Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Bom dia,

    Colocado por: filjoadesde que abri o topico, por aconselhamento estou a regar dia sim dia não 7mim mais 7mim por zona, sendo que garanto que nao fico com poças e sim com o terreno humido.


    - Não faça isso. A relva não gosta de regas frequentes. Está a tornar a relva débil e não está a promover o crescimento radicular, a sua relva assim vai ficar uma 'drogada'.

    1º - Faça o teste das latas de atum. Com isto saberá o tempo necessário que tem que ter o seu sistema de rega a trabalhar;
    2º - Acabe com as regas dia sim dia não;
    3º - Regue o tempo que foi definido no ponto 1, passados 3-4 dias espete uma chave de fendas, conseguiu com facilidade? O terreno ainda se encontra húmido? Se sim, vá verificando quando deixa de ficar húmido.
    4º - Regar idealmente de madrugada, por exemplo pelas 04 da manhã.

    *************
    Quanto à relva que tem e atenção é a minha experiência e percepção da coisa de quem teve uma mistura muito semelhante à sua.
    A minha comprei da A. Pereira Jordão a Dry Plus Extra composição 70% FA, 20% LP e 10% PP.

    Dos anos em que tive essa mistura as considerações que tirei foi:
    - A relva não fininha e não tem um aspecto assim tão bonito;
    - A relva não é assim tão resistente ao calor;
    - A relva fica amarela com facilidade;
    - Daninhas é com ela;
    - Parece palha;

    E fazia-me pensar diversas vezes o que estaria a fazer de errado, que era uma relva demasiado exigente e fraca e que não fazia sentido ser uma relva de campos de golfe, parece mais uma relva de prado :) .
    E pesquisei muito e decidi mudar de relva.

    E até agora foi a melhor escolha. Não gostei em nada dessa mistura.

    Curiosidade: Encontrei um plano de um campo de golf em Portugal.
    https://www.ccdr-a.gov.pt/docs/upload/consultapublica/emcurso/golfeAD3/Volume%20III-%20Anexos/Anexo%20VII/plano_fertilizacao_mar09.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filjoa
  2.  # 22

    Viva,

    pois, eu também não gosto do resultado de relva que tenho, a diversidade de folha e o aspeto visto de perto não me é o mais agradavel...

    Quando pedi semente, pedi no sentido de ter uma relva mais fina e verde, o que não é o que nasceu...

    Quando alterou de relva? Qual colocou? Como fez essa alteração? Teve de queimar a existente ou apenas fez replantação? PS: desculpe tanta pergunta seguida...

    Como se faz o teste à rega da lata de atum?
  3.  # 23

    Esta é a relva que eu tinha que é muito semelhante à sua:

    https://ibb.co/sCdsqM4

    Troquei para esta relva:

    https://ibb.co/yPkY3Vq
    https://ibb.co/W60y7CL
    https://ibb.co/jfLQTB3


    Como disse num post anterior esta relva ou grama é a bermudagrass (cynodon dactylon) híbrida Monaco.
    https://www.barusa.com/professional-turf/tech/monaco-bermudagrass
    https://www.barusa.com/turf/turf-products/bermudagrass/monaco.htm

    De salientar que as sementes são muito caras, ronda os 50€ o kg.
    Encomendei na A. Pereira Jordão, ainda pedi um orçamento para a Arden 15 que é de uma qualidade superior, mas o preço então era de loucos 65€ o kg e só vendem no mínimo sacas de 11kg.

    Escolhi esta relva/grama depois de muita, mas mesmo muita leitura e pesquisa. Foi de encontro aquilo que pretendia ter uma relva de corte baixo, resistente ao calor, à seca, às daninhas e a um crescimento rápido.
    Como em tudo tem também os seus contras, nesta altura ela cresce muito, ando a cortar a relva a cada 3/4 dias e continua bonita e verdinha.
    É uma relva/grama de verão que cresce de 3 formas, rizomas, guias e raízes. Quer sol, de muito sol, sombra é o seu pior inimigo.
    É super macia e fina.
    Rego apenas 1 vez por semana.

