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  1.  # 181

    Colocado por: mafgodSeja elétrico ou não. Num ICE ainda faz menos sentido.

    Tal e qual.
    Não estou a ver em que situação possa fazer sentido um crédito automóvel a 10 anos.
    Mas claro que isto pega bem numa cultura como a nossa, onde damos uma importância formidável ao carro e não hesitamos em comprar acima das nossas possibilidades.

    Colocado por: mafgodE porque não esperar por 1 de janeiro?
    Para o ano deverá continuar a existir o incentivo.
    Claro que ada é certo, mas...

    Encomendar em Dezembro de certeza que só chega em 2021 :)
    Mas acha que será mais vantajoso encomendar só em Janeiro?

    Se houver incentivo, melhor, mas não é factor.

    A depreciação já não é feita em blocos anuais, mas sim mensais. Haverá pouca diferença entre comprar em Dezembro ou Janeiro, pelo que está mais alinhado com as datas dos carros actuais.

    Colocado por: mafgodPara as empresas é irrelevante que o veículo seja novo ou não, nacional ou não, basta poder deduzir o IVA, certo? Ou estou errado?
    Se sim, há no mercado propostas interessantes a bom preço para quem pode deduzir o IVA.

    Comprando a um profissional com factura julgo que se pode abater o IVA, mas ainda não estou devidamente informado.

    Em que modelos está a pensar?
  2.  # 182

    Colocado por: pguilhermeSe houver incentivo, melhor, mas não é factor.
    Bem, se for como este ano, ainda é menos 2.000€... esperar por 2 meses talvez compense e bem já que:
    Colocado por: pguilhermeA depreciação já não é feita em blocos anuais, mas sim mensais. Haverá pouca diferença entre comprar em Dezembro ou Janeiro, pelo que está mais alinhado com as datas dos carros actuais.


    Colocado por: pguilhermeEm que modelos está a pensar?
    Desde Leaf40 a Teslas.... :-)

    Daí ter perguntado acima:
    Colocado por: mafgodQuais os requisitos que o VE tem de ter?
    Preço até... autonomia mais de... citadino, compacto, SUV.... marca de preferência....
  3.  # 183

    Colocado por: Mk PtNum ICE o componente mais caro é o motor, e salvo avarias excepcionais (como há em tudo, desde baterias, motores e outros componenentes), é completamente expectável que um motor ICE cumpra muito mais que 10 anos ou 200 mil quilómetros.


    Colocado por: Mk PtE fazer crédito para andar a pagar durante 10 anos algo que tem só 8 anos de garantia ou 160.000km e com probabilidade de dar problemas elevada é sem sentido.


    Duas questões:

    Analisando só a garantia, o ICE também não terá 10 anos de garantia.
    Assim, poder-se-á defender que, tal como um ICE, também será expectável que um EV dure mais de 10 anos, mesmo que já não esteja em garantia.

    O custo do empréstimo a 10 anos deve bem jeitoso.
    Independentemente do tempo de vida do bem (que ainda por cima é um bem que sofre de algum desgaste e uma tremenda desvalorização) só pelo custo do crédito, este ser tido em consideração. Especialmente face ao valor do bem e/ou alternativas.
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod
  4.  # 184

    Vi essa publicidade na TV ontem. De facto os 29790€ tinham um asterisco, mas na TV não dava para ver as condições.

    Se for possível abater o crédito logo a seguir a fazê-lo, é uma excelente forma de aproveitar o desconto.
    Gosto muito do carro, não pagava os 36k€ novo (mas também, eu não compraria carro nenhum novo...), por esse preço há ofertas melhores. Tem portas suicidas o que parece ser bem jeitoso. Será que como no i3 é obrigatório abrir a porta do condutor para conseguir abrir a de trás?
  5.  # 185

    Colocado por: Bruno.AlvesSerá que como no i3 é obrigatório abrir a porta do condutor para conseguir abrir a de trás?
    Sim, neste também é preciso :-)
    Há quem goste, mas eu não ;)

    Colocado por: Bruno.AlvesSe for possível abater o crédito logo a seguir a fazê-lo, é uma excelente forma de aproveitar o desconto.
    Se de fato por possível, seria um bom negócio... mas....
    Colocado por: Bruno.Alvespor esse preço há ofertas melhores.
    • eu
    • 2 outubro 2020

     # 186

    Colocado por: Mk PtEsse tipo de publicidade devia ser publicidade enganosa e a marca pagar multa por publicidade enganosa.

    Há publicidade que não seja enganosa ?

    ;)
  6.  # 187

    Não conhecia, é bonito mas aquela porta traseira... Um horror!🤮
    Concordam com este comentário: mafgod
    •  
      Mk Pt
    • 2 outubro 2020 editado

     # 188

    Colocado por: eu
    Há publicidade que não seja enganosa ?

