Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Concordo com uma parte:
    Colocado por: smartEstou convicto que todas as tecnologias/variantes poderão subsistir simultaneamente


    Tudo o resto acho que não. O diesel sintético é um sonho antigo, de implementação virtualmente impossível e custos ridiculamente altos. Ninguém vai pagar 5€/l para abastecer, digo eu.

    De resto, o próprio artigo mostra onde é que a coisa esbarra
    já no início de 2018 devem começar a ser produzidas as primeiras quantidades de combustível sintético

    Nope, nunca saiu do laboratório

    fabricado na própria central hidroelétrica, que através de um processo de eletrolise divide a água (H2O) em hidrogénio e oxigénio.

    Aqui sofre do mesmo mal do hidrogénio, uma coisa chamada "realidade"... A electrólise da água é um processo extremamente ineficiente no sentido em que consume mais energia do que aquela que gera. Também por isso o produto resultante é sempre caríssimo.
    Mas ei! nós até vamos investir quaquilhiões numa central de hidrogénio verde 😒
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  2.  # 342

    ALERTA a Portugal para os Carros híbridos plug-in “de fachada”

    Exceptuando alguns casos que conheço, em que fazem o máximo para andar em modo VE algumas dezenas de kms, o resto é mesmo por pagar menos IUC e mais vantagens fiscais.
    Concordam com este comentário: jcfcid
  3.  # 343

    Colocado por: mafgodALERTA a Portugal para os Carros híbridos plug-in “de fachada”

    Exceptuando alguns casos que conheço, em que fazem o máximo para andar em modo VE algumas dezenas de kms, o resto é mesmo por pagar menos IUC e mais vantagens fiscais.
    Concordam com este comentário:jcfcid


    Concordo plenamente!

    Os 330e's e outros carros da vida, que fazem 20, 30km, se tanto, so servem para ir buscar o apoio... Na minha opinião, deviam retirar (não a todos, mas a grande parte) uma parte dos apoios e muda-los apenas para os 100%!
    Concordam com este comentário: hangas
    • NMGB
    • 28 outubro 2020

     # 344

    Colocado por: jcfcid

    Concordo plenamente!

    Os 330e's e outros carros da vida, que fazem 20, 30km, se tanto, so servem para ir buscar o apoio... Na minha opinião, deviam retirar (não a todos, mas a grande parte) uma parte dos apoios e muda-los apenas para os 100%!


    Apoios para Plug-In só existem para empresas não é?
    • smdx
    • 28 outubro 2020

     # 345

    o meu phev há mais de 4000km que não mete combustível... também me incluo nesse grupo?
  4.  # 346

    Esta é um tema que move sempre grandes discussões.

    A minha opinião, no geral, é que os apoios são muito mal distribuídos em qualquer dos casos. Começa logo pela disparidade ridícula dada a empresas e particulares...
    Para os BEV acho ridículo darem-se apoios até 62500€ + IVA. O valor limite devia ser no máximo metade, mas não exclusivo ou seja: o apoio é de 30k€ dado a todos os BEV, quem comprar acima desse valor só tem o benefício dos 30k€. E obviamente para particulares e empresas.

    Para os PHEV, o apoio teria de ser dado de acordo com o rácio de condução eléctrica/combustão (por exemplo ao fim do ano de forma retroactiva). Não nos podemos esquecer que os apoios são dados à ausência de emissões, por isso ser possível uma empresa deduzir facilmente 15.000€ havendo a possibilidade de o carro nunca ser ligado à ficha tem de ser combatido. Eu entendo isto:
    Colocado por: smdxo meu phev há mais de 4000km que não mete combustível... também me incluo nesse grupo?

    E felizmente temos muitos casos que se faz bom uso da componente eléctrica/zero emissões. Mas a realidade global é outra, infelizmente. Este estudo acompanhou 100.000 PHEV (cem mil!) em todo o mundo:
    https://theicct.org/publications/phev-real-world-usage-sept2020
    PHEV fuel consumption and tail-pipe CO2 emissions in real-world driving, on average, are approximately two to four times higher than type-approval values

    For private cars, the average utility factor (UF)—the portion of kilometers driven on electric motor versus kilometers driven on combustion engine—is 69% for NEDC type approval but only around 37% for real-world driving. For company cars, an average UF of 63% for NEDC and approximately 20% for real-world driving was found.

