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  1.  # 61

    Não custa nada deixar um tubo de 25 ou 32 até ao local previsto e deixar espaço no quadro para a instalação de disjuntor e diferencial trifásico.

    Depois passa os cabos que quiser e instala as proteções que quiser


    Colocado por: mafgodEntão é preparar já para uma wallbox de 22kW :-) 3x32A
    Concordam com este comentário: sltd
  2.  # 62

    Presumo que esteja a falar dos dst.

    Quanto custa a electrónica de um carro eléctrico?


    Colocado por: mafgod... para ...
  3.  # 63

    Colocado por: mafgodSe o VE puxar 32A, em monofásico, sobra uns 14A para tudo o resto.
    Se tiver 10,35 em trifásico, se tiver sorte, consegue 16A monofásico, ou 11kW trifásico... Não sobrando nada.


    Se meter uma wallbox inteligente, puxa até 32A, mas nunca desvia energia que esteja a ser necessária para os restantes equipamentos, nomeadamente as placas e fornos.
  4.  # 64

    É tudo uma qu€stão de €uros ;-)
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  5.  # 65

    Colocado por: BigmouseDependendo do método de referência de instalação, se e cabo ou condutor, se cobre ou alumínio, é boa prática a seguintes configurações.

    Disj 10A cabo 1,5mm2
    Disj 16A cabo 2,5mm2
    Disj 25A cabo 4mm2
    Disj 32A cabo 6mm2

    Para um ponto de carregamento deverá ainda ter se em atenção à queda de tensão máxima de 5%.

    O ponto de carregamento deverá ser protegido por um diferencial do tipo A no mínimo. No casa de ser trifásico deverá ser do tipo B, podendo ser do tipo A desde que sejam salvaguardados alguns aspectos. O diferencial deverá ainda ser de 30mA.

    Sendo um circuito que irá ter uma corrente alta durante longos períodos, é recomendo ter um cabo que permita ter as perdas mais reduzidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod


    não era essa a minha duvida,
    a minha duvida era como agora acho que querem "obrigar" a instalação de pontos de carga numa casa, isto de 32A 6mmS é o que obriga na lei, ou uma tomada de 16A é o suficiente?
  6.  # 66

    Colocado por: luixmod

    não era essa a minha duvida,
    a minha duvida era como agora acho que querem "obrigar" a instalação de pontos de carga numa casa, isto de 32A 6mmS é o que obriga na lei, ou uma tomada de 16A é o suficiente?


    não acho vantajoso o carregamento "rápido" se é que lhe podemos chamar isso :D
  7.  # 67

    32A não é rápido :)
    É fazer as contas, a 16A, em 10h, carrega 37kW, permite uns 250km.. e não obriga a grandes alterações ou a custos acrescidos.
    Carregar a 32A, obriga forçosamente a um aumento de potência e a necessidade de um cabo de 6mm até ao quadro elétrico....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonhnny3
  8.  # 68

    Colocado por: mafgod32A não é rápido :)
    É fazer as contas, a 16A, em 10h, carrega 37kW, permite uns 250km.. e não obriga a grandes alterações ou a custos acrescidos.
    Carregar a 32A, obriga forçosamente a um aumento de potência e a necessidade de um cabo de 6mm até ao quadro elétrico....



    todos os cabos vão ao quadro electrico ;)

    sim 16A não é rapido, foi só uma piada a parte.
  9.  # 69

    O mínimo obrigatório e um ponto de carregamento de 3,68kW.

    Pode ser por tomada ou por waallbox.
    Pode nem instalar, mas tem de deixar tubagem prevista e a instalação preparada para isso.


    Colocado por: luixmod

    não era essa a minha duvida,
    a minha duvida era como agora acho que querem "obrigar" a instalação de pontos de carga numa casa, isto de 32A 6mmS é o que obriga na lei, ou uma tomada de 16A é o suficiente?
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • mafgod
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 70

    Colocado por: luixmod


    todos os cabos vão ao quadro electrico ;)

    sim 16A não é rapido, foi só uma piada a parte.
    Certo, e são de 2,5mm, o que dá para 16A. Se pretender suportar 32A pode não ser viável a substituição da cablagem para uma de 6mm.
  10.  # 71

    Colocado por: BigmouseO mínimo obrigatório e um ponto de carregamento de 3,68kW.

