Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Antes demais obrigada a todos os que fazem parte deste grupo e esclarecem as dúvidas dos "leigos" nestas matérias.

    Gostaria de questionar se para haver destaque de parcela, o terreno tem que confrontar com a via pública.
    Pergunto isto pois os meus pais têm um terreno e querem fazer o destaque para posteriormente me fazerem uma doação. No entanto o terreno não confronta com a via pública, tendo acesso a ele apenas por servidão de passagem.
    Caso não seja possível fazer destaque, o que fazer?
  2.  # 2

    ir á camara debater isso

    repare que até se pode dar o caso que mesmo com destaque essa parcela a destacar pode não ter classificação para construção.

    mas sim existem outras formas tipo construção bifamiliar mas como digo tem de ir á camara ou contatar um técnico que saiba cruzar todos os regulamentos camarários e o PDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  3.  # 3

    As duas parcelas obtidas com o destaque tem que confrontar com a via pública.

    Colocado por: Lili21Caso não seja possível fazer destaque, o que fazer?

    A resposta só com uma planta do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  4.  # 4

    Colocado por: marco1ir á camara debater isso

    repare que até se pode dar o caso que mesmo com destaque essa parcela a destacar pode não ter classificação para construção.

    mas sim existem outras formas tipo construção bifamiliar mas como digo tem de ir á camara ou contatar um técnico que saiba cruzar todos os regulamentos camarários e o PDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lili21


    Muito agradeço o seu comentário.

    A construção de moradia bifamiliar difere muito a nível de burocracia legal da construção de moradia unifamiliar? E ao nível do crédito? Já me informaram que era muito mais difícil obter a aprovação de crédito.
  5.  # 5

    Se não tiver planta, coloque uma vista aérea do terreno.
    Já dá para ter uma primeira ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierSe não tiver planta, coloque uma vista aérea do terreno.
    Já dá para ter uma primeira ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lili21


    Boa tarde,

    O terreno está assinalado a vermelho. E as servidões de passagem a verde.

    Muito grata desde já.
      Imagem Satélite (3).png
  7.  # 7

    Update:

    Falei com uma Arquiteta. A mesma referiu-me que não era possível fazer o destaque, exatamente porque o terreno não confronta com a via pública. Sugeriu-me fazer uma ampliação da casa dos meus pais. Referiu-me que na ampliação, as casas não precisavam ficar juntas, apenas precisavam ter algo que as una, como uma pergola.
    Sinceramente não é uma solução que me agrade muito, até porque acho difícil o Banco conceder-me crédito nessa situação, uma vez que o terreno fica sempre em nome dos meus pais, pelo menos até a casa ser construída.

    Existe outra possível solução?
  8.  # 8

    Colocado por: Lili21 acho difícil o Banco conceder-me crédito nessa situação, uma vez que o terreno fica sempre em nome dos meus pais, pelo menos até a casa ser construída.

    Não vai...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  9.  # 9

    Colocado por: Lili21Existe outra possível solução?


    não.

    ou segue a dica da arquitecta, tratando no futuro de uma divisão em propriedade horizontal, mas tem sempre o problema do crédito.

    é bom ter os pais/sogros por perto, mas assim não perto é capaz de não ser muito bom.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  10.  # 10

    Lili,
    uma pergunta. Na vista aérea não parece haver nenhuma construção no terreno. O que está a vermelho é a totalidade do terreno?
    Porque é que quer fazer um destaque? Ou seja, pretendia destacar que parte de qual terreno?
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 11

    Colocado por: ADROatelierLili,
    uma pergunta. Na vista aérea não parece haver nenhuma construção no terreno. O que está a vermelho é a totalidade do terreno?
    Porque é que quer fazer um destaque? Ou seja, pretendia destacar que parte de qual terreno?
    Concordam com este comentário:Picareta


    Sim, o que está a vermelho é a totalidade do terreno. Está integrado na casa dos meus pais que por sua vez está em propriedade horizontal com a casa dos meus tios.
    Pretendia destacar todo o terreno. Informaram-me que para haver a doação, tem que haver o destaque, ou seja,o terreno terá que ser "desanexado" da casa dos meus pais e ser modificada toda a propriedade horizontal.
    Uma confusão portanto.
  12.  # 12

    Penso que há aqui uma confusão, ou não estou a compreender bem.
    Qual é todo o terreno, onde estão as casas, na totalidade? Poderia assinalar?

    Colocado por: Lili21

    Sim, o que está a vermelho é a totalidade do terreno. Está integrado na casa dos meus pais que por sua vez está em propriedade horizontal com a casa dos meus tios.
    Pretendia destacar todo o terreno. Informaram-me que para haver a doação, tem que haver o destaque, ou seja,o terreno terá que ser "desanexado" da casa dos meus pais e ser modificada toda a propriedade horizontal.
    Uma confusão portanto.
  13.  # 13

    Colocado por: ADROatelierPenso que há aqui uma confusão, ou não estou a compreender bem.
    Qual é todo o terreno, onde estão as casas, na totalidade? Poderia assinalar?



    Claro que sim.
    Junto envio a foto. A azul é a casa dos meus pais/tios em propriedade horizontal. A vermelho está assinalado o terreno onde se pretende a construção. Acima do terreno assinalado a vermelho existem terrenos que são dos meus tios. Tanto as casas como os terrenos estão registados com propriedade horizontal.

    Muito agradeço, desde já, todos os contributos.
      Casa.png
  14.  # 14

    ou não se vê as estradas ou caminhos mas parece que ai á volta existem várias casas que estão no "miolo" que parecem não confrontar com a via publica
    faça esse print do google mas sem ser em ortofotomapa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  15.  # 15

    Mete um licenciamento para ampliação.

    Não acredito que consiga destacar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lili21
  16.  # 16

    Colocado por: marco1ou não se vê as estradas ou caminhos mas parece que ai á volta existem várias casas que estão no "miolo" que parecem não confrontar com a via publica
    faça esse print do google mas sem ser em ortofotomapa


    Em muitas das casas a entrada é feita por becos.
      casa1.png
  17.  # 17

    O terreno vermelho e azul são um único?
    Para se compreender se o Destaque é mesmo necessário.
  18.  # 18

    Primeiro era um terreno, depois era um terreno com uma casa, afinal eram duas casas, agora já são dois terrenos ....ufa.
  19.  # 19

    o que quer dizer VR1?

    tudio isso é muito estranho...mais beco menos beco...que salganhada, exija também o seu beco
  20.  # 20

    Colocado por: marco1o que quer dizer VR1?

    tudio isso é muito estranho...mais beco menos beco...que salganhada, exija também o seu beco


    É no Funchal, vr1 são os traçados dos túneis existentes


    Como é que tem terrenos registados como propriedade horizontal?? Isso vai para aí uma açorda..
 
0.0200 seg. NEW