    Na Europa vários países já reduziram ou eliminaram totalmente os apoios aos PHEV porque isto, infelizmente, é a norma.

    Eu conheço mais de um caso desses: PHEV de perto de 50k€ comprados por empresas, dedução total o IVA e descontos brutais em TA e IUC. Carros que nunca vêm uma tomada, médias a gasolina superiores a 10l/100km. E mesmo assim, nos 4 anos normais da amortização de um carro numa empresa, fica muito mais barato do que comprar o diesel equivalente.
    Não podemos gastar os nossos impostos assim :-(
    Concordam com este comentário: Marc_S, ruicarlov, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • smdx
    • 28 outubro 2020

     # 347

    PHEV fuel consumption and tail-pipe CO2 emissions in real-world driving, on average, are approximately two to four times higher than type-approval values


    a culpa é dos testes, não é dos carros... tanto tempo para migrar do NEDC para WLTP e assim que o WLTP começa já há N queixas que está mal feito..

    de qualquer forma pegando em dados reais via sprintmonitor.de, o 330e apresenta consumos médios que são cerca de metade da versão equivalente sem ser plugin (gasolina, 184cv). Parece-me uma excelente redução numa solução (PHEVs) que será sempre transitória.


    sobre a segunda questão dos apoios do estado às empresas para PHEVs e elétricos, já é matéria de opinião de cada um. A minha opinião é que apoios para viaturas de empresas que são para uso essencialmente pessoal e de estatuto (a esmagadora maioria nestes casos) não fazem sentido, qualquer que seja o combustível...
    Ofereçam benefícios só a viaturas comerciais e acaba-se a conversa. ou mesmo não ofereçam benefícios nenhums e usem o montante ganho noutras coias com mais interesse comum do que carros.

    (e atenção que sou beneficiário dos apoios, mas acho que não fazem sentido nenhum...)
  5.  # 348

    Colocado por: smdxa culpa é dos testes, não é dos carros...

    Não é. A mudança do tipo de teste pode mudar as percentagens das emissões, não muda os hábitos das pessoas. E por exemplo a % de tempo de condução em modo eléctrico não depende do ciclo de testes.

    Colocado por: smdxde qualquer forma pegando em dados reais via sprintmonitor.de, o 330e apresenta consumos médios que são cerca de metade da versão equivalente sem ser plugin (gasolina, 184cv). Parece-me uma excelente redução numa solução (PHEVs) que será sempre transitória.

    Os dados do sprintmonitor são sempre enviesados. São dados da comunidade e, diria eu, a larga maioria das pessoas que utiliza mal os PHEV não deve fazer parte dessa comunidade.
    O spritmonitor tem 364 registos de PHEV BMW a gasolina, o estudo que indiquei seguiu 100.000 carros...

    Repito, é excelente que tenhamos casos como o teu (e felizmente temos mais, muitos mais), mas a norma é aquela que todos os estudos indicam.

    A questão dos apoios e a forma como são distribuídos não é nada irrelevante. Sem esses apoios, a quantidade de PHEV a circular era ridiculamente inferior. De BEV também, bem entendido :-) Mas considerando que os apoios são para a redução de emissões, facilmente se vê onde está o erro.
    Daí que eu defenda que os apoios teriam de ser dados à utilização e não à compra. Assim quem efectivamente reduz a pegada (e bem!) seria beneficiado, quem não o faz, não seria.
    • smdx
    • 28 outubro 2020

     # 349

    Não é. A mudança do tipo de teste pode mudar as percentagens das emissões, não muda os hábitos das pessoas. E por exemplo a % de tempo de condução em modo eléctrico não depende do ciclo de testes.


    se nos queixamos que o valor homologado (do teste) não corrsponde à realidade é porque o teste está mal feito, pois o teste deveria mostrar o consumo e emissões que o carro faz na vida real... ou no mínimo haver uma modalidade do teste que começasse sem carga na bateria para mostrar essa componente.

