Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pois. O José não diz é nada.
    Aqui vai a última esmola para este peditório.

    Se servir de algo e já que frequenta o Merlin. Isto dá-lhe 4bar (perde algo com a distância, mas chega e sobra para o que pretende). Mete uma pesca dentro do tanque, liga ao tubo de 3/4 que aí tem, mete um passador na ponta e uma mangueira e pode começar a apagar incêncios. Haja água e corrente elétrica.

    Boa sorte,
      Sem Título.png
  2.  # 42

    Colocado por: rjmpires
    Foi um desenho exemplo de como podia utilizar a gravidade para regar o que pretende sem necessidade de bomba.
    Eu tenho algo parecido no meu terreno e funciona há anos.
    Tenho 2 packs de 1m3 para onde envio a água do furo, dos packs tenho várias ramificações em tubagem de 1"1/4 onde tenho as guias para a rega gota a gota.
    Rego assim cerca de 400m2
    Nesse caso eu em vez dos packs usava o tanque, só não sei é se para a parte do milho e das batatas a rega gota a gota funciona? Pode-me dar uma estimativa de preços?
  3.  # 43

    Colocado por: Anonimo06082021O milhão gosta de ser regado por cima.

    Pois, para o milho gota a gota não é o melhor, para batata não tem problema
  4.  # 44

    Colocado por: José1982a rega gota a gota funciona?
    Eu disse que não dava mais para este peditório, mas...
    José, cuidado com esse material da ChinaGrip. CHINA, não sei se percebeu...:(:(
    Anunciam gotejadores autocompensantes que não compensam.
    Gotejadores com carga de trabalho a partir de 0,5bar e depois vai-se a vêr que se não tiver no mínimo o dobro, não funcionam.
    Faça o que entender, mas muito cuidado. É como diz o James, ou faz algo de jeito ou mais vale estar quieto.

    Eu não devia dizer isto, mas... Tenho 3 hectares com 2500 árvores alimentados por 2 tanques de 70m3 cada. Um rega por gravidade devido à posição elevada que tem. O outro é para rega assistida.
    É tudo regado individual e automaticamente, por isso faça a sua própria ideia.
  5.  # 45

    Colocado por: KduvidasEu disse que não dava mais para este peditório, mas...
    José, cuidado com esse material da ChinaGrip.CHINA, não sei se percebeu...:(:(
    Anunciam gotejadores autocompensantes que não compensam.
    Gotejadores com carga de trabalho a partir de 0,5bar e depois vai-se a vêr que se não tiver no mínimo o dobro, não funcionam.
    Faça o que entender, mas muito cuidado. É como diz o James, ou faz algo de jeito ou mais vale estar quieto.

    Eu não devia dizer isto, mas... Tenho 3 hectares com 2500 árvores alimentados por 2 tanques de 70m3 cada. Um rega por gravidade devido à posição elevada que tem. O outro é para rega assistida.
    É tudo regado individual e automaticamente, por isso faça a sua própria ideia.
    Porque não devia dizer isto? Quaanto gastou? Em que loja comprou? (se puder dizer claro)
  6.  # 46

    Colocado por: KduvidasEu disse que não dava mais para este peditório, mas...
    José, cuidado com esse material da ChinaGrip.CHINA, não sei se percebeu...:(:(
    Anunciam gotejadores autocompensantes que não compensam.
    Gotejadores com carga de trabalho a partir de 0,5bar e depois vai-se a vêr que se não tiver no mínimo o dobro, não funcionam.
    Faça o que entender, mas muito cuidado. É como diz o James, ou faz algo de jeito ou mais vale estar quieto.

    Eu não devia dizer isto, mas... Tenho 3 hectares com 2500 árvores alimentados por 2 tanques de 70m3 cada. Um rega por gravidade devido à posição elevada que tem. O outro é para rega assistida.
    É tudo regado individual e automaticamente, por isso faça a sua própria ideia.

    O exemplo da "china" era mesmo só um exemplo de rega por diferencial de pressão através da altura manométrica do tanque
  7.  # 47

    Colocado por: KduvidasLolLolLol... Mas você tem corrente elétrica ou não?
    Tenho corrente eletrica em casa, como disse fica a 100m do tanque.
  8.  # 48

    Colocado por: rjmpires
    O José ainda não disse como enche o tanque, nem a altura total do tanque, certamente não é um tanque enterrado no chão
    È um tanque acima do nivel do solo, tem uma nascente junto deste e enche-o através de um cano pvc 50
  9.  # 49

    Colocado por: SrRUma coisa destas deve bastar pro k falou
      upa15-90.jpg
    Acho que sim, só que tenho de comprar 100m de cabo se houvesse em 12V metia uma bateria de carro.
  10.  # 50

    Colocado por: KduvidasPois. O José não diz é nada.
    Aqui vai a última esmola para este peditório.

