Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Vou-lhe falar do meu caso em particular, comprei uma casa no final de 2016, sozinha, sem fiadores, tinha 30 anos, efectiva e com ordenado ligeiramente acima da média. A própria imobiliária me apresentou um crédito pessoal de cerca de 12.000€ para cobrir despesas de escritura e o que faltava para cobrir os 15% que eu não tinha de entrada + o crédito habitação de cerca de 106.000€. Em 1 ano e meio liquidei o crédito pessoal com esforço que fiz em poupar (sim, custou-me muito!) e no ano passado transferi o crédito habitação para outro banco e na nova avaliação, o imóvel tinha valorizado cerca de 75%...Ou seja, se eu quisesse comprar a casa agora, não tinha qualquer possibilidade! Portanto, tanto pode ter a sorte do mercado desvalorizar daqui a 2/3 anos (como consequência desta pandemia) como pode ter o azar de passado esse tempo, ter amealhado esse dinheiro e ver que afinal vai ter que continuar a amealhar e entretanto continuar a pagar a tal renda exorbitante que tb não lhe está a permitir poupar mais.
    Aceito que em 2016 a conjuntura era diferente mas sinceramente, eu não tinha nenhuma bola de cristal a dizer-me que a casa ia valorizar tanto em tão pouco tempo e uma série de coisas tanto podiam ter corrido bem como mal, felizmente correu tudo bem, mas volto a repetir não há nenhuma bola de cristal que lhe possa dizer o que vai acontecer para a frente, peça ajuda a empresas que não lhe cobram nada para analisar o seu caso e siga a sua vontade, há aqui muita gente disposta a achar que sabe mais da sua vida por isso o meu conselho é só este: Siga a sua vontade, o senhor melhor que ninguém sabe o que é melhor para si e para a sua família! Agora pode nem fazer um crédito fantástico, mas quando as coisas melhorarem, poderá sempre trocar de banco e ter melhores condições noutro lado, só não há solução para a morte...
    Concordam com este comentário: Sonialves, analuisaavila95, BJo, Paramonte, sfftorres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: phspires, desofiapedro, BJo, analuisaavila95
  2.  # 22

    Colocado por: NelhasVisto que as rendas estao altíssimas, e casais com filhos e ordenados precários não deviam comprar sem puder ter os 10% , eu sugeria que vivessem na rua.
    Sim na rua.
    Temos de ser implacáveis com a lei e as regras.
    Bandidos que andam a roubar este país.

    O português ou rasga os bancos por serem uns bandidos, ou os protege.

    Vá se lá entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro,Sonialves


    Nem mais...

    Até gostava de saber e compreender onde estão essas leis e regras emanadas para nos proteger no momento de "emprestar" milhões e biliões a quem não os paga e que no final ainda recebe perdões da banca... certinho é que, para salvarmos a dita banca pagando as dívidas e tapando os buracos que esses "caloteiros" deixam, vão-nos logo ao bolso e pasme-se já não há 10% nem taxa de esforço que nos salve...

    E o chico-esperto, o "aldrabão" inconsequente, é o cidadão comum que trabalha e paga as suas contas a tempo e horas.

    Realmente, é o país que temos!
    Concordam com este comentário: analuisaavila95, ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: analuisaavila95
  3.  # 23

    As pessoas precisam de casas para viver.
    Aliás tenho ideia que existe para ai um documento qualquer sem interesse nenhum onde se redigiu um direito constitucional há habitação.
    Mas se for habitação social, é porque andam a chular o estado.
    Se for para comprar, não têm , azar , não compram.
    O preço dos alugueres está como está.
    Concordam com este comentário: Sira, Sonialves, analuisaavila95
  4.  # 24

    Colocado por: JúlioSem querer parecer o "velho do Restelo" mas este procedimento não é proibido/ilegal? Afinal de contas a regra foi criada para proteger o comprador (se não têm capacidade de juntar os 10% do imóvel como espera pagar a totalidade do crédito). E sim sei que estas contas cada um têm de as fazer, mas não compreendo como é criada uma regra para nos proteger de nós próprios e a atitude da pessoa é "como posso dar a volta". Muito menos entendo como podem pessoas ligadas a bancos sugerir isso (não há qualquer código deontológico na área financeira/bancária?).

