Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Ntorion, isso já eu ilustrei mas valeu de pouco.
    A diferença aqui é que o Noobita, não tem manancial de abastecimento de onde possa extrair conforme necessidade de caudal.
    A única alimentação provém da rede pública.
    Concordam com este comentário: noobita
  2.  # 42

    mas o problema dele, segundo-me parece até é excesso de caudal, 7 BAR!!! Não há como colocar redutor de pressão algures na cadeia de rega? Eletrovalvulas?
  3.  # 43

    Não é por ter 7bar que o caudal é superior. Até pq quando abre a torneira os 7bar reduzem imediatamente para os tais 3 que é a pressão de serviço. E aí ele já mediu o caudal (que eu não discuto) e diz que são 24lpm.
    A questão é saber se essa conjugação de valores é suficiente para lhe por a funcionar um setor de pelo menos 4 aspersores, ou não?
    Se fosse. Um controlador e um conjunto de eletroválvulas resolviam o controle dos diversos setores que ele instalasse.
    De outra forma, já esgotei as esmolas para este peditório:):)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noobita
  4.  # 44

    Colocado por: KduvidasNoobita, citou-me erradamente, mas tudo bem.


    Não sei o que aconteceu, julguei ter citado o comentário correcto.

    Colocado por: NTORIONEsses cálculos n podem estar certos, eu tenho cerca de 200m2 de relva que rego com 7 aspersores, desses que sobem (fazem 1 raio de 8m cada), abertos a cerca de 180º, uns mais outros menos, o balão do furo tem 3,5bar, e arranca salvo erro quando atinge os 2 bar, portanto diria que com 2 bar consegue ter 7 aspersores.

    noutro sitio tenho rega gota a gota para árvores/horta, tem mais de 100 gotejadores (próprios para árvores), e basta deixar a torneira aberta a 1/3 para ter pressão mais que suficiente para todos.


    O problema não é a pressão, é o caudal, como disse. Como foi apontado pelo SrR, há aspersores com caudal menor e esta será a solução que irei seguir.

    Cumprimentos e obrigado pela ajuda
    • SrR
    • 21 agosto 2020

     # 45

    Colocado por: STUNTMAN
    Fui confirmar agora e você tem razão, nunca tinha ouvido falar em não ser permitido despressurizar a rede pública mas tem lógica
    pois mas tem a sua lógica, se liga um bomba directamente da rede pública vai estar a "roubar" caudal aos vizinhos, e com sorte ainda esvazia os autoclismo do vizinho do lado
  5.  # 46

    Colocado por: SrRpois mas tem a sua lógica, se liga um bomba directamente da rede pública vai estar a "roubar" caudal aos vizinhos, e com sorte ainda esvazia os autoclismo do vizinho do lado

    Exatamente foi por aí que eu cheguei a conclusão mas infelizmente tarde de mais
    Mas pronto para os que lerem este post mais tarde, se tiverem um poço com baixa pressão ou caudal, uma bomba bem dimensionada dispensa o uso de autoclave quadros de controle tanque etc, caso justifique
    • SrR
    • 21 agosto 2020

     # 47

    Colocado por: noobitaisso custará quanto? O projecto?
    normalmente nada, convem e fica bem depois comprar lá o material
  6.  # 48

    Essa medição deve estar errada..aqui tenho 2bars na rede e deixei um autoclismo em descarga durante 48h (empancou e ninguém viu - casa de banho dos anexos)..a sair por um tubo de 3/8'' largou 46m3..

    É impossível tirar 24lpm da rede com 7 bars..só se tiver um tubo muito fininho..

    Aqui para 300m2 de relva gasto +/- 5m3 por dia com 3 zonas e 11 aspersores Rainbird 3504. O motor é rasco e levanta 4 de cada vez sem problema (até já esteve com 6..).

    De acordo com a tabela cada um estará a consumir ~ 0.61m3/h, com 4 por sector estará a gastar ~41lpm. Até vou experimentar com a rede e depois dou feedback.
  7.  # 49

    Eu n percebo nada de canalização e afins, mas se tem pressão, pq n tem caudal? Tem a ver com o diametro do tubo? E colocar 1 depósito e depois uma bomba?
    • SrR
    • 21 agosto 2020

     # 50

    Colocado por: NTORIONEu n percebo nada de canalização e afins, mas se tem pressão, pq n tem caudal? Tem a ver com o diametro do tubo? E colocar 1 depósito e depois uma bomba?
    pode ter muita pressao e pouco caudal
    Concordam com este comentário: noobita
    • SrR
    • 21 agosto 2020 editado

     # 51

    Assim como muito caudal e pouca pressao
    Concordam com este comentário: noobita
    • SrR
    • 21 agosto 2020 editado

     # 52

    .
  8.  # 53

    Colocado por: NTORIONEu n percebo nada de canalização e afins, mas se tem pressão, pq n tem caudal?

    7 bar e a pressão estática do sistema, quando se consome água perde se energia no sistema logo desce a pressão eu no meu caso tenho um poço com cerca de 4.5bar (com torneiras fechadas), quanto maior o caudal pedido, quanto mais abro uma torneira mais energia se perde no sistema por atrito, curvas etc.

    Imagine que vamos os dois correr e você vai me a empurrar nas costas, a pressão é a força com que me vai a empurrar o caudal é a velocidade a que vamos a correr. Se você me empurrar com muita força, vai fazer muita pressão, se eu começar a correr a sua frente você vai se ver lixado para me empurrar ou seja a força que você faz diminui, resumindo quanto mais corro menos força você faz, quanto maior o caudal menor a pressão.

