Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite meus estimados,

    A minha mãe tem, atualmente, 63 anos e, apenas 25 anos de descontos. Tive a simular a reforma e dari a na idade legal 320 euros somente de reforma.

    Se ela quiser pode, voluntariamente, pagar 10/11/12 anos de descontos para trás, para, na idade da reforma ter uma pensão mais digna?

    Será que compensa? Podem ajudar—me?

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: Meg1986Se ela quiser pode, voluntariamente, pagar 10/11/12 anos de descontos para trás, para, na idade da reforma ter uma pensão mais digna?

    Mas ela trabalhou esses anos?
    Está previsto na lei o pagamento voluntário de contribuições, mas não me parece que se aplique neste caso.
    De qualquer das formas, se têm esses tais 10/11/12 anos de valor€ de descontos, é preferível ficar com o dinheiro e adicioná-lo mensalmente à pensão.
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpires
    Mas ela trabalhou esses anos?
    Está previsto na lei o pagamento voluntário de contribuições, mas não me parece que se aplique neste caso.
    De qualquer das formas, se têm esses tais 10/11/12 anos de valor€ de descontos, é preferível ficar com o dinheiro e adicioná-lo mensalmente à pensão.


    Conseguiria ter 20k para pagar contribuições anteriores... ela só começou a descontar em 1995. Dai ter uma carreira contributiva curta.

    Gostavamos que ela pudesse ter uma reforma mais digna. O que sugerem? Será que é possível efetuar os descontos?
  4.  # 4

    Fique com o dinheiro. A segurança social não lhe vai dar mais do que lá vai enfiar.
  5.  # 5

    Colocado por: Meg1986Boa noite meus estimados,

    A minha mãe tem, atualmente, 63 anos e, apenas 25 anos de descontos. Tive a simular a reforma e dari a na idade legal 320 euros somente de reforma.

    Se ela quiser pode, voluntariamente, pagar 10/11/12 anos de descontos para trás, para, na idade da reforma ter uma pensão mais digna?

    Será que compensa? Podem ajudar—me?

    Muito obrigado.
    A questão que coloca não é passível de opinião, é simplesmente regulada por lei e regime de acesso à reforma cujo organismo de tutela é a Segurança Social.
    Não lhe parece que seria mais lógico, produtivo e concreto colocar a questão diretamente à Segurança Social?
    De que lhe servem opiniões? Acha que estas se sobrepõem à lei?
    Se alguém lhe responder que sim, que compensa ou que não que não compensa, o que vai fazer a seguir?
    • smst
    • 11 agosto 2020

     # 6

    Por tópicos seus anteriores, vejo que os seus pais tem outras fontes de rendimento (imóveis que estão arrendados), pelo que não vejo qualquer sentido em estar a entregar 20k à segurança social para vir a ter uma reforma maior. Quando chegar a altura da reforma usufrui dela e complementa com esse dinheiro que tem de lado, assim como o dinheiro das rendas, até porque ninguém consegue prever durante quantos anos vai usufruir da reforma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meg1986
  6.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaFique com o dinheiro. A segurança social não lhe vai dar mais do que lá vai enfiar.

    Basicamente é isto.. eu também preferia não descontar para lado nenhum e orientava-me com o meu vencimento bruto, mas infelizmente não é assim que funciona.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  7.  # 8

    Colocado por: Meg1986A minha mãe tem, atualmente, 63 anos e, apenas 25 anos de descontos. Tive a simular a reforma e dari a na idade legal 320 euros somente de reforma.


    qual é o salario base? se o salario base andar perto do salário minimo o valor da reforma é mesmo esse, não é por andar a pagar mais que a reforma vai subir.

    agora com 63 anos ainda é nova para se reformar, se for reformar por invalidez e o salario base for proximo do salario minimo então a reforma é tambem por esses valores.

    se vai reformar com todas as penalizações então é um caso a pensar melhor. Se não consegue mesmo trabalhar pode tentar a reforma por invalidez e ficar com uma reforma maior, ou quiça negociar com o patrão um acordo em que ela vai uns anos para o desemprego para baixar a penalização.

