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  1. Recorde de vendas de Veículos Elétricos em junho de 2021

    O mês de junho de 2021 fica marcado pelo recorde absoluto de vendas mensais de veículos 100% elétricos ao terem sido vendidos 1.360 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), o que revela um maior interesse dos compradores por veículos totalmente elétricos a que corresponde também uma maior e mais diversificada oferta com veículos com mais autonomia, mais eficientes e abrangendo todos os segmentos.

    A Tesla recupera o primeiro lugar das vendas no mês com 278 viaturas vendidas em junho, mais do que a soma dos segundos e terceiros, respetivamente a Nissan com 166 veículos vendidos, e a Peugeot com 100 viaturas entregues. No acumulado do ano, relativo ao primeiro trimestre, a Tesla também recuperou o 1.º lugar com um total de 629 unidades entregues, seguida da Nissan (591) e da Peugeot (519).
  2. Boa tarde a todos,

    ja alguem teve/tem experiencia com o Peugeot e-2008?

    Contratei um renting para essa viatura e estou na duvida se irei precisar de uma wallbox ou nao. Penso fazer em media uns 50-60km /dia e a a potencia contratada em casa é de 6Kva. Tendo em conta que a bateria da viatura é de 50Kw, acho que conseguirei carregar pelo menos 50% durante a noite..ou estarei errado nas minhas contas?

    Alguem me pode dar uma opiniao sobre adquirir ou nao a wallbox? Se compensa..
    • eu
    • 19 julho 2021
    Colocado por: rap123Tendo em conta que a bateria da viatura é de 50Kw, acho que conseguirei carregar pelo menos 50% durante a noite

    A carregar numa tomada normal a 3 KW, em 8 horas carrega mais ou menos 24 KWh, portanto eu diria que não vale a pena a Wallbox

    Ainda por cima para fazer apenas 60 Km por dia ? Deve gastar apenas uns 11 KWh, é isso que precisa de recarregar durante a noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rap123
  3. Numa primeira fase não precisas, assumindo que o carro inclui o carregador doméstico. Numa noite carregas sempre mais de 100km. Se entretanto começares a ter o problema que todos temos (que é fazer MUITOS mais km do que estávamos a pensar inicialmente ehehehe) podes pensar nisso mais tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rap123
  4. O tempo necessário depende de quantos Kms se pretende adicionar à autonomia.
    Se tomarmos como média de 15kWh/100km, podemos eventualmente adicionar +20%.... ou seja, 18kWh/100km.
    Isto quer dizer o quê? Que, para fazer 100km precisa de colocar na bateria uns 18kWh.

    Podemos carregar em casa velocidades tão baixas quanto 2,3kWh monofásico até 22kwh trifásico.
    Tudo depende de quanto pretende gastar, condições para o fazer e a capacidade do carro.
    Segundo aqui, o e-2008 carrega até 32A monofásico.
    Portanto, para obter a maior velocidade de carregamento, terá de carregar a 32A.

    Agora, valerá a pena?
    Para carregar a 32A, precisa:
    - ter um contrato acima de 30A, provavelmente 45A monofásico, ou seja, maior custo mensal, e pode até nem ser possivel (terá de contactar com a E-Redes se para o CPE de casa pode aumentar a potência contratada)
    - ter um cabo de 6mm^2 entre a tomada e o quadro elétrico com a respectiva proteção (mais custos com eletricista)

    Para carregar a 16A, poderá usar a ligação já existente (admitindo que o cabo que lá está é de 2,5mm^2) tendo de eventualmente trocar a tomada para uma CEE16.

    Agora, bastará 16A? Quanto dá em kms carregar a 16A?

    16A são 3,7kWh... ou seja, por cada hora, colocamos na bateria 3,7kWh.
    Tendo o e-2008 uma bateria de 50kWh, precisaria dos zero aos 100% cerca de 15h.
    Mas, um elétrico, pode e deve ser carregado sempre que possível até ao máximo na casa dos 80%.
    Não faz sentido esperar pela reserva para carregar.

