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  1. Colocado por: enf.magalhaes<
    Claro que não ! Em todos os aspectos .
    Falência já !
    Uma empresa que factura 3200 milhões de euros , que dá trabalho a 100 mil pessoas de outras empresas privadas ! Que trás meia dúzia de turistas que gastam cá nas suas férias uns 5 euros , que dá trabalho a 10mil pessoas ...
    O que são 2,2% do PIB ?


    E insiste...

    1) Não dá trabalho a 100.000 pessoas, de maneira nenhuma. Isso são números para encher o olho. Dizer que tem 1000 fornecedores, com 100.000 funcionários não significa que essas empresas dependam da TAP. Mesmo as que dependem, prestarão serviços a quem os quiser comprar.
    2) A TAP vai diminuir e com isso diminuirão as compras a fornecedores. E isso aconteceria devido à situação actual, independentmente de quem é o proprietário.
    3) Os recursos da TAP não desaparecem num buraco.
    4) Boa parte dos fornecimentos de que a TAP precisava continuarão a ser precisos para quem a substituir. Se em vez de uma forem 2 ou 3 empresas a substitui-la e a repartir a quota de mercado, o raciocínio é o mesmo.
    5) Os turistas não são da TAP. Ela não os tem no bolso, nem são fanáticos de voar em aviões pintados de vermelho e verde. São pessoas que escolhem um destino e consoante esse destino escolhem a companhia aérea (curiosamente , ainda há dias dizia o José Gomes Ferreira para justificar a urgência da privatização que "As grandes companhias europeias andam a atacar as rotas da TAP, daqui a 15 dias já não terá mercado"). O que trará cá toda essa gente é o destino, não a companhia aérea.
    Concordam com este comentário: eu, desofiapedro
  2. Colocado por: smarthum
    as aeronaves não abastecem em todos os locais onde param ...
    se a TAP falir e acabar com a operação em Portugal, por muito que outras companhias adquiram as linhas e voos, nas ligações de curta duração, sobretudo europeias, na minha opinião originam a diminuição do consumo de combustivel no aeroporto em LX.

    As companhias abastecerão onde for mais vantajoso, como já acontece hoje.




    por um lado não querem andar com tanques cheios, pelo peso, diminuição da capacidade de carga e aumento do consumo, por outro lado nos voos europeus com descolagens seguintes, não querem perder mais tempo a abastecer, pois muitas vezes têm fila, pois já perdem tempo suficiente na higienização do veículo...


    A TAP ao viajar de manha para Orly e regresso á tarde, de certeza que o veículo vai abastecido de "gasoil" desde a Portela.

    Ou até o contrário: ao vir de Orly à noite, vem abastecido para o vôo seguinte, se for compensador. Os detalhes são pouco relevantes, porque usar o aeroporto como base levará a deslocar para cá parte da logística.




    Se fôr a Ibéria ou Lufthansa ou Air France entre outras, abastecem certamente nas suas plataformas ou onde lhes convier por motivos de preço/fiscais


    Da mesma forma que a TAP abastece onde for mais racional, já hoje.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 julho 2020
    Colocado por: luisvvOs turistas não são da TAP.Ela não os tem no bolso, nem são fanáticos de voar em aviões pintados de vermelho e verde

    Aliás, o grande boom do turismo foi potenciado pelas low cost e não pela TAP.

    Companhias como a TAP estão condenadas a falir ou a ser suportadas pelos contribuintes ad eternum.
  3. Colocado por: enf.magalhaesSe o estado recebe 300 milhões de imposto da TAP por ano , o estado estaria a injectar +- 3 anos de impostos


    300 milhões, outro nº sonante, mas que resulta de uma amálgama de dados para impressionar. Sugiro que consulte o relatório e contas de um qualquer ano e descubra lá esses 300 milhões.

    Mas o essencial é isto: a actividade da TAP não será a mesma, pelo que todos esses números seriam sempre reduzidos. E o que sobrar, tanto poderia ser imputado à TAP como à TIP (Transportadora Independente Portuguesa - sugestão minha para o futuro) ou a qualquer outra empresa. O que gera valor e negócio é o voo em si - e havendo quem faça uma determinada rota, o resto é indiferente desse ponto de vista.
  4. É nestas alturas que não há nenhuma empresa de sondagens a fazer sondagens.
    Ó que porra.

