Iniciar sessão ou registar-se
    • FFLS
    • 12 agosto 2020

     # 1

    Bom dia,

    Vou comprar um recuperador de calor para colocar na sala e que sirva para aquecimento de águas.

    Neste momento estou inclinado para um da Metlor, o Bull 32.

    Algum feedback sobre o mesmo? Ou dentro do mesmo genero (e valores) alguma melhor opção?
  1.  # 2

    Aquecer a casa com radiadores, ou aquecer águas para tomar banho ?
    • FFLS
    • 18 setembro 2020

     # 3

    Colocado por: mtavaresAquecer a casa com radiadores, ou aquecer águas para tomar banho ?


    A ideia seria para as 2 coisas, é possivel?
  2.  # 4

    sim é possível para as 2 coisas.
    Radiadores com cabeças termostáticas, e acumulador com valvula motorizada ou semelhante.
    O circuito tem de ser rigorosamente dimensionado.

    Só para aquecimento de água dá, mas é muita potência, e corre o risco de entrar em sobre-aquecimento, isto no caso de uma residencia normal.
  3.  # 5

    Colocado por: mtavaresmas é muita potência, e corre o risco de entrar em sobre-aquecimento
    basta adicionar um deposito misto de inercia e AQS integradas para ultrapassar esse problema e aumentar o rendimento, potencia util e durabilidade da solução.
    Concordam com este comentário: mtavares
    • FFLS
    • 19 setembro 2020

     # 6

    Numa primeira fase pretendia ter apenas o recuperador a aquecer a água dos banhos e mais tarde colocar os radiadores.

    Será que se consegue ou tenho de por já o aquecimento a funcionar?
  4.  # 7

    com uma fogueira consegue aquecer pelo menos 150 litros , que é o meu caso.
    eu não tenho deposito de inercia. só tenho 150 litros de AQS.

    mas o deposito de inercia deve ser considerado .
    • FFLS
    • 23 setembro 2020

     # 8

    Em relação à colocação do recuperador de calor preciso de ajuda nos seguintes pontos:

    - Altura que deve ficar em relação ao chão. A minha ideia é ficar a 50/60 cm. Ficará bem?

    - Ficando a essa altura, qual a melhor forma de o "assentar", basta uns blocos por baixo?

    - Não tenho nenhuma entrada de ar do exterior, pelo que tenho lido será sempre melhor colocar, será que pode ficar em paralelo com o tubo de fumos e ir buscar o ar ao telhado?

    - Como devo isolar da melhor forma? A ideia é ter uma grelha nas costas do recuperador (a parede dá para a cozinha) basta colocar isolamento no teto à volta do tubo dos fumos? Qual a melhor forma de isolar?

    - Para melhor aproveitamento do calor que vai ficar dentro do pladur, o melhor será colocar as grelhas de ventilação do meio da parede para cima correto?

    Obrigado desde já
 
0.0134 seg. NEW