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  1. Mercedes dá uma lição aos rivais alemães com o EQS
    A Mercedes revelou o EQS, equivalente ao Classe S em versão eléctrica. Da aerodinâmica à capacidade da bateria, tudo aponta para uma mega autonomia e os 770km anunciados assustam a concorrência alemã.
  2. MobZero
    O projeto MobZERO tem por objetivo:

    Contribuir para a mudança de paradigma da mobilidade em Portugal e desenvolvimento de cidades e vilas portuguesas mais saudáveis
    Informar e esclarecer os cidadãos e empresas sobre a mobilidade elétrica
    Contribuir para o acelerar da descarbonização do setor dos transportes

    Possui um SIMULADOR
    Compare aqui a compra e utilização de um veículo 100% elétrico com os veículos a gasolina e gasóleo equivalentes mais vendidos no mercado português.
  3. Kia e-Niro Move 39, um crossover elétrico desde 34.150 euros

    Chega a Portugal com preços a partir de 34.150 euros com IVA (inclui campanha de lançamento de dez mil euros) e está equipado com uma bateria de 39,2 kWh de capacidade.
  4. Gigante chinesa de veículos elétricos vale 87 mil milhões e ainda não vendeu um carro

    A maior promotora imobiliária da China tem uma série de investimentos fora do setor, de clubes de futebol a residências para reformados. Mas foi a recente entrada em carros elétricos que capturou a atenção dos investidores. As ações da Evergrande NEV, negociada em Hong Kong, subiram mais de 1.000% nos últimos 12 meses, o que permitiu à empresa levantar milhares de milhões de dólares em novo capital. A companhia tem agora um valor de mercado de 87 mil milhões de dólares, mais que o da Ford Motor e General Motors.
  5. FIA anuncia uma nova categoria de competição GT baseado em automóveis elétricos

    Os automóveis elétricos continuam a evoluir, mais rápidos e com maior autonomia, e já existem competições motorizadas neste segmento. Mas a FIA quer elevar o conceito a um novo patamar e anunciou uma nova categoria de competição totalmente dedicada aos automóveis elétricos da categoria Gran Turismo. Assim, a entidade que regular as maiores provas competitivas motorizadas do mundo revelou a criação de regulamentos técnicos para os automóveis GT elétricos e as respetivas inovações técnicas, incluindo os sistemas de carregamento rápido.
  6. Já carregámos um carro elétrico num posto ultrarrápido da IONITY

    Em teoria, um carro que faça um consumo média de 15 a 20 kWh poderia carregar num dos novos postos da Ionity a uma velocidade de pico próxima dos 2000 km/h, ou cerca de 150 km em cinco minutos. Em teoria porque, atualmente, ainda não existem veículos elétricos no mercado capazes de suportar 350 kW de potência de carregamento. Os que mais se aproximam deste valor são o Porsche Taycan, Audi e-Tron GTS e diferentes modelos da Tesla, todos abaixo dos 300 kW de potência de carregamento de pico. A IONITY justifica esta potência com a preparação para os veículos do futuro
  7. O elétrico Mercedes-Benz EQS vai ser rentável, mas menos que o Classe S de motor de combustão

    Há uma duvida constante em relação aos veículos elétricos: é possível lucrar com eles? Quando nos referimos ao novo Mercedes-Benz EQS, segundo o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, vai conseguir gerar lucros “razoáveis” desde cedo.
  8. Lightyear One: o primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo
    O novo automóvel vai oferecer um alcance de 725 quilómetros, ao mesmo tempo que é até três vezes mais eficiente em termos energéticos do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado. O veículo é carregado diretamente pelo sol através de um grande telhado solar, minimizando as emissões de dióxido de carbono (CO2) e as necessidades de carga do utilizador, e maximizando ao mesmo tempo a eficiência.
  9. Alibaba vende na internet mini caminhonete elétrica com foco em carga e autonomia de 120 km; preço do veículo elétrico surpreende
    Quanto custa?
    A mini caminhonete elétrica do Alibaba é vendida entre U$ 5.500 para o modelo mais simples e, U$ 4,500 caso você opte por comprar 10 unidades do veículo elétrico. Para o Brasil pode se tornar caro por conta da desvalorização do real em relação ao dólar, deixando a vida dos brasileiros que buscam importar algum produto ainda mais difícil. Além disso, o veículo deve chegar no Brasil com muitos impostos.
  10. BMW quer apresentar um veículo com baterias de estado sólido antes de 2025
    A par destas qualidades, as baterias de estado sólido também são apontadas como sendo mais seguras, mais fáceis de produzir, e mais baratas que as de iões de lítio.
  11. EV6. Já sabemos quanto custa o novo crossover elétrico da Kia
    Quando chega e quanto custa?
    Será possível pré-reservar o novo Kia EV6 já a partir deste mês, com as primeiras entregas a acontecerem durante o mês de outubro. Os preços arrancam nos 43 950 euros para o EV6 Concept, com a Kia a disponibilizar com base nesta versão uma oferta de gama especial para clientes empresariais por 35 950 euros + IVA.
    • LVM
    • 26 abril 2021
    Bom dia

