Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Para a vivenda que estou a construir, neste momento esta em esqueleto, em Bragança, extremamente quente no verão e no inverno por vezes vai a temperaturas negativas.
    A casa tem garagem e 2 pisos, um deles com 107m2 e outro com 120m2.
    A minha dúvida com o sistema AVAC é a seguinte:

    Pretendo colocar piso radiante nos 2 pisos e eventualmente também colocar piscina aquecida( pelo menos deixar as coisas preparadas para tal).
    Pretendo colocar painéis solares , eventualmente 4000 w.
    Pretendo utilizar como fonte de energia principal para aquecimento uma caldeira a lenha.
    Gostava de saber se consigo utilizar um depósito de inércia como "bateria" dos paineis solares.
    Vou dar um exemplo prático, acendia a caldeira a lenha as 7 da manha, á 1 da tarde já não tenho energia (lenha) e o depósito de energia da começa a baixar a temperatura, sendo que se eu não fora casa á hora de almoço, podia aproveitar a energia gerada desde que fosse de dia pelos painéis solares para aquecer o depósito de inercia e quando a temperatura da caldeira a lenha começasse a descer utilizar a energia desse depósito de Inércia dos painéis para aquecer o piso radiante.
    Não sei sei me expliquei muito bem, mas a ideia seria +- esta.
    Queria utilizar também a enegia dos painéis solares para me aquecer um cilindro para as águas sanitárias.
    Para além disso precisava de uma bomba de calor eficiente que me permitisse trabalhar com os painéis solares bem como se possível me fizesse o ar condicionado, pois pretendia numa fase inicial deixar a pre instalação do mesmo.
    Acham que estou a pensar bem? O que me sugerem?
    Obrigado pela ajuda.
    • SrR
    • 4 agosto 2020

     # 2

    Se optar por caldeira a lenha opte por uma de chama invertida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  2.  # 3

    Colocado por: treksA casa tem garagem e 2 pisos, um deles com 107m2 e outro com 120m2.
    A minha dúvida com o sistema AVAC é a seguinte:

    Pretendo colocar piso radiante nos 2 pisos e eventualmente também colocar piscina aquecida( pelo menos deixar as coisas preparadas para tal).
    Pretendo colocar painéis solares , eventualmente 4000 w.
    Pretendo utilizar como fonte de energia principal para aquecimento uma caldeira a lenha.
    Gostava de saber se consigo utilizar um depósito de inércia como "bateria" dos paineis solares.
    Vou dar um exemplo prático, acendia a caldeira a lenha as 7 da manha, á 1 da tarde já não tenho energia (lenha) e o depósito de energia da começa a baixar a temperatura, sendo que se eu não fora casa á hora de almoço, podia aproveitar a energia gerada desde que fosse de dia pelos painéis solares para aquecer o depósito de inercia e quando a temperatura da caldeira a lenha começasse a descer utilizar a energia desse depósito de Inércia dos painéis para aquecer o piso radiante.
    Não sei sei me expliquei muito bem, mas a ideia seria +- esta.
    Queria utilizar também a enegia dos painéis solares para me aquecer um cilindro para as águas sanitárias.
    Para além disso precisava de uma bomba de calor eficiente que me permitisse trabalhar com os painéis solares bem como se possível me fizesse o ar condicionado, pois pretendia numa fase inicial deixar a pre instalação do mesmo.
    Acham que estou a pensar bem? O que me sugerem?
    Obrigado pela ajuda.


    precisa disso tudo?
    • NPRP
    • 4 agosto 2020

     # 4

    Acho que está a fazer uma misturada de grelos.. simplifique...
    um exemplo: em Bragança, uma piscina no Verão não precisa de aquecimento.. precisa sim de uma boa cobertura...
  3.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreira

    precisa disso tudo?


    Penso que sim.
    O que acha que estou a meter a mais na equação?
    Obrigado
  4.  # 6

    Colocado por: NPRPAcho que está a fazer uma misturada de grelos.. simplifique...
    um exemplo: em Bragança, uma piscina no Verão não precisa de aquecimento.. precisa sim de uma boa cobertura...

    No verão nao precisa em Braganca nem em lado nenhum... mas se colocar aquecida posso usar por exemplo desde o inicio de maio e no final do verão até mais tarde.
    Como tenho lenha , posso por a aquecer com lenha a caldeira e ajudar com os paineis solares.

    O que no seu ponto de vista acha que estou a misturar?
    Obrigado pela ajuda
  5.  # 7

    Colocado por: Anonimo15122020
    E se fossem reduzidas drasticamente as necessidades de energia (aquecimento, arrefecimento, AQS) do edifício?