    Se servir de algo e já que frequenta o Merlin. Isto dá-lhe 4bar (perde algo com a distância, mas chega e sobra para o que pretende). Mete uma pesca dentro do tanque, liga ao tubo de 3/4 que aí tem, mete um passador na ponta e uma mangueira e pode começar a apagar incêncios. Haja água e corrente elétrica.

    Boa sorte,
      Sem Título.png
    Gostei desta também e não é cara, vou ter que comprar os 100m de cabo. Consome muita corrente?
  11.  # 51

    José, não queira saber as dezenas de milhar que lá estão para não se assustar. São sistemas profissionais e mesmo assim não topo de gama. Há material da Grundfos, Geolia, GardeniaPro, Siemens.
    Os equipamentos terminais é que são mais comuns, gotejadores, aspersores de leque, válvulas, mas esses também não podem ser rasca porque se falham ou entopem é um caso sério. Por isso é que é preciso selecionar o que se compra.
    Não está lá ninguém permanente, é tudo automático por isso não pode falhar. A ideia é quanto menos se mexer exceto para manutenção melhor. Acho que dá para imaginar.
    Se quiser começar a montar qualquer coisa a primeira coisa que tem de garantir é abastecimento eléctrico junto à água (os tais 100mts de cabo). A partir daí pode começar a projetar e sofisticar a coisa. Válvulas, controladores, fertilizações, o que quiser.
    É uma coisa gira porque a seguir vai querer tirar o melhor partido da água que gasta, regando o máximo com gasto mínimo e trabalho a fazê-lo também 😉😂
    Agora tem de começar a fazer trabalho de casa. Boa sorte.
  12.  # 52

    Colocado por: KduvidasPois. O José não diz é nada.
    Aqui vai a última esmola para este peditório.

    Se servir de algo e já que frequenta o Merlin. Isto dá-lhe 4bar (perde algo com a distância, mas chega e sobra para o que pretende). Mete uma pesca dentro do tanque, liga ao tubo de 3/4 que aí tem, mete um passador na ponta e uma mangueira e pode começar a apagar incêncios. Haja água e corrente elétrica.

    Boa sorte,
      Sem Título.png
    Já a comprei e instalei, mas como não tinha cabo peguei num cabo de 25m e o vizinho deixou-me ligar a casa dele para experimentar e funciona bem. A minha duvida agora é: o cabo custa cerca de 150 euros, eu preferia pagar o dobro e a bomba ser alimentada por paineis solares, mas só queria gastar por volta de 300 euros, é possível?
  13.  # 53

    E nos dias que não tem produção suficiente como rega?
    • SrR
    • 18 agosto 2020

     # 54

    Nesse caso so vejo uma solução, bomba mais fotovoltaicos a bombar para um depósito alto depois funciona por gravidade
  14.  # 55

    Bem, José,

    Para quem não queria grandes projetos, está a querer passar de Fiat para Ferrari.
    Por todos os motivos e mais um, acho que para já deve manter-se no tradicional. Meta corrente elétrica no terreno e vai ver que rapidamente se esquece dos 150€
    O que não seria tão fácil com auto consumo solar.

    Há por aqui um tópico muito ativo a esse respeito energia para auto consumo. Dê uma vista de olhos e vai perceber o porquê do meu conselho.
  15.  # 56

    Colocado por: KduvidasBem, José,

    Para quem não queria grandes projetos, está a querer passar de Fiat para Ferrari.
    Por todos os motivos e mais um, acho que para já deve manter-se no tradicional. Meta corrente elétrica no terreno e vai ver que rapidamente se esquece dos 150€
    O que não seria tão fácil com auto consumo solar.

    Há por aqui um tópico muito ativo a esse respeito energia para auto consumo. Dê uma vista de olhos e vai perceber o porquê do meu conselho.
    A primeira coisa que fiz desde que instalei foi ver o contador a "rolar" e não anda nada de vagar.
 
0.0239 seg. NEW