Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou em vias de adquirir uma casa que necessita de bastantes obras. Uma das primeiras coisas a fazer será substituir o telhado, que tem a estrutura de madeira que também precisa de ser substituida. Alguém tem contactos, sugestões, conselhos?

    Obrigada - a casa é na zona norte, perto de famalicão.
  2.  # 2

    pretende a estrutura do telhado em metálico ?
  3.  # 3

    Se pretender orçamento entre em contacto.
  4.  # 4

    Olá, Ngandrade

    Se calhar já vou tarde, mas pode encontrar informação e dicas na homify: https://www.homify.pt/livros_de_ideias/4059088/9-materiais-diferentes-para-o-telhado-e-coberturas-da-sua-casa e também procurar por profissionais lá.

    E boa sorte,
    Sofia Aleixo
  5.  # 5

    Colocado por: André santos 06Bom dia em caso de precisar de orçamento disponha obrigado

    Andre.. pare com isso. Senão é banido.
    Membro novo e somente com respostas de angariação.
    [a moderação]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André santos 06
    • Mnel
    • 9 outubro 2020

     # 6

    Fica o aviso:
    Atenção que acabamos de substituir o telhado de uma casa que compramos o ano passado e depois da visita dos fiscais recebemos uma comunicação da Câmara Municipal por "processo urbanístico ilegal" porque tiramos a madeira do telhado e substituimos por uma nova sem ter posto projeto (apenas uma Informação de trabalhos com Isenção de Controlo Prévio). E poderia ter sido pior se um vizinho não tivesse avisado quando estávamos a montar os andaimes que não podíamos por aço leve em vez da madeira.
    É totalmente ridículo porque no nosso caso o telhado já tinha parcialmente ruido e foi tudo colocado como antes sem ter alterado nada de nada (apenas colocamos uma camada isolante).
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mtavares
  6.  # 7

    O seu erro foi ter comunicado à CM que ia fazer isso..depois a fiscalização anda sempre a ver o que é feito.
  7.  # 8

    Aproveito este tópico para pedir um esclarecimento

    Por exemplo a CM Abrantes refere no artigo 30.º
    Obras de escassa relevância urbanística
    c) Alteração estrutural de coberturas, quando não haja alteração do tipo de telhado e da sua forma, nomeadamente no que se refere ao alteamento ou inclinação das águas;
    https://dre.pt/home/-/dre/106980662/details/maximized

    Neste caso pode-se alterar uma cobertura antiga com estrutura de madeira para aço leve sem projectos?
  8.  # 9

    Colocado por: Mneldepois da visita dos fiscais recebemos uma comunicação da Câmara Municipal por "processo urbanístico ilegal" porque tiramos a madeira do telhado e substituimos por uma nova sem ter posto projeto

    E o q diz na sua câmara sobre Obras de escassa relevância urbanística?

    Vendo agora o q o @bluewings colocou da CM de Abrantes, lá diz q Alteração estrutural de coberturas? A substituição de peças podres, deteriorada, etc, não se engloba nesse ponto?
  9.  # 10

    Estou agora a substituir as telhas de um telhado na casa onde moro, pedi informação à CM, bem tentaram saber a localização mas nunca lhes dei essa informação.

    Mas disseram, que se era só substituir a telha nem necessitava de comunicar, assim fiz, mas tenho o email para o caso de surgir cá a fiscalização.

    Acabei por por ripado novo, mas não considero que isso seja estrutura.
    Concordam com este comentário: SS1128
    • Mnel
    • 9 outubro 2020

     # 11

    Na verdade eu tenho uma pequena suspeita de que fomos alvo de tentativa de extorsão pelos fiscais da câmara. Quando cá vieram, logo no inicio das obras, estavam super agressivos e começaram logo com um "nem sabe a quantidade de telhados que já embargamos esta semana" e depois implicaram com coisas que sei claramente são legais (por exemplo disseram que não podia colocar as placas de isolamento térmico que estavam no estaleiro ao que eu respondi com o decreto lei que o permitia). A suspeita também vem do facto de que quando falamos com os serviços da câmara (3 vezes lá fomos) dissemos claramente que o telhado tinha colapsado e que tínhamos de o substituir na totalidade (o que naturalmente implicava a estrutura). Nunca nos disseram que tínhamos de meter um projeto de estruturas.
    A comunicação da câmara chegou ontem, ainda não respondemos. Não sei se não será melhor um advogado fazer isso.
    O mais ridículo é que a câmara diz que teremos de colocar tudo como estava... o que foi exatamente o que fizemos. A não ser que eles se refiram às vigas de madeira e telhas podres :-)

    Mas entretanto vou ver esse tema de ser uma "obras de escassa relevância urbanística"
  10.  # 12

    Colocado por: nunos7
    E o q diz na sua câmara sobre Obras de escassa relevância urbanística?

