Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Estou decidido a isolar a laje do sótão não habitado da minha casa num projeTo DIY.

    Queria ouvir a opinião dos entendidos qual o material que aconselham e a melhor forma de aplicação? O EPS é bastante mais barato, mas não tem os encaixes.

    A casa fica no litoral do grande Porto, vou optar por 60 mm, concordam?

    Nota: Não quero usar lãs minerais.

    Obrigado.
  2.  # 2

    lã de rocha ou lã de vidro

    Colocado por: radguyconcordam?
  3.  # 3

    Talvez não tenha sido claro nas minhas dúvidas, que são:
    - As placas tem que ser coladas ao chão, ou podem ser pousadas apenas? (o chão não é totalmente liso, pode ter alguns desníveis de cerca de 5 mm devido às irregularidades da massa)
    - As juntas devem ser coladas?
    - Caso opte pelo EPS, devo dispor as placas com as juntas não alinhadas?
    - Haverá muita diferença entre isolamento com 40mm e 60mm?
  4.  # 4

    Aconselho a fazer em 2 camadas cruzadas, 6cm (2x3) ou 8cm (2x4).
    Depois de ver como foi feito em minha casa, provavelmente fizesse mais sentido a lã mineral
    Concordam com este comentário: Bigmouse, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: radguy
  5.  # 5

    Aplique 80 a 120mm de lã mineral... É o ideal.
    • radguy
    • 6 agosto 2020 editado

     # 6

    Colocado por: Pedro BarradasAplique 80 a 120mm de lã mineral... É o ideal.


    Obrigado, mas não pretendo colocar lã de rocha ou vidro.
  6.  # 7

    Colocado por: rjmpiresAconselho a fazer em 2 camadas cruzadas, 6cm (2x3) ou 8cm (2x4).
    Depois de ver como foi feito em minha casa, provavelmente fizesse mais sentido a lã mineral
    Concordam com este comentário:Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário:radguy


    Mas nesse caso seria apenas pousar as duas camadas das placas bem juntas na laje, não sendo necessário colas, certo?
  7.  # 8

    Se não quer utilizar a solução mais eficaz e adaptada à situação que descreve conforme lhe aconselharam, deve ser você a idealizar a solução para conferir eficácia à solução que elegeu.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nelhas
  8.  # 9

    Se for calcar e usar como arrumos use xps de 100mm ou duas de 50mm com junta. Nos cantos aplique espuma PU para selar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

    Colocado por: radguy

    Mas nesse caso seria apenas pousar as duas camadas das placas bem juntas na laje, não sendo necessário colas, certo?

    Pode apenas pousar, elas em princípio não vão a lado nenhum, e pode usar espuma como diz o Ricardo.
  10.  # 11

    Colocado por: radguyObrigado, mas não pretendo colocar lã de rocha ou vidro.


    Porquê?
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas

    Porquê?


    Não vou entrar numa flamewar de XPS/EPS vs lãs minerais.
    Tenho a minha opinião formada e não pretendo mesmo optar pelas lãs.
  12.  # 13

    Colocado por: radguyQueria ouvir a opinião dos entendidos qual o material que aconselham e a melhor forma de aplicação?


    Colocado por: radguyTenho a minha opinião formada e não pretendo mesmo optar pelas lãs.
    ~



    Colocado por: radguyNão vou entrar numa flamewar de XPS/EPS vs lãs minerais.


    Então decida-se, ou

    Colocado por: KduvidasSe não quer utilizar a solução mais eficaz e adaptada à situação que descreve conforme lhe aconselharam, deve ser você a idealizar a solução para conferir eficácia à solução que elegeu.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  13.  # 14

    Colocado por: radguy

    Obrigado, mas não pretendo colocar lã de rocha ou vidro.
    alguma razão especifica para nao querer lã? ambas as soluções são validas, mas uma delas é melhor para a situação descrita
  14.  # 15

    O homem já respondeu que não é assunto aberto a discussão...
  15.  # 16

    a minha está a levar roofmate de 10cm. o sotão tb não será usado para nada. foi o que o projectista calculou para o projecto de termica.

    roofmate de 10cm.
    floormate e wallmate de 6 cm.


    mas convem ter esse piso todo limpo e liso para o roofmate acentar correctamente.
  16.  # 17

    Colocado por: pauloagsantosa minha está a levar roofmate de 10cm. o sotão tb não será usado para nada. foi o que o projectista calculou para o projecto de termica.

    roofmate de 10cm.
    floormate e wallmate de 6 cm.


    mas convem ter esse piso todo limpo e liso para o roofmate acentar correctamente.


    E o projectista esqueceu-se da barreira para vapor?
  17.  # 18

    Colocado por: pc ferreiraE o projectista esqueceu-se da barreira para vapor?


    por acaso não colocou. o roofmate é assente directamente sobre a laje.
  18.  # 19

    Colocado por: pc ferreiraE o projectista esqueceu-se da barreira para vapor?


    A duvida foi levantada aqui de BPV sobre a lage do lado aquecimento antes de isolamento.

    Sim ou não?
    • Nelhas
    • 7 agosto 2020 editado

     # 20

    Colocado por: pc ferreiraE o projectista esqueceu-se da barreira para vapor?


    A duvida foi levantada noutro tópico de BPV sobre a lage do lado quente antes de isolamento.

    Sim ou não?
 
0.0171 seg. NEW