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  1.  # 201

    Colocado por: Anonimo12122020
    Isso de a bateria não ter mostrado degradação vale o que vale, a bateria do meu 116d no inverno passado perdi e start stop e passado uma semana morreu. Essas pode acontecer o mesmo, se isso acontecer quanto custa a bateria? Mais mão de obra e acessórios para a mudar? Quantos anos vai ter de andar para recuperar isso?
    Se comprar um Ford 1.0 ecobost paga uma ninharia de impostos, carro muito mais barato que um electrico e com consumos baixos, se pegar na diferença de custo do veículo, quantos anos tem que andar para amortizar o investimento inicial?
    Ainda ontem tive de fazer quase 400 km, peguei no meu fumarento, fiz medias de 4.3 e sem necessidade de parar 2 ou 3 horas na viagem para meter pilhas.


    Nada de confusões com os tipos de bateria. Uma bateria de arranque de 12V não tem nada a ver com uma bateria de tração de um carro elétrico atual. Como tudo na vida não há nada que seja imune a avarias, mas o que está visto é que as baterias de tração vão perdendo alguma capacidade com os anos, não fazem "puf" e deixam de funcionar a não ser por algum dano no pack. E para essas situações existe a garantia.

    Quanto a fazer viagens de 400km, embora nos carros de 1ª geração seja necessário mais tempo de carga, já não é o standard. Para fazer 300km parei 25min para carregar. Para 400km parei cerca de 45min. Para fazer 620km parei cerca de 1h30 para carregar, e numa das pausas também almocei.
  2.  # 202

    Colocado por: Anonimo12122020Isso de a bateria não ter mostrado degradação vale o que vale, a bateria do meu 116d no inverno passado perdi e start stop e passado uma semana morreu

    A natureza deste tipo de baterias é completamente diferente das baterias para locomoção. Qualquer comparação de shortcomings é fútil.
    Posto isto, não quer dizer que as baterias nos eléctricos não dêem o berro.

    Colocado por: Anonimo12122020Se comprar um Ford 1.0 ecobost paga uma ninharia de impostos, carro muito mais barato que um electrico e com consumos baixos, se pegar na diferença de custo do veículo, quantos anos tem que andar para amortizar o investimento inicial?

    Sem dúvida, acho que mesmo a nível económico, não é o melhor para todas as situações.
    Para particulares acho logo um exercício mais difícil e sem dúvida que em muitas situações poderá ficar mais económico um ICE. Daí ser importante analisar friamente caso a caso.

    Colocado por: Anonimo12122020Ainda ontem tive de fazer quase 400 km, peguei no meu fumarento, fiz medias de 4.3 e sem necessidade de parar 2 ou 3 horas na viagem para meter pilhas.

    Quando se fazem poucos km, de facto, mesmo com electricidade gratuita, a poupança não poderá ser maior do que o respectivo consumo de combustivel. Essas médias são óptimas o que dificultam a vida aos cálculos de poupança.

    No entanto, 400km já há muitos eléctricos que fazem sem parar. E outros tantos que o conseguirão fazer com um paragem mínima, acho.
    Pessoalmente, custa-me fazer 400 km sem parar para picar algo (o meu combustível eheh) ou um cafezinho...
  3.  # 203

    ahah, ruicarlov bateu-me por 3 minutos!
  4.  # 204

    O motor é relativamente barato. Especialmente comparado com as baterias.
  5.  # 205

    Colocado por: Anonimo12122020um colega meu num ds5 Hybrid pagou 1750 pelo motor electrico, para mim é caro mas...

    1) As baterias provavelmente seriam bem mais caras (embora nos híbridos como são mais pequenas...)
    2) Caro ou barato é relativa à comparação com o equivalente num ICE. Quanto custaria ir a uma marca e comprar e trocar um motor ICE?

    Colocado por: Anonimo12122020agora concordo com sigo,. Não podemos meter tudo no mesmo patamar, cada um tem as suas vantagens e os seus inconvenientes, o meu 116d é o meu carro de trabalho. A maior parte do tempo anda em 2 lugares.
    Quanto a viagem de 400 km teve se ser faço manutenção em 3 restaurantes aqui perto de onde moro, um ficou sem uma fritadeira a noite anterior, resistência queimada, máquina antiga sem peças, perto da Alemanha a mesma máquina que aqui onde estou custa 3000 chf fui buscá-la nova por 1600 chf já com iva, o cliente pagou a máquina e deu me 750 chf para a ir buscar e a montar, ele ganhou eu ganhei e no outro dia ao meio dia estava a trabalhar a 100%, são daqueles km que faço todo contente..

