Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, acompanho o forum à algum tempo e gosto da interajuda que existe neste forum e espero poder obter ajuda e opiniões construtivas da vossa parte. Estou a ponderar a compra de um lote, situado no Alentejo, mas antes de avançar para a comprar falei com um amigo arquitecto e fizemos um esboço, um pouco em cima do joelho, daquilo que se poderá fazer e indo um pouco ao gosto da "Maria".


    Com o esboço feito e falando com amigos e familiares eles acham a casa muito "simples", ou seja tudo muito quadrado e rectangular. Já perdi tempo sem fim a pensar em formas de alterar a arquitectura por forma a tornar um pouco mais incomum mas sobretudo sem perder a funcionalidade da casa, mas não estou a conseguir ter muitas ideias. Alguém poderia dar a sua opinião ou ideias para tornar a arquitectura da casa diferente sem perder a sua funcionalidade. Se poderem dar a vossa opinião acerca da disposição da casa também agradecia.

    P.S: Trata-se de um lote que a habitação tem de ser geminada, lote é totalmente plano e a cobertura tem de ser totalmente inclinada.


    Obrigado a todos pela vossa atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: Mhzn672lando com amigos e familiares eles acham a casa muito "simples", ou seja tudo muito quadrado e rectangular

    E então.. qual é o mal disso!? quer redondinhos, é!? para quê!? uma instalação sanitária com uma parede curva ou um pilar sobressaído redondo!?

    PS: não vi os rascunhos.
    •  
      CMartin
    • 31 agosto 2020 editado

     # 3

    Olá mhz, estou com o Pedro, não vejo nada de errado em uma casa simples, como lhe disseram que seria. A planta parece-me simpática. Quer partilhar alçados para contextualizar um pouco o estilo da arquitectura ?
  3.  # 4

    Epá a ver se um dos quartos não fica com fenestração a norte...o mesmo no piso , 0, trocar a Is com o Quarto/ escritório.
    Prever IS acessivel no piso 0

    Eu revia os acessoa po trat roupa e a ligação com a cozinha e esta com a sala... se calahr seria simpatico a suite ter vista para o jardim da cobertura plana que dá iluminação natural ao atrio das escadas... digo eu...
  4.  # 5

    Colocado por: CMartinOlá mhz, estou com o Pedro, não vejo nada de errado em uma casa simples, como lhe disseram que seria. A planta parece-me simpática. Quer partilhar alçados para contextualizar um pouco o estilo da arquitectura ?




    Olá.
    Estes desenhos foram feitos em cima do joelho, por assim dizer, fizemos apenas plantas e não chegamos a parte de fazer os alçados.

    Obrigado
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEpá a ver se um dos quartos não fica com fenestração a norte...o mesmo no piso , 0, trocar a Is com o Quarto/ escritório.
    Prever IS acessivel no piso 0

    Eu revia os acessoa po trat roupa e a ligação com a cozinha e esta com a sala... se calahr seria simpatico a suite ter vista para o jardim da cobertura plana que dá iluminação natural ao atrio das escadas... digo eu...


    Obrigado desde já pelo seu comentário. Está previsto a is do piso 0 para mobilidade condicionada.

    A ideia seria colocar acesso da suite e quarto para a varanda que dá luz natural para o átrio das escadas, mas acabamos por decidir excluir o acesso do quarto à varanda e assim ganhar um armário embutido na parede. Relativamente à suite a ideia era ter ligação à varanda mas achamos que depois seria iluminação a mais para a suite ou ficaria bem?

    Obrigado
  6.  # 7

    Mhz, sendo a casa geminada, os alçados não estão condicionados/previstos ?
  7.  # 8

    Mhz, que rico rectangulo👍
    Só uns retoques e fica uma super casa!
    Piso 0: Pôr a porta de entrada a abrir para a direita e eventualmente abrir a cozinha à sala.
    Piso 1: Eliminar a varanda, roubar 2mts ao Hall e fazer mais uma IS. Nesse quarto fechar a janela a N e abrir a W (cabeceira da cama a N).
    Fica com 3 excelentes suites.

    Salvo algum condicionalismo arquitetónico ou de exteriores, tem aí um excelente projeto.
    Um conselho. Não, dois...
    Não ligue demasiado aos palpites dos (invejosos😂😂) dos seus amigos e familiares. Normalmente é de fora que surgem os melhores conselhos.
    E
    Não procure formas esquisitas para impressionar os outros. A casa é para si, esposa e filhos, e é para ser vivida por vocês. Por isso é para vocês que tem de direcionar as preferências e prioridades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mhzn672
  8.  # 9

    Colocado por: CMartinMhz, sendo a casa geminada, os alçados não estão condicionados/previstos ?


    Como disse, os desenhos feitos e pensados foram só em planta não chegamos a avançar para os alçados mas será o próximo passo avançar para os alçados.
  9.  # 10

    Colocado por: KduvidasMhz, que rico rectangulo👍
    Só uns retoques e fica uma super casa!
    Piso 0: Pôr a porta de entrada a abrir para a direita e eventualmente abrir a cozinha à sala.
    Piso 1: Eliminar a varanda, roubar 2mts ao Hall e fazer mais uma IS. Nesse quarto fechar a janela a N e abrir a W (cabeceira da cama a N).
    Fica com 3 excelentes suites.

    Salvo algum condicionalismo arquitetónico ou de exteriores, tem aí um excelente projeto.
    Um conselho. Não, dois...
    Não ligue demasiado aos palpites dos (invejosos😂😂) dos seus amigos e familiares. Normalmente é de fora que surgem os melhores conselhos.
    E
    Não procure formas esquisitas para impressionar os outros. A casa é para si, esposa e filhos, e é para ser vivida por vocês. Por isso é para vocês que tem de direcionar as preferências e prioridades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mhzn672



    Obrigado pelo seu comentário!!!