    E quanto vale 3,7kWh em kms?
    Com vimos acima, preciso de uns 18kWh/100km, então, os 3,7kWh valem uns 20km.
    Ou seja, por cada hora, carregar a 16A, adiciono cerca de 20km de autonomia.

    Se vai fazer uns 60km por dia, precisará de carregr 3h por dia para repor a energia gasta.
    Se tiver bi-horário e pretende optar pelo vazio para carregar, tem dois horários para escolha.
    O mais curto durante a semana, permite 7h em vazio.
    Carregando a 16A, são 16 x 230 x 7 =25,7kWh!
    Ou seja, se carregar todos os dias (noites), nas 7h de vazio, adiciona todos os dias uns 140km á autonomia.

    Se carregar com o cabo que vem com ele, normalmente a 10A, em 7h carrega 10 x 230 x 7 = 16kWh, o que adiciona todos os dias uns 90km.

    Wallbox ou outra coisa?
    É uma questão de gosto e carteira.
    Para os kms diários que faz, o cabo de casa que vem com ele (10A) chega e sobra e pode, em principio, utilizar uma qualquer tomada.
    Se pretender mais rápido, pode ponderar um carregador portátil que lhe permite escolher 16A e pode continuar (em principio) a usar a mesma tomada que usa o de origem.
    Se quer mesmo o mais rápido possível, tem de ponderar um cabo portátil (ou uma box) que permite escolher até 32A, alterar o cabo, aumentar a potência contratada.

    Eu, o que faria no seu caso, visto que 10A chega, deixava estar quieto :-)

    Já agora, vai carregar onde?
    Vivenda? Parqueamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rap123
  5. Colocado por: mafgod

    Já agora, vai carregar onde?
    Vivenda? Parqueamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rap123


    Vivenda.

    Aproveito para agradecer a todos as vossas respostas ;)

    Ok..acho q vou testar primeiro a tomada que tenho fora de casa..e avaliar se serve. Mais uma vez. Obg
    Concordam com este comentário: mafgod
  6. e o novo vw e-UP que lhes aprece preço características 82 cv , 32.3 kW de capacidade nominal , consumo de 12.7 aos 100.

    Quanto aos carregamentos uma corrente baixa será sempre melhor para a saúde da bateria tendo em conta sua temperatura , claro que demora mais tempo mais para quem o tempo nao for problema
  7. Colocado por: Reduto25e o novo vw e-UP que lhes aprece preço características 82 cv , 32.3 kW de capacidade nominal , consumo de 12.7 aos 100.

    Conheço 2 e sim fazem esses consumos e até menos em condução calma neste tempo ameno. Pena que seja um unicórnio :-(
    Eu acho uma excelente oferta (para quem for suficiente um segmento A), mas tudo o que a VW produz é para a Alemanha e Noruega. A PT chegou literalmente meia dúzia e o cenário é semelhante para a generalidade dos países.
    Concordam com este comentário: carlosj39, Reduto25
  8. Colocado por: mafgodPara quem se preocupa com os €uros...

    Quanto custa ir de férias com um carro elétrico? Poupança pode ultrapassar os 40 euros

    É cada noticia.
    E quem nao vai de ferias de carro, mas anda de carro todos os dias, o VE ja nao é vantajoso!?.
  9. Volkswagen deu a conhecer o novo ID.5
    Na sua base, o Volkswagen ID.5 é uma versão mais desportiva do ID.4, embora compartilhe com este uma grande parte das suas prestações. A versão apresentada é a GTX, mas a marca promete 2 versões. A GTX com 2 motores e 302 CV de potência, e uma com apenas um motor no eixo traseiro e com 201 CV.

