Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    tenho lido muitas das discuções aqui no Fórum da Casa e quero começar por aplaudir as pessoas que iniciaram essas discuções e todos os contributos de muitos profissionais da área que muito as enriqueceram.
    Comprei uma moradia já pronta, nova a estrear, tendo esta moradia um recuperador de calor Solzaima modelo Sirius de uma só face (modelo com aro de inox). https://www.solzaima.pt/produtos/detalhe/62
    Acontece que este recuperador de calor possui duas ventoinhas que são accionadas termicamente e que se ouvem arrancar e trabalhar, no entanto não se sente qualquer ar quente (ou frio) a sair pelas frestas da face frontal.
    O recuperador possui dois buracos no carter (julgo que é assim que se chama) que permitiriam ligar tubos para fazer chegar o ar quente a outros quartos, encontrando-se esses buracos tapados com a tampa de origem.
    Verifico que a culote se encontra muito quente, sem que esse calor passe para a sala.
    Vou deixar algumas fotos da instalação e pedir a quem percebe do assunto que me possa ajudar a compreender o que se passa.

    Muito obrigado
      IMG_20191228_130234.jpg
      IMG_20191228_125855.jpg
      IMG_20191228_150645.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Tentei reduzir as fugas em torno dos ventiladores (lado da aspiração) para ver se notava alguma diferença, mas sem resultados (os fios estavam simplesmente ligados directamente aos 220, sem passar pelo térmico, para poder fazer testes sem ter de esperar a lareira atingir a temperatura de accionamento do térmico).
    A conduta de exaustão aparenta estar bem vedada e as tampas dos orifícios para levar ar quente a outro quarto estão no lugar.
      IMG_20191228_125733.jpg
      IMG_20191228_125740.jpg
      IMG_20191228_125751.jpg
  4.  # 3

    A cor da conduta de exaustão parece indicar sobreaquecimento...
    Não existe nenhum tipo de isolamento térmico na culote, apenas o tubo de exaustão a ligar a saída do carter á chaminé e uma janela a meio da culote para descompressão da temperatura. Por vezes (essa "janela" é tão alta que só com escadote se chega lá, daí só ter experimentado algumas vezes) nota-se que a temperatura que radia pela janela da culote é superior à que sai do recuperador de calor...
      IMG_20191228_122005.jpg
      IMG_20191228_122022.jpg
      IMG_20191228_121940.jpg
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  6.  # 4

    pelas imagem não se vê entradas de ar na hot ao nível do chão e a grelha frontal deveria estar mais alta quase ao nível do tecto para aproveitar todo o calor da conduta de fumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjguerreiro
  7.  # 5

    Colocado por: cesarlpelas imagem não se vê entradas de ar na hot ao nível do chão e a grelha frontal deveria estar mais alta quase ao nível do tecto para aproveitar todo o calor da conduta de fumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pjguerreiro

    Eu percebo a ideia, seria para utilizar o ar quente da hot para aquecer a sala. Faz todo o sentido, mas eu estava-me a referir ao ar quente do cárter, que possuí dois ventiladores que apesar de trabalharem não se sente sair ar quente nenhum...
  8.  # 6

    É estranho, deveria-se sentir a sair calor não será que as entradas de ar para os ventiladores estarão obstruídas?
  9.  # 7

    viva, a minha mae teve um recuperador desse tipo durante 4 anos(custou na altura mil euros) nunca trabalhou direito!!!tinha tudo isolado na hot ,tinha grelhas em cima e em baixo para a circulaçao de ar (mas o principal que era ter as ventoinhas que fariam circular o ar no carter) nunca sopraram ar quente , ou pelo menos o ar que se pensava e o que prometia o vendedor que daria um bafo quente que nem se poderia estar na sala.
    -foi la duas vezes ja quase enxuvalhado, sem ter desculpas e soluçoes para dar. perdeu uma cliente e nos (filhos) ja nem o pusemos em equaçao.
    Mas pelas conversas que iamos tendo com outras pessoas que tambem tinham com ventiladores ,nao estavam satisfeitos com esse tipo de recuperadores.
  10.  # 8

    Colocado por: cesarlÉ estranho, deveria-se sentir a sair calor não será que as entradas de ar para os ventiladores estarão obstruídas?

    nao e facil obstruir as entradas de ar, sao na parte de cima do recuperador a frente ,o ar roda dentro do carter e sai por baixo expelido pelas ventoinhas, e um sistema so dentro do recuperador, o da minha mae foi todo revisto nada estava obstruido, foi testado por nos com fumo colorido e nao tinha fugas , o estranho e que com temperatura e com as ventoinhas a trabalhar nao saia ar muito quente!!
    as grelhas que se tem na hot sao so para recuperar mais um bocado de calor da chemine, e sim deveriam ter uma entrada de ar por baixo para circular o ar.
  11.  # 9

    Esses equipamentos de encastrar são uma aberração técnica. um recuperador encastrado é o mesmo que ir lavrar um terreno agrícola com um carro ligeiro em vez de um trator.
    Servem para climatizar uma divisão, e para pintar os tectos de negro.
    São barulhentos .
    Apenas são bonitos.

    Uma salamandra está construída para libertar o calor, o chassi é maior , logo permitem o desenvolvimento do fogo e arrefecimento do fumo .
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">