    Pode ser por tomada ou por waallbox.
    Pode nem instalar, mas tem de deixar tubagem prevista e a instalação preparada para isso.




    obrigado pela informação ;)



    Colocado por: mafgodCerto, e são de 2,5mm, o que dá para 16A. Se pretender suportar 32A pode não ser viável a substituição da cablagem para uma de 6mm.


    eu sinceramente sou apologista de quanto mais lento carregar o carro melhor, menos desgaste a bateria pode sofrer da carga, e sabendo que no meu carro de trabalho posso chegar a casa e colocar em carga e retirar de carga de manha, mesmo que não carregue 100% carrega sempre 50% o que dá bem para os próximos dias! mas isto sou eu a sonhar num mundo perfeito :D

    sim!! eu sei, se meter é 6mm tambem mas incialmente não meto 32A fica só 16A
  11.  # 72

    Quem irá controlar o carregamento é o carro e não a tomada.

    Pode ter um ponto de carregamento de 22kw e o carro só permitir carregar a 4kW.


    Colocado por: luixmod

    obrigado pela informação ;)





    eu sinceramente sou apologista de quanto mais lento carregar o carro melhor, menos desgaste a bateria pode sofrer da carga, e sabendo que no meu carro de trabalho posso chegar a casa e colocar em carga e retirar de carga de manha, mesmo que não carregue 100% carrega sempre 50% o que dá bem para os próximos dias! mas isto sou eu a sonhar num mundo perfeito :D

    sim!! eu sei, se meter é 6mm tambem mas incialmente não meto 32A fica só 16A
  12.  # 73

    Colocado por: BigmouseQuem irá controlar o carregamento é o carro e não a tomada
    Por acaso é o elo mais fraco entre o carregador interno do carro, o EVSE e o cabo que liga o carro ao EVSE (que pode fazer parte ou não do EVSE)
  13.  # 74

    Colocado por: BigmouseQuem irá controlar o carregamento é o carro e não a tomada.

    Pode ter um ponto de carregamento de 22kw e o carro só permitir carregar a 4kW.




    não interessa o que o carro quer, ele até pode pedir 100kw mas a tomada só dá 3,45kw se não dispara o disjuntor. e isso limita a potencia de carga ao carro, como o carro faz a gestão dele a carregar a bateria é com ele.
  14.  # 75

    Não entendi

    Colocado por: mafgodPor acaso é o elo mais fraco entre o carregador interno do carro, o EVSE e o cabo que liga o carro ao EVSE (que pode fazer parte ou não do EVSE)
  15.  # 76

    Não entendeu o que quis disser

    Colocado por: luixmod

    não interessa o que o carro quer, ele até pode pedir 100kw mas a tomada só dá 3,45kw se não dispara o disjuntor. e isso limita a potencia de carga ao carro, como o carro faz a gestão dele a carregar a bateria é com ele.
  16.  # 77

    Colocado por: BigmouseNão entendeu o que quis disser



    percebi mas dei o exemplo ao contrario ;) para mostrar que o que me interessa é limitar a potencia fornecida ao carro, o que o carro faz com os 3,45kw é com ele, se não usar não interessa!
  17.  # 78

    Se ele pedir mais do que o circuito tiver disponível, não lhe vai carregar o carro.

    Colocado por: luixmod

    percebi mas dei o exemplo ao contrario ;) para mostrar que o que me interessa é limitar a potencia fornecida ao carro, o que o carro faz com os 3,45kw é com ele, se não usar não interessa!
  18.  # 79

    Quem limita o carregamento é o elo mais fraco desses três intervenientes.
    Se o carro permitir trifásico 22kW e se tiver uma wallbox tb trifásico 22kW, mas se ligar o carro á wallbox com um cano monofásico de 16A, só vai carregar a 16A.
    Se o VE for monofásico 16A, mesmo que se ligue a a wallbox trifásico 22kW com um cabo tb trifásico 22kW, só vai carregar a 16A monofásico.

    Espero ter sido claro agora.
  19.  # 80

    Colocado por: mafgodQuem limita o carregamento é o elo mais fraco desses três intervenientes.
    Se o carro permitir trifásico 22kW e se tiver uma wallbox tb trifásico 22kW, mas se ligar o carro á wallbox com um cano monofásico de 16A, só vai carregar a 16A.
    Se o VE for monofásico 16A, mesmo que se ligue a a wallbox trifásico 22kW com um cabo tb trifásico 22kW, só vai carregar a 16A monofásico.

    Espero ter sido claro agora.


    como é que ele sabe? a wallbox é só um relé para ligar e desligar a alimentação ao carro.
 
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