    Ao criador/a do tópico, cuidado com estes procedimentos, os créditos pessoais são bastante mais vantajosos para as entidades que os fazem, as taxas de juro são altas e o prazo de pagamento é curto. No seu caso os 10% estamos a falar de 21 mil euros. Faça uma simulação e confirme se realmente quer estar a pagar este crédito mais a prestação da casa.
    Concordam com este comentário:Mduvidas


    Cálculo que esteja a par das rendas de Lisboa, pelo que estranho esse comentário. As pessoas de facto gostam de fazer juízos de valor sobre a vida dos outros sem sequer a conhecerem. Nunca deixei de pagar a minha renda um mês que seja e é mais elevada que a mensalidade que vou pagar pelo empréstimo que vou pedir. As minhas contas estão feitas caso contrário não avançaria na compra de uma casa e se conhece o mercado de arrendamento sabe que dificilmente alguém paga renda e junta dinheiro e que eu saiba ao comprar casa deixo de pagar renda.
    Obrigada pela recomendação mas estou a par das minhas finanças.
    Concordam com este comentário: Sonialves
  5.  # 25

    Colocado por: candinhocomo é que pessoas que nem sequer têm dinheiro para uma entrada e têm de recorrer a créditos, se metem a fazer créditos habitação??!! por favor.. ganhem noção!!
    Depois basta vir um ventinho qualquer (e na atual situação parece que vem mesmo uma tempestade) e é o ai Jesus!!

    Veja lá, como é que alguém não tem 20.000 euros, que pobreza realmente, aposto que faz esse valor mensalmente não é? Ganhe você noção que não sabe da vida alheia.
    Concordam com este comentário: Sonialves, desofiapedro, Sofsirgisa
  6.  # 26

    eu não vejo a regra dos 90% como uma verdade absoluta.

    se não tem os 10% é porque não consegue poupar porque o dinheiro é curto, etc. nem tudo é preto ou branco, existe muito cinzento pelo meio. Podem ter tido um problema de saude que gastou as poupanças ou um carro que não merecia ser arranjado e teve que ser trocado, etc.

    o que é importante é a capacidade de financiamento. se o crédito bancario + o crédito pessoal (com seguros) não passa dos 35% do rendimento mensal liquido e se ainda por cima é menor do que a renda que paga actualmente da casa então força. avançe
    Concordam com este comentário: analuisaavila95, ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • Nelhas
    • 17 agosto 2020 editado

     # 27

    Colocado por: JoelMentao o pessoal que nao consegue emprestimos devia virar ocupas... preferencia da casa do nelhas a ver se continuava com o mesmo discurso!


    Desde de nós estejamos bem , o que custa mandar bitaites sobre os outros não é?

    Desde que eu esteja no meu cantinho , tranquilo, já com casinha e conforto, quero lá saber se as famílias conseguem ou não arranjar casa.
    Desde que eu tenha.
    Eu tendo , as regras são todas para aplicar. Mas aos outros.
    Quando um dia precisar, mudo de discurso e vou pedir o mesmo.

    Tenho seguro de saúde? Então fechem esses hospitais públicos.
    Tenho PPR privado? Acabem com esses chulos da segurança social.
    Tenho casinha boa? Acabem com habitação social.

    Tudo o que EU não precisar é para acabar que é so dinheiro e ajudas mal gastas.
    Se puderem eliminem tambem os meus impostos que não tou para contribuir nada.