    Seguem alguns canais de youtube que sigo e que dão dicas fabulosas sobre esta relva:
    Ron Henry
    How to with doc


    **********************

    Relativamente ao teste da lata de atum aqui explica como o fazer de um modo muito simples:

    https://www.regionalh2o.org/water-conservation/outdoor-water-conservation/measure-your-sprinklers-water-use


    **********************

    Relativamente ao alterar a relva:

    Há quem dê Montana (glifosato) e mata isso tudo, contudo eu não sou apologista de herbicidas, porque acaba também por danificar o ecossistema e matar as minhocas e alterar as propriedades boas do solo.
    Então comecei por dar cortes na relva na altura mais baixa e deixei de regar. Ela secou toda por ela própria, tirei a palha, escarifiquei, revolvi a terra e comecei a sementeira. Como o que eu plantei é uma relva/grama de Verão ela facilmente germina, mesmo no Verão. Em 1 mês e meio tinha o terreno já todo fechado.
    É um trabalho de paciência, as coisas vão ficando aos poucos, um passo de cada vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filjoa
  4.  # 24

    Realmente o aspeto nao tem nada a ver... este tipo de relva é muito mais homogéneo...

    estive a fazer uma pesquisa e encontrei este site, com esse tipo de relva, embora o preço parece ser muito mais barato que o que referiu, será que é ist?

    https://www.plantarportugal.org/index.php/sementes-relva-adubacao-verde/cynodon-dactylon.html

    Relativamente à nova sementeira, se eu escarificar o terreno e passar as laminas da maquina a cortar o terreno e espalhar nova sementeira, sendo uma relva de crescimento rápido, será que com o tempo não irá sobrepor a existente?
  5.  # 25

    Colocado por: filjoaestive a fazer uma pesquisa e encontrei este site, com esse tipo de relva, embora o preço parece ser muito mais barato que o que referiu, será que é ist?


    Sinceramente.. não sei!
    O grande problema da bermuda grass é que tem imensas variedades, cada uma com a sua especificidade. Tem desde o feio que parece um escalracho foleiro a uma folha que é precisamente o que se usa nos campos de golf.
    E vai reparar que nas grandes lojas Leroy, no link que colocou falam que é bermuda, mas qual é a variedade? Isso eles não dizem. Muito provavelmente será a comum e a comum não é grande espingarda.
    E no caso de querer fazer uma resementeira tem que saber a variedade, caso contrário irá parecer um arco irís.

    O link abaixo explica até bastante bem as variedades:
    https://hgic.clemson.edu/factsheet/bermudagrass/

    *******

    Sim irá sobrepor, no entanto ficará com o terreno tipo arco íris, porque não irá matar a que tem de momento. Ela é fraquinha face a uma bermuda, no entanto vai resistir alguma coisa. A melhor altura para semear é primavera ou inicio de verão.
    Mas antes de tomar qualquer decisão, leia muito, veja muitos vídeos. Se é mesmo aquilo que pretende, se vai de encontro às suas necessidades e se tem disponibilidade para a cada 3-4 dias cortar a relva. Ela cresce bastante e se ela não leva cortes frequentes e baixos as raízes vão subindo, o que faz com que depois quando se corta fique 'amarela'.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filjoa
  6.  # 26

    viva

    depois de tanto andar a vasculhar e ler...ler...ler... reparei numa situação que pode ser uma possivel causa do meu problema... O Solo.

    Como o meu solo era muito argiloso, na altura de fazer o jardim andei, com uma mini-giratoria, e tirei cerca de 30/40cm de terra que sirandei e voltei a colocar no sitiu, com areia fina e substrato.

    Contudo parece que nas zonas secas o solo parece cimento e a agua não entra na terra.

    Andei agr a fazer um teste de furar o terreno naquelas zonas para ver se a agua chega mais facilmente às raizes e analisar o resultado.

    Pensei também, agora no mes de setembro ou outubro passar as laminas da maquina de escarificar e meter uma boa camada de areia fina para tentar soltar um pouco a compactação do terreno.. o que acham?
 
0.0188 seg. NEW