Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Sou novo neste grupo e peço desculpa se iniciei um tópico já existente.
    Quero questionar-vos sobre uma situação e saber se me sabem dar ajuda.

    A minha avó tem casa própria, acontece que tanto a minha mãe como o meu tio não ''querem saber dela'', não a visitam nem lhe ligam. Quem anda sempre com ela de um lado para o outro sou eu e quem trata das contas da casa também sou eu.
    Ela quer passar a casa para o meu nome para um dia que ela faleça não apareçam os filhos que não lhe ligam apoderarem-se da casa.

    Portanto, queria saber o que ela tem de fazer para que a casa fique em meu nome e futuramente seja eu o detentor da casa.

    Cumprimentos e obrigado a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: IR 1906Portanto, queria saber o que ela tem de fazer para que a casa fique em meu nome e futuramente seja eu o detentor da casa.


    Nada.
    A não ser que queira gastar dinheiro para depois de ela morrer voçe ficar sem a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  3.  # 3

    Colocado por: Nelhas

    Nada.
    A não ser que queira gastar dinheiro para depois de ela morrer voçe ficar sem a casa.


    Como assim ? Não há possibilidade dela fazer uma ''doação'' ou uma ''escritura'' para que seja eu o herdeiro da casa ?
  4.  # 4

    Voce não é "herdeiro", herdeiros são a sua mãe e o seu tio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
    • Nelhas
    • 8 setembro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: IR 1906Como assim ? Não há possibilidade dela fazer uma ''doação'' ou uma ''escritura'' para que seja eu o herdeiro da casa ?


    Não, até porque se a sua avó é viuva a sua mãe e tio já são donos de parte também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  5.  # 6

    Colocado por: IR 1906
    Portanto, queria saber o que ela tem de fazer para que a casa fique em meu nome e futuramente seja eu o detentor da casa.

    O melhor é pedir uma consulta a um advogado para o melhor informar do que pode ou não fazer. Ele sim saberá aconselhar-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  6.  # 7

    Colocado por: IR 1906Como assim ? Não há possibilidade dela fazer uma ''doação'' ou uma ''escritura'' para que seja eu o herdeiro da casa ?


    Existe.
    Desde que a sua mãe e tio compareçam e assinem o conhecimento e permissão, sim.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  7.  # 8

    A sua avo pode doar-lhe ou vender-lhe, e nessa escritura pode tambem dar a ela o direito de uso, para que ela tenha a seguranca que nao fica sem direito a casa no futuro.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
    • Nelhas
    • 8 setembro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: fredcunhaO melhor é pedir uma consulta a um advogado para o melhor informar do que pode ou não fazer. Ele sim saberá aconselhar-lo.


    Não façam o forista gastar dinheiro sem necessidade.

    Colocado por: rui.fernA sua avo pode doar-lhe ou vender-lhe, e nessa escritura pode tambem dar a ela o direito de uso, para que ela tenha a seguranca que nao fica sem direito a casa no futuro.


    Não , não pode sem a permissão dos outros donos, mãe e tio, que não o vão fazer.

    Feito a revelia, que só seria possível caso a senhora não seja viuva, e ai poderia ser revertido em tribunal facilmente.

    Não pode deserdar os filhos.
    A menos que tenha um vasto património, e a casa faça parte da cota disponível para usar a seu belo prazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  8.  # 10

    Colocado por: Nelhas

    Existe.
    Desde que a sua mãe e tio compareçam e assinem o conhecimento e permissão, sim.


    Penso que isso é apenas qd é de pais para filhos e um dos filhos sai a ganhar em relacao aos outros? Ou sera qualquer descendente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  9.  # 11

    Colocado por: Nelhas

    Não façam o forista gastar dinheiro sem necessidade.



    Não , não pode sem a permissão dos outros donos, mãe e tio, que não o vão fazer.

    Feito a revelia, que só seria possível caso a senhora não seja viuva, e ai poderia ser revertido em tribunal facilmente.

    Não pode deserdar os filhos.
    A menos que tenha um vasto património, e a casa faça parte da cota disponível para usar a seu belo prazer.