    Antes de se pensar na parte activa...tem de ter resolvida a parte passiva ;)


    Boa tarde.
    Concordo por isso é que tambem ja tou a tratar do capoto.
    Mas o que me baralha mais a cabeça sao os equipamentos avac.
    Obrigado pela ajuda
  6.  # 8

    simplifique: caldeira a lenha de chama invertida+deposito de inercia misto(inercia e AQS)+colectores termicos (pode debitar para a piscina), simples eficiente e barato, se quiser arrefecer uma bomba de calor a trabalhar para o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  7.  # 9

    Colocado por: jorgealvessimplifique: caldeira a lenha de chama invertida+deposito de inercia misto(inercia e AQS)+colectores termicos (pode debitar para a piscina), simples eficiente e barato, se quiser arrefecer uma bomba de calor a trabalhar para o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks


    Obrigado pelas dicas.
    Mas esta a falar de coletores térmicos nos paineis solares? Eu pretendo colocar paineis solares normais de produção de energia eletrica. Depois posso utilizar essa energia para aquecer por exemplo o piso radiante da piscina.
    Eu pretendia colocar uma bomba de calor a auxiliar o sistema. Pois se eu nao puder ir colocar lenha na caldeira e tenha a casa fria e ja nao tiver energia no depósito de inercia poder colocar a bomba de calor em funcionamento.
    A questao do arrefecimento é algo que posso tratar depois, tenho é de deixar a pré instalação do ar condicionado.
    Obrigado pela ajuda.
  8.  # 10

    Colocado por: Anonimo15122020
    Garanta a ausência de pontes térmicas, a estanquidade ao ar, uma pequena VMC...e tem os princípios Passive House aplicados e uma redução drástica das necessidades de energia para climatização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks


    Vou estudar este parágrafo. Vou estudar sobre os principios de passive house e da VMC que não estava a ter isso em conta. Obrigado pela ajuda
    • NPRP
    • 5 agosto 2020

     # 11

    Colocado por: treks
    No verão nao precisa em Braganca nem em lado nenhum... mas se colocar aquecida posso usar por exemplo desde o inicio de maio e no final do verão até mais tarde.
    Como tenho lenha , posso por a aquecer com lenha a caldeira e ajudar com os paineis solares.

    O que no seu ponto de vista acha que estou a misturar?
    Obrigado pela ajuda

    Uma vez mais, simplifique. Palavra de Mirandês! 😉
    Tem 3 formas de aquecer a piscina, todas elas válidas mas de resultados distintos:
    1) por painéis solares
    2) por bomba de calor
    3) utilizando uma cobertura automática de lâminas
    Eu vou optar pelo ponto 3, fica protegida já de inverno e ajuda na conservação e a manter a temperatura acumulada de dia, evitando-se a perda de noite. Depois deixo tudo preparado para caso esta opção não seja satisfatória, recorro ao ponto 2
    Nao vou por opção ter painéis solares, vou optar por apostar em Fotovoltaicos.
    • NPRP
    • 5 agosto 2020

     # 12

    Colocado por: jorgealvessimplifique: caldeira a lenha de chama invertida+deposito de inercia misto(inercia e AQS)+colectores termicos (pode debitar para a piscina), simples eficiente e barato, se quiser arrefecer uma bomba de calor a trabalhar para o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

    Jorge, nesta solução, se a caldeira não for alimentada e os coletores térmicos não produzirem o suficiente (de inverno) como fica garantida a AQS?
    E outra coisa: para que o PRH funcione a caldeira nunca poderá deixar de ser alimentada para garantir energia suficiente ao depósito de inércia misto, correcto?
  9.  # 13

    Colocado por: Anonimo15122020Não é só o isolamento nas paredes...também tem de ser o isolamento ajustado no pavimento e sobretudo na cobertura.
    Depois o fundamental, para o equilíbrio do desempenho Verão/Inverno, são as janelas. O segredo está aqui.
    Garanta a ausência de pontes térmicas, a estanquidade ao ar, uma pequena VMC...e tem os princípios Passive House aplicados e uma redução drástica das necessidades de energia para climatização.


    João, vi numa apresentação da SIBER, nos WS de Junho da PH Portugal isto https://www.siberzone.es/Media/Uploads/dlm_uploads/ft-bateria-de-agua-mixta-siber_2018.pdf associado a uma VMC. Cumprindo os requisitos da parte passiva de uma casa PH, isto é suficiente para climatizar (aquecimento e arrefecimento) uma moradia de 135 m2 em Lisboa?
    • SrR
    • 5 agosto 2020

     # 14

    Colocado por: NPRPJorge, nesta solução, se a caldeira não for alimentada e os coletores térmicos não produzirem o suficiente (de inverno) como fica garantida a AQS?
    um simples resistência no depósito



    Colocado por: NPRPoutra coisa: para que o PRH funcione a caldeira nunca poderá deixar de ser alimentada para garantir energia suficiente ao depósito de inércia misto, correcto?
    depende, tamanho do espaço a aquecer, potencia da caldeira, tamanho do depósito, necessidades da casa
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  10.  # 15

    Colocado por: Anonimo15122020Tudo depende da carga de aquecimento necessária.


    Obrigado João!

    E no caso do arrefecimento (Lisboa)?

    Pelo que vi no pré-dimensionamento nem tem necessidades de arrefecimento, mas é prevenido ter algum sistema de arrefecimento para o caso de ser necessário...
    • NPRP
    • 6 agosto 2020

     # 16

    Colocado por: SrRum simples resistência no depósito



    depende, tamanho do espaço a aquecer, potencia da caldeira, tamanho do depósito, necessidades da casa
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

    Certo, faz sentido.
 
0.0223 seg. NEW