    Vendo agora o q o @bluewings colocou da CM de Abrantes, lá diz q Alteração estrutural de coberturas? A substituição de peças podres, deteriorada, etc, não se engloba nesse ponto?

    O pdf Comunicação de obras isentas de controlo prévio da CM refere:

    Obras de escassa relevância urbanística constantes do nº 1 do Artigo 6º-A do Regime Jurídico
    da Urbanização e da Edificação:
    h) Substituição dos materiais de revestimento exterior ou de cobertura ou telhado por outros que,
    conferindo acabamento exterior idêntico ao original, promovam a eficiência energética

    Obras de escassa relevância urbanística constantes do nº 2 do Artigo 30º do Regulamento
    da Urbanização e da Edificação:
    c) Alteração estrutural de coberturas, quando não haja alteração do tipo de telhado e da sua forma,
    nomeadamente no que se refere ao alteamento ou inclinação das águas

    http://cm-abrantes.pt/images/documentos/apoio-ao-cidadao/atendimento-e-licenciamento-geral/requerimentos/obras/Comunica%C3%A7%C3%A3o_Obras_Isentas_Controlo_Pr%C3%A9vio.pdf
  11.  # 13

    Colocado por: MnelNa verdade eu tenho uma pequena suspeita de que fomos alvo de tentativa de extorsão pelos fiscais da câmara. Quando cá vieram, logo no inicio das obras, estavam super agressivos e começaram logo com um "nem sabe a quantidade de telhados que já embargamos esta semana" e depois implicaram com coisas que sei claramente são legais (por exemplo disseram que não podia colocar as placas de isolamento térmico que estavam no estaleiro ao que eu respondi com o decreto lei que o permitia). A suspeita também vem do facto de que quando falamos com os serviços da câmara (3 vezes lá fomos) dissemos claramente que o telhado tinha colapsado e que tínhamos de o substituir na totalidade (o que naturalmente implicava a estrutura). Nunca nos disseram que tínhamos de meter um projeto de estruturas.
    A comunicação da câmara chegou ontem, ainda não respondemos. Não sei se não será melhor um advogado fazer isso.
    O mais ridículo é que a câmara diz que teremos de colocar tudo como estava... o que foi exatamente o que fizemos. A não ser que eles se refiram às vigas de madeira e telhas podres :-)

    Mas entretanto vou ver esse tema de ser uma "obras de escassa relevância urbanística"

    Vai gastar $$$ com o advogado mas não tem garantias de ganhar e o fiscal vai implicar com outras coisas.
    O projecto e licenciamento pode ficar mais barato.
  12.  # 14

    PEÇA A UM ARQUTIECTO acessoria para responder ao oficio..., um arqutiecto conhecedor dos procedimentos administrativos e do direito de urbanismo...
  13.  # 15

    Colocado por: MnelO mais ridículo é que a câmara diz que teremos de colocar tudo como estava... o que foi exatamente o que fizemos. A não ser que eles se refiram às vigas de madeira e telhas podres :-)


    Essa faz lembrar a do gajo que abre uma janela e depois pede na camara um parecer para a fechar.
  14.  # 16

    Colocado por: MnelFica o aviso:
    Atenção que acabamos de substituir o telhado de uma casa que compramos o ano passado e depois da visita dos fiscais recebemos uma comunicação da Câmara Municipal por "processo urbanístico ilegal" porque tiramos a madeira do telhado e substituimos por uma nova sem ter posto projeto (apenas uma Informação de trabalhos com Isenção de Controlo Prévio). E poderia ter sido pior se um vizinho não tivesse avisado quando estávamos a montar os andaimes que não podíamos por aço leve em vez da madeira.
    É totalmente ridículo porque no nosso caso o telhado já tinha parcialmente ruido e foi tudo colocado como antes sem ter alterado nada de nada (apenas colocamos uma camada isolante).
    se foi como diz aqui eles nao tem nada que implicar com isso... se comunicaram a intenção à camara devidamente com uma memoria descritiva do pretendido..
  15.  # 17

    Aproveito o tópico para questionar...uma casa antiga com estrutura do telhado em madeira e telhas, a sua substituição é feita por quem? Devo contactar um trolha , um carpinteiro...qual a arte que deve tratar?
  16.  # 18

    Um carpinteiro e um trolha
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
  17.  # 19

    Se for só trocar telhas nem precisa do carpinteiro, desde que a estrutura seja para manter e esteja em bom estado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InTheHouse
 
0.0216 seg. NEW