    Num sistema ideal a pressão e o caudal não se deviam de influenciar mas, devido aos atritos, turbolencia etc, quanto maior o caudal mais energia se perde e menor a pressão

    Aumentar o calibre do tubo diminui a velocidade da água, logo diminui também a turbolencia os atritos a perda de energia e por consequência a pressão não diminui tanto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  9.  # 54

    Ntorion, explicação simples. Pense só.
    Se a solução para aumentar caudal fosse >pressão, não haveria necessidade de tubagens de vários diâmetros.
    Não seriam necessários tubos de várias polegadas, bastaria aumentar a pressão😉
  10.  # 55

    Colocado por: KduvidasNtorion, explicação simples. Pense só.
    Se a solução para aumentar caudal fosse >pressão, não haveria necessidade de tubagens de vários diâmetros.
    Não seriam necessários tubos de várias polegadas, bastaria aumentar a pressão😉


    E no entanto a pressão aumenta mesmo o caudal.
  11.  # 56

    Infelizmente nunca dão dados suficientes para se poder dar conselhos/soluções como deve ser...
    7bar (3bar), 24lpm... Está a medir isso numa torneira de 1/2polegada? Não tem outro ponto de maior diâmetro?
    Na minha casa só tenho 1.8bar à entrada do contador, mas como tenho tubagem de 1polegada para a rega tenho 75lpm, a pressão é pouca para alguns aspersores que só funcionam bem aos 2bar, mas os rainbird que tenho funcionam a partir de 1bar
    Concordam com este comentário: dedao, SS1128
  12.  # 57

    Colocado por: KduvidasNtorion, explicação simples. Pense só.
    Se a solução para aumentar caudal fosse >pressão, não haveria necessidade de tubagens de vários diâmetros.
    Não seriam necessários tubos de várias polegadas, bastaria aumentar a pressão😉
    .
    Eu discordo porque na pratica aumentando a pressao aumenta o caudal, o facto de se mudar o diametro do tubo é pela velocidade a que a agua circula dentro dele, maior diâmetro, menor velocidade, menos turbolencia, menos barulho, martelos de agua mais fraquinhos e menos energia garta a transportar a agua
  13.  # 58

    Colocado por: STUNTMAN.
    Eu discordo porque na pratica aumentando a pressao aumenta o caudal, o facto de se mudar o diametro do tubo é pela velocidade a que a agua circula dentro dele, maior diâmetro, menor velocidade, menos turbolencia, menos barulho, martelos de agua mais fraquinhos e menos energia garta a transportar a agua

    Se conseguir manter a pressão (ou com perda reduzida), a melhor maneira de aumentar o caudal é aumentar o diâmetro, simples e eficaz.
  14.  # 59

    Só para dar feedback, ontem experimentei e meti a rede a regar o sector mais pequeno (3 aspersores com bico 2) e regava sem problema..posso confirmar, mas acho que o contador esgana a passagem a 1/2'' (toda a minha rede está em 1'', com excepção da rega que está a 3/4).

    De qualquer das formas, ou a água é muito barata ou mais vale investir num poço/furo para regar tanta área..
  15.  # 60

    Colocado por: rjmpiresInfelizmente nunca dão dados suficientes para se poder dar conselhos/soluções como deve ser...
    7bar (3bar), 24lpm... Está a medir isso numa torneira de 1/2polegada? Não tem outro ponto de maior diâmetro?
    Na minha casa só tenho 1.8bar à entrada do contador, mas como tenho tubagem de 1polegada para a rega tenho 75lpm, a pressão é pouca para alguns aspersores que só funcionam bem aos 2bar, mas os rainbird que tenho funcionam a partir de 1bar
    Concordam com este comentário:dedao,SS1128


    Só para ficar respondido, medi numa tubagem de 25mm (a tubagem que tenho para rega). A pressão também é medida nesta tubagem, sendo que o manómetro é de 1/2" e portanto usa adaptadores para se ligar a um tê da tubagem. O local de medição não distava mais de 1m do contador (sendo que há dois cotovelos e a torneira, que causam algumas perdas da pressão, mas deve ser negligente). A tubagem que vai para o contador da rede, pela minha medição, é de 20mm.

    Colocado por: rjmpires
    Se conseguir manter a pressão (ou com perda reduzida), a melhor maneira de aumentar o caudal é aumentar o diâmetro, simples e eficaz.
    Concordam com este comentário:STUNTMAN


    Dos meus conhecimentos limitados de hidráulica, uma bomba impõe a um circuito um caudal (relacionado com a velocidade de rotação da bomba) e uma diferença de pressão (relacionado com o binário da bomba). O caudal na tubagem, se não houver bifurcações (se a linha for sempre contínua) é sempre constante. O uso de tubagens de maiores diâmetros apenas serve o propósito de reduzir as perdas de pressão que estas causam (que estão relacionadas com a velocidade de deslocamento do líquido dentro destas) - quanto menor o diâmetro, maior a velocidade do líquido (porque o caudal é constante) e portanto maior as perdas. No caso do que o SrR mencionou de aumentar o calibre do contador, o caudal iria aumentar porque é uma bifurcação da linha. Por isso, no meu caso, aumentar o diâmetro da tubagem após o contador, em nada iria influenciar o meu caudal (julgo que seja isto - mas também posso testar facilmente visto ter uma bifurcação - que esteve fechada durante a medição - para um tubo de 20mm).
 
0.0260 seg. NEW