Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Gostaria de esclarecer uma dúvida : crédito pessoal antes da aprovação de crédito habitação ou depois? Qual o timing perfeito
    Obrigada
  2.  # 2

    de preferencia no mesmo mês, os bancos comunicam todos os créditos ao banco de portugal, se os fizer no mesmo mês o seu registo está limpo, se fizer em meses diferentes o ultimo já fica com conhecimento do primeiro crédito.

    no entanto atenção com isso de fazer créditos pessoais para pagar a entrada (10%) dos créditos habitação. convem que a soma dos dois créditos não passe os 35% do rendimento liquido mensal se não fica em apertos, passa a sobreviver e não a viver.
    Concordam com este comentário: João Vasco
  3.  # 3

    Sim isso não há problema.
    Queria só mesmo saber era o timing. Mas deve ser dentro do mesmo mês logo após o banco aprovar o crédito?
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosde preferencia no mesmo mês, os bancos comunicam todos os créditos ao banco de portugal, se os fizer no mesmo mês o seu registo está limpo, se fizer em meses diferentes o ultimo já fica com conhecimento do primeiro crédito.

    no entanto atenção com isso de fazer créditos pessoais para pagar a entrada (10%) dos créditos habitação. convem que a soma dos dois créditos não passe os 35% do rendimento liquido mensal se não fica em apertos, passa a sobreviver e não a viver.
    Concordam com este comentário:João Vasco


    Sim isso não há problema.
    Queria só mesmo saber era o timing. Mas deve ser dentro do mesmo mês logo após o banco aprovar o crédito?
  5.  # 5

    Já pensou que há uma razão para o banco exigir 15% de capitais próprios?

    Quando o rendimento não permite, sequer, juntar 15% de capitais próprios sem ter créditos, pense se não será imprudente mergulhar em 2 créditos (sendo um deles feito como verdadeiro "estratagema" para contornar uma regra bancária de prudência sobre a solvabilidade).
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, pguilherme, mmarinho
  6.  # 6

    Colocado por: Diogo CaladoJá pensou que há uma razão para o banco exigir 15% de capitais próprios?

    Quando o rendimento não permite, sequer, juntar 15% de capitais próprios sem ter créditos, pense se não será imprudente mergulhar em 2 créditos (sendo um deles feito como verdadeiro "estratagema" para contornar uma regra bancária de prudência sobre a solvabilidade).


    Daqui a pouco já lhe dizem que os portugueses não vivem acima das suas possibilidades.
    Concordam com este comentário: João Vasco
  7.  # 7

    Colocado por: Diogo Caladopense se não será imprudente mergulhar em 2 créditos (sendo um deles feito como verdadeiro "estratagema" para contornar uma regra bancária de prudência sobre a solvabilidade).


    Muita atenção a isto, sobretudo se a falta da entrada se dever a rendimentos insuficientes!

    Se ainda assim achar prudente avançar, recordo que aos 15% de entrada (ou apenas 10%, possivelmente a custo de um spread mais alto) terão de ser adicionados IMT e os custos de abertura do CH.
    Em modalidade de credito pessoal, isto pode traduzir-se numa mensalidade tão ou até mais alta que o próprio CH.

    Encare esta situação como um alerta sério sobre os riscos que irá correr.
  8.  # 8

    Colocado por: João VascoSim isso não há problema.
    Queria só mesmo saber era o timing. Mas deve ser dentro do mesmo mês logo após o banco aprovar o crédito?


    Se não tem problema com taxa de esforço não tem timing ideal... Pode fazer os dois quando quiser.... mas os bancos só financiam 90% dos imóveis por algum motivo.
  9.  # 9

    Mas permita-me a pergunta, para que necessita do crédito pessoal?
  10.  # 10

    Até eu fiquei curioso para este assunto... Não sei se é comum, mas tem tudo para dar asneira da grossa.
    Concordam com este comentário: Mduvidas
  11.  # 11

    As pessoas que pediram crédito pessoal para entrada, posteriormente arrependeram-se, devido à taxa de esforço.
  12.  # 12

    Tudo depende da taxa de esforço e o encaixe de cada um. Eu por exemplo não precisei de dinheiro pra os custos da compra da casa, mas pras obras tive que pedir crédito. Simplesmente antes de embarcar na aventura fiz aos continhas todas pra garantir que mesmo com um spread louco conseguia pagar os dois, sendo que um deles é de 10 anos... que ja sao 9 :)
  13.  # 13

    Depende da situação de cada um, o meu credito habitação representa 3.5% do meu salário atual, acho que tenho margem para fazer um crédito pessoal se precisar... cada caso é um caso!
    Concordam com este comentário: Nasa1989
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  14.  # 14

    Até pode ter 10 créditos desde que não passe a taxa de esforço exigida. Na altura da simulação convém indicar ao banco que tem x dinheiro em outro crédito e é com base nisso que eles vão calcular a taxa de esforço
  15.  # 15

    Colocado por: rofsantosAté pode ter 10 créditos desde que não passe a taxa de esforço exigida. Na altura da simulação convém indicar ao banco que tem x dinheiro em outro crédito e é com base nisso que eles vão calcular a taxa de esforço


    O banco sabe.
  16.  # 16

    Não esquecer que estamos numa fase incerta a vários níveis e portanto empregos que pareçam seguros podem tornar se inseguros ou acabarem e o valor das casas poderá baixar.

    Numa situação destas se não conseguir pagar os empréstimos, nem vender a casa o salvará já que continuará com dívida, sem vencimento e sem poupanças...

    Muito cuidado com o endividamento excessivo que pode as vezes tornar se numa bola de neve e dar cabo da vida de uma pessoa!
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982Depende da situação de cada um, o meu credito habitação representa 3.5% do meu salário atual, acho que tenho margem para fazer um crédito pessoal se precisar... cada caso é um caso


    Não teve aconselhamento?
    Talvez seja uma renda baixinha então :)
  18.  # 18

    Colocado por: pguilherme

    Não teve aconselhamento?
    Talvez seja uma renda baixinha então :)
    Nao chega bem a 200€
    Aconselhamento como assim?
    Eu preferi ficar a pagar pouco, assim o a mensalidade nunca me tira o sono!
  19.  # 19

    Colocado por: Kazuza148As pessoas que pediram crédito pessoal para entrada, posteriormente arrependeram-se, devido à taxa de esforço.


    Tudo depende... se estas a pagar mais de arrendamento do que o resultante do somatorio do financiamento pessoal e imobiliario, eh um excelente negocio.
 
0.0180 seg. NEW