    Claro que sim. É preciso alinhar com a utilização pretendida e estimar/calcular custos e benefícios. IMO nunca se deve abordar um problema com uma solução pré-definida em mente. Às vezes o melhor é um eléctrico, outras será um ICE.
  6.  # 206

    Colocado por: Anonimo12122020
    isso são carregamentos normais ou carregamentos rápidos? Se um motor elétrico avariar? Quanto custa?


    Carregamentos rápidos, claro. Os lentos demoram muito mais tempo.
  7.  # 207

    Colocado por: pguilhermeÀs vezes o melhor é um eléctrico, outras será um ICE
    E outras o melhor é até nem ter carro, andar de transporte público...

    Contudo, a maior parte das vezes as escolhas são com o coração e não com a razão :)
  8.  # 208

    Colocado por: Anonimo12122020Os Zoe aqui andam baratos, depois tem o aluguer das baterias, patim mim pagar 76 chf por mes de aluguer é uma estupidez,para a Maria da para um mês e meio de gasóleo
    Por cá também temos Zoes baratissimos com aluguer. Há quem defenda está modalidade mas eu, ainda não encontrei uma razão monetária válida para um particular.
  9.  # 209

    Colocado por: Anonimo12122020mas não existe um limite de carregamento rápidos por mês? Ouvi que a Tesla limitava a um por mês.
    O que aconteceu com a Tesla, e posso estar enganado, limitavam a velocidade de carregamento para quem abusava dos SUC.
    Não sei se ainda acontece.
    Há marcas que tentam fugir á garantia quando há um excesso de cargas rápidas alegando uso profissional.
    Não sei até que ponto é válido.
    Depois, o fato de ter a indicação de X cargas rápidas, não quer dizer que fiz X carregamentos dos zero aos 100... Na volta não carreguei nada de especial.
    A contagem é feita assim que há um início de carga, mas tanto pode demorar minutos como segundos.
    A indicação do número de cargas vale pouco ou nada.
    Se houvesse um indicador de tempo em carregamento rápido seria mais interessante, e por velocidades de carregamento e por temperatura.... Mas isso, para já, não é possível obter :)
  10.  # 210

    Penso que a grande vantagem do aluguer é naqueles zoe já com uns anos com bateria propria, mas em que esta já não está na garantia. Neste caso, se a bateria for de aluguer o dono do carro fica descansado se a mesma pifar.


    Colocado por: mafgodPor cá também temos Zoes baratissimos com aluguer. Há quem defenda está modalidade mas eu, ainda não encontrei uma razão monetária válida para um particular.
  11.  # 211

    Colocado por: mafgodE outras o melhor é até nem ter carro, andar de transporte público...

    Contudo, a maior parte das vezes as escolhas são com o coração e não com a razão :)

    110% de acordo com ambos os parágrafos!

    Este abre-olhos da história da pandemia é que não é bom impulso para transportes públicos. Por outro lado pode trazer algumas mudanças profundas e permanentes nas necessidades de deslocação. Veremos...
  12.  # 212

    Colocado por: carlosj39Penso que a grande vantagem do aluguer é naqueles zoe já com uns anos com bateria propria, mas em que esta já não está na garantia. Neste caso, se a bateria for de aluguer o dono do carro fica descansado se a mesma pifar.
    Ou não, há relatos de quem tenha VEs com aluguer de bateria (Renault) e tiveram grandes chatisses em obter uma nova.
    É uma questão de contas, pagar mais de aluguer do que em combustível fóssil, para mim não faz sentido.
    Se fizer poucos KMS, é obter por um VE mais barato com autonomia mais baixa.
  13.  # 213

    Colocado por: Anonimo12122020mas não existe um limite de carregamento rápidos por mês? Ouvi que a Tesla limitava a um por mês.


    Isso também havia de ser bonito para os operadores dos postos de carga. As cargas pagam-se, logo usamos quando queremos. :D
  14.  # 214

    Eheehe e daqui a pouco nem se podia regenerar (deixar de acelerar), atingimos valores de potência na regeneração quase, tanto ou mais, quando a potência de carregamento num PCR!
  15.  # 215

    Mas não é suposto a Renault no aluguer garantir, por escrito e de forma enfática, a bateria? Nunca ouvi falar de problemas com baterias nestes casos, mas pelos vistos e pelo q acabo de ler, existem..