    Em termos de autonomia, a versão GTX promete conseguir percorrer 497 quilómetros. A versão standard conseguirá atingir os 540 quilómetros com apenas uma carga e com a sua bateria de 77 kWh. A carga máxima do Volkswagen ID.5 será de 125 kW, longe do que outras marcas oferecem.
  10. Colocado por: mafgodMundo EV#38

    Vi o vídeo com muita atenção.
    Acho muito bem limpar o plantea e prepara-lo para a transição. Pôr carros electricos a 30k para cima e com autonomias de 300kms. Para autonomias de 500kms já é preciso 50k.
    Ate parece que os portugueses têm carteira para isto. Vamos ver se os carros vão ficar mais baratos. Os carros a combustao ja estao caros, vamos ver se os VE vão ficar mais acessiveis.
    Agora pago 60€/mês de electricidade. Daqui a 10 anos vou pagar 120€/mês. E vou acabar a pagar tanto em incremento de fatura de electricidade como gasto em combustivel hoje.
    Para mim as motas electricas so fazem sentido para quem se desloca para o trabalho. Motas para lazer só a gasolina.
    O melhor é manter as bicicletas cá de casa afinadinhas, porque o futuro das nossas carteiras vai ser a pedalar.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  11. E se a conta de electricidade passar de 60 para 200 ou 300, nada garante que não...
  12. Colocado por: SirruperVi o vídeo com muita atenção.
    Acho muito bem limpar o plantea e prepara-lo para a transição. Pôr carros electricos a 30k para cima e com autonomias de 300kms. Para autonomias de 500kms já é preciso 50k.
    Ate parece que os portugueses têm carteira para isto. Vamos ver se os carros vão ficar mais baratos. Os carros a combustao ja estao caros, vamos ver se os VE vão ficar mais acessiveis.
    Agora pago 60€/mês de electricidade. Daqui a 10 anos vou pagar 120€/mês. E vou acabar a pagar tanto em incremento de fatura de electricidade como gasto em combustivel hoje.
    Para mim as motas electricas so fazem sentido para quem se desloca para o trabalho. Motas para lazer só a gasolina.
    O melhor é manter as bicicletas cá de casa afinadinhas, porque o futuro das nossas carteiras vai ser a pedalar.


    Colocado por: carlosj39E se a conta de electricidade passar de 60 para 200 ou 300, nada garante que não...


    Até parece que os combustíveis fósseis são uns santinhos que nunca aumentam de preço.... Ah sim, e podemos fazer a nossa própria gasolina em casa com toda a facilidade.

    Quanto à questão do preço, é certo que se formos para carros unicamente novos, os preços são elevados para quem quer autonomias muito elevadas. Mas vejamos, há 10 anos com cerca de 30k comprava-se um carro novo com autonomia para 100-150km, hoje por valor arranja-se um carro que faça 250-300km. E isto reflecte-se depois no mercado de usados. Iniciei-me com um VE com bateria de 16kWh há 5 anos por cerca de 11k€. Hoje com cerca de 18k€ já se arranja um carro com bateria de 40kWh.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • hangas
    • 9 agosto 2021 editado
    Um artigo interessante da Bloomberg.

    At Least Two-Thirds of Global Car Sales Will Be Electric by 2040


    E três gráficos interessantes:

    Os carros a hidrogénio FuelCell vão ser residuais, como alias já se esperava.
    (Imagino que só não são zero, porque são para use cases muito específicos. (pesados, veículos industriais, etc) )

    Em menos de 5 anos, o custo de um EV atinge a paridade com os ICE e depois a tendência é ficarem ainda mais baratos
    (Não necessariamente no PVP, mas no custo de produção (pre-tax). Por esta altura já devem pagar IUC e todos os impostos normais na aquisição, o que os colocará nos mesmos valores equivalentes ao um ICE hoje em dia)

    A redução deste custo de produção, deve-se como seria de esperar à redução do custo dos packs, visto que no resto é igual aos ICEs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Bruno.Alves
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    • eu
    • 10 agosto 2021
    A evolução do custo das baterias é incrível !
  13. Colocado por: euA evolução do custo das baterias é incrível !


    E isto são apenas dados históricos entre 2010 e 2020.

    Nesta matéria será difícil prever os próximos 10 anos, mas assumindo a curva logarítmica que se vê, ainda há margem para reduzir uns 50% até 2030.
    Não tanto pela tecnologia das células em si, mas pela economias de escala na sua fabricação e melhorias de processo de fabrico.
  14. Querem ver que os VE ainda vão ficar mais baratos que os de combustao?
  15. E alguns já não ficam? :)
    Concordam com este comentário: eu
 
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