    Concorda com a nacionalização da TAP?
    Sim.
    Não.
    • smart
    • 3 julho 2020 editado
    hum..
    compreendo
    bem..
    em suma
    1200 milhões..
    mas que não são para salvar a TAP, mas para que não entre em incumprimento já...
    mil milhões são para pagar a fornecedores e salarios no imediatom fruto de divida acumulada, que é como quem diz...empurrar para a frente..
    fica 200 milhões de margem..
    https://www.publico.pt/2020/06/10/economia/noticia/governo-espera-nao-injectar-mil-milhoes-ate-final-ano-1920166
    Em DEZ20 depois digam quanto vai ser preciso para 1º trimestre de 2021...
    O 1º trimestre de 2020, que so levou com os confinamentos nos ultimos 15 dias, deu 395 milhões de prejuizos...
    https://expresso.pt/economia/2020-06-29-TAP-com-prejuizo-de-395-milhoes-no-primeiro-trimestre-alerta-para-cortes-na-frota--seis-avioes-saem-ja-
    agora com o turismo receoso, eventuais 2ª vagas/confinamentos/morbilidade economica, as operações e receita vão-se afundar, pois os custos fixos mantém-se nomeadamente salários....
    já para não valar em valores de indemnização em rescisões de contrt
    se for assim
    até não me sinto enganado...
    sei que é uma renda bastante para cima de 400 milhões por trimestre...
    embandeiram-nos com o crescimento no transporte de passageiros, como que se fossemos mentecaptos, quando o que queremos saber é se os prejuizos desceram por via desse aumento de facturação, que ao que parece, agravaram-se...
  5. Ainda sobre os 300 milhões: os bilhetes(excepto os domésticos) e os combustíveis não pagam IVA. A TAP pagou 35 milhões de IRC. Os restantes 265 são um mistério (a inclusão de "contribuições" parece significar os descontos da segurança social, mas nunca vi esse valor detalhado). Há uma referência numa notícia ao facto de a compra de aviões ter resultado no aumento de impostos (IVA?) mas estas notícias são tão pouco informativas que valem quase zero..
    • eu
    • 3 julho 2020
    Nestas alturas, para justificar o saque, os nossos olhos são bombardeados com areia.
    Concordam com este comentário: PoisÉ
  6. Colocado por: smart
    embandeiram-nos com o crescimento no transporte de passageiros, como que se fossemos mentecaptos, quando o que queremos saber é se os prejuizos desceram por via desse aumento de facturação, que ao que parece, agravaram-se...


    É perfeitamente normal o prejuízo, que resultou de um forte investimento na compra de aviões. O resultado operacional era positivo, se não estou em erro. Foi uma chatice, ninguém contava com isto. Mas resta saber o que farão com aquilo, agora. E o coro de inconscientes a exigir voos daqui, dali e dacolá é muito mau sinal..
  7. Acho que se devia fazer uma OPV.

    Assim, os portugueses que quisessem mesmo mas mesmo mesmo mesmo uma TAP, podiam ficar com ela.
    Se é realmente estratégica, quem beneficia dessa posição estratégica, podia comprar acções - hoteleiros, trabalhadores, deixa lá ver mais, taxistas, Uberistas, madeirenses, açorianos, emigrantes, essa malta toda.

    E deixavam o resto da malta com as nossas mãos no nosso bolso.

    O primeiro comprador aqui do fórum pode ser o enf.magalhaes.
    Concordam com este comentário: Gambino
  8. Um dia a TAP vai mesmo acabar. Não é este ano, nem no próximo, secalhar não é em 5 anos, mas a TAP, tal como é, vai acabar em menos 20 anos. Portanto é uma péssima decisão injectar dinheiro na TAP, sobretudo de contribuintes com parcos recursos economicos, como são os contribuintes portugueses.
  9. Colocado por: PoisÉAcho que se devia fazer uma OPV.

    Assim, os portugueses que quisessem mesmo mas mesmo mesmo mesmo uma TAP, podiam ficar com ela.
    Se é realmente estratégica, quem beneficia dessa posição estratégica, podia comprar acções - hoteleiros, trabalhadores, deixa lá ver mais, taxistas, Uberistas, madeirenses, açorianos, emigrantes, essa malta toda.

    E deixavam o resto da malta com as nossas mãos no nosso bolso.

