Iniciar sessão ou registar-se
    • acf10
    • 28 agosto 2020 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Gostava de saber a vossa opinião/experiência com pavimentos em cimento afagado em habitações, mais propriamente em salas e cozinhas.
    Já estive a ler algumas discussões sobre o tema, mas fiquei com algumas questões:

    _ A primeira questão é em relação às juntas de dilatação. Reconheço que são imprescindíveis para não surgir fissuras, mas gostava de saber até que máximo de m2 é aconselhado ter este piso contínuo, sem juntas. Isto, para saber "jogar" com as juntas na hora de planificar a casa e para ficarem o menos visíveis possível.

    _ Sei que é possível pintar. Gostava muito de o pintar de branco e agradecia conselhos nesta parte - qual o melhor método para pintar, se é preciso primário, quais as marcas de tintas ideais para isto, etc.

    _ Afinal, pode-se pôr piso radiante com esta solução ou não? Se sim, o que é que isso implica?

    _ Conhecem profissionais que façam este trabalho bem feito?

    _ Já agora, qual é a diferença entre cimento afagado e cimento "talochado"? Vi algures aqui numa discussão e não percebi a diferença.

    Obrigada!!

    P.S. Microcimento está fora de questão.
  1.  # 2

    Colocado por: acf10mas gostava de saber até que máximo de m2 é aconselhado ter este piso contínuo, sem juntas. Isto, para saber "jogar"
    9m2, 12m2.. por aí.. jogue com a métrica de cada espaço e não terá problemas, mesmo que tenha de fazer juntas extra por questões de estereotomia

    Colocado por: acf10Sei que é possível pintar. Gostava muito de o pintar de branco e agradecia conselhos nesta parte
    se vai pintar porque se vai dar ao trabalho de ter um piso em cimento afagado? para isso meta algo tipo autonivelante ou outro material na cor pretendida. a beleza do cimento afagado é mesmo o cimento afagado

    Colocado por: acf10Afinal, pode-se pôr piso radiante com esta solução ou não? Se sim, o que é que isso implica?
    pode. nao sei o que quer saber com a segunda pergunta.

    Colocado por: acf10Conhecem profissionais que façam este trabalho bem feito?
    não vai à muito pesquisei sobre isso e na verdade alguns com paginas todas pipis deixam muito a desejar ao não saberem o que é um piso em cimento afagado, confundem isso com microcimento. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Cimento afagado tem 4 ou 5 cm de espessura.

    Colocado por: acf10Já agora, qual é a diferença entre cimento afagado e cimento "talochado"
    cimento talochado (sou sincero nunca tinha ouvido tal expressão) mas penso que está a falar ou de cimento queimado ou outro tipo de acabamento tipo microcimento onde a camada é fina.

    cimento afagado verdadeiro é uma camada com 4/5 cm de cimento, com as juntas apropriadas e a devida cura para nao fissurar, uma vez curado é afagado.

    um exemplo de uma obra onde usamos essa técnica..https://www.archdaily.com/793065/julimar-falls-house-studio-nicholas-burns/57ab09afe58ecee3d00000f7-julimar-falls-house-studio-nicholas-burns-photo?next_project=no

    neste caso em particular optou-se por nao fazer juntas (o que é possivel fazer, mas tem de ser 1000X mais cuidadoso) mas o construtor era um nabo que nao percebia do assunto, nem quis saber e desrespeitou o tempo e processo de cura (o que iria diminuir a quantidade de fissuras se bem feito), mesmo assim não desgosto do efeito deixado pelas microfissuras. ..

    de aí ter um bom construtor que mesmo que nunca tenha feito que tenha a capacidade de perceber como deve ser feito e a paciência e brio de fazer bem.
  2.  # 3

    outra onde nao usamos juntas mas foi bem feito (este nem foi afagado.. foi deixado bruto, apenas se passou a régua e deixou-se secar)... https://www.archdaily.com/26722/johanna-house-nicholas-burns?ad_source=search&ad_medium=search_result_all
  3.  # 4

    Colocado por: antonylemos9m2, 12m2.. por aí.. jogue com a métrica de cada espaço e não terá problemas, mesmo que tenha de fazer juntas extra por questões de estereotomia

    obrigada!!

    se vai pintar porque se vai dar ao trabalho de ter um piso em cimento afagado? para isso meta algo tipo autonivelante ou outro material na cor pretendida. a beleza do cimento afagado é mesmo o cimento afagado

    porque o que pretendo é um piso branco praticamente sem juntas, e vi uma casa que tinha cimento afagado pintado de branco. não considerei procurar outro tipo de solução porque aquela me pareceu linda e a senhora da casa não tinha problemas com o chão. ou seja, era bonito e tinha bom feedback.

    pode. nao sei o que quer saber com a segunda pergunta.

    não sei, parece-me uma coisa estranha porque o betão afagado é uma coisa tão espessa e colocamos piso radiante por baixo? parece-me estranho, achei que podia haver algum procedimento técnico especial.

    não vai à muito pesquisei sobre isso e na verdade alguns com paginas todas pipis deixam muito a desejar ao não saberem o que é um piso em cimento afagado, confundem isso com microcimento. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Cimento afagado tem 4 ou 5 cm de espessura.

    também reparei nisso! uma pessoa pesquisa cimento afagado e aparecem empresas de microcimento... calculo que o cimento afagado seja menos procurado, agora que há o microcimento.

    cimento talochado (sou sincero nunca tinha ouvido tal expressão) mas penso que está a falar ou de cimento queimado ou outro tipo de acabamento tipo microcimento onde a camada é fina.

    cimento afagado verdadeiro é uma camada com 4/5 cm de cimento, com as juntas apropriadas e a devida cura para nao fissurar, uma vez curado é afagado.