    Bem , calma, se houver COvid, Incêndios, Assaltos, Terramotos ou Problemas assim, ai já quero chamar o Estado.
    O Estado têm essa obrigação.
    Já tenho aqui as bandeiras para os enfermeiros, os livros dos bombeiros do supermercado, e capacetes da protecção civil.
    Tudo pronto para ir para a varanda fazer a homenagem.
    Concordam com este comentário: Sonialves, analuisaavila95
    • Nelhas
    • 17 agosto 2020 editado

     # 28

    Colocado por: pauloagsantosse não tem os 10% é porque não consegue poupar porque o dinheiro é curto, etc. nem tudo é preto ou branco, existe muito cinzento pelo meio. Podem ter tido um problema de saude que gastou as poupanças ou um carro que não merecia ser arranjado e teve que ser trocado, etc.


    Não é nada Paulo, a lei é para aplicar de forma dura.
    Não dá não dá.
    Comprem tendas.
  7.  # 29

    Colocado por: JoelM
    mais uma vez, é tudo muito bonito, o pessoal endivida-se para comprar casa e depois em vez de um problema (falta de casa) fica com 2, falta de casa e divida ao banco!


    Vivem em tendas na rua.

    Assim claro que não lhe diz nada.
    Voçe quer lá saber dos outros.
  8.  # 30

    Há casa mais baratas, há rendas mais baixas.
  9.  # 31

    Colocado por: NelhasNão é anda Paulo, a lei é para aplicar de forma dura.
    Não dá não dá.
    Comprem tendas.


    a lei é para aplicar mas os 90% não são lei, são uma recomendação do banco de portugal.

    agora os bancos que não seguirem essa recomendação não venham pedir ajuda ao estado em caso de necessidade.

    então se for para "livrar" o banco de uma casa que tem empatada já se pode emprestrar 100% mas se for outra casa qualquer só pode ser 90%.

    quem está a construir entrega no banco orçamentos inflacionados para maximizar o valor do emprestimos.

    e os outros tem que se agarrar aos 90% !!!!

    por isso é que digo, que desde a soma dos dois créditos seja inferior a 35% não choca-me estes estragemas para tentar o financiamento a 100%. ainda por cima no caso em questão em que o user já disse que a soma dois dois emprestimos é inferior à renda que paga actualmente.
    Concordam com este comentário: Sonialves, Nelhas, PoisÉ, desofiapedro
  10.  # 32

    Colocado por: candinhocomo é que pessoas que nem sequer têm dinheiro para uma entrada e têm de recorrer a créditos, se metem a fazer créditos habitação??!! por favor.. ganhem noção!!
    Depois basta vir um ventinho qualquer (e na atual situação parece que vem mesmo uma tempestade) e é o ai Jesus!!


    Porque pagam menos de prestação do que de renda para uma casa equivaente.

    E tendo em conta que na prestação estamos a abater uma dívida enquanto uma renda é 100% gasto, não ter casa própria é dos negócios mais ruinosos de sempre e quanto mais cedo se comprar casa melhor.
  11.  # 33

    Colocado por: JoelM

    isso se os juros nao escalarem por aí a cima...

    Mas sim, comprar casa é o melhor negócio que se pode fazer, convem é preparar.se para isso!


    O problema é que muita gente vive de chapa ganha chapa gasta, o que acho completamente absurdo.

    Uma casa de 180k, pagando 18k de entrada fica a 450 € por mês a 40 anos e taxa fixa nos primeiros 5.

    A renda dessa casa fica a uns 750 € por mês.

    São pelo menos 5 anos a conseguir poupar 300 €.

    Mesmo que com o pagamento de seguros, IMI, condomínio, etc, dê apenas 200 € por mês, são 12 000 € poupados nos primeiros 5 anos.

    E espera-se que as taxas de juro não subam tão cedo...

    Ou então, mesmo uma taxa fixa a 30 anos fica a 517 €... São 30 anos a poupar em relação a pagar a uma renda!

