Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Este é o meu 1° tópico aqui, e desde já obrigado pela vossa ajuda!

    Moro num apartamento num prédio em que alguns moradores têm Painéis solares térmicos para as AQS, o meu apartamento não tem painéis, em casa para as AQS tenho apenas um Termoacumulador (eléctrico portanto), e não tenho gás em casa.

    O meu termo está a dar as últimas, e como tal estou a tentar reunir informações para fazer uma compra informado, dito isto, compensa para o meu caso o solar térmico (painéis+reservatório com resistência para os dias sem sol)? Ou a melhor solução será adquirir um novo termo (obviamente mais moderno e como tal mais eficiente que o actual), ou será ainda preferível economicamente adquirir uma caldeira e passar a ter gás em casa?

    Obrigado mais uma vez!
  2.  # 2

    Tem as ligações e cabo electrico para o painel já efectuadas?

    Tem instalação de gaz já efectuada?

    Já experimentou falar com algum vizinho se estão satisfeitos com o rendimento do solar?

    São elementos importantes para tomar uma decisão!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Vieira
  3.  # 3

    Colocado por: Costa53Tem as ligações e cabo electrico para o painel já efectuadas?

    Tem instalação de gaz já efectuada?

    Já experimentou falar com algum vizinho se estão satisfeitos com o rendimento do solar?

    São elementos importantes para tomar uma decisão!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fábio Vieira


    1- Aparentemente não, digo isto porque onde está instalado o termo actual apenas existe uma saída de gases (para caso seja instalado uma caldeira) e a entrada de gás. Não sei se eventualmente as ligações possam estar localizadas noutro local. Para validar isto apenas com um técnico, que apenas chamaria caso seja de facto uma boa opção do ponto de vista monetário.

    2-O prédio já tem instalação de gás natural, eu não tenho. Mas toda a instalação já está montada e preparada para tal.

    3-Dizem que sim, mas não fazem contas, não têm muita atenção a isso (dizem que nunca fizeram qualquer 'revisao' ao sistema e sei que teria de ser feito anualmente). Dito isto, diria que a opinião deles não é a melhor forma de validar a instalação de painéis.
  4.  # 4

    Se fosse eu a decidir optava por manter o termocumulador como apoio a um sistema solar termossifão eliminando a resistencia electrica.

    Provavelmente tem placa electrica nestecaso a introdução de gaz so se justificaria se alimentase tambem a placa.

    Estando o sistema solar exposto ao ar nas necessidades de recorrer a resistencia tem mais rendimento um apoio no interior neste caso o termocumulador do que a resistencia que obriga a um maior esforço termico e mais consumo.
  5.  # 5

    Colocado por: Costa53Se fosse eu a decidir optava por manter o termocumulador como apoio a um sistema solar termossifão eliminando a resistencia electrica.

    Provavelmente tem placa electrica nestecaso a introdução de gaz so se justificaria se alimentase tambem a placa.

    Estando o sistema solar exposto ao ar nas necessidades de recorrer a resistencia tem mais rendimento um apoio no interior neste caso o termocumulador do que a resistencia que obriga a um maior esforço termico e mais consumo.


    Sim neste momento tudo em casa é eléctrico, e penso eu, não me compensaria a instalação do gás apenas para as AQS.

    A minha dúvida é mesmo se compensa instalar os painéis (diria por alto + de 2000€ +75€/ano em revisões) isto daria para muita eletricidade usando apenas o Termoacumulador!

    Como disse no post inicial se for para manter apenas o Termoacumulador tenho de adquirir um novo.

    Somos 2 adultos e 1 criança, mas 1 dos adultos toma banho no trabalho, por isso reduz ainda mais o consumo de energia.
    Concordam com este comentário: ricat
  6.  # 6

    E uma bomba de calor?
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresE uma bomba de calor?


    Tenho ideia (pode ser errada) que seria bastante cara. Estou errado?

    Para além disso o aquecimento em minha casa é feito por um recuperador de calor e AC, por isso a bomba de calor apenas seria para os banhos, sendo uma solução cara em investimento inicial e em energia, não me parece adequado, correcto?

    Já agora, com a bomba de calor é também necessário um Termoacumulador? (Pergunta de leigo na materia)
  8.  # 8

    Já se compra uma bomba de calor AQS a rondar os 1000€, o termoacomulador já vem incluído no pack.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: Fábio Vieira

    Tenho ideia (pode ser errada) que seria bastante cara. Estou errado?