    O primeiro comprador aqui do fórum pode ser o enf.magalhaes.
    Concordam com este comentário:Gambino

    A última frase é completamente despropositada !
    Expressei a minha opinião .
    Vocês expressam a vossa .
    Não é preciso esse tipo de ironias !
  10. Colocado por: enf.magalhaesExpressei a minha opinião .

    opinião baseada em nºs que caíram do céu....vale pouco
  11. Colocado por: enf.magalhaes
    A última frase é completamente despropositada !
    Expressei a minha opinião .
    Vocês expressam a vossa .
    Não é preciso esse tipo de ironias !


    A sua opinião induz a pensar que tem, ou teve, alguém próximo de si que trabalha ou trabalhou na TAP.
  12. Colocado por: enf.magalhaesA última frase é completamente despropositada !

    Como diria o Neeleman, put your money where your mouth is.

    O que sei é que cá de casa, são 360€ que vamos contribuir, agora, involuntariamente.
    Nem sei quanto mais será ao longo do tempo... já estou bem queimado com os bancos.
    Ainda gostava que alguém fizesse essas contas - quanto custou em média a UM português a salvação dos bancos que deviam ter falido.

    Para quê? Por um suposto interesse estratégico? Isso é um chavão, nada mais.

    A TAP para mim não representa o que um estado deve ser ou ter.
    Não preciso de números, não preciso de justificação nenhuma além desta.
    O tempo em que os estados tinham companhias aéreas já lá vai.

    Quase tudo o que o estado tem hoje de transportes públicos começou, quase sempre, privado.
    A TAP era e começou privada.
    O Barraqueiro foi o único que, irónica e estranhamente, escapou à fúria nacionalizadora do PREC. Como a vida dá voltas.
    • smart
    • 3 julho 2020 editado
    Colocado por: PoisÉ
    Como diria o Neeleman, put your money where your mouth is.

    O que sei é que cá de casa, são 360€ que vamos contribuir,agora, involuntariamente.
    Nem sei quanto mais será ao longo do tempo... já estou bem queimado com os bancos.
    Ainda gostava que alguém fizesse essas contas - quanto custou em média a UM português a salvação dos bancos que deviam ter falido.

    Para quê? Por um suposto interesse estratégico? Isso é um chavão, nada mais.

    A TAP para mim não representa o que um estado deve ser ou ter.
    Não preciso de números, não preciso de justificação nenhuma além desta.
    O tempo em que os estados tinham companhias aéreas já lá vai.

    Quase tudo o que o estado tem hoje de transportes públicos começou, quase sempre,privado.
    A TAP era e começou privada.
    O Barraqueiro foi o único que, irónica e estranhamente, escapou à fúria nacionalizadora do PREC. Como a vida dá voltas.


    vou levantar os 360 cá de casa..tb
    isto até ao fim de 2020, claro...
    está aqui bem anunciado...
    https://www.publico.pt/2020/06/10/economia/noticia/governo-espera-nao-injectar-mil-milhoes-ate-final-ano-1920166
  13. O que não falta na história são empresas vendidas por uma unidade monetária - neste caso, 1€.

    Façam isso, vendam essa porcaria por 1€ aos trabalhadores.
    Eu não me importo nada.

    Se quiserem saber mais: https://eco.sapo.pt/especiais/empresas-de-milhoes-vendidas-por-1-euro-compra-da-siva-pela-porsche-nao-e-caso-unico/
  14. Colocado por: Picareta
    opinião baseada em nºs que caíram do céu....vale pouco

    As minhas fontes estão disponíveis para ser consultadas por qualquer um . Se as mesmas tem alguma incorrecção isso já não é da minha responsabilidade .
    Nenhum dos números que coloquei foram inventados por mim . Foram veínculados ou por órgãos de comunicação social , relatório de contas da TAP , INE .... mas como não sou economista , a minha opinião pode ou não corresponder ao que é melhor para o país !
  15. mas ninguém questiona como é que o Costa em 2017 já tinha "nacionalizado" a TAP, mas não ficou com o controlo do empresa, tendo ficado só com 5% dos eventuais lucros da empresa, tendo ficado lá o brasileiro a gerir a TAP e usando a mesma quase que exclusivamente para alavancar a Azul (detida por ele)? e agora o Costa vai voltar a assumir a divida?
  16. Colocado por: Gambino

    A sua opinião induz a pensar que tem, ou teve, alguém próximo de si que trabalha ou trabalhou na TAP.

    Salvo erro já a segunda vez que faz deduções infundamentadas sobre a minha pessoa :

    1- não sou FP , nem nunca fui.

    2- não tenho relação com ninguém da TAP, outra companhia aérea ou qualquer órgão ligado à aviação !
 
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