Iniciar sessão ou registar-se
    • sfss
    • 29 julho 2020

     # 21

    Só um nota, na zona da Maia que é, para fazer uma casa mais pequena(menor custo de estrutura) com garagem tinha de comprar um terreno bem maior, mas o custo do terreno seria bem mais superior.
  1.  # 22

    Se escolheu a zona da Maia porque acha que não tem preços (quer de terrenos, quer de orçamentos para obras) aproximados ao grande porto, esqueça...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno35
    • sfss
    • 29 julho 2020

     # 23

    Colocado por: econom.pedroSe escolheu a zona da Maia porque acha que não tem preços (quer de terrenos, quer de orçamentos para obras) aproximados ao grande porto, esqueça...


    Foi porque sempre vivi nesta zona e não querer sair da zona, vou tratar do projeto para ter orçamentos certos.
  2.  # 24

    Colocado por: sfssEm termos de tamanho não posso alterar o mesmo, são as regras do loteamento e como é em banda, penso que não posso reduzir o tamanho da casa, a cave talvez possa reduzir, mas tendo em conta que o R/C será mais elevado que a cota da rua, vou necessitar de fazer fundações para suportar a estrutura da casa. Não sei se ganho ou perco muito em fazer uma cave mais pequena.

    Caves se der para evitar é sempre poupança que se consegue. Caves implicam escavações e paredes de betão, que levam material e tempo de obra que se vai refletir em maiores custos para si, além se serem sempre locais de possíveis infiltrações quando não implementadas as soluções adequadas.
    • sfss
    • 29 julho 2020

     # 25

    Colocado por: fredcunha
    Caves se der para evitar é sempre poupança que se consegue. Caves implicam escavações e paredes de betão, que levam material e tempo de obra que se vai refletir em maiores custos para si, além se serem sempre locais de possíveis infiltrações quando não implementadas as soluções adequadas.



    Percebo e tenho isso presente na cabeça, mas acho que não faz sentido construir uma moradia sem garagem. O objetivo não é vender a casa, mas um dia posso ter necessidade de o fazer, o facto de não ter garagem pode "travar" mais a venda. Como não tenho outra possibilidade de fazer garagem sem cave, tenho mesmo de a fazer. Estou certo que terei mais custos de construção.
  3.  # 26

    casas em banda são sempre chatas para conter os custos de construção, já que as areas são mais ou menos obrigatórias. Tem que haver alguma harmonia no conjunto de todas as casas em banda.

    e embora o custo se uma cave seja caro, é verdade que faz falta para fazer de garagem e de arrumos.

    eu acho é que o terreno em sim, pode não ser a melhor solução para a capacidade financeira do sfss.

    se conseguir vender esse terreno e comprar outro com uma maior liberdade no desenho da casa acho que ficava melhor servido.
  4.  # 27

    Colocado por: Vítor MagalhãesLá está, não vai querer camarão ao preço de tremoços. :)
    mas o tremoço que nao venha só com a casca.!
  5.  # 28

    Sfss,
    Se precisar de um arquiteto, eu posso ajudá-lo.

    Nuno Gouveia

    tel. 917 606 727
    [email protected]

    http://arqui.planetaclix.pt
    https://nsgarq.wixsite.com/casa100
  6.  # 29

    Boa noite Sff.
    Qual o ponto de situação?
    Estou a pensar construir na Maia tbm, uma situação muito parecida com a sua...
    Se puder partilhar desenvolvimento da situação, ajudaria.
    O facto do loteamento mencionar cave+r/c+1andar significa que têm que ser construídos os 3 pisos, ou que permite que sejam construídos 3 pisos?

    Os melhores cumprimentos.
  7.  # 30

    Colocado por: YackaryO facto do loteamento mencionar cave+r/c+1andar significa que têm que ser construídos os 3 pisos, ou que permite que sejam construídos 3 pisos?


    É uma casa em banda, certo?
    À partida ou faz os três pisos ou se quiser menos, tem que fazer primeiro um projecto de alteração ao loteamento.

    Primeiro há-que averiguar o que diz o regulamento do projecto do loteamento onde tem o lote, e qual é a interpretação da CMMaia caso o tal regulamento não seja explicito.

    Depende também se se trata de um lote de gaveto ou um dos do meio...
    Imagine uma banda de casas, com uma lá pelo meio mais baixa por exemplo, poderá ficar estranho não?
    Daí cada caso é especial, não há uma regra para tudo. É um pouco confuso, mas é assim mesmo...
    • sfss
    • 10 novembro 2020

     # 31

    Bom dia,

    desculpem por não ter dado update do projeto.

    Houve alterações e vou remover a Cave.
    Vou ficar com RC e 1º Andar, uma questão de custos, funcionalidade da habitação, menos IMI e dormir descansado no inverno. Consigo ter 3 carros dentro. Dois ficam na garagem com cerca de 32m2 e o outro no pátio.

    Sim será uma moradia em banda, apenas duas moradias na rua são em gaveto.
    • sfss
    • 10 novembro 2020

     # 32

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    É uma casa em banda, certo?
    À partida ou faz os três pisos ou se quiser menos, tem que fazer primeiro um projecto de alteração ao loteamento.