    ;)

    Há diferentes níveis de 'enganosidade'. :)
    Por isso é que há regulação para diversos tipos de publicidade, e alguma é proibida.

    Esta de 'enganar' com letras gordas de preços baixos para depois lucrarem muito mais com crédito da financeira deles devia ser proibido também.

    Tal como faz sentido, e é obrigatório, que os preços ao consumidor seja marcados com o valor do IVA incluído, faz todo o sentido que o preço publicitado seja o preço real pelo qual as pessoas podem comprar o produto.

    Se o preço, para ser aplicável, implica obrigatoriamente gastos adicionais, o preço publicitado obrigatoriamente teria que ter reflectido esses encargos adicionais, ou seja, o preço real.
    Concordam com este comentário: nunos7
  7.  # 189

    Colocado por: Mk Pt
    Se o preço, para ser aplicável, implica obrigatoriamente gastos adicionais, o preço publicitado obrigatoriamente teria que ter reflectido esses encargos adicionais, ou seja, o preço real.


    Concordo, se não é o preço imputado ao consumidor é mentira. Não podem anunciar que o carro custa x se o x é como que um valor base do produto se - e só se - o cliente fizer crédito, caso em que o preço final é longe desse. Ou seja, sendo impossível que custe só isso, não deveriam poder anunciar tais valores...
    • eu
    • 2 outubro 2020

     # 190

    Colocado por: Mk PtTal como faz sentido, e é obrigatório, que os preços ao consumidor seja marcados com o valor do IVA incluído, faz todo o sentido que o preço publicitado seja o preço real pelo qual as pessoas podem comprar o produto.

    E o produto é o carro ou o crédito? ;)

    Nota: quase todas as marcas andam a usar esse estratagema. Só caiem os ingénuos...
    • eu
    • 2 outubro 2020

     # 191

    Colocado por: JoelMDa mesma maneira que muitos componentes de um CI começam a dar o berro nessa altura e a garantia também acaba

    Que componentes só duram 8-10 anos ?
  8.  # 192

    Colocado por: mafgodQuais os requisitos que o VE tem de ter?
    Preço até... autonomia mais de... citadino, compacto, SUV.... marca de preferência....

    Ahh, não vi isto!
    Na verdade não temos nenhuns requisitos muito rígidos, desde que não sejam aqueles mt pequeninos. A autonomia exactamente o mesmo: não temos grandes requisitos, embora quanto maior, melhor :)
    Um dos factores mais importantes será a fiabilidade. A ideia é fazerem 4 + 4 anos, nas calmas, sem chatices. Fazemos todos relativamente poucos kms, +- entre 10 a 15 mil km por ano. Eu nem estou a chegar aos 9mil por ano.

    A meu ver, a Tesla tem pelo duas enormes vantagens: ser o standard mundial e ter actualizações constantes. Mas tenho algum receio por ser um fabricante com pouca experiência e poder espalhar-se nos detalhes que hoje em dia já damos por garantidos.
    Neste caso, seriam Model 3 SR+.

    Outras opções, estive a espreitar o e-Niro e o Kauai, mas não conheço nenhuma destas, nem se há outras alternativas (tirando o Leaf, Zoe, e os outros mais pequenos).
  9.  # 193

    hum..
    vou ali aos germans e já venho..
    vejam a diferença preço
      zaq1.JPG
      zaq.JPG
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 194

    hum..
    provavelmente vale a pena esperar...
    VE
    16/17 mil euros +- ?
    ou ainda mais barato...
    https://observador.pt/2019/09/15/renault-k-ze-electrico-a-9-000e-negocio-na-china/
    RENAUL K ZE
    DACIA SPRING
    irmãos com baterias de 26,8 KWh
    Em 170 mil kms paga-se a ele próprio
    (poupança em combustivel, IUC e manutenção, vs zagolinas ou gasoils e outros fumos...)


    https://www.youtube.com/watch?v=JjExlLCvYg8
      ss.JPG
  10.  # 195

    Colocado por: smartEm 170 mil kms paga-se a ele próprio


    Ao fim desses km, temos o dinheiro na conta e passa a dar lucro?
    Concordam com este comentário: smart
  11.  # 196

    Colocado por: rjmsilvaAo fim desses km, temos o dinheiro na conta e passa a dar lucro?

    Da mesma forma que um ice :)

    não é a mais feliz, mas é apenas uma expressão que se refere ao ponto onde o custo inicial mais o operacional iguala uma alternativa de um ice.

    Colocado por: Anonimo12122020e as baterias? Vão se aguentar todos esses km? Quanto custam as novas?

    Excelente questão. Talvez hajam indicadores
  12.  # 197

    Colocado por: Anonimo12122020e as baterias? Vão se aguentar todos esses km? Quanto custam as novas?