    Para além disso o aquecimento em minha casa é feito por um recuperador de calor e AC, por isso a bomba de calor apenas seria para os banhos, sendo uma solução cara em investimento inicial e em energia, não me parece adequado, correcto?

    Já agora, com a bomba de calor é também necessário um Termoacumulador? (Pergunta de leigo na materia)


    Pode optar pela bomba de calor da Ariston Nuos de 80 ou 110 ronda os 1.200 euros mais em conta que o painel solar, faça uma consulta sobre a mesma na net.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricat
  10.  # 10

    ou então compra um TE100l com cuba cobre, sem anodos de sacrificio, 450€ e gasta cerca de 1€/dia electricidade... cerca de 300€/ano...
    ou um TE de 100l de 200€, COM anodos de sacrificio ( mudar a cada 2 anos), 250€ e gasta cerca de 1€/dia electricidade... cerca de 300€/ano...
    Ou a BC, com o custo a rondar os 1200€, e com custo de exploração a rondar os 0.35€/dia ( acho que tam´bem tem anodos de sacrificio e manutenção periodica programada))... ou seja uns 100€/ano. faz algum barulho, como um AC
    Fora acções de manutenção... espaço disponivel, etc...
    faça as contas e as ponderações devidas.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradascomo um AC
    é mais parecido a um frigorífico, se a cuba for vitrificada ou esmaltada ou inox 304 tem ânodos de sacrifício a ser substituído periodicamente.
  12.  # 12

    Ainda na semana passada comprei um termoacumulador da vulcano de 80l (chega bem para o seu cenário se não tomarem os banhos todos seguidos) por 137€. O anterior que tinha, também da vulcano de 100l, teve um problema elétrico e a reparação era quase tão onerosa. Durou 7 anos sem qualquer manutenção. Provavelmente tive muita sorte...


    Quanto ao painel solar, eu não percebo nada do assunto, mas acho que é um investimento que nunca vai recuperar.


    No seu cenário, e olhando para o caso do meu irmão (que vive com a esposa), com esquentador a gás natural e gasta entre 10-15€/mês, era a opção que tomaria.
  13.  # 13

    Tive a dar uma vista de olhos nas bombas de calor e encontrei algo que me pareceu interessante a Ariston Lydos Hybrid de 80 ou de 100l, pode ser instalado no espaço de um Termoacumulador, assim não tenho problemas de espaço para a instalação , as bombas de calor do que li precisam de mais espaço e o meu termo actual está dentro do móvel da cozinha ( tenho todos os electrodomésticos de embutir).
    Tem uma bomba de calor (de potência mais fraca) e uma resistência eléctrica para compensar e o custo também me parece ser mais em conta!

    O barulho de facto é algo que me assusta, mas li que e possível desligar durante a noite, dito isto não será tão problemático.

    O que dizem desta solução?
    • zed
    • 31 agosto 2020

     # 14

    Ao aquecer a água a BC vai arrefecer a cozinha, ou não?
  14.  # 15

    Ao aquecer a água a BC vai arrefecer a cozinha, ou não?
    só se não tiver saida de ar para o exterior, mas de verão até pode dar jeito, de inverno não estou a ver alguém a gramar com o frio.
  15.  # 16

    Colocado por: jorgealvessó se não tiver saida de ar para o exterior, mas de verão até pode dar jeito, de inverno não estou a ver alguém a gramar com o frio.


    Precisamente o que pensei, no espaço que tenho previsto para isso (actualmente é onde se encontra o termoacumulador) tenho uma saida de gases (espaço preparado caso pretenda instalar uma caldeira ou um esquentador), a minha ideia seria no verão aproveitar o fresco (a divisão até fica bem quente (virada para sudoeste) e no inverno usava a tal saída de gases, não sei se é viável,mas é essa a minha ideia!

    O que dizem? É viável?
  16.  # 17

    Colocado por: Fábio VieiraO que dizem? É viável?
    teoricamente é possivél
    •  
      GMCQ
    • 14 dezembro 2020

     # 18

    Boa noite! Como ficou resolvida a questão? Sempre adquiriu o Termo híbrido?
 
0.0210 seg. NEW