    O único património que tem dela é mesmo só a moradia da qual ela não quer que sejam os filhos a ficar com ela porque como disse, eles não querem saber dela e só vão aparecer quando for para ficarem com a casa.

    Existe alguma forma de contornar essa situação?
  10.  # 12

    Colocado por: Nelhas

    Não façam o forista gastar dinheiro sem necessidade.



    Não , não pode sem a permissão dos outros donos, mãe e tio, que não o vão fazer.

    Feito a revelia, que só seria possível caso a senhora não seja viuva, e ai poderia ser revertido em tribunal facilmente.

    Não pode deserdar os filhos.
    A menos que tenha um vasto património, e a casa faça parte da cota disponível para usar a seu belo prazer.


    Tem razao, a lei diz de facto filhos e netos: https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73408107/diploma/indice
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  11.  # 13

    Colocado por: IR 1906
    O único património que tem dela é mesmo só a moradia da qual ela não quer que sejam os filhos a ficar com ela porque como disse, eles não querem saber dela e só vão aparecer quando for para ficarem com a casa.

    Existe alguma forma de contornar essa situação?


    Não.
    Eles já são donos de parte da mesma.
    Logo qualquer operação necessita da sua intervenção.

    Mesmo que ela venda e lhe dê o dinheiro a si vai ser complicado pois pode induzir má fé e clara intenção de prejudicar os filhos.

    Tirando voçe viver com ela de borla e ir beneficiando em pequenas coisas, vejo poucas soluções.

    Até porque aos olhos do tribunal pode ser voçe que está a manipular a senhora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  12.  # 14

    Colocado por: Nelhas

    Não.
    Eles já são donos de parte da mesma.
    Logo qualquer operação necessita da sua intervenção.

    Mesmo que ela venda e lhe dê o dinheiro a si vai ser complicado pois pode induzir má fé e clara intenção de prejudicar os filhos.

    Tirando voçe viver com ela de borla e ir beneficiando em pequenas coisas, vejo poucas soluções.

    Até porque aos olhos do tribunal pode ser voçe que está a manipular a senhora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IR 1906


    Eu não vivo com ela atenção, eu faço é as compras, vou pagar as contas, vou com ela a consultas, basicamente faço o que ele me pede. Eu vivo na minha casa.
  13.  # 15

    Colocado por: rui.fernTem razao, a lei diz de facto filhos e netos:


    As heranças não saltam descendências.
    Os netos não têm direito sobre absolutamente nada dos avós.
    Só tomam o lugar dos pais quando estes morrem.
    E assim sucessivamente.
    • Nelhas
    • 8 setembro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: IR 1906Eu não vivo com ela atenção, eu faço é as compras, vou pagar as contas, vou com ela a consultas, basicamente faço o que ele me pede. Eu vivo na minha casa.


    Mas porque razão voçe quer tirar a casa a sua mãe e tio?

    Quando a sua mãe morrer também quer que lhe tirem a herança dela a si?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IR 1906
  14.  # 17

    Colocado por: Nelhas

    Mas porque razão voçe quer tirar a casa a sua mãe e tio?


    Não sou quem quer tirar o quer que seja, ela é que não quer que eles fiquem com a casa.
    No pensamento dela ela acha justo que seja eu a ficar com a casa porque sou eu quem está sempre lá enquanto os filhos não querem saber dela.
  15.  # 18

    Colocado por: IR 1906
    Não sou quem quer tirar o quer que seja, ela é que não quer que eles fiquem com a casa.


    E ela já transmitiu isso a eles?
  16.  # 19

    A mãe e o tio, neste momento já são donos de 33.33% da casa, o restante é da avó.

    Quando falecer os herdeiros legitimários são o tio e a mãe, ponto.

    Não há doação para ninguém, porque o tio e a mãe que são co-proprietários não iriam assinar.

    Mesmo para vender, tio e mãe têm de assinar.

    Portanto pode esquecer habilidades.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  17.  # 20

    Colocado por: VarejotePortanto pode esquecer habilidades.


    Voçe sabe tão bem como eu que seria possível algumas habilidades, mas não vou ser eu a sugerir limites de legalidade.

    LOL
 
0.0219 seg. NEW