Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas,
    é a primeira vez que participo num forum e é a primeira vez que estou a fazer uma casa para habitação própria daí que muitas dúvidas surjam e como sou novata nestas coisas e quero tomar a melhor opção sinto-me demasiado atrapalhada para tomar uma decisão definitiva.
    A minha questão surge-me em relação aos paineis solares, para aquecimento de águas sanitárias.
    O meu canalizador sugere-me que coloque 2 paineis solares da Rocca, com uma bomba de calor, e um depósito de 300L.
    Foi-me proposto pela empresa que me vai fornecer o material optar por colocar 2 paineis da Velux, pois além estes assentam melhor na telha. Acontece que nesta opção não necessito obrigatoriamente de uma bomba de calor mas sim de uma resistência ou então de um esquentador para as vezes que a energia captada dos paineis solares não fôr suficiente.
    Estava já convencida da opção da Velux, até porque colocaria uma janela no sotão e porque acredito que uma empresa dinamarquesa terá mais know how no ramos dos paineis do que uma empresa espanhola, quando me foram apresentados os paineis da Energie, na recente exposição da Concreta.
    O que me foi dito é que os paineis solares da Rocca e da Velux têm custos de manutenção superiores e que no inverno pouca rentabilidade irei tirar dos paineis. Que os paineis da Energie para aquecimento das águas sanitárias além de só necessitar de um painel para esse efeito teria custos de manutenção mais reduzidos.
    Agora, fico sem saber qual a opção a tomar...pois o interesse é sempre reduzir os custos fixos mensais e de manutenção do equipamento. Será que alguém me pode dar uma ideis e ilucidação sobre este assunto?? Obrigada...
  2.  # 2

    Energie???? existem para aí tópicos no fórum que falam sobre esses supostos painéis solares....
  3.  # 3

    Bety, procure aqui no fórum informações sobre o produto da Energie.
    Só uma coisa: NÃO SÃO PAINEIS SOLARES! Não pode comparar produtos diferentes...
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Azevedo78Só uma coisa: NÃO SÃO PAINEIS SOLARES! Não pode comparar produtos diferentes...


    é isso mesmo!!
  5.  # 5

    Bety pelo que tenho lido, esses da energie são paineis termodinamicos, ddizem que até com vento e chuva aquecem a água.
    Fuja deles, como é que pode aquecer água à chuva???? Utilizando energia eléctrica....
    Pelo que tenho lido consomem muita electricidade.
    Passe neste fórum que explicam melhor, e se já está confusa com 3 modelos, prepare-se que existem mais de 100....
    O melhor é consultar o site e tirar conclusões de quem realmente usa os paineis todos os dias.
    http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=47&sid=417776428e9b1f1408996ae161198710
  6.  # 6

  7.  # 7

    Boa Tarde Betty,

    Antes de mais. devo dizer que não faz sentido colocar 2 painéis e bomba de calor para AQS, provávelmente queria dizer acumulador! em sistema de circulação forçada.
    Em relação aos painéis da Velux que são integrados no telhado é somente por uma questão de estética.
    Agora, tem que optar entre o impacto visual e a sua funcionalidade e rentabilidade, se quer um sistema em que esteja constantemente a funcionar a resistência eléctrica opte pela Velux e depois veja as contas de electricidade no fim do mês!
    Se quer um sistema autónomo com eficácia opte por um sistema em que é imprescendível a sua orientação para Sul geográfico que poderá ter um pequeno desvio de 15o a Oeste ou Leste e uma inclinação na ordem dos 32o em relação ao telhado, só assim consegue um sistema eficaz na ordem dos 60/70% de poupança poprque qualquer sistema solar terá que ter sempre um apoio.
    Poderá optar por um sistema de termossifão ou circulação forçada veja com fabricantes a sua vantagem de uma e de outra.
    Se encontra-se no Norte posso recomendar um sistema que me parece muito eficaz pelo depósito todo em cobre não necessitando de anodo de magnésio em detrimento do depósidto vitrificado que práticamente todas as empresas estáo a comercializar, que é o da Norquente.pt e os painéis são selectivos homologados pelo sistema Keymark de fabrico nacional.
    Em relação aos custos de manutenção o que encarece mais é a substituição do anodo de magnésio que tem que ser substituído de ano a ano depois é a verificação do nível do fluído térmico, se existe algumas fugas e pouco mais.
    Se tiver oportunidade de aderir ao programa do Governo para as Energias Renováveis terá por obrigação da parte de quem lhe fornecer o equipamento uma garantia de seis anos mas a instalação tem quer ser efectuado por um técnico credenciado com CAP e não um simples canalizador, esteja atenta a alguns comentários de certos canalizadores que estão agarrados a determinadas marcas como por ex. Vulcano e Roca pelo seu historial no fornecimento de materiais adjacentes à canalização mas que na prática desconhecem alguns fundamentos em relação à Energia Solar Térmica.

    Cumps
  8.  # 8

    Colocado por: arteeengenhoEm relação aos custos de manutenção o que encarece mais é a substituição do anodo de magnésio que tem que ser substituído de ano a ano



    depende!! existem anodos de (sacrifício) magnésio que não são precisos serem substituídos (eternos)



    Colocado por: arteeengenhotes de mais. devo dizer que não faz sentido colocar 2 painéis e bomba de calor para AQS, provávelmente queria dizer acumulador!



    se for um acumulador com bomba de CALOR incorporada é um boa solução sim,interligado aos paneis atrevas de uma permuta (seja qual for)
  9.  # 9

    a ROTEX tem e nesse nem "anodos" são precisos.....não são é comparticipados...azar!!
  10.  # 10

    se for acumulador com bomba solar incorporada é um boa solução sim,interligado aos paneis atrevas de uma permuta (seja qual for)


    Aprendiz, eu aprendi que um acumulador com bomba solar chama-se circulação forçada e a permuta circuito primário espero que não esteja enganado!
  11.  # 11

    já rectifiquei,.e era mesmo com bomba de calor que eu quis dizer.

    bomba solar,central solar,módulo solar ou como queiram chamar existe sempre num sistema forçado,.eu sei!!

    o sistema que eu falei ROTEX alem do kit solar (2 bombas) poderá também ter acoplado no mesmo acumulador um bomba de calor (opcional)
  12.  # 12

    atençao que não tem nada a ver com o sistema ENERGIE
  13.  # 13

    Os sistemas solares para aquecer AQS são a pior solução que pode existir para aquecer as aguas.
    Falo da relação custo/rentabilidade ao fim de 5 a 6 anos, partindo do principio que não avaria pelo meio.
    Pergunta;
    Existe aqui alguém no fórum que diga o contrario? com Nº "€"
  14.  # 14

    Aqui por baixo ( Baixo alentejo), sendo sistema Termossifão, da Marca SOLAHART, conheço casos de sistemas com até 20 anos sem manutenção... não é preciso andar a fazer quaisquer contas...
 
0.0184 seg. NEW