    Só perde a casa quem for burro. E se vivessem em casa arrendada iriam viver debaixo da ponte.
  12.  # 34

    Colocado por: JoelMMas sim, comprar casa é o melhor negócio que se pode fazer, convem é preparar.se para isso!


    Caso não tenham rendimentos para isso, ordenados precários ou despesas com família elevadas:

    Rua Caloteiros.
  13.  # 35

    Colocado por: Nelhas

    Caso não tenham rendimentos para isso, ordenados precários ou despesas com família elevadas:

    Rua Caloteiros.


    Como as rendas são quase sempre mais caras que as prestações de um CH...

    Sim, se não pagam a prestação duma casa também não pagam uma renda.

    Vivam debaixo da ponte.
    • J D
    • 17 agosto 2020

     # 36

    Colocado por: JoelM

    isso se os juros nao escalarem por aí a cima...

    Mas sim, comprar casa é o melhor negócio que se pode fazer, convem é preparar.se para isso!


    Os juros como se sabe vao ficar a negativo para o resto da eternidade...
  14.  # 37

    Cheira aqui a Socialismo puro.
  15.  # 38

    Colocado por: SirruperCheira aqui a Socialismo puro.


    Lolllll
  16.  # 39

    Colocado por: analuisaavila95

    Cálculo que esteja a par das rendas de Lisboa, pelo que estranho esse comentário. As pessoas de facto gostam de fazer juízos de valor sobre a vida dos outros sem sequer a conhecerem. Nunca deixei de pagar a minha renda um mês que seja e é mais elevada que a mensalidade que vou pagar pelo empréstimo que vou pedir. As minhas contas estão feitas caso contrário não avançaria na compra de uma casa e se conhece o mercado de arrendamento sabe que dificilmente alguém paga renda e junta dinheiro e que eu saiba ao comprar casa deixo de pagar renda.
    Obrigada pela recomendação mas estou a par das minhas finanças.
    Concordam com este comentário:Sonialves



    De todo não era minha intenção ofender nem meter-me na sua vida e peço desculpa se foi a ideia que passei, conheço é alguns casos em que isto correu mal. Por acaso estou a par, e por isso é que vivo na zona metropolitana de Lisboa, onde ainda arranja rendas a 300/350 euros, ou ainda compra casas boas por 120 mil ou menos (esqueça os sites da Internet, ir aos sítios e perguntar é o segredo).

    Quanto aos outros comentários, juntar 21k pode ser difícil, juntar 10k já pode ser um pouco mais fácil, e 5/6/7 mil ainda menos.

    Um imóvel não é liquidez imediata, às vezes o aluguer pode ser uma vantagem, as pessoas em portugal tendem em ter palas nos olhos e não adaptar a questão a cada realidade. Basta olhar para os bancos, se ter imóveis fosse mágico os bancos não caiam, e tinham sempre dinheiro disponível.

    É óbvio que existem bons exemplos, qualquer decisão financeira é mesmo assim, agora se em 10, 7 correrem bem, não implica que nós não sejamos um dos 3 a quem correu mal.

    Da qualquer forma desejo a maior das sortes nessa decisão, isto é e será sempre uma questão que gera polémica. há os apologistas do crédito (pedir emprestado ao futuro eu) e os que tentam ser mais cautelosos nesse sentido. Nenhum está certo no fundo, todos nós temos de tomar a decisão consciente do risco que estamos dispostos a correr =)
  17.  # 40

    Colocado por: Júliozona metropolitana de Lisboa, onde ainda arranja rendas a 300/350 euros,


    Colocado por: Júliocompra casas boas por 120 mil ou menos


    Desconhecia.
    Na zona metropolitana de Lisboa onde?



    Colocado por: Júliohá os apologistas do crédito


    Claro Julio, 2 das maiores economias do mundo funcionam assim. Em fomento ao crédito.

    Respeito a sua opinião.
    Posso não concordar mas é valida e bem fundamentada.
 
0.0282 seg. NEW