    Primeiro há-que averiguar o que diz o regulamento do projecto do loteamento onde tem o lote, e qual é a interpretação da CMMaia caso o tal regulamento não seja explicito.

    Depende também se se trata de um lote de gaveto ou um dos do meio...
    Imagine uma banda de casas, com uma lá pelo meio mais baixa por exemplo, poderá ficar estranho não?
    Daí cada caso é especial, não há uma regra para tudo. É um pouco confuso, mas é assim mesmo...


    Mesmo fazendo só RC e 1º andar, as casas tem todas o mesmo tamanho.
    No meu caso a desvantagem(porque não tenho Cave) o pé direito do RC fica mais elevado para compensar com as outras(que podem vir a ter cave ou não), mesmo a platibanda na cobertura fica mais alta para manter a estética na rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumpre
    • sfss
    • 10 novembro 2020

     # 33

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    É uma casa em banda, certo?
    À partida ou faz os três pisos ou se quiser menos, tem que fazer primeiro um projecto de alteração ao loteamento.

    Primeiro há-que averiguar o que diz o regulamento do projecto do loteamento onde tem o lote, e qual é a interpretação da CMMaia caso o tal regulamento não seja explicito.

    Depende também se se trata de um lote de gaveto ou um dos do meio...
    Imagine uma banda de casas, com uma lá pelo meio mais baixa por exemplo, poderá ficar estranho não?
    Daí cada caso é especial, não há uma regra para tudo. É um pouco confuso, mas é assim mesmo...


    Sim, tenho de fazer alteração ao loteamento.
  8.  # 34

    E no regulamento diz que é opcional fazer C/V? Infelizmente no a C.M. onde tenho o meu lote permitiu espetar uma cobertura plana ao lado de 8 moradias em banda de 2 águas e não fez C/V tendo as 8 moradias C/V também...
    • sfss
    • 10 novembro 2020 editado

     # 35

    Colocado por: LupanE no regulamento diz que é opcional fazer C/V? Infelizmente no a C.M. onde tenho o meu lote permitiu espetar uma cobertura plana ao lado de 8 moradias em banda de 2 águas e não fez C/V tendo as 8 moradias C/V também...


    A informação que tenho do arquiteto é que é possível, o mesmo já teve na câmara para analisar a situação com os técnicos.
    Neste momento a primeira moradia que foi construída, também não fez a cave e teve que fazer alteração ao loteamento.
  9.  # 36

    Boa sorte então, no meu caso, nas moradias em banda eram intransigentes, tinha de cumprir o regulamento à risca, as outras que eram geminadas/ponta-inicio de banda, fizeram o que fizeram, também fiz um aditamento à A.B.C. e implantação para tentar minimizar o estrago e não aproveitar o sótão tentando também reduzir a cumieira e fazer uma platibanda, mas mantendo as duas águas...
    • sfss
    • 10 novembro 2020

     # 37

    Colocado por: LupanBoa sorte então, no meu caso, nas moradias em banda eram intransigentes, tinha de cumprir o regulamento à risca, as outras que eram geminadas/ponta-inicio de banda, fizeram o que fizeram, também fiz um aditamento à A.B.C. e implantação para tentar minimizar o estrago e não aproveitar o sótão tentando também reduzir a cumieira e fazer uma platibanda, mas mantendo as duas águas...


    A que não fez cave que está a finalizar agora é do ínico da banda ou seja geminada(gaveto). Pela informação que tenho do arquiteto é possível, já tem mais elementos da própria câmara. Espero que seja possível alterar!

    Obrigado.
  10.  # 38

    Colocado por: sfssBom dia,

    desculpem por não ter dado update do projeto.

    Houve alterações e vou remover a Cave.
    Vou ficar com RC e 1º Andar, uma questão de custos, funcionalidade da habitação, menos IMI e dormir descansado no inverno. Consigo ter 3 carros dentro. Dois ficam na garagem com cerca de 32m2 e o outro no pátio.

    Sim será uma moradia em banda, apenas duas moradias na rua são em gaveto.


    O que prevê gastar em tempo/€ na alteração do loteamento?
    Em que zona é?

    Se puder deixar o seu mail, gostaria de trocar umas ideias.

    [email protected]

    Cumprimentos
  11.  # 39

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    É uma casa em banda, certo?
    À partida ou faz os três pisos ou se quiser menos, tem que fazer primeiro um projecto de alteração ao loteamento.

    Primeiro há-que averiguar o que diz o regulamento do projecto do loteamento onde tem o lote, e qual é a interpretação da CMMaia caso o tal regulamento não seja explicito.

    Depende também se se trata de um lote de gaveto ou um dos do meio...
    Imagine uma banda de casas, com uma lá pelo meio mais baixa por exemplo, poderá ficar estranho não?
    Daí cada caso é especial, não há uma regra para tudo. É um pouco confuso, mas é assim mesmo...


    É em banda. Um lote do meio.
    • Lupan
    • 22 novembro 2020 editado

     # 40

    Mas pela descrição, não deve ser empena com empena, talvez empena com garagem... Senão como punha carros em 32 m2 de garagem? Que largura tem o lote?
 
0.0275 seg. NEW