Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estamos na fase de projecto de uma nova moradia, e "esbarrei" aqui numa questão.

    No início a ideia era ter open space, mas depois surgiram questões como barulhos /cheiros entre a cozinha e sala e optou-se por colocar uma divisória de vidro na cozinha. Apesar da cozinha não ser muito grande, sempre tivemos a ideia de ter uma ilha.

    Após algumas voltas com a arquitecta, chegamos a esta ideia:

    zzzzzzz

    Contudo, acho que ainda não estou convencido.
    Por algumas razões:
    Para já a ilha fica encostada a divisória e é quase uma península. Perde alguma "prática"
    Depois a ideia inicial era ter uma divisória única e não 2 divisórias separadas a meio.
    As divisórias não sei se não vão sair bastante caras. (não consigo encontrar empresas que tenham tabelados preços com alguns exemplos)

    Gostaria de ter alguma opiniões sobre este tipo de divisória, ou se é mesmo melhor não ter. Ou outra alternativa.

    Obrigado
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2020 editado

     # 2

    Olá Fabcardoso, A mim parece-me que, de facto, como fala em península, talvez fizesse mais sentido que a sua ilha passasse realmente a península, encostada à bancada da direita (teria que virá-la, de forma a estar no sentido da largura/longitudinal da cozinha), e, aí, a divisória poderia recolher, a metade (a meio), para dentro da parede à direita.
    Parece-me que a ilha tem 90cm de largo ? E a altura, é a mesma da bancada ou mais alta ?
    Qual o sistema de abertura que estão a pensar (para onde recolhem as divisórias) ?
    Tem alguma preferência por essa disposição da ilha ?
    Que vidro estão a pensar ? Não lhe sugiro o leitoso. Pessoalmente, nem punha vidro, punha um painel, em contrapartida, perde a luz, que a transparência do vidro permite.
    Imagino que a ilha seja uma preferência estética vossa, que a cozinha nem tem necessidade dela. Outra ideia, se é para refeições rápidas, pode encostar a ilha à parede lateral esquerda da cozinha, que nem lá tem nada, digo eu (não sei o tamanho do vão que tem aí). E aproveitava essa vista da janela.
    Cumprimentos!
    P.S. Aproveito para sugerir que, na sala, desencoste os sofás cadeirões das janelas, de forma a poder passar por detrás deles, para chegar às janelas.
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2020 editado

     # 3

    Desculpe Fábio, a cozinha tem janela à esquerda (não sei qual o Norte, que não está indicado) e somente aí (para ter a certeza)?
  2.  # 4

    Colocado por: FabCardosomas depois surgiram questões como barulhos /cheiros entre a cozinha e sala e optou-se por colocar uma divisória de vidro na cozinha.

    Não resolve o barulho nem os cheiros, só estorva e gasta uma pipa de massa.
    Concordam com este comentário: amcsilva, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
  3.  # 5

    :o)
  4.  # 6

    Agarra no dinheiro que ia gastar nesses vidros e compra um bom motor externo para o exaustor e acaba com essa aberração
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, amcsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
  5.  # 7

    está na fase de projecto, tem que tomar decisões e assumi-las claramente. Ou quer um open-space ou não quer.

    agora andar com invenções para transformar um espaço pensado para ser open-space numa cozinha fechada é andar a inventar.

    cada um terá as suas vantagens e desvantagens. num open-space a questão dos cheiros resolve-se com um bom exaustor, a questão dos barulhos não resolve, mas pelo menos quem está na cozinha não fica de castigo isolado. Nos dias de hoje em que as pessoas estão fora o dia todo, aquele bocadinho ao final do dia em que se está a fazer o jantar acaba por ser dos poucos tempos em que a familia pode conviver. Para isso é bom um open-space.
    Concordam com este comentário: FabCardoso, desofiapedro, imo
  6.  # 8

    Os espaços estão mal resolvidos, possivelmetne porque vocês estão muito indecisos e com medo do OPENspace.
    Por experiência propria, isso pode e deve ficar totalmente aberto a zona de confecção deve ficar na ilha ou peninsula que criarem. Cozinhas de costas para a luz natural e para a zona social, para mim é uma coisa terrível.

    Quanto aos barulhos e cheiros, tudo é relativo. Eu não acho que se faça grande ruido durante a cozinha!? ou que o memso incomode de sobremaneira a zona da sala!?
    Cheiros, enfim, depende, haverá sempre cheiro pela casa. ventile e feche as portas dos quartos.

    Para mim é fundamental ter a cozinha em interaação com a sala. e ainda evita a duplicaçao de zonas de refeições... se tem uma mesa ali ao lado.. não faz qq sentido ter mais uma zona de refeições.

    Uma coisa que não sei se foi pensada ou não é com os tectos haver aí alguma hierarquização de pé-direitos, por forma a estruturar as diversas zona desse openspace.
    Concordam com este comentário: CMartin, FabCardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2020 editado

     # 9

    Verdade, concordo com o Pedro, ao dizer que esse espaço das salas e cozinha está mal resolvido, : É que está em open space mas, ao mesmo tempo, a disposição (divisões e mobiliário e cozinha) são, linguisticamente, para divisões fechadas. Ou seja, não condiz uma coisa com a outra. Era descontrair-se dessa proposta (largá-la), pegar no espaço vazio, e voltar a trabalhá-lo para realocar tudo. Nem é exercício complicado, se estiver disposto a isso, e não houver constrangimentos que não se saibam (em que ponto está a construção..(?)). Querendo divisória na cozinha, ou dispensando-a, em ambos os casos, o espaço está mal jogado, na minha opinião, sim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasUma coisa que não sei se foi pensada ou não é com os tectos haver aí alguma hierarquização de pé-direitos, por forma a estruturar as diversas zona desse openspace.

    Por exemplo, um recurso interessante.
  7.  # 11

    Obrigado a todos pelos comentários. Como sempre bastante construtivos e úteis.

    Isto foi realmente uma insistência nossa, provavelmente por desconhecimento. Nos últimos dias sempre que olhava para o projecto não gostava daquela parte. Comecei a pesquisar o custo das divisórias e também não gostei :)

    Quanto à orientação, aquelas portas à esquerda na cozinha/sala estão viradas para S/SO com ligação à churrasqueira.

    Vou então desistir da divisória, mas tenho uma dúvida adicional. Conheço umas pessoas que construíram o ano passado e em projecto não conseguiram colocar openspace porque na câmara diziam que a cozinha tinha de ficar delimitada em relação à sala. Ou seja colocaram uma divisória que depois em obra não meteram. Isto é mesmo assim?
  8.  # 12

    Colocado por: FabCardosocozinha tinha de ficar delimitada em relação à sala.

    E sabe qual era a razão?
    Possivelmente seria uma questão técnica de fácil alteração, cada obra têm as suas particularidades, não julgue que porque o seu conhecido não pôde, você não possa.
  9.  # 13

    Colocado por: FabCardosoOu seja colocaram uma divisória que depois em obra não meteram. Isto é mesmo assim?

    sim, pode acontecer, tem a ver com a interpretação que alguns tecnicos fazem da legislação... Por acaso ainda não apanhei nenhum desses.
    Concordam com este comentário: CMartin
 
0.0139 seg. NEW