    Colocado por: mafgodOu não, há relatos de quem tenha VEs com aluguer de bateria (Renault) e tiveram grandes chatisses em obter uma nova.
    É uma questão de contas, pagar mais de aluguer do que em combustível fóssil, para mim não faz sentido.
    Se fizer poucos KMS, é obter por um VE mais barato com autonomia mais baixa.
  16.  # 216

    Procura neste fórum por exemplo
    https://www.clubeletricos.com

    Há duas entidades, a Renault que vende o carro, e a RCI que lhe alugou a bateria.
    Se o carro estiver na oficina por avaria por exemplo, continua a pagar o aluguer.
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 217

    Colocado por: Anonimo12122020e as baterias? Vão se aguentar todos esses km? Quanto custam as novas?

    hum..
    quando compram um carro ICE de 17 mil euros, ao fim de 12 anos, é vendido por 4 mil, para receber 3500 euros.
    Este VE, ao fim de 12 anos vale a mesma coisa
    Tem autonomia para 200 kms e ao fim de 170 K ainda deve fazer 100
    eu e muitos outros pagavam 4 mil euros por um electrico que fizesse 100 kms..
    não não existe nenhum, custam o dobro os mais baratos..
    A diferença, é que ao fim dos 12 anos a operar com o VE ou ICE, no VE, em 170 K, poupou-se:
    IUC 1800 €
    Revisões: 1200 €
    O ICE que gaste 6, são 9 euros aos 100.. O VE gasta 1,5€. Portanto poupança de 7.5 por cada 100 kms Em 170 K são cerca de 12500 €
    Tudo somado, fica numa conte de aforro que ao fim de 12 anos tem lá 15500
    Quem comprou a gasolina, gastou o mesmo dinheiro na compra do carro, mas a conta de aforro tem 0
    Com a poupança de 15500 euros, compro outro VE
    simples
    na pior das hipoteses, mesmo sem bateria, a peso que não vá pelos 4K, mas vai por metade para peças...
    É simples, tudo pelo preço que se afigura cerca de 16/17 e a bateria de 24 kwh....
    contas..
    tudo depende das contas
    mas deve ser feito o exercicio anterior sempre que se equaciona electrico
    um exemplo
    Corsa o Peugeot 208..
    a zagolina anda pelos 16 e VE por 31..
    Compensa o VE?
    Na minha opinião não, tendo em conta o nº de anos para recuperar a diferença de € e o valor diferencial entre os carros ao fim de 8 anos
    Agora se os fumarentos custarem 15 e o VE custar 16 conforme o Renault, sobretudo para percursos citadinos ou pequenos, a vantagem está à vista...
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 218

    hum
    companheiro..
    valem a mesma coisa ao fim de 10 anos, pq estou a ser benevolente na comparação
    na verdade nunca em nenhum pais valerá a mesma coisa
    O VE vale sempre mais
    a não ser que esteja avariado
    Repare, se paga 15K por um zagolina e ao fim de 10 anos vale 4K...
    ao pagar 22K por um VE, ao fim de 10 anos, vale sempre mais qualquer coisa,,
    Mas falemos de factos concretos..
    Um Clio de 2015, em PT pedem 7/8 mil euros.
    um ZOE de 2015 pedem 8/9 mil (MAS SEM BATERIAS....)

    https://www.standvirtual.com/carros/renault/clio/desde-2015/?search%5Bfilter_enum_fuel_type%5D=gaz&search%5Border%5D=filter_float_price%3Aasc&search%5Bbrand_program_id%5D%5B0%5D=&search%5Bcountry%5D=


    https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-zoe-intens-ID8OSsbe.html#ceeb177e3d
    Aluguer de baterias desde 59€ mês!!
  17.  # 219

    hum
    existe quem fale que o preço serão 13 mil €
    autonomia máxima 250Kms
    por cada ano a fazer 15 mil kms, tem poupança na ordem dos 1400 euros (combustivel, ISV e manutenção)..e não falo do estacionamentos nas cidades..

    https://www.youtube.com/watch?v=5yN4TMxDNOg
  18.  # 220

    Sim, e o branco que lá estava atrás é o quê? Não diz também ZE, parecendo bem maior?
 
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