    Tanto numa caldeira a GN como numa a pellets tem na ficha técnica informação sobre quanto gasta para produzir determinados Kw/h. Se dimensionar a instalação para alta temperatura decerto não compensa investimento numa caldeira de condensação. Uma a pellets é mais apropriada para temperaturas mais altas, no meu caso está fora de questão porque tenho gás natural, é mais limpo de operar, não tenho que armazenar e carregar pellets e porque as máquinas são bastante mais caras.

    O que o user SrR se referia decerto poderá ter que ver com os tubos. Se já tiver os tubos e estes não permitirem o caudal suficiente poderá não dar para instalar mais elementos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  10.  # 54

    também andei a ver orçamentos de radiadores de baixa temperatura e posso lhe dizer que são BEM mais caros que os convencionais. optei pelos convencionais.
  11.  # 55

    Colocado por: Hugo_Gtambém andei a ver orçamentos de radiadores de baixa temperatura e posso lhe dizer que são BEM mais caros que os convencionais. optei pelos convencionais.


    Quais instalou?
    • eu
    • 28 julho 2020 editado

     # 56

    Colocado por: mandrongoE para o cenário que apresentou não me parecem consumos exagerados tendo em conta a área e a temperatura ambiente. E isto, com uma caldeira em conta. Se extrapolar para o meu cenário e apontar para uma temperatura ambiente mais baixa, é tentador...

    Mas atenção que os consumos dependem também (e muito) do isolamento da casa.

    Se avançar com a ideia, verifique se lhe propõem um sistema sem acumulador de inércia, ou seja, ligação direta da caldeira ao PRH. O acumulador de inércia encarece o sistema, e, como eu testemunhei com a minha instalação, é completamente desnecessário, até mesmo com uma caldeira de baixa modulação. São mais uns cobres que poupa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  12.  # 57

    Colocado por: Hugo_Gtambém andei a ver orçamentos de radiadores de baixa temperatura e posso lhe dizer que são BEM mais caros que os convencionais. optei pelos convencionais.


    Lá está, isto vem de encontro ao que dizia atrás sobre ter encontrado informação contraditória. Para baixa temperatura os radiadores são diferentes e mais caros ou o sistema funciona com os radiadores convencionais, mas dotados com mais elementos para que garantam a mesma temperatura ambiente com água a circular no sistema a temperatura mais baixa?

    O que corresponde à verdade afinal?
    • SrR
    • 28 julho 2020

     # 58

    Dao todos desde que dimensionados para baixa temperatura, seja radiador de elementos, seja de ferro , de chapa, convectores, ventiloconvectores etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  13.  # 59

    Colocado por: mandrongo

    Lá está, isto vem de encontro ao que dizia atrás sobre ter encontrado informação contraditória. Para baixa temperatura os radiadores são diferentes e mais caros ou o sistema funciona com os radiadores convencionais, mas dotados com mais elementos para que garantam a mesma temperatura ambiente com água a circular no sistema a temperatura mais baixa?

    O que corresponde à verdade afinal?


    Como assim a verdade? Que informação contraditória encontrou?
    • SrR
    • 28 julho 2020

     # 60

    Colocado por: LrLisboaO que o user SrR se referia decerto poderá ter que ver com os tubos. Se já tiver os tubos e estes não permitirem o caudal suficiente poderá não dar para instalar mais elementos.
    e espaço, se for pre instalação tem k se verificar o espaço disponível
 
0.0238 seg. NEW