Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho acompanhado a discussão sobre o bicho da madeira que pelos vistos já tem uns bons anos. Gostaria de entretanto de saber ao fim destes anos o que aconteceu com a madeira de cada um de vocês.
    Pois tenho uma casa com mais de 100 anos com um soalho com a mesma idade. Aquilo é que tá madeira naquele tempo, não a porcaria que se vende hoje em dia. Entretanto a casa ficou fechada durante uns anos e continua, sendo que cada vez que lá vou ano a ano, reparei que o bicho começou a atacar ao fim de 100 anos, tudo porque está fechada e não areja. É o soalho são os móveis e até já é o teto.
    Não concordo com aquilo que alguns aqui referem que o cuprinol ou xilofene é que são bons, e porquê? Porque já gastei fortunas nesses produtos e o bicho deve tomar banho com eles e adorar, pois continua por lá feliz e contente da vida. São produtos muito caros, e para um soalho nem 5 litros dão. O que me disseram foi que se a parte de baixo do soalho não for também tratada que não adianta só passar na parte de cima. Ora não tenho acesso á parte de baixo. Quanto a usar uma seringa para injetar, bem que podia tirar o ano inteiro para fazer esse trabalho.
    Entretanto ando a recuperar uma porta com mais de 100 anos que estava atacada de bicho e já com partes a desfazerem-se, mas desta vez usei criolina pura com duas demãos, depois de seca irei usar bondes e vamos ver se dura pelo menos 50 anos mais. Lembro-me dos meus avós usarem a criolina nos barrotes dos telhados e sei que duravam uma eternidade. O problema é o cheiro, por isso depende do local onde se use. Como a porta é num anexo exterior não tenho esse problema e a criolina é muito barata. Quanto ao óleo usado com gasolio acredito que funcione como prevenção mas não como tratamento para matar o bicho.
    Já agora pergunto, queria parafusar umas tábuas novas á zona comida pelo bicho mas aquilo desfaz tudo e os parafusos não agarram, existe algo que possa colocar para endurecer e dar resistência preenchendo os buracos que existem.
  2.  # 2

    Aqui vai a foto da porta
      IMG_20200816_141240.jpg
    • Sira
    • 17 agosto 2020

     # 3

    Talvez o João Dias lhe consiga dar uma ajuda; se houver salvação, tem ar de ser um projecto que ele iria gostar.
  3.  # 4

    Não meta é nada de bondex e companhia...
  4.  # 5

    Eu tinha um movel antigo com bicho e apliquei xilofene e a seguir embrulhei com película transparente para abafar o cheiro do xilofene. Vi isto na net.
    Até à data deixei de ver o po da madeira mesmo dentro da pelicula.
    Ja está assim há mais de 1 mes. Se resultar vai ser restaurado. Se continuar a aparecer o bicho, vai para o lixo.
    Segundo li na net, se os buracos forem fundos e escuros dificilmente salva a madeira. Se forem superficiais e claros pode ser que ainda haja esperanca.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0104 seg. NEW