    O estudo que indicou mostra exatamente o mesmo que os dados do Spritmonitor: que o consumo e emissões baixam significativamente em PHEV quando comparando com as versões iguais sem componente elétrica, o que é exatamente o objetivo da eletrificação.
    Claro que a redução não é que mostra o teste de homologação, mas isso em qualquer carro em condições normais nunca se conseguem aqueles consumos que eles indicam, e como já indiquei o próprio teste está mal feito nesse sentido.


    e sobre os apoios, há N formas de incentivar a redução de emissões sem passar por ajudar a colocar mais carros nas estradas (que mesmo sendo BEV, há uma componente ainda grande na produção não renovável em PT)
  6.  # 350

    Desculpem desviar do assunto em mão neste momento, mas alguém tem um Leaf com os assentos em couro/camurça? Sabem se é couro verdadeiro? Só encontro que é "leather/ultrasuede" mas o aspecto da parte "leather" é demasiado plástico... Se bem que as peles em carros devem vir pintadas/plastificadas, não? Só pergunto porque não sei com o que deva limpar (e proteger, se for mesmo pele) para não estragar... Como fazem como vosso, se tem estes assentos? Falo especificamente dos da foto, que há em creme como na foto (e como o nosso) e em preto.
      leaf4.jpg
  7.  # 351

    Um carro ecológico a usar pele de bicho morto?
    Concordam com este comentário: hangas, eu
  8.  # 352

    Colocado por: rjmsilvaUm carro ecológico a usar pele de bicho morto?


    A industria automovel ja quase toda deixou de usar couro verdadeiro por razoes ambientais, inclusive as marcas de luxo a serio.
    Dito isto.. no site da Nissan ingles.
    *** Some parts of the leather may contain artificial leather.
    • mafgod
    • 29 outubro 2020 editado

     # 353

    Colocado por: pcspinheiroComo fazem como vosso, se tem estes assentos?
    O meu que é a versão 2.zero, é em preto, tenho uma proteção de assento e... em mais de 2 anos e mais de 45k km, a limpeza tem sido apenas o aspirador :-)
  9.  # 354

    Colocado por: rjmsilvaUm carro ecológico a usar pele de bicho morto?
    Não, é um carro de emissões zero, como qualquer BEV.
  10.  # 355

    Colocado por: mafgodNão, é um carro de emissões zero, como qualquer BEV.


    O discurso é conforme dá jeito.
  11.  # 356

    Os plásticos tb afectam o ambiente :)
    • mafgod
    • 29 outubro 2020 editado

     # 357

    Colocado por: rjmsilvaO discurso é conforme dá jeito.
    O meu discurso foi sempre o mesmo.
    É uma questão de reler o que disse.

    Leia aqui o meu discurso inicial e veja as razões da minha decisão:
    https://forumdacasa.com/discussion/52442/1/topico-dos-veiculos-eletricos-ve/

    Colocado por: pguilhermeOs plásticos tb afectam o ambiente :)
    Certo, se não bem mais, mas isso é outro tema.
  12.  # 358

    Colocado por: mafgodCerto, se não bem mais, mas isso é outro tema.

    Claro.
    É fácil cair numa "no true scotsman" de ser ecológico e passar para uma "bola de neve" em que se traduz que os EV não têm valor.

    Hoje deu-me para as falácias :)
    • RCF
    • 29 outubro 2020

     # 359

    Colocado por: rjmsilvaUm carro ecológico a usar pele de bicho morto?
    Concordam com este comentário:hangas

    grave era se fosse de bicho vivo…
    Concordam com este comentário: mafgod, pguilherme, SS1128
  13.  # 360

    Colocado por: RCFgrave era se fosse de bicho vivo…

    Lol. Mas era muito mais exclusivo :)
 
0.1280 seg. NEW