    Pretendo instalar um posto de carregamento para VE no meu lugar de garagem do condomínio onde vivo.
    O único vizinho que instalou um até agora, instalou um home charger da EDP com contador incorporado.
    A ligação está feita ao quadro geral da cave da garagem, pelo que julgo que ele pagará o seu consumo ao condomínio, uma vez que o que ele gasta passa primeiro pelo contador dos serviços comuns do prédio.

    Gostaria de saber que opções tenho:
    - posso e/ou devo contratar junto de uma empresa de comercialização de energia uma ligação própria, com contador, para a minha wallbox?
    - Ou deverei fazer como o meu vizinho, ligar diretamente ao quadro da garagem, comprar uma wallbox com contador (existem sem ser a home charger da EDP?) e acertar contas com o condomínio?

    Como se processa a instalação de postos de carregamento para VE em condomínios?
    Obrigado
  12. Meter um contador novo deve ser difícil ou mesmo impossível, usar o do condomínio é uma solução, mas deveria ser autorizado primeiro.
  13. Veja no site da EDP e fale com o administrador do condomínio.
  14. @LVM

    Começa a ler aqui, tens toda a info que precisas.

    Admitindo que não tens nenhum ponto de eletricidade no parqueamento/lugar de garagem terás de também usufruir a instalação pré existente.
    Contudo há que ter em conta:
    - Há potência disponível para mais um VE?
    - O ponto de carregamento, que pode ser tão somnte uma tomada elétrica (e usar o cabo doméstico que vem com o carro), terá de ter um contador que conte a energia consumida para posterior contas com o condomínio
    - Para carregar o seu VE não precisa de uma BOX, qode ser apenas uma tomada (eventualmete dentro de uma caixa com cadeado para evitar abusos)
    - O ideal seria, admitindo que a instalação é trifásica, usar uma da outras fases livres e colocar uma BOX que controla a potência de carregamento, mas atenção que, estas boxes comerciais são muito caras (na casa dos 1.000€!)
    - Há quem tenha e continue a construir umsa boxes caseiras que lhe permitem gerir a potência de carregamento (na casa das 3 centenas de euros), veja aqui.

    - Veja se não tem um posto de carga público perto de casa ou emprego.... pelo preço que vai pagar por uma box, na volta mais vale carregar na rua...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
    • RCF
    • 26 abril 2021
    Colocado por: LVMjulgo que ele pagará o seu consumo ao condomínio,

    julga?!
    Belo condómino você é... (desculpe a expressão).
    Recomendo-lhe que fale com esse vizinho e inteire-se de como ele fez. Ninguém aqui no forum lhe poderá dar melhor aconselhamento que ele
    • LVM
    • 27 abril 2021
    Colocado por: RCF
    julga?!
    Belo condómino você é... (desculpe a expressão).
    Recomendo-lhe que fale com esse vizinho e inteire-se de como ele fez. Ninguém aqui no forum lhe poderá dar melhor aconselhamento que ele

    Não faça juízos de valor sem conhecer ninguém nem as suas circunstâncias.
    • LVM
    • 27 abril 2021
    Colocado por: mafgodAdmitindo que não tens nenhum ponto de eletricidade no parqueamento/lugar de garagem terás de também usufruir a instalação pré existente.