    Ao colocar a porta de entrada a abrir para a direita no lado esquerdo posso tentar colocar um armário ou local para colocar quadros eléctricos, ITED, etc.

    Abrir cozinha para sala? tenho uma abertura que fica de frente para as escadas e uma para a sala de jantar. Não devo ter percebido bem este ponto.

    A ideia da varanda é dar luz para o átrio das escadas e não ter espaços interiores e com pouca iluminação, mas sem dúvida uma boa ideia.

    Relativamente aos quartos é uma questão que me preocupa bastante que é ter os dois quartos do piso 1 e do piso 0 voltados para norte e o risco de tornar estes mesmos espaços muito frios e húmidos é grande.

    Colocado por: KduvidasNão ligue demasiado aos palpites dos (invejosos😂😂) dos seus amigos e familiares. Normalmente é de fora que surgem os melhores conselhos.


    Sem dúvida e daí recorrer a este forum que do que tenho acompanhado tem utilizadores muito prestáveis e prontos a ajudar.
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo1210Gosto muito dessa planta, tudo muito bem arrumado.

    Uma casa simples, mas que dá lições de boa organização a muitas de grande porte...

    Bom trabalho.

    Dar uns retoques como diz os caríssimos arquitetos.



    Obrigado.

    A ideia é obter ajuda e opiniões de "pessoas de fora" mas entendidas na matéria para se ter uma melhor percepção do que melhorar. Ficamos tão fixados no que temos a frente que não conseguimos ter mais ideias e ouvir outras pessoas ajuda a limar as falhas que existam.
  11.  # 12

    Colocado por: Anonimo1210

    Tal e qual...senti o mesmo, demasiado fixado e agora fiquei com umas coisas que não me agradam de todo...mas vive-se.

    Quanto á sua muito boa sinceramente.


    Obrigado Tiago, nós tentamos sempre minimizar os ''erros'' mas haverá sempre alguma coisa que passa.

    Espero que corra tudo bem consigo!
  12.  # 13

    Colocado por: Mhzn672Ficamos tão fixados no que temos a frente que não conseguimos ter mais ideias e ouvir outras pessoas ajuda a limar as falhas que existam.


    Mas isso é matéria para ser o arquitecto a resolver. A fazer a autocrítica, propor melhorias, alternativas.
  13.  # 14

    Colocado por: Mhzn672


    Obrigado pelo seu comentário!!!

    Ao colocar a porta de entrada a abrir para a direita no lado esquerdo posso tentar colocar um armário ou local para colocar quadros eléctricos, ITED, etc.

    Abrir cozinha para sala? tenho uma abertura que fica de frente para as escadas e uma para a sala de jantar. Não devo ter percebido bem este ponto.

    A ideia da varanda é dar luz para o átrio das escadas e não ter espaços interiores e com pouca iluminação, mas sem dúvida uma boa ideia.

    Relativamente aos quartos é uma questão que me preocupa bastante que é ter os dois quartos do piso 1 e do piso 0 voltados para norte e o risco de tornar estes mesmos espaços muito frios e húmidos é grande.



    Sem dúvida e daí recorrer a este forum que do que tenho acompanhado tem utilizadores muito prestáveis e prontos a ajudar.
    Na cozinha estava-me a referir à parede a S, mas vendo bem parece-me que já idealizou algo para aquela divisão, é um ripado? De qualquer forma era a essa “parede” que me referia.
    Quanto à questão do Hall e como está ainda a desenhar soluções, o problema da iluminação natural é condicionado logo à partida pela geminação (nascente já era...🤨). Resta-lhe W e S. Para não perder o fio à meada, neste contexto optaria talvez por uma clarabóia para trazer luz ao vão de escada.
    De forma alguma iria desperdiçar o alçado W. Abria uma varanda no quarto e abria um grande envidraçado para a IS no sítio da atual varanda.
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas

    Mas isso é matéria para ser o arquitecto a resolver. A fazer a autocrítica, propor melhorias, alternativas.


    Sem dúvida. Irei brevemente reunir de novo com o arquitecto e aperfeiçoar um pouco mais e pensar nos alçados.
  15.  # 16

    Colocado por: KduvidasNa cozinha estava-me a referir à parede a S, mas vendo bem parece-me que já idealizou algo para aquela divisão, é um ripado? De qualquer forma era a essa “parede” que me referia.
    Quanto à questão do Hall e como está ainda a desenhar soluções, o problema da iluminação natural é condicionado logo à partida pela geminação (nascente já era...🤨). Resta-lhe W e S. Para não perder o fio à meada, neste contexto optaria talvez por uma clarabóia para trazer luz ao vão de escada.
    De forma alguma iria desperdiçar o alçado W. Abria uma varanda no quarto e abria um grande envidraçado para a IS no sítio da atual varanda.



    Sim a ideia é colocar ripado nessa parede da cozinha.

    É uma ideia que irei apresentar ao arquitecto e ver o que o mesmo me dirá.

    Se fosse voltado para Este a situação da iluminação natural seria mais benéfico e em termos térmicos também seria melhor?
  16.  # 17

    O arquitecto que fez isso... Já pensou nos alçados... Na volumetria. É um processo intrínseco da arte de projectar em arquitectura... Pode não estar materializado, mas o conceito já lá está...
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasO arquitecto que fez isso... Já pensou nos alçados... Na volumetria. É um processo intrínseco da arte de projectar em arquitectura... Pode não estar materializado, mas o conceito já lá está...


    Sim, no momento em que dava as ideias ele dizia o que achava e o que influenciava nos alçados. É como diz, está mais ou menos pensados mas não materializados.
 
0.0227 seg. NEW