Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Dado o calor intenso das ultimas semanas, e estando a trabalhar em casa tem sido impossível aguentar, pelo que a única solução viável que tenho é instalar ar condicionado.
    Falei com a administração de condomínio e eles disseram que não colocam entreves uma vez que já há outras frações em que as unidades exteriores estão colocadas na fachada do prédio (em zonas mais escondidas). Disseram que o mais indicado seria colocar o tema em discussão em assembleia de condóminos, mas não teremos nenhuma em tempo útil. Toda esta informação foi passada por telefone e eu envie um email com tudo e inclusive pedi se seria possível o condomínio contactar os proprietários a fim de saber se alguém se opunha. Não obtive respostas.
    No meu caso, serão colocada numa zona de passagem (muito pouco utilizada), contudo as unidades exteriores seriam colocadas sobre-elevadas para que não comprometa a segurança de ninguém nem obstruir a passagem.

    Posto isto, acham que posso avançar com a colocação ou devo tomar mais alguma providência?
  2.  # 2

    Já consultou se as atas das Assembleias de Condóminos tem alguma informação?
    • hangas
    • 23 julho 2020 editado

     # 3

    Colocado por: AnaicarvalhoFalei com a administração de condomínio e eles disseram que não colocam entreves uma vez que já há outras frações em que as unidades exteriores estão colocadas na fachada do prédio (em zonas mais escondidas).


    Penso que não é só uma questão de condomínio e que a Camara municipal também pode colocar entraves.
    Pelo menos no meu condomínio o que nos levou a regulamentar as colocações de unidades exteriores foi o facto de um condómino ter colocado uma unidade na fachada e ter o condomínio todo (e não o condómino) a ser multado e ter que garantir que a situação era retificada.
  3.  # 4

    Colocado por: hangas

    Penso que não é só uma questão de condomínio e que a Camara municipal também pode colocar entraves.
    Pelo menos no meu condomínio o que nos levou a regulamentar as colocações de unidades exteriores foi o facto de um condómino ter colocado uma unidade na fachada e ter o condomínio todo (e não o condómino) a ser multado e ter que garantir que a situação era retificada.

    Sabe se a Camara municipal recebeu alguma queixa, denúncia ou reclamação?
    • hangas
    • 23 julho 2020 editado

     # 5

    Colocado por: bluewingsSabe se a Camara municipal recebeu alguma queixa, denúncia ou reclamação?


    Suspeitamos que sim, visto que desde que a unidade foi instalada até que a administração nos contactou a todos, tinham passado 2 ou 3 semanas apenas.
    Possivelmente terá sido um vizinho do prédio em frente que até fez um comentário durante a instalação, segundo se comentou (e fez muito bem na minha opinião)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
  4.  # 6

    Colocado por: bluewingsJá consultou se as atas das Assembleias de Condóminos tem alguma informação?


    Ainda não consultei as atas, mas do nao me recordo de ver nada nas mesmas.
  5.  # 7

    Colocado por: hangas

    Penso que não é só uma questão de condomínio e que a Camara municipal também pode colocar entraves.
    Pelo menos no meu condomínio o que nos levou a regulamentar as colocações de unidades exteriores foi o facto de um condómino ter colocado uma unidade na fachada e ter o condomínio todo (e não o condómino) a ser multado e ter que garantir que a situação era retificada.


    Acho estranho porque pelo que estive a ver, a colocação de ar condicionado nao exige licenciamento da câmara...
  6.  # 8

    Colocado por: hangas

    Penso que não é só uma questão de condomínio e que a Camara municipal também pode colocar entraves.
    Pelo menos no meu condomínio o que nos levou a regulamentar as colocações de unidades exteriores foi o facto de um condómino ter colocado uma unidade na fachada e ter o condomínio todo (e não o condómino) a ser multado e ter que garantir que a situação era retificada.

    Fala em "regulamentar". Pode dar mais informações? Apresentaram projecto e/ou instalaram em local não visível dos arruamentos?
  7.  # 9

    Colocado por: AnaicarvalhoAcho estranho porque pelo que estive a ver, a colocação de ar condicionado nao exige licenciamento da câmara...


    Mas julgo que há restrições à forma como pode ser feito (já foi há uns bons anos não me recordo dos detalhes)
    mas no caso julgo que grande parte do problema era por ser numa fachada virada à via publica e por questões de arquitetura.
  8.  # 10

    Colocado por: bluewingsFala em "regulamentar". Pode dar mais informações? Apresentaram projecto e/ou instalaram em local não visível dos arruamentos?


    Não foi preciso projecto, mas acho que houve conversas entre a administração e camara sobre o que era aceitável.
    É um prédio pequeno de 3 andares e concordamos que as unidades deveriam ficar todas na cobertura e com alguns requisitos técnicos para proteger a mesma. Todos concordamos e ficou em regulamento para futuras instalações (embora já tenha havido prevaricadores com proprietários mais recentes)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
  9.  # 11

    Colocado por: hangas

    Mas julgo que há restrições à forma como pode ser feito (já foi há uns bons anos não me recordo dos detalhes)
    mas no caso julgo que grande parte do problema era por ser numa fachada virada à via publica e por questões de arquitetura.