    Não tenho.
    Colocado por: mafgod- Há potência disponível para mais um VE?

    O contador dos serviços comuns do prédio está limitado a 60A.Para a garagem há 30A (luzes, bomba hidropressora, portão).

    Colocado por: mafgod- O ponto de carregamento, que pode ser tão somente uma tomada elétrica (e usar o cabo doméstico que vem com o carro), terá de ter um contador que conte a energia consumida para posterior contas com o condomínio

    O aparelho da EDP (Home Charger) tem. Mas este aparelho parece-me subdimensionado para um 100% eléctrico. Ele serve um hibrido com 40Km de autonomia.

    Colocado por: mafgod- Para carregar o seu VE não precisa de uma BOX, qode ser apenas uma tomada (eventualmete dentro de uma caixa com cadeado para evitar abusos)

    Esta solução não obriga a grandes períodos de carregamento?

    Colocado por: mafgod- O ideal seria, admitindo que a instalação é trifásica, usar uma da outras fases livres e colocar uma BOX que controla a potência de carregamento, mas atenção que, estas boxes comerciais são muito caras (na casa dos 1.000€!)

    Partindo do principio que estou disposto a gastar este dinheiro, essas box já têm contador? Diminuem substancialmente o tempo de carregamento?


    Colocado por: mafgod- Veja se não tem um posto de carga público perto de casa ou emprego.... pelo preço que vai pagar por uma box, na volta mais vale carregar na rua...

    Há, mas não é solução. Nunca está vago. Tenho vindo a reparar desde o inicio do ano. Se tivesse que carregar na rua, adiava a compra.
    • mafgod
    • 27 abril 2021 editado
    Colocado por: LVMO contador dos serviços comuns do prédio está limitado a 60A.Para a garagem há 30A (luzes, bomba hidropressora, portão).
    Tens a certeza de que há 30A disponíveis para isso tudo? O elevador não está aqui, certo? Monofásico certo?

    Colocado por: LVMO aparelho da EDP (Home Charger) tem. Mas este aparelho parece-me subdimensionado para um 100% eléctrico. Ele serve um hibrido com 40Km de autonomia.
    Essa box deveria estar num 100% elétrico e não num hibrido plug-in com uma autonomia de 40km. Se ele carregasse a 10A (2,3kWh), em cerca de 3h teria a bateria carregada.

    Colocado por: LVMEsta solução não obriga a grandes períodos de carregamento?
    Depende do que precisa e pretende.

    Colocado por: LVMPartindo do principio que estou disposto a gastar este dinheiro, essas box já têm contador? Diminuem substancialmente o tempo de carregamento?
    Ter ou não contador é secundário. Por pouco mais de 25€ compra um.

    Diga o carro que tem/autonomia e quanto precisa de fazer diariamente.
    Mas vamos a contas :-)

    Se tiver uma condução normal, a sua média andará na casa dos 15kWh/100km. Admitamos uns 18kWh/100km para as perdas de aquecimento por exemplo.
    Para carregar cerca de 18kW (~100km), precisa de:
    - cerca de 8h a 10A (2,3kW)
    - cerca de 5h a 16A (3,7kW)
    - cerca de 4h a 20A (4,6kW)
    - cerca de 3h15m a 24A (5,52kW)

    Como irá estar a carregar ao mesmo tempo que o seu vizinho, ele tendo a box que controla a potência de carregamento dele, vai carregar com a potência disponível, portanto, para já, não lhe comp€nsa a si monetariám€nt€ em apostar numa que lhe faça essa gestão. Pelo menos até ver.
    Seja como for, tendo disponível 30A, e para garantir de que não haverá problema em carregar ao mesmo tempo, eu optaria por carregar a uma potência que garantisse que tudo ligado e eu a carregar não faria disparar o quadro.
    A optar por esta solução, bastaria um contador de nergia e uma tomada protegida e usaria o cabo doméstico que virá com o carro (carregava a 10A) ou compraria um outro que me permitisse selecionar por ex. 16A ou mais.

    Se pretender mais informação, contacte-me por mensagem privada :-)
 
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