    o meu pai trabalhou a vida toda 46 anos de descontos, reformou-se pela idade, a minha mãe reformou-se por invalidez com 16 anos de descontos, tem reforma iguais.
  8.  # 9

  9.  # 10

  10.  # 11

    Antes de mais muita saude para todos,
    Tenho 68 anos cumpridos no passado dia 7 de Outubro, descontei 15 anos mas muito pouco visto que sempre andei no Mar no Estrangeiro sem descontar muita coisa, de verdade nao fui um Cidadao exemplar ou cooperativo mas agora reconheco mas ja e tarde, terei direito a algo? mandei varios emails mas nao obtenho resposta alguma, apenas resposta automatica que ja foi enviado para o Departamento que trata dessas coisas mas nao consigo resposta alguma
    Um muito obrigado
  11.  # 12

    Colocado por: Luciano de F.Antes de mais muita saude para todos,
    Tenho 68 anos cumpridos no passado dia 7 de Outubro, descontei 15 anos mas muito pouco visto que sempre andei no Mar no Estrangeiro sem descontar muita coisa, de verdade nao fui um Cidadao exemplar ou cooperativo mas agora reconheco mas ja e tarde, terei direito a algo? mandei varios emails mas nao obtenho resposta alguma, apenas resposta automatica que ja foi enviado para o Departamento que trata dessas coisas mas nao consigo resposta alguma
    Um muito obrigado
    Com 68 anos de idade pode requerer a reforma. Como tem poucos anos de contribuições a reforma vai ser reduzida. Ligue para a Segurança Social, faça o agendamento e preencha o requerimento para a reforma; ou registe-se na Segurança Social Direta e faça o pedido online. Mais prático e mais rápido.
    Concordam com este comentário: RMPG
  12.  # 13

    No mínimo deve ter direito à pensão social de velhice.
    Concordam com este comentário: RMPG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  13.  # 14

    Com 68 anos está muito infoincluido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  14.  # 15

    Colocado por: callinasCom 68 anos está muito infoincluido.


    A Internet já é bastante usada há mais de 20 anos em Portugal. Não menospreze uma pessoa pela sua idade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  15.  # 16

    Colocado por: Varejotepensão social de velhice.
    A pensão social de velhice destina-se a quem nunca descontou. No caso em questão se descontou no mínimo 15 anos tem direito à Pensão de Velhice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps, Luciano de F.
  16.  # 17

    Colocado por: A. MadeiraA pensão social de velhice destina-se a quem nunca descontou. No caso em questão se descontou no mínimo 15 anos tem direito àPensão de Velhice.


    Por isso disse no mínimo.

    Montante mínimo


    À pensão de velhice no regime geral, a partir de 1 de janeiro de 2020, são garantidos os seguintes valores mínimos de acordo com a carreira contributiva do pensionista:



    Escalões por anos de carreira contributiva

    Valor mínimo

    Menos de 15 anos € 275,30
    15 a 20 anos € 288,79
    21 a 30 anos € 318,67
    31 e mais anos € 398,34


    Estes valores mínimos não se aplicam às pensões antecipadas atribuídas no âmbito do regime de flexibilização da idade de acesso à pensão de velhice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  17.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    A Internet já é bastante usada há mais de 20 anos em Portugal. Não menospreze uma pessoa pela sua idade.

    Há 20 anos ainda andávamos nos modem 56 k e eram raros os acessos rdis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  18.  # 19

    calinas

    não quer dizer que o homem á 20 anos já mandava emails, mas sim que é algo ( a internet) que desde á 20 anos se tornou cada vez mais frequente, dai que haja muito senior hoje em dia que domina emails, telemoveis etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
  19.  # 20

    Eu como tenho mais ou menos a mesma idade também escrevo á mão aqui no ecrã.
    Ainda me lembro de só ter comprado o 1º portátil em 1990. Era um Amstrad com 2 drives de diskettes e funcionava com 6 pilhas grandes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luciano de F.
      Amstrad.jpg
 
0.0172 seg. NEW