    Eu estou em espera para tentar falar com alguém da câmara, mas sinto que vou virar semente....
    No meu caso é um caminho que dá acesso às torres centrais do prédio. Durante o dia devem passar umas 10 pessoas e diria que a esmagadora maioria são pessoas que não moram no prédio - uma vez que este caminho permite o acesso de uma rua para outra. É mesmo pouco movimentada e é virado para um monte... Um dos meus vizinho tem 4 unidades mesmo na frente do prédio.

    Nem sei muito bem o que fazer, com o calor nao se aguenta (apartamento virado a sul) mas também nao quero estar a fazer o investimento e ficar com os monos em casa.
  10.  # 12

    Colocado por: AnaicarvalhoNem sei muito bem o que fazer, com o calor nao se aguenta (apartamento virado a sul) mas também nao quero estar a fazer o investimento e ficar com os monos em casa.


    Segundo me recordo, por causa de uma outra situação, não pode ficar sem solução. Podem haver algumas regras (razoáveis) a seguir mas julgo que não podem impedir ninguém de ter condições de conforto em casa.

    Podem-lhe é exigir que a coisa fique disfarçada e que não pingue para cima de ninguém por exemplo.
  11.  # 13

    No prédio onde moro é proibido colocar as máquinas na fachada. Só podemos colocar nas varandas (quem ainda tem) ou no espaço do estendal da cozinha. E ainda bem que assim é, acho horrível as máquinas espalhadas pela fachada. A minha casa é extremamente quente e não pus A/C, tenho estado com ventoinha, mas moro no primeiro andar. Quem anda lá pro nono e décimo deste prédio upa upa... tem que ser A/C mesmo! Não tem nenhuma zona da fachada que dê pra "disfarçar"?
  12.  # 14

    Colocado por: hangas

    Segundo me recordo, por causa de uma outra situação, não pode ficar sem solução. Podem haver algumas regras (razoáveis) a seguir mas julgo que não podem impedir ninguém de ter condições de conforto em casa.

    Podem-lhe é exigir que a coisa fique disfarçada e que não pingue para cima de ninguém por exemplo.


    Eu estou disposta a pagar mais para ter no máximo 2 unidades exteriores e a fazer a passagem de tubagem toda pelo interior do apartamento. No sábado passagem estavam 28ºC dentro de casa, fica completamente impossível se estar assim. E sendo um rés-do-chão por questões óbvias de segurança, apesar de ter grades, não abro as janelas à noite para ventilar.
  13.  # 15

    Colocado por: desofiapedroar.


    Não, não tenho varanda nem marquise. É uma zona de passagem poquissimo movimentada, o propósito da mesma é facilitar o acesso às torres para quem mora deste lado ter acesso à garagem.
    No nosso caso não há regra e há unidades instaladas.
  14.  # 16

    Colocado por: Anaicarvalho

    Não, não tenho varanda nem marquise. É uma zona de passagem poquissimo movimentada, o propósito da mesma é facilitar o acesso às torres para quem mora deste lado ter acesso à garagem.
    No nosso caso não há regra e há unidades instaladas.


    Pois... olhe pergunte a quem tem se pediu alguma autorização. Senão quando obter respostas já o Inverno chegou.
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  15.  # 17

    Colocado por: desofiapedro

    Pois... olhe pergunte a quem tem se pediu alguma autorização. Senão quando obter respostas já o Inverno chegou.


    Estive a consultar a primeira ata a que tivemos acesso e tem lá efetivamente o pedido de alteração de fachada e respetiva autorização.
    • size
    • 23 julho 2020

     # 18

    Colocado por: Anaicarvalho

    Posto isto, acham que posso avançar com a colocação ou devo tomar mais alguma providência?


    Pelo menos, há que ponderar bem essa instalação das máquinas numa zona de passagem.
    Em que moldes ?
    A ser assim, é de admitir o surgimento de reparos.
  16.  # 19

    Colocado por: size

    Pelo menos, há que ponderar bem essa instalação das máquinas numa zona de passagem.
    Em que moldes ?
    A ser assim, é de admitir o surgimento de reparos.


    A zona de passagem foi criada para acesso de 3 apartamentos desta zona às torres principais para qeu os proprietários possam comudamente aceder à garagem. Estamos a falar de um uma zona com 1,20m de largura (aproximadamente). A zona é muito pouco movimentada, estou a trabalhar em casa e não noto grandes movimentações. Como é logico as unidades não serao colocadas ao nivel do chão, mas sim a uma altura superior a 2metros para que não seja nao obstruida a passagem, nem coloque em risco a segurança das pessoas que aqui passam.
    • size
    • 23 julho 2020 editado

     # 20

    Colocado por: Anaicarvalho
    Como é logico as unidades não serao colocadas ao nivel do chão, mas sim a uma altura superior a 2metros para que não seja nao obstruida a passagem, nem coloque em risco a segurança das pessoas que aqui passam.


    Ah, bem ! Estava com esse receio :)
    E, possivelmente, não será nas paredes das fachadas principais, mas sim numa empena ?

    Se assim for, eu também arriscaria instalar as máquinas, conforme fizeram outros condóminos, com o risco de, remotamente, surgir alguma deliberação do condomínio para as retirar. Nesse caso, teria que ser para TODOS terem que cumprir.
 
0.0243 seg. NEW