Iniciar sessão ou registar-se
    • zizuri
    • 31 agosto 2020 editado

     # 1

    decreto de lei DL 84/2008 - Garantia dos Bens do Consumidor
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/249259/details/maximized

    1)
    Para o serviço de instalação de esquentador, o técnico/empresa de acordo com este decreto lei (ou talvez existe e outro) me deve dar gratuitamente uma garantia de 2 anos? É que na minha procura de empresa instaladora de esquentador, houve muita empresa que me dava uma garantia de 2 anos e apenas uma me deu uma garantia de 6 meses, por isso, fiquei um pouco confuso e fui ler alguma legislação.

    2)
    ###f) «Garantia legal», qualquer compromisso ou declaração assumida por um vendedor ou por um produtor perante o consumidor, sem encargos adicionais para este, de reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo, no caso de este não corresponder às condições enumeradas na declaração de garantia ou na respectiva publicidade;###
    --Pergunta: o que se entende com “ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo”, isto tb implica transporte gratuito?

    3)
    Como verificar se este decreto lei é o mais atual?

    4)
    ###Artigo 5.º-A ###
    ###3 - Caso o consumidor tenha efectuado a denúncia da desconformidade, tratando-se de bem móvel, os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam decorridos dois anos a contar da data da denúncia e, tratando-se de bem imóvel, no prazo de três anos a contar desta mesma data.###
    --Pergunta: por cada denuncia efetiva que faço, a garantia de 2 anos é renovada a partir da data de denuncia efetiva?

    5)
    esse termo de garantia de 2 anos, para os bens moveis é sempre obrigatória? é que eu já vi produtos/peças electronicos a serem vendidos por lojas oficiais sem nenhuma garantia.

    6)
    A empresa prestadora de serviço, me deve fornecer um papel com os termos e condiçoes da garantia?
    caso seja sim, entao esse papel deve ter algum carimbo da empresa ou assinatura dalgum representante da empresa?


    obg e votos duma boa semana
  1.  # 2

    ##2 - Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.##
    a)
    --reduzido até um prazo minimo de um ano?
    +
    b)
    para que é necessário dizer ##por acordo das partes## ? se o vendedor der uma garantia dum ano, o comprador pode reclamar e obter alguns benceficios/favores?
    • size
    • 31 agosto 2020

     # 3

    Colocado por: zizuridecreto de lei DL 84/2008 - Garantia dos Bens do Consumidor
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/249259/details/maximized

    1)
    Para o serviço de instalação de esquentador, o técnico/empresa de acordo com este decreto lei me deve dar gratuitamente uma garantia de 2 anos? É que na minha procura de empresa instaladora de esquentador, houve muita empresa que me dava uma garantia de 2 anos e apenas uma me deu uma garantia de 6 meses, por isso, fiquei um pouco confuso e fui ler alguma legislação.




    ERRADO.
    A garantia do electrodoméstico é dada pelo fabricante e não por quem o instalou.
    Normalmente, é a factura de compra que serve de comprovativo para a garantia.
    • zizuri
    • 31 agosto 2020 editado

     # 4

    existe a garantia do esquentador e existe a garantia da instalaçao.
    a legislaçao que referenciei fala sobre garantia dos produtos e serviços.
    a minha pergunta é sobre o serviço de instalaçao, penso que referenciei isso desde o primeiro paragrafo.

    obg



    Colocado por: size


    ERRADO.
    A garantia do electrodoméstico é dada pelo fabricante e não por quem o instalou.
    Normalmente, é a factura de compra que serve de comprovativo para a garantia.
 
0.0076 seg. NEW