Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Precisava de ajuda.
    Para isolamento termico do piso (desvão sanitário ventilado) tenho no projecto de termica 6 cm de XPS (zona I2).
    No entanto, creio que possa existir um erro. Já tentei contactar a equipa de engenharia responsável mas sem sucesso. uma vez que tenho pressa deixo a questão:
    O valor de U alvo especificado foi de 0.5, consideraram que o piso estaria em contacto com o solo. Mas num desvão sanitario ventilado, o piso não está em contacto com o solo, será um elemento horizontal em contacto com um espaço não útil. Pelo que percebi, o parâmetro Btr estará relacionado com a área da moradia em contacto com este desvão sanitário ventilado, o que no meu caso será quase a totalidade da moradia, pelo que o Btr será superior a 0,7? estarei correcto?
    Portanto, o valor alvo de U seria de 0.35 (segundo REH) pelo que está especificado no projecto de térmica não estará correcto? O XPS a utilizar seria de 8/9 cm?
    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Colocado por: varejoo parâmetro Btr estará relacionado com a área da moradia em contacto com este desvão sanitário ventilado, o que no meu caso será quase a totalidade da moradia, pelo que o Btr será superior a 0,7? estarei correcto?

    errado
    o BTR depende de vários fatores
    um deles é a relação entre a superficie de contacto com a zona aquecida / superficie de contacto com o exterior. portanto se o desvão tiver muita área de parede em contacto com o exterior, o BTR aumenta, e se maior que 0.7, tem requisitos de exterior.
    o outro factor é a ventilação do desvão.
    portanto sendo uma zona I2, no caso do BTR ser superior a 0.7, o Umax é 0.35
    agora depende das outras camadas que tem no pavimento...
    mas por exemplo assim verifica:
    mosaico; betonilha 4cm; XPS 6cm; betão celular 10 cm; laje aligeirada abob. leca

    MAS, é sempre melhor confirmar com os projetistas, que eles têm toda a informação necessária
 
0.0082 seg. NEW