    um exemplo de uma obra onde usamos essa técnica..https://www.archdaily.com/793065/julimar-falls-house-studio-nicholas-burns/57ab09afe58ecee3d00000f7-julimar-falls-house-studio-nicholas-burns-photo?next_project=no

    neste caso em particular optou-se por nao fazer juntas (o que é possivel fazer, mas tem de ser 1000X mais cuidadoso) mas o construtor era um nabo que nao percebia do assunto, nem quis saber e desrespeitou o tempo e processo de cura (o que iria diminuir a quantidade de fissuras se bem feito), mesmo assim não desgosto do efeito deixado pelas microfissuras. ..

    de aí ter um bom construtor que mesmo que nunca tenha feito que tenha a capacidade de perceber como deve ser feito e a paciência e brio de fazer bem.

    pois, o meu sonho era mesmo um sem juntas, mas achava que não colocar juntas era a mesma coisa que dizer eventualmente ia abrir fissuras. ambos os pisos que me mostrou são lindos!!! mas eu queria mesmo era um branquinho, lisinho, sem juntas... e agora arranjar quem mo faça perfeito é que são elas!

  4.  # 5

    Colocado por: DR1982Hoje foi o meu biscato, andar a reparar betao afagado num estacionamento...
      FA6A3A81-AA9C-428F-9A09-AF75439B5B5C.png


    já colocou em habitações?
  5.  # 6

    Colocado por: acf10

    já colocou em habitações?
    Nao é o meu trabalho, mas sinceramente daquele que ja vi, betao afagado nao o queria num piso de habitação!
  6.  # 7

    Colocado por: DR1982Nao é o meu trabalho, mas sinceramente daquele que ja vi, betao afagado nao o queria num piso de habitação!


    ui :| então?
  7.  # 8

    O que ja vi, betao afagado a helicóptero nao fica perfeito, pode haver quem o faça perfeito, nao sei!
    Será provavelmente o piso da minha cave, mas para piso de habitação acho muito bruto/imperfeito!
    Sao gostos.
  8.  # 9

    Colocado por: DR1982O que ja vi, betao afagado a helicóptero nao fica perfeito, pode haver quem o faça perfeito, nao sei!
    Será provavelmente o piso da minha cave, mas para piso de habitação acho muito bruto/imperfeito!
    Sao gostos.


    Ah, julguei que fosse por questões de manutenção. Eu aprecio, mas na minha casa preferia algo mais perfeitinho, daí que esteja a ponderar pintar...
  9.  # 10

    Colocado por: DR1982Sao gostos.
    3xacto.. pessoalmente acho um dos acabamentos mais lindos que se pode ter. ao nível de um bom soalho.

    Colocado por: acf10não sei, parece-me uma coisa estranha porque o betão afagado é uma coisa tão espessa e colocamos piso radiante por baixo?
    ~dentro.

    Colocado por: acf10calculo que o cimento afagado seja menos procurado, agora que há o microcimento.
    dá menos trabalho para um acabamento que superficialmente é parecido

    Colocado por: acf10pois, o meu sonho era mesmo um sem juntas, mas achava que não colocar juntas era a mesma coisa que dizer eventualmente ia abrir fissuras.
    nao necessáriamente, tem de topar com um construtor bom, no entanto, sendo para pintar, ou seja o betão não fica aparente, pouco interessa se tem ou não fissuras pois a tinta cobre e preenche qq coisa que possa surgir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acf10
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemos3xacto.. pessoalmente acho um dos acabamentos mais lindos que se pode ter. ao nível de um bom soalho.

    ~dentro.

    dá menos trabalho para um acabamento que superficialmente é parecido

    nao necessáriamente, tem de topar com um construtor bom, no entanto, sendo para pintar, ou seja o betão não fica aparente, pouco interessa se tem ou não fissuras pois a tinta cobre e preenche qq coisa que possa surgir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:acf10


    Já me ajudou bastante!! Obrigada. :)
  11.  # 12

    Colocado por: acf10

    Já me ajudou bastante!! Obrigada. :)


    acf10 chegou a aplicar o cimento afagado?

    Estou com a mesma dúvida para a construção da minha moradia, e gostava de saber se ficou satisfeito com o resultado final
  12.  # 13

    Colocado por: a.Gonçalves

    acf10 chegou a aplicar o cimento afagado?

    Estou com a mesma dúvida para a construção da minha moradia, e gostava de saber se ficou satisfeito com o resultado final


    Ainda não apliquei! Na realidade ainda estou indecisa se aplico ou não.
  13.  # 14

    Colocado por: antonylemos3xacto.. pessoalmente acho um dos acabamentos mais lindos que se pode ter. ao nível de um bom soalho.

    ~dentro.

    dá menos trabalho para um acabamento que superficialmente é parecido

    nao necessáriamente, tem de topar com um construtor bom, no entanto, sendo para pintar, ou seja o betão não fica aparente, pouco interessa se tem ou não fissuras pois a tinta cobre e preenche qq coisa que possa surgir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:acf10


    Para executar um pavimento em betão pigmentado aconselha alguma marca? Alguma recomendação especial para execução?
  14.  # 15

  15.  # 16

    Colocado por: acf10Afinal, pode-se pôr piso radiante com esta solução ou não? Se sim, o que é que isso implica?


    Confesso que não sei bem como é esta tecnologia...mas aquecer o chão e arrefecer sucessivamente não provocará ao longo do tempo fissuras no material?
  16.  # 17

    Colocado por: PalhavaConfesso que não sei bem como é esta tecnologia...mas aquecer o chão e arrefecer sucessivamente não provocará ao longo do tempo fissuras no material?
    por isso (e não só) é importante ter juntas
 
0.0231 seg. NEW