Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há 14 anos adquirimos uma vivenda nova com 2 painéis solares térmicos da marca Sonnenkraft no telhado e um depósito de 150 litros de capacidade na cave, com uma resistência de 4,5kVA como apoio (vivemos numa zona com invernos rigorosos no Nordeste de Portugal). A cada 3 ou 4 anos, um técnico substituia o liquido do circuito primário. No entanto, após a terceira substituição, os sistema começou a perder eficácia, aquecendo a água cada vez menos, independentemente de se fazia sol ou não.
    Está semana (fim de julho, início de agosto), os painéis deixaram literalmente de aquecer. Vieram dois técnicos e após uma tarde e uma manhã de "testes chegaram a conclusão que os painéis são para substituir. O argumento é que eles estão parcialmente entupidos e que, neste caso, não há nada a fazer. Efetivamente, eu estive com eles no telhado e, ao injetarem água da rede diretamente nos painéis, saiu uma quantidade considerável de pequenos grânulos pretos (de pó fino até 5mm de diâmetro) que esfarelam nos dedos (parece muito carvão de churrasco). Como, após umas duas horas, a água continuava saindo com pouca pressão (um fileirinho) apesar dela sair da mangueira com pressão, desistiram, pelo que após algum tempo o dono da empresa que os vendeu ligo-nos para dizer que não há nada o que fazer, a não ser substituir os painéis (aparentemente as tubagens estão bem...).
    Isto será mesmo assim? Não há nenhum produto que se possa usar para limpar os painéis? Não terá sido o tal produto que substituíram no circuito primário que entupiu os painéis?
    • SrR
    • 5 agosto 2020

     # 2

    Que liquido usaram?
    • SrR
    • 5 agosto 2020

     # 3

    Nao é muito normal isso entupir
  2.  # 4

    Algo está mal explicado pois se foram feitas a manutenções devidas nunca poderia haver depósitos nos colectores.

    E os mesmos podem ser lavados com desincrustrante, mas cheira me que preferem vender novo e ganhar mais uns euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Márcia Braga
  3.  # 5

    Essa é uma das questões. Se fosse feito corretamente, não era suposto aparecer tal quantidade de resíduo. Mas os "técnicos" afirmam ter usado etilenoglicol diluído com água da torneira. Não foi o produto da Sonnenkraft porque não "tinham em estoque na altura", mas era um equivalente...
    Segundo fomos informados, a serpentina no interior do painel é em cobre. Uma vez que os painéis estão parcialmente entupidos, posso usar que tipo de desincrustante (tipo, marca, onde comprar?).
    Se for possível recuperar os painéis com um produto deste tipo, esses "senhores claramente não passam de uns aldrabões.
    Agradeço as dicas que me possam dar.
    • SrR
    • 7 agosto 2020

     # 6

    É possivel mas é capaz de dar trabalho
    Concordam com este comentário: Márcia Braga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Márcia Braga
 
0.0063 seg. NEW