    Até lá, já saiu um modelo novo e a maioria já despachou o carro para comprar outro,mais recente, com mais autonomia, com mais botões e mais apps.
  13.  # 198

    Colocado por: Anonimo12122020e as baterias? Vão se aguentar todos esses km? Quanto custam as novas?


    Deixem-me dar a minha achega...

    Existe um celeuma acerca da questão das baterias, que eu percebo de onde vem, mas que tomou proporções quase de mito urbano que toda a gente repete e do qual toda a gente tem medo e, com isso, exclui-se de usufruir das melhores opções que o mercado automóvel oferece para 80% dos utilizadores.

    Vou dar o meu exemplo pessoal. Um dos carros do agregado familiar era um utilitário que fazia casa-trabalho (Gaia sul-porto oriental) todos os dias, com o desgaste associado, ainda para mais com para-arranca da vci. Ainda que não estivesse a dar grande despesa de manutenção correctiva (mas que a qualquer momento podia aparecer), tinha o custo mensal de combustível. Além de que a manutenção preventiva, por menos que se faça, são sempre um mínimo de 200€ por ano.

    Decidi trocar por um elétrico, precisamente aquele que deu origem ao mito! E perfeitamente informado disso... Nissan leaf 2013, MK1, sem refrigeração de bateria, com bateria de química mais fraca (em agosto de 2013 os leafs foram alterados para uma química de bateria menos sujeita a degradação.

    Resultado: está a fazer um ano nas nossas mãos, faz as viagens diárias, substituímos grande parte da utilização do segundo carro por este (indo buscar poupança de combustível e desgaste nesse carro também), fez 18000km neste ano, absolutamente 0€ de manutenção, 0€ de iuc, acabou por ser poupança total ou quase total de combustível (alterei para bi-horario e a EDP reduz 20% na tarifa de vazio em bi-horario, quando o carro carrega). Tenho conta certa e manteve-se... Com a redução da EDP l, quando veio o acerto não paguei nada, ainda recebi alguns euros.

    Degradação da bateria? Podia ver ao certo, mas nao tenho leaf spy. Não perdeu nenhuma barra de saúde da bateria, mas alguma coisa deverá ter degradado. O que sei é que em 3/4 anos o carro ter-se-á pago a si próprio e nunca na vida perderá 50% da capacidade atual, que é o que precisa de perder para deixar de ter a utilidade atual. Quando perder... Já está mais que pago em relação a um ICE e passa a ser a "scooter" para os recados perto de casa, em que a única despesa é o seguro.

    Supondo que se tem garagem para carregar, o meu perfil de utilização é o perfil de 50% das famílias portuguesas... E se perderem o medo infundado das baterias, de certeza que vão para uma situação muito mais rentável que a que têm atualmente. E isto com um dos piores e mais baratos elétricos do mercado!
    Concordam com este comentário: ruicarlov, mafgod, jfsmoreira, Marc_S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, mafgod, smart, Bruno.Alves, zed
  14.  # 199

    Nesta discussão existe um factor que distorce os cálculos. O preço das baterias daqui a 8 ou 10 anos ninguem sabe. Há 9 anos atrás comprei um hibrido usado com 4 anos. Na altura a mudança de bateria custava entre 7 a 8 mil euros. Há meses atrás pediram-me na marca 2,5K para mudar a bateria. Não o vou fazer pois o carro já nem vale isso. Praticamente deixou de ser híbrido, mas continua a funcionar perfeitamente a gasolina e vai servindo para o que preciso dele. Com um IUC e seguro barato vou deixando andar até um de nós morrer.
  15.  # 200

    Isso de a bateria não ter mostrado degradação vale o que vale, a bateria do meu 116d no inverno passado perdi e start stop e passado uma semana morreu. Essas pode acontecer o mesmo, se isso acontecer quanto custa a bateria?


    Isso não acontece assim. A bateria de lítio não é como uma bateria de chumbo que morre de um dia para outro. Casos em que o VE morra de um dia para o outro são ínfimos em relação aos que andam em circulação. E desses que morrem, ainda menos são aqueles que a bateria é a causa. O que acontecerá será a bateria perder autonomia ao longo do tempo, até deixar de poder ter a utilização que tem. Até isso acontecer, a utilização deste ano que passou só me mostrou que ainda irá demorar muito tempo. Quando acontecer, troco a bateria? Não... Substituo o carro, caso não tenha utilização no círculo familiar que o permita rentabilizar. Como disse, antevejo mantê-lo como "scooter" de baixos custos.

    Em relação ao Ford ecoboost 1.0, ou a outro qualquer, se calcular o custo de utilização por km (combustível + manutenção), de carros com custo inicial semelhante ao do meu, vai ver que o custo por km é no máximo dos máximos 25%!
 
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